Rato - sob nova gerência "Li"

Post Reply
toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

tal como disse no post anterior, encomendei à montyparts um escape motorsport para meter no rato. Fui hoje buscar o escape, kit de juntas, uma sonda de oleo e estive um bom bocado na cavaqueira com o Jean Melin. Como ainda não tinha chegado a transportadora, tive de ir à hugopeças comprar os tubos J.

Na OSG tava o mestre Joca já à espera do rato e lá se tratou de trocar o escape. E passo a explicar porque se trocou. Quando comprei o motor 1600 este não incluia o escape. O mestre Joca fez o favor de emprestar o escape de testes que lá tinha. O ronco que lançava era devido às ponteiras não terem miolo.

Depois de mudado o escape foi a vez da sonda do oleo. Tava uma pinga constante a cair dai e o carro já estava a marcar demasiado o seu "sitio".

Ok, teste! É agora! Vamos a ver o som do novo escape! VROOOOMMMM, VROOOMMMM Altamente!!! O novo escape tá com um som muito mais discreto mas fundo. Infelizmente os problemas ainda não tinham acabado. O oleo estava a sair de mais algum sitio, mais concretamente do radiador! Tinha mudado o oleo na sexta feira e tinha notado que o motor estava sujo. Mas a jorrar daquela maneira!!! Credo.

Porra!!!! Tem de se tirar o motor!!! (Graças a Deus que mestre Joca tem paciência, hehehe.) Motor fora, chapas fora, radiador fora. Problema: a peça que prende ao parafuso mais ao centro partiu de um dos lados e começou a torcer deixando sair o oleo e pressão do mesmo. Meteu-se o radiador do motor 1300 original e toca de montar de novo. Mais algumas peripécias com o cabo do acelerador que teimou em não entrar no sitio e lá se fez o teste de funcionamento novamente. 5m a trabalhar e sem pinga de oleo.

Nice! Ficou fino. Meteu-se Slick50 no oleo e siga para Tomar! Viagem sem problemas.

Agora um comparativo entre os dois escapes:
Origem com saufage e ponteiras sem miolo: Muito ruido com muita força.

Motorsport VW 4/1: Mais silencioso, menos força mas mais ligeireza na resposta. Nem se nota que temos um escape...

O facto de ser um escape original faz com que a contrapressão retarde a saida dos escapes e tenha mais força. Por outro lado no motorsport os gases saiem muito mais depressa criando uma contrapressão menor. Para contrabalançar esta perda de força é necessário aumentar a mistura da gasolina, como me explicou mestre Joca. Não se mexeu na mistura e por agora vou andar assim para testar e comprovar a eficácia este escape.

Só pelo facto de ser mais sossegado valeu a pena a troca.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Slick50 :shock:

Todas as marcas dizem que não se deve adicionar aditivos ao óleo. Chegam mesmo a afirmar que a garantia termina se forem adicionados aditivos. O óleo já tem aditivos que chegem. Esse produto não é mais que teflon. Esse teflon pode entupir as galerias onde anda o óleo e o radiador.

João

vwtt
✘✘

Post by vwtt »

Slick50

Todas as marcas dizem que não se deve adicionar aditivos ao óleo. Chegam mesmo a afirmar que a garantia termina se forem adicionados aditivos. O óleo já tem aditivos que chegem. Esse produto não é mais que teflon. Esse teflon pode entupir as galerias onde anda o óleo e o radiador.

João

sim sim, isso é o que diz a concorrencia!!!!
já agora qual é o oleo q consegue andar em pleno verão algarvio sem oleo no motor, aki fica uma das provas já dadas pelo slick50

foi quando o meu pai corria no autocross na classe 3, em plena corrida despipou-se o tubo q vai do motor ao radiador de oleo, como só faltavam 2 voltas e ia em segundo lugar não abrandou, era o pessoal a fazer gestos pra ele parar, mal passou a meta desligou o motor mas sempre sem se houvir qualquer batida, chegou-se a casa e desarmou-se o motor a pensar q estava gripado, para nosso espanto nem um risco, tava como novo, foi montar tudo e continou a trabalhar impecavel, muitos autocrooses e rally´s já fez depois disso, já agora estamos a falar de um motor alfa romeu 2.5 GTV V6 a rondar os 200cv
pra não falar na reportagem q teve q dar aos tipos do slcik50 :D

agora digam-me se isto n é uma prova

se o jota ver este post tambem pode falar da experiencia q teve o ano passado na split dele

Esse teflon pode entupir as galerias onde anda o óleo e o radiador.
todos os carrros da casa usam slick50 á anos e nunca tivémos nenhum problema, até pelo contrario

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

Hoje posso atestar a qualidade do Slick50: O meu irmão este e semana passada a andar com o Rato. Hoje resolvemos ver o oleo... pois... na vareta só mostrava um pontinha. Quer dizer, fartou-se de andar com o oleo no minino. Se não fosse pelo slick50 lá se tinha ido o motor!

