Carcoon Car Cover - Estufa Climatizada

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Carcoon Car Cover - Estufa Climatizada

Post by Miguel Brito »

Carcoon Car Cover - Estufa Climatizada

A pedido de diversos intervenientes, aqui ficam detalhes do funcionamento do carcoon.

Este modelo de Carcoon Car Cover apenas se aplica em espaços interiores, pelo que vamos utilizá-lo dentro da garagem. Existe um outro modelo, que pode ser utilizado ao ar livre, desde que não haja excesso de vento.

Observamos ao centro, a tela plástica cinzenta com remate vermelho, que formará a base da estufa protectora.

Image

Estendemos agora a base do Carcoon sobre a superfície da garagem.

Image

Conduzimos cuidadosamente o carro para o centro da tela. Convém deixar os vidros entreabertos, e todos os sistemas eléctricos desligados.

Image

Como o sistema Carcoon apenas funciona para 12V, encomendei ao Eng.º Mario Tomhensen na Alemanha, um carregador permanente a funcionar para 6V. Este sistema compõe-se de um transformador, sistema digital integrado e pinças de ligação à bateria.

Image

Ligamos as pinças à bateria. É necessário ligar primeiro o positivo vermelho e só depois o negativo neutro preto. Ao desligar segue-se a ordem inversa: primeiro solta-se o negativo preto, depois o positivo vermelho.

Reparem que a bateria, da Autosil, não tem autocolante exterior com quaisquer referências, tendo sido assim pedida na linha de montagem, de onde saiu directa para o meu carro, na fábrica de oeiras.

Image

Após a ligação das pinças, procedemos à ligação do transformador à corrente geral de 220V por meio de uma extensão com luz de aviso de corrente activa.

Image

Seguidamente prepara-se a activação de um sistema de alarme periférico de controle volumétrico, que por razões óbvias, não posso divulgar aqui.

De seguida, aqui podemos observar a cobertura que está enrolada por forma a poder ser estendida sobre o carro.

Image

Podemos observar uma das duas ventoinhas responsáveis pela insuflação do sistema.

Image

Fezemos o percurso em torno do carro fechando o zip de ligação da cobertura à base plástica.

Image

Neste momento o carro está completamente fechado dentro da capa. É o momento de ligar as ventoinhas de insuflação.

Image

As duas ventoinhas estão protegidas por dois filtros de poeiras laváveis e reutilizáveis, que filtram todo o ar a entrar na estufa, o que evita poeiras abrasivas.

Image

Neste momento as ventoinhas procedem ao início do enchimento, que não deve demorar mais do que 10 minutos na sua totalidade.

Image

Image

Eis o sistema em funcionamento pleno. A capa insuflada reduz também a probabilidade de acidentes por aproximação inadvertida ao veículo.

Image

A opção tomada por uma capa transparente permite usufruir da visão do veículo guardado. É também possível obter uma capa opaca, capaz de ocultar o modelo (e a forma!) do carro, útil no caso de ser usado numa garagem com visitantes, para maior privacidade.

Image

Image

Resta ligar o alarme/radar e pronto! Tudo ligado.

O karmann-ghia está numa estufa climatizada com o gestor de baterias alemão de 6V.

Image

Neste momento, e porque dá obviamente algum trabalho desligar de novo isto tudo...
O melhor é usar a bicicleta que está em primeiro plano...
Não gasta gasolina, não precisa de bateria, e ainda permite fazer exercício e manter a linha!...
:wink:
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Eduardo Pinela
✘✘✘✘
Posts: 2628
Joined: 14 Feb 2007 23:03
Location: Fog City.
Contact:

Post by Eduardo Pinela »

Muito interessante! Estou de momento á espera de uma nova garagem para o meu Buick e, como sera de madeira e climatizada, penso não necessitar deste "preservativo" .

Achas que poderia ser utilizado debaixo do telheiro que tenho para os meus dois VW?

Outra coisa: Não se corre o risco de descarregar a bateria do carro encasulado?
Last edited by Eduardo Pinela on 10 Nov 2007 01:14, edited 1 time in total.
Plastic cars sucks!

jcse
✘✘✘
Posts: 2372
Joined: 24 Jan 2007 14:39
Location: Leiria

Post by jcse »

Espectáculo!!! não conhecia.

Isso gasta um bocado? As ventuinhas só funcionam de vez em quando?

João

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

Pinela: a resposta está em http://www.carcoon.co.uk/faq.htm
Não é o ideal, sobretudo por causa do vento e de não conseguir controlar as diferenças de temperatura entre o interior da estufa e o clima externo. Para isso existe o carcoon de exteriores, mais caro sim, mas com dupla camada que forma uma "parede" de ar para compensar as diferenças térmicas.

