Início de Calvario perdão Restauro do Meu Standard 1200 1972

walcouto

Post by walcouto »

Aqui vos apresento algumas fotografias e dúvidas em relação ao restauro do Meu Amarelo. Restauro adiado desde 2001 ( mas considero que o atraso só me ajudou, porque me permitiu estudar, comprar bibliografia etc.) data da sua aquisição mas desta parece que vai. Como podem ver pelas fotos da carroçaria as longarinas, travessas traseiras e suportes de parachoques traseiros é o que esta em pior estado, também as calhas das borrachas da mala e capot precisam de muita atenção.

Dúvidas:

- na substituição das travessas e longarinas é melhor apretar-las ao chassis e só depois colocar a carroçaria e fazer a respectiva solda, não é?

- convém ter os fundos colocados no sítio para esta operação não? é que mandaram-me os fundos mas eram de calha simples e os meus bancos exigem calha dupla.

- não sabem se existem umas calhas de borrachas mais parecidas com as originais é que comprei umas no Paulo de S. pedro da cova e considero-as muito diferentes das originais o meu chapeiro até achou que não se deviam colocar.

- relativamente à decapagem estamos a realiza-la por calor, mas algumas partes tem varias camadas de tinta, entretanto o meu chapeiro achou por bem solicitar orçamento para a decapagem por jacto de granalha que acham disto, tb experimentei decapante mas não resulta muito bem , podem aconselhar-me alguma marca, é que pode ser da qualidade o que tnho é da barbot.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

aqui ja algumas reparações

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

as novas longarinas e travessas novas

Image
Image

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Antes de tudo seja bem vindo! :)
walcouto wrote:Dúvidas:

- na substituição das travessas e longarinas é melhor apretar-las ao chassis e só depois colocar a carroçaria e fazer a respectiva solda, não é?
È assim mesmo, tem se apresentar a longrinas sobre a plataforma. Permite verificar se os furos de ambas as partes estão certos
- convém ter os fundos colocados no sítio para esta operação não? é que mandaram-me os fundos mas eram de calha simples e os meus bancos exigem calha dupla.
Convem mesmo
- não sabem se existem umas calhas de borrachas mais parecidas com as originais é que comprei umas no Paulo de S. pedro da cova e considero-as muito diferentes das originais o meu chapeiro até achou que não se deviam colocar
Quais calhas de boracha?
- relativamente à decapagem estamos a realiza-la por calor, mas algumas partes tem varias camadas de tinta, entretanto o meu chapeiro achou por bem solicitar orçamento para a decapagem por jacto de granalha que acham disto, tb experimentei decapante mas não resulta muito bem , podem aconselhar-me alguma marca, é que pode ser da qualidade o que tnho é da barbot.
Jacto de areia sem qualquer tipo de duvida. Esquece os diluantes, decapantes, e o reste. O jacto de areia tem esta avantagem: arranca tudo o que estiver podre, ferugem. Fica bem mais barato ao final, e é rapido. Inconveniente: enfia-se em todos os lados :/
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

Bem vindo ao forum...

Quanto as perguntas:

Quando estive a colocar longarinas novas no 1200 de 62 de um amigo meu, o metódo foi realmente apertar a longarina ao chassis... encostar a carroçaria, colocar as portas (muito importante se a carroçaria não foi travada antes de se cortar), verificar os alinhamentos e pingar tudo no lugar.

Depois disso feito, mais umas verificações e soldar por inteiro.

Os fundos já eram os novos por isso, eu aconselhava a ter primeiro os fundos correctos para o teu carro.

Quanto a decapagem, eu gosto de usar decapagem por escova de nylon (caso não se tenha transporte para levar a carroçaria para decapagem por jacto de granalha).

Não gosto de usar decapantes, principalmente porque existem zonas onde o decapante pode entrar e ficar lá a corroer a chapa...

O jacto de granalha tem a desvantagem de se correr o risco de empenar a chapa, visto ele sair com muita pressão e dependendo da direcção que incide na chapa, ela fica ondulada.

No entanto, se está a ser usado calor para decapar, esse calor também é capaz de empenar a chapa.

Basicamente se tiveres transporte para o levar a um jacto de granalha, ela fica bem limpinha, todas as soldaduras tornam-se muito fáceis de fazer e toda a porcaria fica a vista.

Se não quiseres gastar dinheiro numa decapagem dessas... compras uns 3 ou 4 discos de nylon e fazes manualmente a decapagem do carro. Com esses discos de nylon no carro do duke eu e o Vlad demoramos uma tarde para ter o carro todo em chapa.. e levamos apenas ao jacto de granalha as portas, capots e guarda lamas....