Já tem oleo novo (mudei tudo) e agora o meu irmão vai andar de olho no oleo.

Entretanto, mostro-vos a ultima alteração que fiz no Rato:
Image

Um dos parafusos que prendem a buzina comeu a rosca e resolvi testar este volante que comprei à uma porrada de anos em Aveiro. Falta fazer o centro do volante para montar a cena da buzina e tá feito. É um volante dum datsun TRI SSS sem as borrachas e apoios. Curto bués e acho que este volante irá depois para o Rhino.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Já agora :wink: aproveita para colar o tapete antes que te caia em cima dos pedais e tenhas um acidente.

João

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

Conseguiste verificar aquilo do calor do escape?

Um abraço
Jean Melim

Devemos sempre comprar peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

Pois, isso do tapete é uma realidade mas que traz algum encanto extra ao carro :D :D :D Qualquer dia...

Jean: realmente faz muito calor. Demasiado até já que não tenho aberturas no capot (por enquanto). Vou tentar fazer uma barreira com chapa de aluminio para travar um pouco o calor de subir tanto para o motor.

fan
Site Admin

Post by fan »

toiga wrote:Boas,

Image

eH eH eH... este guiador :) de-mos algumas 3 voltas a automobilia nesse dia

grande abraço

Flávio Neto

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Ya, pois foi hehehehehe

e o teu? Já o montaste?

Agora é procurar um bloco de aluminio para puder moldar o centro e montar a buzina.

fan
Site Admin

Post by fan »

toiga wrote:Ya, pois foi hehehehehe

e o teu? Já o montaste?

Agora é procurar um bloco de aluminio para puder moldar o centro e montar a buzina.
esta exactamente na mesma, com aquele bocadito de madeira partido :(, nao tenho onde o colocar :S ...

A bay esta dificil de encontrar... e o carocha esta la a €sp€ra d€ m€lhor€s dias...

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

toiga wrote: Realmente faz muito calor. Demasiado até já que não tenho aberturas no capot (por enquanto). Vou tentar fazer uma barreira com chapa de aluminio para travar um pouco o calor de subir tanto para o motor.
Num 1600 a turbina necessita de mais ar e o carburador também. As abeturas junto ao vidro de trás não devem ser o suficiente e estás e com esse escape podes estás a piorar as coisas, aumentado a temperatura do compartimento do motor.

João

a.s

Post by a.s »

O volante ficou muito castiço
Quando tinha o meu escape 4/1 tambem sentia menos força e mais ligeireza na resposta, e a temperatura subia um pouco mais do que com o escape original, deves sem duvida pensar em arranjar um capot com aberturas vai fazer diminuir um pouco a intensidade de calor
Esse rato está cada vez mais louco :D :wink:
André Silvino

toiga
Site Admin

Post by toiga »

boas,

Na tentativa de melhorar a refrigeração do motor e aumentar a capacidade de respiro do mesmo, o que fiz:

Image
Image
Image
Image

Tinha visto isto numa revista e como não quero mudar o capot traseiro, acho que esta é a melhor opção. Desde já digo que não gosto dos capots com aberturas. Já fiz um teste de estrada e agora o rato vai aos 120 com a emsma facilidade com que dantes ia aos 100. hehehehehe

Agora é a cena do calor do escape...

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Eu não disse nada, mas tinha-me lembrado disso... Era o que faziam na Beetle Cup em França e na Alemanha. Isso deve tirar uns 10 graus à temperatura do motor.

Pincela com antiferrugem nas rebardas dos cortes para evitar corrosão.

Quanto ao aumento de velocidade, acho que deve ser psicológico... :wink:
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

não é, não... :lol: :lol: Lembra-te que isto é um 1600 num compartimento dum 1300. quando se chegava a uma certa rotação o motor começava a ficar sem folego.

Post Reply