Primeiro VW AR: karmann-ghia, avariou na primeira viagem :?

Gomes.Miguel

Primeiro VW AR: karmann-ghia, avariou na primeira viagem :?

Post by Gomes.Miguel »

Karmann-ghia coupé... em Mafra. Sem defeitos a apontar, dentro do orçamento (por alguma margem). Perfeito de chaparia (com excepção de um ou 2 pontos que mais tarde analiso e trato melhor), mecânica em muito bom estado (aparentemente).

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Fui dar uma volta e acabei por ficar rendido às evidencias. O carro estava em condições de originalidade aceitável, chaparia muito aceitável (com excepção de um ou outro ponto de ferrugem que vou ter que cuidar), embora uma instalação eléctrica de bradar aos céus, tudo funciona, interiores muito bons e completamente originais.

Comprei...

Ainda ontem, depois de pagar e tratar da papelada toda (registo de propriedade, seguros e afins), fui dar uma voltinha rápida de 30 km, para me habituar à caixa autostick. Fui de Mafra até a Ericeira, viagem que me deixou completamente descansado com a compra que fiz, condução muito aceitavel (já tinha termo de comparação com um cabrio do dia anterior) e a condução é simplesmente perfeita, as "mudanças", meias manuais meias automáticas (Autostick) funcionam muito bem, é dificil habituação, devido a não ter pedal de embraiagem, mas depois de lhe dar com o jeito, foi tudo muito mais fácil... mesmo MUITO. Como a segunda (ou terceira) mudança é muito longa, o carro consegue ser silêncioso (??) e a 120 km/h dá para sussurrar e ouvir.

Durante esta primeira viagem de teste, deu para entender que sobe bem qualquer subida na mudança L (ou primeira), e que a 1º mudança (ou segunda), é a mudança para todos os lados.

Deixo aqui algumas fotos da primeira viagem:

Image

Image

Image

Image

https://www.youtube.com/watch?v=RNXoVYhVSuc" onclick="window.open(this.href);return false;

Depois desta pequena viagem, fiquei descansado mesmo sabendo que estamos a falar de um PRINCESA de garagem. Hoje tinha uma longa maratona para fazer entre Mafra e Águeda (300 km), que estava a espera de fazer sem grandes problemas.

Existe um detalhe neste carro que me irrita e que eu tenho que corrigir ainda esta semana, o manometro do combustível está colado (avariado??) e necessito de um novo. Com este detalhe, decidi atestar à saida de Mafra e parar 100 km depois para voltar a atestar para saber a média aos 100 km (em litros) para saber o que podia contar a nivel de combustivel.

Os primeiros 99 km entre Mafra e a área de serviço da Nazaré correram maravilhosamente, sempre a rodar sem problemas entre os 100 e os 130 km/h, sem grande esforço, tendo carregado a fundo apenas uma vez onde cheguei com relativa facilidade aos 140 km/h. Quando vinha já muito perto (30-40 metros, já na faixa de desaceleração) da área de serviço da Nazaré o carro perdeu subitamente força e largou fumo branco durante alguns metros (até ás bombas). Notei logo que era a falta de um cilindro, tanto devido á falta de força como ao ruido que o motor começou a fazer (parecia que estava descalibrado ou com um balanceamento muito manhoso).

Depois de atestar o carro (fez uma média de 8 litros ao 100) ainda dei uma voltinha pela área de serviço para ver o que se passava com o carro e não tinha força NEM largava fumo branco. Estava obviamente em 3 (ou 2) cilindros. Sem ferramentas tirei os cabos das velas, e parece que não mudou nada (tirei de todos os cilindros, à vez) e o motor parece que não mudava de atitude (o barulho de um motor boxer desequilibrado).

Sem chaves, nem velas a um sábado à hora de almoço, sem querer arriscar fazer 200 km em 3 (ou 2) cilindros decidi chamar o reboque.

Pela conversa que tive com o mecânico ao telemóvel ele disse que tanto pode ser uma vela queimada como uma cabeça partida. Mas, depois de saber que era uma que o carro era princesa de garagem e exposição apostou que era uma válvula pifada por falta de uso que não aguentou uma viagem relativamente longa. Pois, não sei... pode ser os segmentos?

Infelizmente, o reboque só chega até 72 h em dias úteis depois da avaria, por isso só lá para quarta é que tenho o carro outra vez.

Por um lado estou triste, por outro penso que posso aproveitar esta oportunidade para tirar o motor e rectificar de ponta a outra. Vou-me enfiar no mecânico e tentar entender o máximo sobre o carro e a respectiva mecânica (que é bastante simples e barata).

Gostava de saber a vossa opinião de o que poderá ter acontecido?

