Como aumentar a potência do meu motor?

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Vou voltar a falar de um tema que todos nós procuramos atingir com o menor investimento possível.

Todos nós sabemos que estes motores não têm muita potência mas este carros têm um ponto a favor o seu peso. A relação peso potência não deixa de ser interessante e assim que colocamos mais quatro ou cinco cavalos nos nossos motores damos logo por isso.
Possivelmente poucos tiveram a oportunidade de conduzir um carocha novo. Eu infelizmente não sou um desses felizardos. Conduzi o meu pela 1º vez quando tinha 90000km. e posso dizer que tinha um bom desempenho.

Em relação à pergunta posso dizer o seguinte.

Verificar se o sistema de travagem está afinado correctamente e se nenhuma roda fica ligeiramente travada depois de tirarmos o pé do travão. Pode ser sintoma de que os tubos de borracha dos travões estão nas últimas e têm que ser substituídos.

Verificar o estado do motor. Se não há fugas de óleo e foag na cambota se tudo tiver bem então passar à fase seguinte:
Afinar válvulas – A folga das válvulas devem ser verificada frequentemente. Uma vez por ano ou 5000km. Verificar a folga não implica que tenham que ser afinadas. Isto é mais importante se o motor foi reparado à poucos km.

Verificar os platinados e troca-los se houver algum desgaste. Consequentemente o ponto do motor tem que ser verificado. O ponto do motor deve ser verificado com um luz estroboscópica e de acordo com as especificações do motor (distribuidor). com Com uma lâmpada de 12V e o motor consegue-se uma afinação aproximada, porque não entra em consideração com as folgas internas do motor Na minha opinião a substituição do platinado por uma ignição electrónica é uma das poucas coisas que pode melhorar o desempenho, sem se gastar muito dinheiro. Quando o motor não está no ponto é menos eficiente e com uma ignição electrónica isso nunca mais volta a acontecer. Têm medo? Podem sempre andar com os platinados no porta-luvas.

Carburador limpo. Um carburador limpo tem sempre rendimento. Há e ideia errada que para afinar um carburador temos que andar a rodar os parafusos. Nos carburadores antigos existe um parafuso para afinar o a velocidade do motor ao relatin. Os mais recentes existem dois. Um para afinar a velocidade do relatin e outro para afinar a mistura ao RELATIN e nada MAIS. Assim que tocamos no acelerador são os gigleres os responsáveis pela mistura e não os parafusos.

Velas novas

Verificar a tampa do distribuidor e o rotor e em caso de estas peças apresentaram desgaste trocar por novas. Aconselho que utilizem apenas peças Bosch

Filtro de Ar. Este é um dos aspectos mais importantes. Todas os outros pontos anteriores são geralmente mais ou menos verificados mas o pobre filtro de ar é sempre descurado. A quantidade de ar e a sua qualidade depende do filtro de ar. Nesse aspecto os nossos carochas são uns privilegiados ou pelo menos foram. O filtor de ar a óleo é o mais eficaz e o mesmos restritivo por funciona da seguinte maneira. O ar entra e é obrigado a passar por um labirinto impregnado em óleo. As partículas de pó têm inércia e quando o ar é obrigado a virar as partículas de pó devido à sua inércia vão de “estatelar” no óleo ficando aí presas. Ou seja um filtro a óleo é com se diz na gíria um filtro directo. É necessário trocar o óleo e limpar o filtro como deve ser. Não só onde o óleo é colocado mas também a tampa. O melhor é mergulhar a tampa do filtro em petróleo ou uma substancia que dissolva o óleo mas não estrague a pintura. Depois pode ser lavado com água quente e deixar secar muito bem. Essa tampa tem uma rede tipo palha e aço que com o anos vai ficado coberta de uma pasta oleosa restringindo a passagem de ar. Depois de limparem o filtro são capazes de sentir que estão a conduzir outro carro. Nunca devem trocar os vossos filtros a óleo por filtros de papel menos eficazes e mais restritivos.

Espero que tenha ajudado alguém a melhorar o desempenho do seu refrigerado a ar

João

zef

Post by zef »

boas

que opiniao tens dos filtros K&N lavaveis?

instalei uma breather box "bugpack" para utilizar com filtro de origem o que e que se faz á entrada do filtro onde estava ligado o tubo que agora vai para a caixa?

cumps

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Deixa estar o filtro de origem O filtro a óleo de origem é muito superior desde que esteja limpo em condições.
1- Filtra melhor o ar
2- Menos restritivo
3- Em relação aos K&N tens quase o mesmo trabalho com a limpeza.

