Restauro do "Branquinho" 1300 de 1971

Post Reply
PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Re: Restauro do "Branquinho" 1300 de 1971

Post by PAULOSIMOES »

Tenta por o carro a seco esse ainda foi feito com chapa das Brasilias, o que não é nada resistente.

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Caríssimos...

Já lá vai algum tempo que não coloco aqui novidades, no entanto o restauro continua... mas algumas coisas mudaram!

Em cerca de dois meses tudo mudou, incluindo eu, pois mudei de emprego e residência, o que levou a alterar um pouco os planos. No entanto o restauro do Carocha não pára, independentemente do tempo ou da distância que nos separa.

Entretanto o "Branquinho" passou a Bege, a cor que venho a desejar desde que comecei o restauro (fotos mais abaixo) e já dediquei algum tempo a avançar um pouco no projeto. Sem mais demoras, venham as fotos... :P

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

E por hoje é isto, caríssimos... espero que 2016 seja finalmente o ano em que vou ver este "menino" de volta às estradas... Com o pouco tempo que terei espero conseguir tê-lo pronto ainda antes da Primavera ;)

Até breve e umas Boas Festas a todos!
..,(___), .. VW Carocha 1300 '71 (ver projeto)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

Todas as fotos do meu projeto aqui --> https://flic.kr/ps/27Mrqu

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Está no bom caminho..................aperta.........e em 2016 alcatrão com ele........... :wink: :wink: :wink: :wink:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

Está impecável, parabéns pelo trabalho 8)

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Grandes avanços! Estás quase lá! ;)
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Os meus parabéns.
Está um trabalho espetacular e feito por ti que tem mais valor. :wink:

João
VW 1302 Jubilee

hfigueira_1

Re: Restauro do "Pardalinho" 1300 de 1971

Post by hfigueira_1 »

Bom, como Natal é tempo de visitar a terrinha, foi também tempo de adiantar mais umas coisas enquanto ainda há raios de sol. Espero que tenham aproveitado tão bem quanto eu este fim‑de‑semana prolongado...

Agora como estou por Lisboa, fica mais fácil de passar à do nosso amigo Hugo Peças para levar alguns brindes/prendas de Natal ao "menino"... :D

Já agora queria agradecer imenso a todos pelos vossos comentários de apoio, que são sempre bem-vindos e dão muita moral para continuar os nossos projetos!

Desta vez apenas adiantei algumas coisas menores, como colocar mais algumas borrachas dos guarda-lamas e alinhar o capot e tampa do motor (que tarefas difíceis e chatas :roll: ), limpar os pára-choques (que tinham alguma ferrugem, que tentei retirar ao limpar com alguns produtos e disfarçar um pouco os riscos com máquina de polir - não estão perfeitos, mas estão melhores que antes :P - e só ainda não os montei porque se os coloco, o carro já não cabe na garagem :D ) e pouco mais.

Entretanto coloquei fusíveis novos para tentar ver se a ignição dava sinal, mas o resultado foi um fusível queimado e nenhum sinal de vida - mais uma bela tarefa que vai ser para acertar com a cablagem no sítio... :?

Vou tentar aproveitar o próximo fim‑de‑semana para adiantar mais um pouco pequenas coisas, pois avizinha-se uma tarefa bem mais complicada, que vai ser forrar o teto do carro. Aceitam-se sugestões ou contactos na zona de Évora de pessoas de confiança para o fazer. Se acharem que tenho o tato para o fazer, aceitam-se vídeos ou artigos de ajuda :P

Entretanto queria deixar ainda mais uma nota, pois o projeto passar-se-á a partir de agora a chamar "Pardal", pois dado que este carro é uma homenagem aos meus avós, originais donos deste carro, e o apelido deles (e um dos meus também :) ) é Pardal e dado que deixou de ser branco para passar a ser bege :P acho que não faria muito sentido continuar "Branquinho"... :D

Desta feita deixo mais algumas fotos do processo do fim‑de‑semana (ainda que faltem aí algumas) e desejar um Excelente Ano Novo para todos! Que 2016 seja repleto de boas energias, muitos KM, saúde e sorrisos! ;)

Um abraço a todos!

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Aperta, mas esse "algeroz" de escoamento das águas, tá lindo................ :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
E jágora como conseguis-te colocar esse para-choques nesse estado explica aí. :wink: :wink: :wink:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Fernando Palmela wrote:Aperta, mas esse "algeroz" de escoamento das águas, tá lindo................ :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
E jágora como conseguis-te colocar esse para-choques nesse estado explica aí. :wink: :wink: :wink:
Ahahah, era o que o meu avô tinha colocado na altura (há uns 5 anos) e entretanto ficou... era isto ou um pedaço de mangueira velha :P ahah