"Can I use the Carcoon outdoors under my carport?
We do not recommend the single skin unit for outdoor use. However the double Skin Carcoon was designed to be used outdoors. This Carcoon is made using a very special alloy coated material called MVCR. This material is used on the outer of the two skins and alone blocks 99.9% of damaging UV Rays, this silver coating also stops the build-up of heat inside the unit, by blocking the Infra Red light. Internal temperatures are further stabilised by using a three piece insulated base mat, making special use of insulating foam technology."


Os detalhes todos estão em http://www.carcoon.co.uk/profile.htm

O que queres, é isto:
Image

Image
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

MarcoVW61
✘✘✘✘
Posts: 2840
Joined: 16 Sep 2007 21:08
Location: Ilha da Madeira
Contact:

Post by MarcoVW61 »

Caro Miguel;

Muito interessante.

Não me chateava em comprar uma(s) para os meus ...

Mas quanto não deve custar ? ( uma transparente, como a tua ).

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

Não se corre o risco de descarregar a bateria do carro encasulado?

Não... A coisa é assim: o transformador fornecido faz duas coisas, mete as ventoinhas a trabalhar a 12V e tem extensões para carregar a bateria, caso seja de 12V. Por sua vez, o transformador é alimentado pela ficha eléctrica normal de casa, de 220V.
Caso falhe a corrente eléctrica de casa, de 220V, o sistema começa a operar a partir da bateria do carro, reduzindo a carga. Quando o sistema detecta que a carga de bateria está a decer demasiado, desliga-se, e a bolha esvazia. Enquanto funciona por via da bateria, aparecem uns leds acesos a indicar essa situação.

No meu caso, a confusão é maior, porque o carro está a 6V. Isso obrigou-me a não ligar a extensão de bateria fornecida (que teria de ser 12V) e precisei de um outro extra, encomendado na alemanha (marca Accu-jogger) só para ir mantendo a bateria a 6V.

---

Isso gasta um bocado? As ventuinhas só funcionam de vez em quando?

As ventoinhas funcionam permanentemente, trocando o ar interior por ar exterior filtrado de partículas.
"The unique 'active airflow' system (worldwide patents) comprising two air treatment units which operate continuously to provide super-atmospheric circulating airflow 24 hours a day, 7 days a week."

Abri este tópico para não sobrecarregar a conversa que vinha de viewtopic.php?t=2310

onde algures se diz:

Não gasta quase nada de electricidade. Tem um transformador para 12V e a insuflação é feita por duas ventoinhas parecidas com as que arrefecem os computadores. Depois tem mais uns filtros, e etc, mas o consumo é quase nulo, não se nota reflexos na conta de electricidade.

À pergunta de quanto custa em electricidade manter a estufa em funcionamento, a reposta da fábrica é esta:

How much does the Carcoon Airflow System cost to run?
The Carcoon uses two 12volt 220ma ventilators, and each ventilator costs a minute 1penny per day to run, this amounts to less than £10 to run continuously for a whole year.


Cerca de 15 euros/ano, ou 1,25 euros/mês em electricidade (preço inglês).
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

Não me chateava em comprar uma(s) para os meus ...

Ficavas com uma garagem assim...
Image

Mas quanto não deve custar ? ( uma transparente, como a tua ).

Preços actuais em http://www.carcoon.co.uk/carcoons.asp

Não tenho aqui comigo o valor, mas creio que o total rondou os 120 contos (600 euros).
Enviei um fax para a fábrica, em Manchester, e telefonei de seguida a confirmar a encomenda. Isto numa quarta-feira.
Na quinta-feira seguinte, ao início da tarde, toca a campainha, e tinha um senhor da UPS, com uma camionete de entregas, a pôr-me nas mãos a caixa da embalagem. Estava entregue...
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

MarcoVW61
✘✘✘✘
Posts: 2840
Joined: 16 Sep 2007 21:08
Location: Ilha da Madeira
Contact:

Post by MarcoVW61 »

Pode ser um preço "proibitivo", mas sem dúvida, muito útil a " estufa "...

No entanto, cá para a Madeira no tempo mais húmido, só falta mesmo um "desumidificador" incorporado... :wink:

E comprando uma para o meu VW, por exemplo, teria ainda o acréscimo do sistema para o 6V, como o teu... :roll:

Mas parabéns pela aquisição! Fica excelente num clássico.

MarcoVW61
✘✘✘✘
Posts: 2840
Joined: 16 Sep 2007 21:08
Location: Ilha da Madeira
Contact:

Post by MarcoVW61 »

...Eu agora no Inverno nem coloco nada sobre os carros, no interior da garagem.

Pois tenho uma capa melhor para o Carocha, e para os restantes utilizo um "normal" e muito fino plástico, que compro a 1 euro cada "saco", no MaxMat.

São 6mx4m acho eu, cada plástico.

São destinados aos trabalhos de pintura, para proteger os móveis, mas serve perfeitamente para proteger do pó...