HUGO bOSS
Site Admin

Re: Primeiro VW AR: karmann-ghia, avariou na primeira viagem

Post by HUGO bOSS »

Antes de mais nada, parabéns pela aquisição.

Quanto ao sucedido... é pena... Deixa estar que amanhã já terás algumas opiniões... :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

f_gomes

Post by f_gomes »

Não te quero desmoralizar, mas essa falta de potência e o fumo branco a sair do escape pode ter a ver com desgaste dos segmentos dos pistons. :roll:
Espero que não seja e que tudo se resolva pelo melhor.
"Dos 0 aos 100 no tempo suficiente ..."

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Parabens pela compra, foi galo ter sido praticamente na primeira viagem mas esse carro ja esta parado a bastante tempo, o desgaste dos materiais as caracteristicas do oleo ao fim de algums anos de estar no motor e o aquecimento que esteve sujeito revelou-se na avaria
Tens todo o material disponivel e a preços simpaticos para a reparaçao e depois nao voltas a tocar no coraçao da maquina.
Duvido, mas pode ser que ainda possas ter uma ajuda por parte dos que te venderam o carro.

Gomes.Miguel

Post by Gomes.Miguel »

Olá pessoal,

Podem-me ajudar a encontrar lojas com peças novas para este motor (1500cc)? Cabeças, pistões, segmentos etc...

Já agora onde é que eu posso encontrar um manometro de gasolina?

tipo este: http://www.vintagecarparts.de/artikel.p ... 919027141A" onclick="window.open(this.href);return false;

Obrigado por tudo.

split4ever
✘✘✘✘

Post by split4ever »

Gomes.Miguel wrote:Olá pessoal,

Podem-me ajudar a encontrar lojas com peças novas para este motor (1500cc)? Cabeças, pistões, segmentos etc...

Já agora onde é que eu posso encontrar um manometro de gasolina?

tipo este: http://www.vintagecarparts.de/artikel.p ... 919027141A" onclick="window.open(this.href);return false;

Obrigado por tudo.
Boas amigo,

Para material novo tens o Hugo Peças e o Julio da Montyparts.

Para material usado, tem o Rocha \ Split4ever que sou EU ;)
Vendo material para vw's antigos. Visitem os meus anúncios.
Quando me fizerem alguma compra, votem imparcialmente no meu feedback.

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Miguel, bem vindo, na primeira viagem 100/130klms/h foi obra, mas parabéns, e prepara A CARTEIRA.................. :wink: :wink: :wink:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

Pelo relato e pelos sintomas, quase que digo que o problema é "quase" sempre o mesmo! aí temos um problema de aquecimento devido a mistura pobre e lá se foi o 3º (quase de certeza) á vida. se assim foi, a resolução do problema é simplesmente desmontar o motor e meter pistons novos se estiver riscado e rodar as válvulas. isto se as minhas teorias estiverem certas! tambem me engano!
Atenção que pelas fotos esse motor não é 1500, mas sim um 1600 de admissão dupla, a não ser que tenha sido mexido!
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Também me parece motor gripado por problemas no óleo, que deveria ter sido mudado por precaução antes de iniciar a viagem. Normalmente é sempre o cilindro 3 que sobre mais.
(o\ | /o)

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

estevo wrote:Também me parece motor gripado por problemas no óleo, que deveria ter sido mudado por precaução antes de iniciar a viagem. Normalmente é sempre o cilindro 3 que sobre mais.
O problema não é do oleo, mas sim da mistura do carburador muito pobre e ou ponto do motor atrasado que faz sobreaquecer os cilindros com muito ar e pouca gasolina na explosão.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Não li que o motor ainda trabalha depois desse problema. Talvez o aquecimento não tenha feito grandes estragos. Penso que não perdes nada em medir e reajustar a folga das válvulas a ver se resolve a falta de potência.
(o\ | /o)

RicardoV
✘✘

Post by RicardoV »

Que azar..

Mas.. compras (e não deve ter sido barato), falha na 1ª viagem e não contactas o vendedor para tentar obter uma opinião/garantia?
Image

Gomes.Miguel

Post by Gomes.Miguel »

Aqui está:

Avaria:
https://www.youtube.com/watch?v=sOaII9rlAKg" onclick="window.open(this.href);return false;

Image
Image
Image

Também pode ser confirmado aqui: http://www.thesamba.com/vw/archives/inf ... etters.php

Outra razão para ser um motor 1300cc está relacionado com o dinamo não estar na posição correcta (está 90º em sentido oposto ao que devia estar).

Depois disto, como o carro estava no elevador reparei que por baixo tinha um bocado de ferrugem, não é bem um podre, mas não vai faltar muito até que seja. É algo que vou ter que cuidar mais dia menos dia, o que me deixa um bocado apreensivo e até desanimado (merecia um par de chapadas, porque deitei-me para ver de um lado e estava rijo e sem problemas e não vi do lado com ferrugem porque assumi que estava igual...)

