Rato - sob nova gerência "Li"
- toiga
- Site Admin
Boas,
tal como disse no post anterior, encomendei à montyparts um escape motorsport para meter no rato. Fui hoje buscar o escape, kit de juntas, uma sonda de oleo e estive um bom bocado na cavaqueira com o Jean Melin. Como ainda não tinha chegado a transportadora, tive de ir à hugopeças comprar os tubos J.
Na OSG tava o mestre Joca já à espera do rato e lá se tratou de trocar o escape. E passo a explicar porque se trocou. Quando comprei o motor 1600 este não incluia o escape. O mestre Joca fez o favor de emprestar o escape de testes que lá tinha. O ronco que lançava era devido às ponteiras não terem miolo.
Depois de mudado o escape foi a vez da sonda do oleo. Tava uma pinga constante a cair dai e o carro já estava a marcar demasiado o seu "sitio".
Ok, teste! É agora! Vamos a ver o som do novo escape! VROOOOMMMM, VROOOMMMM Altamente!!! O novo escape tá com um som muito mais discreto mas fundo. Infelizmente os problemas ainda não tinham acabado. O oleo estava a sair de mais algum sitio, mais concretamente do radiador! Tinha mudado o oleo na sexta feira e tinha notado que o motor estava sujo. Mas a jorrar daquela maneira!!! Credo.
Porra!!!! Tem de se tirar o motor!!! (Graças a Deus que mestre Joca tem paciência, hehehe.) Motor fora, chapas fora, radiador fora. Problema: a peça que prende ao parafuso mais ao centro partiu de um dos lados e começou a torcer deixando sair o oleo e pressão do mesmo. Meteu-se o radiador do motor 1300 original e toca de montar de novo. Mais algumas peripécias com o cabo do acelerador que teimou em não entrar no sitio e lá se fez o teste de funcionamento novamente. 5m a trabalhar e sem pinga de oleo.
Nice! Ficou fino. Meteu-se Slick50 no oleo e siga para Tomar! Viagem sem problemas.
Agora um comparativo entre os dois escapes:
Origem com saufage e ponteiras sem miolo: Muito ruido com muita força.
Motorsport VW 4/1: Mais silencioso, menos força mas mais ligeireza na resposta. Nem se nota que temos um escape...
O facto de ser um escape original faz com que a contrapressão retarde a saida dos escapes e tenha mais força. Por outro lado no motorsport os gases saiem muito mais depressa criando uma contrapressão menor. Para contrabalançar esta perda de força é necessário aumentar a mistura da gasolina, como me explicou mestre Joca. Não se mexeu na mistura e por agora vou andar assim para testar e comprovar a eficácia este escape.
Só pelo facto de ser mais sossegado valeu a pena a troca.
tal como disse no post anterior, encomendei à montyparts um escape motorsport para meter no rato. Fui hoje buscar o escape, kit de juntas, uma sonda de oleo e estive um bom bocado na cavaqueira com o Jean Melin. Como ainda não tinha chegado a transportadora, tive de ir à hugopeças comprar os tubos J.
Na OSG tava o mestre Joca já à espera do rato e lá se tratou de trocar o escape. E passo a explicar porque se trocou. Quando comprei o motor 1600 este não incluia o escape. O mestre Joca fez o favor de emprestar o escape de testes que lá tinha. O ronco que lançava era devido às ponteiras não terem miolo.
Depois de mudado o escape foi a vez da sonda do oleo. Tava uma pinga constante a cair dai e o carro já estava a marcar demasiado o seu "sitio".
Ok, teste! É agora! Vamos a ver o som do novo escape! VROOOOMMMM, VROOOMMMM Altamente!!! O novo escape tá com um som muito mais discreto mas fundo. Infelizmente os problemas ainda não tinham acabado. O oleo estava a sair de mais algum sitio, mais concretamente do radiador! Tinha mudado o oleo na sexta feira e tinha notado que o motor estava sujo. Mas a jorrar daquela maneira!!! Credo.