Todavia, no tempo de maior humidade, tenho que retirar pois forma-se uma " película" muito ténue e " sebosa" sobre o carro. Daí preferir pô-lo ao " ar " sem protecção, nesta altura do ano.

Que costumam fazer?

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

O preço compensa os estragos de ferrugem que não chegam a acontecer. E sabem como arranjei dinheiro para isto? À boa e velha maneira: a poupar...
Durante dois anos, meti 25 euros por mês de lado, o que não foi assim tão complicado, e não me pesou muito nas finanças. Dois anos depois, magia: tinha os 600 euros...
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

...Eu agora no Inverno nem coloco nada sobre os carros, no interior da garagem.
(...)
Todavia, no tempo de maior humidade, tenho que retirar pois forma-se uma " película" muito ténue e " sebosa" sobre o carro. Daí preferir pô-lo ao " ar " sem protecção, nesta altura do ano.

Que costumam fazer?


É o caso do meu carocha 1200. Como está dentro da garagem, basta levar um reforço de cera na carroçaria, que a publicidade chamava de "garagem invisível".

Quanto à garagem em si mesmo, ou tem ventilação normal para evitar a formação de muita humidade, ou poderá ser interessante colocar um desumidificador, mas apenas fará sentido se não se abrir muitas vezes a porta.
Outra solução é a colocação algures de alguidares com cal viva, que absorve a humidade do ar, sendo peridodicamente substituída, após liquefacção.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

MarcoVW61
✘✘✘✘
Posts: 2840
Joined: 16 Sep 2007 21:08
Location: Ilha da Madeira
Contact:

Post by MarcoVW61 »

Miguel Brito wrote:...Eu agora no Inverno nem coloco nada sobre os carros, no interior da garagem.
(...)
Todavia, no tempo de maior humidade, tenho que retirar pois forma-se uma " película" muito ténue e " sebosa" sobre o carro. Daí preferir pô-lo ao " ar " sem protecção, nesta altura do ano.

Que costumam fazer?


É o caso do meu carocha 1200. Como está dentro da garagem, basta levar um reforço de cera na carroçaria, que a publicidade chamava de "garagem invisível".

Quanto à garagem em si mesmo, ou tem ventilação normal para evitar a formação de muita humidade, ou poderá ser interessante colocar um desumidificador, mas apenas fará sentido se não se abrir muitas vezes a porta.
Outra solução é a colocação algures de alguidares com cal viva, que absorve a humidade do ar, sendo peridodicamente substituída, após liquefacção.
O "problema" Miguel, é que a minha garagem será quase impossível controlar a humidade.

Pois é enorme. ( Era uma antiga "Mercenaria/Carpintaria de um Tio meu ) Tenho neste momento 8 automóveis dentro... :lol:

Aliás 9! Tenho um Alfa Romeo às peças...

Entre os clássicos e os do dia-a-dia... :wink:

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

"será quase impossível controlar a humidade"

Resta meter dentro de cada carro um kit que se vende no supermercado, que é uma caixa plástica com ranhuras, onde se mete um granulado de absorção de humidade, e que se destina a ser metido dentro dos armários. Serve também para retirar humidade e cheiro a mofo de dentro de um carro fechado.

Pode ser útil, como indicação, pendurar um pequeno higrómetro, que se compra nas lojas tipo oculista, para saber o grau de humidade presente.

A humidade é dada em percentagem relativa de água no ar, sendo 100% o limite máximo.

Abaixo de 50% e 40%, é muitoseco, pouco acontece durante o ano, a garganta sente-se áspera, e é bom para salas de arquivo de provas fotográficas e negativos.
60% é considerado seco.
70% é para mim a situação ideal de conforto.
80% e acima comelça a ser húmido.
85% é mesmo húmido e começam os problemas...
90% ou mais é grave, e necessário agir de algum modo. Nem que seja apenas ventilar, com uma ventoinha. è o que se faz nas casas de banho interiores, após tomar banho quente (mais de 90% humidade).
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

User avatar
Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘
Posts: 5473
Joined: 24 Jan 2007 13:43
Location: On the way to Toulouse

Post by Hong Kong Syndicate »

Facilitar a circulação do ar numa garagem é igualmente muito importante, Sei por experimenta que 95% não tem qualquer tipo de ventilação e/ ou isolamento, facto que permite a acumulação de humidade seja na forma solida (que acaba para se evaporar ou de vapores que vai depois se condensar :/ E mais saudável uma garagem fria e seca que húmida e quente.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Eduardo Pinela
✘✘✘✘
Posts: 2628
Joined: 14 Feb 2007 23:03
Location: Fog City.
Contact:

Post by Eduardo Pinela »

Espero q a minha wood garage seja respiravel, agradavel e recomendavel. FK briks! I will let ya know!
Plastic cars sucks!

Post Reply