Image

Image

Image

Cuidar deste problema do fundo agora, é dizer adeus à viagem (à volta de europa, que planeio fazer em Maio)... porque é necessário tirar a carroçaria para fora para mudar os fundos... podia tentar cortar só a parte que está ferrugenta (cortando só a parte saliente, que está visivel na fotografia em cima), e usando um painel novo...

Os paineis (fundos) estão à minha espera no Hugo Peças (telefonei para lá hoje). Devo ainda esta semana comprar para mais tarde atacar este problema, mas como não é impedimento para nada vou ignorar, sabendo que ali está mais um quebra cabeças. Gostava de saber a vossa opinião sobre este assunto.

Com estes dois problemas enfiados na cabeça, telefonei ao vendedor a pedir explicações... Afinal vendeu-me um bom carro para restaurar e não pronto para assumir uma viagem de 7000 km, como lhe tinha dito.

Ele ficou bastante admirado por o motor não ser o original e disse-me ao telefone que não faz negócios assim, com erros claros da parte dele, assumiu a responsabilidade e disse que ficava ao meu critério entregar ou não o carro como estava, que me devolvia o dinheiro.

Respondi:
Mas eu estou Fod*** eu gosto do carro, a minha mulher gosta do carro, toda a gente gosta do carro e devolver agora implicava não fazer a viagem. Vamos lá tentar arranjar soluções para meter este de novo na estrada capaz de fazer a tal viagem.

Em conjunto fomos a procura de motores (isto eram praí 3 da tarde)... Ele, como vendedor, eu como comprador mas ambos com interesse que isto se resolvesse.

A sugestão dele foi: eu arranjo-te um motor original, 1500cc que saiu de um carro a funcionar, faço-te uma revisão geral meto-o no carro. Obviamente que te trato isto tudo na minha oficina e não tens que pagar nada.

A minha sugestão foi: Á pouco tempo vi no OLX uns motores à venda na zona do Porto que ofereciam garantia... fui á procura e encontrei: http://vilanovadegaia.olx.pt/motor-para ... -461402075

Este senhor é membro do fórum :mrgreen:

Falei com o vendedor e cada um achava que a sua sugestão era a melhor... encontramo-nos no meio, compro no Porto, ele paga metade e eu a outra metade.

Falei com o senhor no Porto que já está à minha espera amanha de manhã... este senhor do Porto, fiz uma pesquisa muito rápida pelo nome dele (José Castro) e confirmei o que ele me disse ao telefone... Sempre trabalhou apenas com carochas e actualmente não faz outra coisa... Carochas e competição... está aqui a pesquisa: https://www.google.pt/webhp?sourceid=chrome-instant&rlz=1C1VSNA_enPT573PT573&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=josé+castro+carochas

O motor tem garantia de um ano, em caso de avaria envio-lhe o carro que ele arranja sem me cobrar nada. Também me garantiu que podia ir ao fim do mundo com ele... que era um poço de fiabilidade, etc... tal como eu desejo...

Não sei até que ponto é que um motor 1700cc vai ter peças suplentes (se necessitar de pistons, cabeças etc...)

Não sei se fiz bem, se fiz mal... mas lá vou ter que viver outra vez com a minha escolha. Escolhi, especialmente, pela garantia oferecida pelo senhor do Norte.

A originalidade poderá ser mantida mais tarde... depois da viagem vou pensar se vale ou não a pena comprar um 1500cc, arranja-lo bem só para passar no CPAA para poder usar as matriculas de época..

O que é que vocês acham?

P.S. Imagem do dia:

Image
Afinal, não só carros velhos que avariam... o meu estava acompanhado de muito ferro plastificado a gasóleo, semi novo, que também avariam e vêm à boleia no reboque.

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Um motor 1700cc é sempre uma mais valia para uma velocidade maior e constante. Peças haverão...
Quanto a originalidade, julgo que será difícil, a olho nu, adivinharem a cilindrada do carro... :mrgreen:

Quanto aos fundos... realmente a melhor coisa é mudar tudo... mas dá uma trabalheira e irão surgir mais podres de certeza... eventualmente na carroçaria...
Não consegues que te dêem uns pingos de solda só por enquanto?
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

joao
✘✘✘✘

Post by joao »

vais mudar os fundos por causa daqueles buraquitos?

arranja forma de tapar isso para desenrascar, curte o carro primeiro e depois quando precisar mesmo arranjas...

vais desmontar, não é só esses buracos que vais ter :wink:

o jágora é bem tramado :lol:
[center]'73 1303 S daily driver | '69 Bay | '64 Splitscreen |
'62 Splitscreen pick up[/center]
[center]sex, vw van's and rock and roll[/center]

Post Reply