Porra!!!! Tem de se tirar o motor!!! (Graças a Deus que mestre Joca tem paciência, hehehe.) Motor fora, chapas fora, radiador fora. Problema: a peça que prende ao parafuso mais ao centro partiu de um dos lados e começou a torcer deixando sair o oleo e pressão do mesmo. Meteu-se o radiador do motor 1300 original e toca de montar de novo. Mais algumas peripécias com o cabo do acelerador que teimou em não entrar no sitio e lá se fez o teste de funcionamento novamente. 5m a trabalhar e sem pinga de oleo.
Nice! Ficou fino. Meteu-se Slick50 no oleo e siga para Tomar! Viagem sem problemas.
Agora um comparativo entre os dois escapes:
Origem com saufage e ponteiras sem miolo: Muito ruido com muita força.
Motorsport VW 4/1: Mais silencioso, menos força mas mais ligeireza na resposta. Nem se nota que temos um escape...
O facto de ser um escape original faz com que a contrapressão retarde a saida dos escapes e tenha mais força. Por outro lado no motorsport os gases saiem muito mais depressa criando uma contrapressão menor. Para contrabalançar esta perda de força é necessário aumentar a mistura da gasolina, como me explicou mestre Joca. Não se mexeu na mistura e por agora vou andar assim para testar e comprovar a eficácia este escape.
Só pelo facto de ser mais sossegado valeu a pena a troca.
Fiquem bem .::. Tiago Baginha .::. White Rhino - '71 vw 1200 .::.
>> Como inserir imagens << >> Regras de utilização <<
-
jcse
- ✘✘✘
-
vwtt
- ✘✘
Slick50
Todas as marcas dizem que não se deve adicionar aditivos ao óleo. Chegam mesmo a afirmar que a garantia termina se forem adicionados aditivos. O óleo já tem aditivos que chegem. Esse produto não é mais que teflon. Esse teflon pode entupir as galerias onde anda o óleo e o radiador.
João
sim sim, isso é o que diz a concorrencia!!!!
já agora qual é o oleo q consegue andar em pleno verão algarvio sem oleo no motor, aki fica uma das provas já dadas pelo slick50
foi quando o meu pai corria no autocross na classe 3, em plena corrida despipou-se o tubo q vai do motor ao radiador de oleo, como só faltavam 2 voltas e ia em segundo lugar não abrandou, era o pessoal a fazer gestos pra ele parar, mal passou a meta desligou o motor mas sempre sem se houvir qualquer batida, chegou-se a casa e desarmou-se o motor a pensar q estava gripado, para nosso espanto nem um risco, tava como novo, foi montar tudo e continou a trabalhar impecavel, muitos autocrooses e rally´s já fez depois disso, já agora estamos a falar de um motor alfa romeu 2.5 GTV V6 a rondar os 200cv
pra não falar na reportagem q teve q dar aos tipos do slcik50
agora digam-me se isto n é uma prova
se o jota ver este post tambem pode falar da experiencia q teve o ano passado na split dele
todos os carrros da casa usam slick50 á anos e nunca tivémos nenhum problema, até pelo contrarioEsse teflon pode entupir as galerias onde anda o óleo e o radiador.
- toiga
- Site Admin
Boas,
Hoje posso atestar a qualidade do Slick50: O meu irmão este e semana passada a andar com o Rato. Hoje resolvemos ver o oleo... pois... na vareta só mostrava um pontinha. Quer dizer, fartou-se de andar com o oleo no minino. Se não fosse pelo slick50 lá se tinha ido o motor!
Já tem oleo novo (mudei tudo) e agora o meu irmão vai andar de olho no oleo.
Entretanto, mostro-vos a ultima alteração que fiz no Rato:

Um dos parafusos que prendem a buzina comeu a rosca e resolvi testar este volante que comprei à uma porrada de anos em Aveiro. Falta fazer o centro do volante para montar a cena da buzina e tá feito. É um volante dum datsun TRI SSS sem as borrachas e apoios. Curto bués e acho que este volante irá depois para o Rhino.
Hoje posso atestar a qualidade do Slick50: O meu irmão este e semana passada a andar com o Rato. Hoje resolvemos ver o oleo... pois... na vareta só mostrava um pontinha. Quer dizer, fartou-se de andar com o oleo no minino. Se não fosse pelo slick50 lá se tinha ido o motor!
Já tem oleo novo (mudei tudo) e agora o meu irmão vai andar de olho no oleo.
Entretanto, mostro-vos a ultima alteração que fiz no Rato:

Um dos parafusos que prendem a buzina comeu a rosca e resolvi testar este volante que comprei à uma porrada de anos em Aveiro. Falta fazer o centro do volante para montar a cena da buzina e tá feito. É um volante dum datsun TRI SSS sem as borrachas e apoios. Curto bués e acho que este volante irá depois para o Rhino.
-
Jean Melim
- ✘✘
- toiga
- Site Admin
Boas,
Pois, isso do tapete é uma realidade mas que traz algum encanto extra ao carro
Qualquer dia...
Jean: realmente faz muito calor. Demasiado até já que não tenho aberturas no capot (por enquanto). Vou tentar fazer uma barreira com chapa de aluminio para travar um pouco o calor de subir tanto para o motor.
Pois, isso do tapete é uma realidade mas que traz algum encanto extra ao carro
Jean: realmente faz muito calor. Demasiado até já que não tenho aberturas no capot (por enquanto). Vou tentar fazer uma barreira com chapa de aluminio para travar um pouco o calor de subir tanto para o motor.
- toiga
- Site Admin
Ya, pois foi hehehehehe
e o teu? Já o montaste?
Agora é procurar um bloco de aluminio para puder moldar o centro e montar a buzina.
e o teu? Já o montaste?
Agora é procurar um bloco de aluminio para puder moldar o centro e montar a buzina.
-
fan
- Site Admin
esta exactamente na mesma, com aquele bocadito de madeira partidotoiga wrote:Ya, pois foi hehehehehe
e o teu? Já o montaste?
A bay esta dificil de encontrar... e o carocha esta la a €sp€ra d€ m€lhor€s dias...
-
jcse
- ✘✘✘
Num 1600 a turbina necessita de mais ar e o carburador também. As abeturas junto ao vidro de trás não devem ser o suficiente e estás e com esse escape podes estás a piorar as coisas, aumentado a temperatura do compartimento do motor.toiga wrote: Realmente faz muito calor. Demasiado até já que não tenho aberturas no capot (por enquanto). Vou tentar fazer uma barreira com chapa de aluminio para travar um pouco o calor de subir tanto para o motor.
João
-
a.s
- ✘
O volante ficou muito castiço
Quando tinha o meu escape 4/1 tambem sentia menos força e mais ligeireza na resposta, e a temperatura subia um pouco mais do que com o escape original, deves sem duvida pensar em arranjar um capot com aberturas vai fazer diminuir um pouco a intensidade de calor
Esse rato está cada vez mais louco

Quando tinha o meu escape 4/1 tambem sentia menos força e mais ligeireza na resposta, e a temperatura subia um pouco mais do que com o escape original, deves sem duvida pensar em arranjar um capot com aberturas vai fazer diminuir um pouco a intensidade de calor
Esse rato está cada vez mais louco
André Silvino
- toiga
- Site Admin
boas,
Na tentativa de melhorar a refrigeração do motor e aumentar a capacidade de respiro do mesmo, o que fiz:

Tinha visto isto numa revista e como não quero mudar o capot traseiro, acho que esta é a melhor opção. Desde já digo que não gosto dos capots com aberturas. Já fiz um teste de estrada e agora o rato vai aos 120 com a emsma facilidade com que dantes ia aos 100. hehehehehe
Agora é a cena do calor do escape...
Na tentativa de melhorar a refrigeração do motor e aumentar a capacidade de respiro do mesmo, o que fiz:

Tinha visto isto numa revista e como não quero mudar o capot traseiro, acho que esta é a melhor opção. Desde já digo que não gosto dos capots com aberturas. Já fiz um teste de estrada e agora o rato vai aos 120 com a emsma facilidade com que dantes ia aos 100. hehehehehe
Agora é a cena do calor do escape...
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
Eu não disse nada, mas tinha-me lembrado disso... Era o que faziam na Beetle Cup em França e na Alemanha. Isso deve tirar uns 10 graus à temperatura do motor.
Pincela com antiferrugem nas rebardas dos cortes para evitar corrosão.
Quanto ao aumento de velocidade, acho que deve ser psicológico...
Pincela com antiferrugem nas rebardas dos cortes para evitar corrosão.
Quanto ao aumento de velocidade, acho que deve ser psicológico...
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"
- toiga
- Site Admin
Boas,
não é, não...
Lembra-te que isto é um 1600 num compartimento dum 1300. quando se chegava a uma certa rotação o motor começava a ficar sem folego.
não é, não...