Bom restauro e não percas a esperança...
Jean Melim

Devemos sempre comprar peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

Volkstore

Bom Restauro.

Post by Volkstore »

Boas!!

Gostei das fotos,muito trabalho ainda pela frente mas vai sair dai mais uma bela maquina.

Bom Retauro.

Abraço

Paulo
WWW.VOLKSTORE.COM.PT
+351 961 389 321
Skype - Nick : Volkstore
MSN:volkstore.portugal@hotmail.com
E-mail: info@volkstore.com.pt
Image

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Boas! Bem vindo e acho que já foi tudo dito pelo HKS e pelo Jean... só acrescento que a decapagem a calor, além de poder empenar a chapa, também poderá destemperá-la... :?

Quanto aos fundos, se as calhas antigas ainda estiverem boas, poderás soldá-las nos fundos novos, isto se não houver os certos.

Continuações de bom trabalho! :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

walcouto

obrigado

Post by walcouto »

Obrigado pelas dicas.

Os fundos já os arranjei. relativamente a decapagem vou experimentar os discos de nylon, señão vou envia-lo para o jacto de granalha, aquilo da decapagem por calor tb não me convence. As calhas a que me referi são as do capot e mala onde se coloca a borracha de vedação dos respectivos.

Continuarei a dar noticias.

Mais uma vez Obrigado

Um Abraço

Walter Couto

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Em vez de granalha, sera melhor a jacto de areia, bem menos violente para a chapa :wink: Não invalido que vais ter de tirar todo o que é alcatrão, vedantes, e tapar TODOS os buracos
Agora essa da calha nunca reparei se o feitio era differente, mas a escolha é pouca :/

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Decapagem:

1ª fase: Decapante em doses industriais, seguido de agua para limpeza.

2ª fase: Discos de decapagem de nylon. Limpam rapido sem desgastar a chapa.

Tem sido o meu metodo de sempre e sem problemas, para quê inventar?
Plastic cars sucks!

robalo

Post by robalo »

BOAS Quanto aos tuneis de chofagem trava primeiro o carro todo com barras despois aconselho-te a ir ao jato de areia porque a granalha deixa a chapa toda picada e assim que sair da decapagem bem assoprado e aparelho de chumbo para cima da chapa para nao oxidar e so depois começas a cortar com a reteficadora nao te assustes depois de vir da decapagem se vires algumas partes que pensavas que estavao boas pareçer um queijo suiço cheio de furinhos; Quanto as calhas para as borrachas o Hugo Peças tem ja prontas a pingar no carro e o preço e com se tomaçes um cafe :D :D

Pedro
✘✘

Post by Pedro »

Continuo sem perceber como é possível a granalha fazer mal à chapa... :roll:
Então como é que o senhor que vai dar jacto ao meu tem lá trabalhos impecáveis?

Conseguem-me explicar? :twisted:

Têm provas de que faz mal?

robalo

Post by robalo »

Boas e sinal que a pessoa que esta a trabalhar consigo e o proprio e responsavel porque se for um empregado menos responsavel e para despachar serviço fazendo a aplicaçao dura num painel ou num tejadilho diga-me o resultado :wink: :lol:

Pedro
✘✘

Post by Pedro »

Ele é o dono e garantiu-me que vai ficar bem. Tem um irmão a ajuda-lo mas quem da propriamente o jacto é ele. Espero em breve ter o meu tejadilho e chassi jacteado para depois confirmar.
(Se isso faz assim tão mal à chapa, não sei como ele tem tantos anos de experiência no ramo, e por sinal tão conhecido pelo mesmo.)

:wink:

robalo

Post by robalo »

nao disse que fazia mal a chapa, mas sim que ficava picada e segundo me parece por aquilo que vosse acabou de transmitri que e o proprio a trabalhar com a maquina e pessoa exprente nao tenho duvidas que ira ficar um trabalho prefeito, boa sorte e força que o meu ja esta restaurado :D :D :D

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Para uma plataforma, a sua propria rigidez, faz que não ha crise em ser limpo a jacto de areia ou mesmo de grenalha mesmo por um brutus qualquer. agora paneis lisos como portas, tejadilhos ou malas, se a pessoa a fazer isto não tiver algum cuidado, vais te encontrar depois com uma chapa tipo "campo de batata após a passagem de um tractor" e destemperada muita vez. Pede ao El Yorn que tipo de trabalho/ serviço foi feito nas portas do seu 63'.

Pedro
✘✘

Post by Pedro »

Obrigado! Espero ter muita sorte! :) (O fórum serve para isto mesmo, trocar ideias.)

Post Reply