tirar ferrugem sem suar muito

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Post by jnar »

obrigado mais uma vez seven, pela resposta rápida à pm.

É que tenho um jogo de suspensões para tratar e quero fazê-lo ainda esta semana (para ver se não se estragam mais do que já estão):

Image
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

trukas
✘✘
Posts: 1067
Joined: 24 Jan 2007 18:28
Location: Ribatejo

Post by trukas »

rebarbadora e disco de arame..numa manhã tratas disso... 8)
type one addicted ...

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Post by jnar »

trukas, o que me preocupa mais, são as peças mais caras como as pinças dos discos....e essas, só mesmo com um "banho"
:roll:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

User avatar
Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘
Posts: 5473
Joined: 24 Jan 2007 13:43
Location: On the way to Toulouse

Post by Hong Kong Syndicate »

Decapagem quimico por imersão. Vé nas paginas amarelas
Now I have a machine gun HO-HO-HO

rmhl
Posts: 275
Joined: 05 Feb 2007 22:37
Location: OLIVEIRA DE AZEMEIS
Contact:

Post by rmhl »

eu electrolise ainda nao preparei , mas parece ser interessante

eu utilizo 2 tipos de decapagem e cada com 2 tipos de material ou aplicação
Existe riscos grandes na decapagem quimica, mas tambem na decapagem por jacto de areia
Teremos de ter muito cuidado e estar bem preparados para estas actividades

Assim enumero o que tenho

Decapagem Quimica ( acido sulfurico) para decapagem geral e de tintas ou outros residuos
Decapagem Quimica (acido muratico) para ferrugem somente

Decapagem mecanica com escova especial e rebarbadeira com regulação de velocidade ( nao os vulgares escovilhoes que se partem todos)

Decapagem mecanica com jacto de granalha ou areia ( em cabine ou espaço aberto

assim perante qualquer tipo de necessidade ataco com o melhor

rmhl
Posts: 275
Joined: 05 Feb 2007 22:37
Location: OLIVEIRA DE AZEMEIS
Contact:

Post by rmhl »

No processo Decapagem mecanica com escova especial e rebarbadeira com regulação de velocidade ( nao os vulgares escovilhoes que se partem todos)

Eu uso uma rebarbadeira especial com regulação de velocidade que vao de 3000RPM ate 12000RPM, so assim se pode usar as escovas especiais
Ja esperimentei este processo e e espetacular, no entanto necessito ainda de melhorar a protecção da escova na rebarbadeira
aqui fica a imagem

Image

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Post by jnar »

não conhecia esse tipo de escova....
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

User avatar
toiga
Site Admin
Posts: 3352
Joined: 23 Jan 2007 23:30
Location: Lisboa
Contact:

Post by toiga »

Também não!

Onde as compraste? Convem usar a que rotação? Baixas talvez para não fazer muito calor?

rmhl
Posts: 275
Joined: 05 Feb 2007 22:37
Location: OLIVEIRA DE AZEMEIS
Contact:

Post by rmhl »

As escovas sao facilmente compradas com o suporte no Aky, Maxmat, Bricomarche sao da marca Wolfcraf ou coisa parecida e tem um custo proximo dos 30 euros
Depois tem de fazer a peça adaptadora para rebarbadeira, pois os que se vendem sao para berbequins
A rotação recomendada e de 3000rpm no maximo de 4200rpm, pois se for mais a escova não dura mais que uns minutos.

O trabalho com este tipo de escovas e fantastico, chega a lados que nem as habituais chegam, molda-se facilmente a textura, mas tambem é preciso ter cuidado com as esquinas e pontso salientes

Existe uma outra peça para rebarbadeira , mas so se deve usar em superfices planas ou grandes e sem cavidades, tambem tem resultados fantasticos pois não desgasta o metal

Aqui fica a fot ( a escova da direita em minha casa passou a historia )
Image

bons trabalhos

RUI LIMA

User avatar
Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘
Posts: 5473
Joined: 24 Jan 2007 13:43
Location: On the way to Toulouse

Post by Hong Kong Syndicate »