Se tiras o filtro de origem como é que controlas a temperatura do ar à entrada do carburador?
Nos 1302/3 existe um "flap" no tubo de entrada de ar que é controlado por um termostato, que está no cimo do filtro de ar. Este termostato garante que o ar que entra no carburador está à temperatura de 30ºC. Se o ar entrar mais frio o motor vai engasgar e ter falhas na aceleração, porque a mistura ar/gasolina não vai ficar correcta. Os carros modernos tem um medidor de ar (MAF) e os injectores deitam a gasolina de acordo com a quantidade de ar. No nosso caso a solução dos Eng. da VW foi garantir uma temperatura constante do ar à entrada já que os carburadores não são capazes de fazer este tipo de compensação.
No meu caso e porque o "flap" estava partido o meu motor falhava e só consegui descobrir o problema ao fim de 3 anos, depois de ter verificado tudo e mais alguma coisa.

João

trukas
✘✘

Post by trukas »

obrigadão jsce..

são estas coisas que eu gosto de ler.. :wink:

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Bons conselhos... obrigado jcse. :wink:
(o\ | /o)

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

O melhor filtro é o de origem, com banho de óleo. Mas pondo menos óleo, ele dá mais pica. :twisted:
Não exagerar, nem de menos, mas um pouco abaixo do limite. A indicação de limite é um máximo, não uma necessidade.

As velas SÓ PODEM SER UMAS: bosch W8AC.

Modo de melhorar relação peso/potência: retirar namorada do carro, encher só meio depósito, usar pneus FININHOS camac 560-15 com excesso de pressão, emagrecer o condutor, cabo do acelerador sem prender nem estar torcido, reparar o pedal do acelerador, escape sem fugas, válvulas bem afinadas, gasolina de mais qualidade, só BP, Galp ou Repsol, jamais Cipol que é só sumol, e muita fé.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

A namorada DEVE andar no carro a sogra é que não :lol:

João

zef

Post by zef »

boas

estive a dar uma limpeza no meu filtro e agora para voltar a pôr oleo
nao vejo marca nenhuma (+ ou - meio litro??)
ou melhor, numa vista em corte fica mais ou menos de meio?

cumps

El Yorn

Post by El Yorn »

Se não tiveres a marca vermelha que delimita o nível máximo, a VW preconiza um máximo de 0.25 litros de óleo no filtro!

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

O óleo no filtro é muito pouco!
Deve haver um ressalto pelo interior, e o nível certo fica imediatamente abaixo.
É uma espécie de degrau, visto lá dentro. É o primeiro ressalto a contar do fundo.

Com um bocado de sorte, é uma panelinha em que se vê gravado em relevo no lado exterior, uma linha com uma seta e uma palavra alemã tipo "Oilstand" ou coisa parecida, que indica o nível máximo, não obrigatório. Pode andar perto, mas deve estar abaixo.

A olho, eu diria uma quantidade igual a uma garrafinha de sumol nectar, daquelas de tampa roscada metálica.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

57Cabrio

Post by 57Cabrio »

Desculpem a pergunta que provavelmente é estúpida, mas que tipo de óleo se mete no filtro? Pode ser óleo normal de motor ou precisa de ter alguma viscosidade especial?
vw airCOOLed

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Nunca ha perguntas idiotas....idiota é quem não expoe as duvidas :)
Podes usar o mesmo oleo que tens no te motor!
Saudaçoes
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Varandas

Post by Varandas »

jcse wrote:Deixa estar o filtro de origem O filtro a óleo de origem é muito superior desde que esteja limpo em condições.
1- Filtra melhor o ar
2- Menos restritivo
3- Em relação aos K&N tens quase o mesmo trabalho com a limpeza.

Se tiras o filtro de origem como é que controlas a temperatura do ar à entrada do carburador?
Nos 1302/3 existe um "flap" no tubo de entrada de ar que é controlado por um termostato, que está no cimo do filtro de ar. Este termostato garante que o ar que entra no carburador está à temperatura de 30ºC. Se o ar entrar mais frio o motor vai engasgar e ter falhas na aceleração, porque a mistura ar/gasolina não vai ficar correcta. Os carros modernos tem um medidor de ar (MAF) e os injectores deitam a gasolina de acordo com a quantidade de ar. No nosso caso a solução dos Eng. da VW foi garantir uma temperatura constante do ar à entrada já que os carburadores não são capazes de fazer este tipo de compensação.
No meu caso e porque o "flap" estava partido o meu motor falhava e só consegui descobrir o problema ao fim de 3 anos, depois de ter verificado tudo e mais alguma coisa.

João
Por falar em perguntas idiotas, no meu 1303S tirei o filtro do ar de origem porque estava mesmo mto sujo e comprei outro, ainda nao coloquei, pensava que tinha so que o colocar e mais nada :shock: mas agora ouço-vos falar em passar o filtro por oleo, isso significa concretamente que tenho de fazer o quê ?

Obrigado

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Os 1303 de 73 já tem filtro de papel, portanto o procedimento descrito atrás não se aplica no teu caso.
(o\ | /o)

Varandas

Post by Varandas »

estevo wrote:Os 1303 de 73 já tem filtro de papel, portanto o procedimento descrito atrás não se aplica no teu caso.
Ok, excelente. Obrigado

Post Reply