Nos para-choques, ainda que estejam melhores que antes, ainda têm alguns riscos e mossas. Como é apenas para deixar para os primeiros tempos (pois não vou comprar uns novos agora) servem perfeitamente.
O que fiz foi com a ajuda de detergente "Cif", um produto para retirar ferrugem e uma esponja, esfregando, acabou por sair a maioria da sujidade. Depois em tentativa de retirar alguns riscos, acabei por dar uma "polidela" com massa de polir fina (da Menzerna - e que nem é própria para cromados, mas ajudou e serviu mais como experiência), acabou por retirar a maioria da restante sujidade e deixou algum brilho extra. No entanto o mais certo mais para a frente e antes de os montar, tentar encontrar algum produto próprio para dar brilho aos cromados para tentar disfarçar mais um pouco a "idade" deles... :P

Umas boas entradas todos ;)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

O cif faz milagres, que o diga, o tio Batista :mrgreen:

Há realmente produtos bons, para cromados. Aqui há tempos (15 ou mais anos) poli os do meu com massa de polir cromados para motas. Tirando, por vezes um pouco de wd 40 , por causa da parte de trás (parafusos, etc.), nunca mais lhe fiz nada, e em minha opinião, estão bons.
Agora, em relação a novos, olha que muito provavelmente, os teus são de melhor qualidade, e são quase novos, só 45 anos... :mrgreen:

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Luís Santos wrote:O cif faz milagres, que o diga, o tio Batista :mrgreen:

Há realmente produtos bons, para cromados. Aqui há tempos (15 ou mais anos) poli os do meu com massa de polir cromados para motas. Tirando, por vezes um pouco de wd 40 , por causa da parte de trás (parafusos, etc.), nunca mais lhe fiz nada, e em minha opinião, estão bons.
Agora, em relação a novos, olha que muito provavelmente, os teus são de melhor qualidade, e são quase novos, só 45 anos... :mrgreen:
Ahahah, sim, verdade! Por enquanto terão de servir, pois não irei comprar outros tão cedo :D
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Mais de um ano depois, o progresso é quase nulo...

A vinda para Lisboa (onde resido e trabalho atualmente) não permite avançar muito no projeto, pois só restam os fins-de-semana (curtos) para poder fazer alguma coisa.

No entanto tenho novidades desde a última vez que publiquei aqui.

O forro do tejadilho foi colocado em Agosto do ano passado, durante as minhas férias.
Entretanto trabalhou antes de ir, mas desde então troquei alguns fios para tentar colocar tudo certo e nunca mais consegui voltar a colocar a trabalhar com chave na ignição (e fundi uns quantos fusíveis - deve estar algo em curto-circuito) e raspei um pouco o guard-lamas ao voltar a colocar na garagem (apertadinha) onde o tenho agora, o que me fez perder algum do ânimo para lhe voltar a mexer.

O passo a seguir (agora que voltou o bom tempo e a vontade de lhe voltar a mexer) será colocar as borrachas e frisos nos vidros da frente e de trás. Depois será começar a montar os vidros das portas, que provavelmente ainda vou ter de "largar" uma notinha negra para conseguir ter tudo impecável :P

Vou tentar ter novidades fresquinhas nos próximos tempos...

Uma perguntinha:

Em Lisboa conhecem alguém (que seja em conta) para tentar acabar o serviço de restauro exterior (organizar os cabos elétricos e por tudo a funcionar, fazer uma revisão geral, colocar óleo nos travões e vestoria final) antes de começar a rodar?
Isto porque em Évora é mais complicado e queria mesmo ter o carro de volta à estrada este ano, dado que estou tão perto...

Outra coisa que seria de valor era encontrar uma garagem também em Lisboa (ou Amadora, Oeiras...) que possa alugar para o guardar até terminar o restauro.

Aqui vão algumas fotos do estado atual...

Mais em breve! Cumprimentos a todos! ;)

Image
Image
Image
Image
Image
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

:D
Devagarinho e certo...

Na margem sul, o Paulo Simões costuma brincar a armar bichinhos desses... :roll:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

HUGO bOSS wrote::D
Devagarinho e certo...

Na margem sul, o Paulo Simões costuma brincar a armar bichinhos desses... :roll:
Obrigado, Hugo, vou ver se o contacto em breve a ver o que se pode fazer :D
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Olá, caríssimos...

Com o fim-de-semana solarengo e "meio prolongado" decidi dar uma arrumação na garagem e tirar o Carocha para a rua. Com isso acabei por meter mãos à obra e ganhar coragem de avançar um pouco no projeto.

Como no ano passado tinha tentado colocar o vidro da frente com a ajuda dos meus pais (sem sucesso), desta vez acabei por tentar novamente (também sem sucesso após duas tentativas quase bem sucedidas).

Após duas longas horas, acabei por receber a preciosa ajuda de um vizinho que é bate-chapas e há alguns anos trabalhou com vários carros como este... e não é que em menos de 10 minutos o vidro estava no sítio? Quem sabe, sabe... :P

Fica a faltar agora o do óculo traseiro, os laterais e depois as portas (que ficam para último por serem um pouco mais dispendiosas).

Só que ficou com uma pequena folga, não entendo bem porquê, mas o que interessa é que já está no sítio. O meu vizinho aconselhou-me a colocar massa preta para disfarçar e disse que não entraria água, pois onde veda é na parte de dentro.

Alguém teve o mesmo problema?

Fotos do trabalho:

Image
Image

Cumprimentos Carochistas!
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

Post Reply