1300/68(amateur home made)

Post Reply
Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Mas está a ficar muito bom, e a evoluir no sentido ascendente de qualidade.

Antes de montar a carroçaria no chassis é a oportunidade de mandar zincar as peças rectangulares e parafusos que apertam a carroçaria ao chassis. Fica logo com melhor aspecto, a condizer com o resto, e monta-se melhor.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Marcos

Post by Marcos »

Esse restauro esta a ficar impecavel, e tudo a ser feito por ti é de louvar sem duvida.
Tenho de acompanhar bem de perto porque o teu carro e igual ao meu, mesmo ano e tudo :D
E ja sabes se tiveres alguma duvida como: preços de peças ou onde arranjar este ao aquele material, ou outra coisa qq apita que eu dou-te umas dicas.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Trukas gostei de ver o teu projecto. Espero que te estejas a divertir, que é o principal nestas coisas de restauro e ficas a conhecer melhor o teu carro. Aqueles trabalhos que só devem ser feitos uma vez, têm que ser feitos com qualidade e pelas fotos parece que é isso que está a acontecer. Os outros é para serem feitos à medida que aparece alguma disponibilidade :wink:
Não devemos ficar "falidos" senão passa a pesadelo.

João

trukas
✘✘

Post by trukas »

obrigado a todos pelos comentários..

acreditem que é um gozo enorme ser eu a fazer as coisas.. para além de ficar mais barato sei o que lá está..

se tivesse outro tipo de condições ia fazer as coisas um pouco diferentes e as que posso fazer já estariam muito mais adiantadas..

o tempo vai passando e eu vou aprendendo ..

saudações

luigi

Post by luigi »

Boas .
Estive a ver as fotos do teu 1300 e a lembrar- me do meu ....passei pelo mesmo ,quando desmanchei o carro tambem tive muitas duvidas ...mas o lema foi devagar mas bem e conforme os euros iam deixando... levei 6 anos mas deu me imenso prazer !!! o meu azar é que aínda não havia o nosso Garagem VW.
Não tenhas pressa.. faz è bem feito .... força!
Saudações VW'S

Enz0

Post by Enz0 »

pois isso do motor é que é pena...foi te estragar um pouco o esquema tou a ver. no entanto, se tiveres intenções de colocar outro, pelo menos outro bloco, porque penso que folga axial não tem solução, andas com esse ja com o carro prontinho, faltando mesmo so o motor, andar com esse e poupar uns euros para por uma pequena bombinha dentro dele :twisted:

é preciso é calma... :D
Automotive Technical Support and Training

trukas
✘✘

Post by trukas »

com tempo tudo se faz..

o principal é ter força de vontade..

percebo pouco de mecânica(mas quero aprender).. gostava de poder manter este motor pois é o de origem.. é o que vem no livrete..

Neste momento o que me chateia mais é arranjar um bate-chapas.. está muito difícil..
encontrei um sr. habituado a restaurar carros antigos mas de momento e talvez nos próximos tempos não tem disponibilidade..

é uma chatisse..
:roll:

Enz0

Post by Enz0 »

isso do aprender mecanica, sistemas eletronicos e tudo isso tudo se arranja...tudo o que tenhas de duvidas, expõe que tentaremos ajudar, tenho várias imagens e videos técnicos mesmo feitos para formação, que me foram cedidos pelo meu coordenador, 7Gb so de ficheiros técnicos :shock: videos, documentos, power point, etc, etc...bom tópico para abrir no Geral ou assim.

realmente a folga axial como no teu motor, nunca abri nenhum assim...não sei se a folga está no demasiado desgaste numa das chumaceiras da cambota nestes motores, que também têm como função, penso eu, "aguentar" a cambota de movimentos axiais...se o desgaste for no bloco, que penso que é o normal nestes motores, não sei se há alguém que os repare ou se têm reparação...o que mais podes fazer é arranjar somente o bloco, do mesmo ano, com as mesmas caracteristicas, e o resto podes por à mesma...claro, com as peças de desgaste subsitituidas para ficar novinho :D

vou investigar acerca desse tipo de desgaste, folga, nestes motores.

abraço!