O tipo de escova, as baratas made in ROC a direita tem uma tendençia a deixar escapar fios em altas rotaçoes... é bastante doloroso quando vem se espetar na pele :/
Now I have a machine gun HO-HO-HO

rmhl
Posts: 275
Joined: 05 Feb 2007 22:37
Location: OLIVEIRA DE AZEMEIS
Contact:

Post by rmhl »

joao maria

Mesmo as mais caras perdem "pelo" desgastam-se muito. Chegam a so fazer polimento

Por isso em minha casa passaram a historia

um abraço

RUI LIMA

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Post by jnar »

chegou o dia em que resolvi experimentar este sistema.
Por enquanto, os resultados não foram famosos, mas vou mostrar o que fiz até agora:

primeiro, levei uma caixa que tinha cá e comprei uma peça em inox, tal como indicado,

Image

Image

a juntar a isto, duas embalagens de soda caústica,

Image

e um carregador de baterias,

Image

A peça para "teste",

Image

Image

Acondicionei tudo dentro da caixa e despejei as duas embalagens de soda caustica lá para dentro (cada uma com 900 gr). Juntei-lhe água quente, pois ajuda a dissolver a soda caustica e liguei o carregador à corrente, tal como indicado:

Image

Image

e verifiquei que a passagem de corrente, não sofria qualquer resistência e por isso, o carregagor acusava mais de 8 amperes :shock:

Como é óbvio, o carregador comecou a desligar-se automaticamente, para prevenir qualquer sobreaquecimento,

(alternava entre o ligado/desligado)
Image

Image

apesar disto, a electrólise estava a dar-se, nos periodos em que o carregador estava ligado (como é óbvio),

Image
Last edited by jnar on 26 Feb 2008 00:47, edited 4 times in total.
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Post by jnar »

mas entretanto, achei que o facto do carregador estar a ligar/desligar de 15 em 15 segundos (e talvez menos), não era o mais correcto para a electrólise (nem saudável para o próprio carregador) e assim, resolvi fazer isto de outro modo.
Usei uma segunda caixa para meter a 1ª diluição e na primeira caixa, meti um bocado de água limpa e voltei a posicionar as peças no mesmo sítio:

Image

e voltei a ligar o carregador, para verificar que com água limpa, a resistência à passagem de corrente era enorme.

Image

depois e com uma caneca, fui juntando à água limpa um pouco da primeira diluição:

Image

e foi interessante ver que aos poucos, a electrólise começava de novo,

Image

Image

Image

a passagem de corrente foi aumentando, à medida que se juntava mais da primeira diluição:

Image

e parei até o carregador chegar aos 6 amperes, caso contrário, volta a ter o carregador a ligar/desligar constantemente.
A electrólise foi-se dando e libertação de gases foi-se intensificando,

Image

Image

Image

Image

Image

e manteve-se nos 6 amperes,

Image

Quando me vim embora, estava assim:

Image

Vamos ver como estará amanhã.
Mas em três horas, não fez nada de especial.....
:roll:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Post by jnar »

fui ver o resultado à hora de almoço.
Até agora, nada....
:roll:

quando cheguei, ainda tinha o carregador a funcionar e a electrólise continuava.

Como se pode ver, practicamente na mesma....

Image

Image

cá fora, dá para ver que está mais limpa, mas apenas porque o banho serviu para retirar parte da sujidade. Relativamente à ferrugem, está tudo na mesma...

Image

O inox está alterado, mas apenas isso,

Image

Sendo assim, decidi mergulhar parcialmente a outra polie na 1ª diluição, para ver o que é que acontece. O carregador continua a desligar-se automaticamente, mas mesmo assim, vou ver se funciona desta forma. No entanto, dá para ver que no fundo desta caixa, estão uns detritos que parecem ferrugem solta....mas não tenho a certeza se serão realmente isso ou apenas lixo....
É certo que devia ter lavado bem as peças antes....mas não o fiz.

Image

Image
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

surfistaprateado
✘✘✘
Posts: 1976
Joined: 27 Jan 2007 05:21
Location: São Pedro do Estoril

Post by surfistaprateado »

Pá, tt trabalho, e WD40 e esfregão verde ou palha de aço?
Antes de "E" e de "I" NUNCA se usa "Ç" :-)

Post Reply