Jorge
Automotive Technical Support and Training

trukas
✘✘

Post by trukas »

é difícil avançar com um prognóstico sem veres o motor..

mas agradeço a tua ajuda.. a folga é só na horizontal..na vertical nada..
o motor trabalha mas faz uma barulheira! qualquer coisa a bater..

:wink:

trukas
✘✘

Post by trukas »

boas..

quase um ano depois do ultimo post não fiz quase nada nesta espécie de restauro.. às vezes falta tempo, outras vontade, outras sabe melhor estar sentado no vício da net e a principal é a falta de um espaço em condições para trabalhar..

o chassis foi quase todo levado à chapa pois achei que a Hammerite que tinha aplicado na parte de cima não tinha sido uma boa opção.. o ideal sem dúvida seria levar a uma casa para mandar decapar, mas para isso era precisa alguma cheta e desmontar coisas que não sei se conseguiria voltar a montar :) .. lixei e aparelhei também outras peças mais pequenas..

ao longo deste ano tenho comprado algum material que está devidamente guardado pois não faço ideia do dia em que vou reparar e montar isto tudo.. comprei também um motor sem folga na cambota que está semi desmontado..

ficam aqui algumas fotos para que não se pense que foi mais um restauro falhado.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
type one addicted ...

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Muito bom! Eu sabia que ías fazer um trabalho com qualidade.

Esse casquinho que custa menos de 5 euros faz uma diferença enorme. Também já troquei o do meu carro. Não tenho fotos, porque na altura não tinha máquina digital. Parece que temos um carro novo, sem folgas na caixa. É incrível a diferença.

João

matos
✘✘

Post by matos »

Caro João, desculpa a minha ignorância, mas vais fazer o favor de me dizer o que é esse tal casquinho, que parece evitar folgas na caixa; preferencialmente com a respectiva foto do Trukas.
Entretanto, sei que há uma peça que se coloca na alavanca de velocidades, que reduz o curso; será isso João?
Obrigado
Cumpts
Matos

Em tempo: Trukas, aplaudo o teu trabalho.
Os loucos vivem mais aventuras que os normais.
Nunca sejas muito normal

trukas
✘✘

Post by trukas »

eu posso tentar explicar :)

então é assim matos.. na primeira foto vê-se o tal casquilho, que está um pouco desfeito.. o que eu fiz foi sacar o tirante das mudanças(que vai desde a alavanca ao selector) e colocar um novo casquilho bem untado com massa no orificio/suporte que se vê na segunda imagem.. sem a carroceria é muito mais fácil mas com ela também se faz... não achei muito complicado nem perdi muito tempo de volta daquilo..

esses casquilhos têm tendência a desfazer-se com o uso ficando a alavanca de velocidades mais solta e muitas vezes ouvindo-se ruídos..
type one addicted ...

matos
✘✘

Post by matos »

"Quem não sabe é como quem não vê", lá diz o velho ditado.
Obrigado Trukas pela explicação que percebi perfeitamente.
Mas já ouviste falar da tal pecinha que reduz o curso da alavanca de velocidades?
Parece que dá resultado.......
E, sem stress, finalliza lá o teu trabalho, que é para ser mais um a rolar na estrada.
Cumpts
Matos
Os loucos vivem mais aventuras que os normais.
Nunca sejas muito normal

trukas
✘✘

Post by trukas »

agora é a sério..
nem sei se hei-de estar triste ou contente.. um colega de trabalho falou-me do tio que é bate-chapas e que mora a 6kms daqui..

20€ à hora.. isto juntando ás peças de chapa onde já investi..

não sou amante de carros e apesar de gostar deste carocha todo o graveto que gasto dói-me um bocado.. mas se queremos as coisas ou fazemos nós ou temos que pagar a quem as faça.. isso é que eu não gosto..

Image
Image
à rico :)
Image
type one addicted ...

Post Reply