Restauro do "Branquinho" 1300 de 1971

Post Reply
hfigueira_1

Re: Restauro do "Branquinho" 1300 de 1971

Post by hfigueira_1 »

rmoreira wrote:Também tenho um 1300 de 71 e a minha matrícula é IE-77-75, portanto é um irmão do teu 8)
Quero ver fotos dessa máquina, rmoreira :D
..,(___), .. VW Carocha 1300 '71 (ver projeto)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

Todas as fotos do meu projeto aqui --> https://flic.kr/ps/27Mrqu

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

superalex wrote:hfigueira, não me leves a mal mas acho que não havia necessidade de fazeres o que fizeste

um carro nessas condições é uma pena levar restauro. nada se compara à condição original. no máximo uns interiores novos, algumas borrachas e reparação ao motor

quando chegares ao fim vais perceber o que quero dizer com isto
Caro "superalex", compreendo perfeitamente o que queres dizer com isso e sou da mesma opinião, mas dada a minha paixão por este carro creio ser necessário.
Não se trata só de o querer preservar por mais uns bons anos, mas o restauro "a fundo" trata-se de se perceber o que ele tem e poderá vir a ter nos próximos anos. É uma forma de o conhecer melhor e preparar-me para eventuais anomalias que ele possa vir a ter no futuro.

Se eu não estivesse a trata-lo desta forma, muito provavelmente aconteceria-me o que aconteceu a um senhor que eu conheço, tinha um 1302 "semi-restaurado", ao fim de uns anos de andar com ele aos fins‑de‑semana acabou por ganhar uns podres onde já havia anteriormente e que não foram tratados, o que o levou a desfazer-se do mesmo, pois não tinha dinheiro para tratar dele.

Eu compreendo que ao fazê-lo estou a tirar-lhe a "alma" original, mas gostava de, já que tenho a oportunidade de hoje o fazer, de o preservar juntando algumas coisas a meu gosto, como o interior e pintura. O que tenho estado a fazer neste momento no chassis e no motor é uma forma de o preservar, pois com o tempo foi criando ferrugem que necessitava de ser tratada o mais rápido possível. O motor ainda que em muito bom estado, exigia peças novas para se manter fiel.
A pintura, ainda que pareça em bom estado, está muito gasta e tem alguns podres e mossas, que irão ser tratadas na segunda fase deste projeto. Se apanhar um pouco de chuva vai acabar por por em risco a carroçaria.

Acima de tudo o que pretendo com este projeto é conhecer um pouco melhor a mística do Carocha e ficar a conhecer melhor o que tenho em mãos, pois será para manter na família por muitos e bons anos ;)

Ah, e agradeço todas as vossas críticas e sugestões, afinal é para isso que cá estamos :D

Saudações a todos ;)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Entretanto já fui avançando mais algumas coisas no projeto...

Estas últimas duas semanas foram semanas de limpeza, nomeadamente pistões, cabeças, motor, caixa de direção e pintura de peças pretas com "Hammerite", como a zona inferior do chassis, eixo dianteiro, cubos, entre outras menores... Entretanto peças como cabeças, válvulas, camisas e pistões estão na oficina de retificação, para levarem um tratamento.

A zona inferior do chassis foi lavada, passada com escova de arame, lixada e depois levou 3 demãos de Hammerite. Depois da tinta estar seca levou massa vedante nos locais onde será passível de levar com água ou lama que poderia ficar alojada por algum tempo. Depois ainda levou mais uma camada de Hammerite sobre a massa vedante e por fim um undercoat impermeabilizante. Creio assim prolongar por algum tempo a vida desta zona (agradecimentos para o meu chefe e amigo Ruben, que me ajudou bastante neste processo).

Próxima fase, no próximo fim‑de‑semana, será tratar a parte de cima do chassis...

ANTES

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Neste dia recebi a ajuda do meu chefe (o sujeito da foto), que me ajudou a limpar e pintar o chassis :)

Image

DEPOIS

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Mais fotos em: https://flic.kr/ps/27Mrqu" onclick="window.open(this.href);return false;
Last edited by hfigueira_1 on 04 Dec 2014 12:08, edited 1 time in total.
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

Concordo contigo, quando temos condições para fazer as coisas, devemos executá-las, pois a vida dá voltas, e o que hoje pode ser oportuno, amanhã pode ser difícil, de concretizar (falo com experiência, infelizmente).

Bom trabalho, que vai por aí, vai ficar novíssimo :wink:

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Entretanto fim‑de‑semana e dia de pintura da zona superior do chassis.

Após alguns dias de preparação durante a semana e limpeza de outros materiais, chegou a altura de colocar mãos à obra.

Como os dias estão um pouco instáveis e ora chove ora faz sol, acabei por improvisar uma "estufa" de pintura na garagem onde tenho o "branquinho" para evitar males maiores.

Feita a estufa com a ajuda de dois amigos (mais uma vez o meu agradecimento vai para o Ruben - o meu chefe - e Salgueiro, amigo e ex-colega), foi altura de pintar. Esta estufa é provisória, pois quando chegar a altura de tratar da carroçaria aí vou ter de montar uma um pouco mais forte.

Mas vamos ao que interessa, fotos! :)

ANTES

Image
Image
Image
Image
Image
Image

DURANTE

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

RESULTADO FINAL

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Três latas de Hammerite depois... deu para pintar desde a zona inferior, superior e eixo dianteiro, de forma a que (espero eu) não veja ferrugem nas próximas décadas :D

Image

Estufa improvisada para a pintura do fim‑de‑semana ;)

Image

Entretanto hoje ainda foi dia de lavagem de motor (segunda vez mas mais a fundo), balancins, tampas das válvulas, entre outras peças...

Image
Image
Image
Image

Esta semana vai ser um pouco mais parada, pois vai ser limpar pequenas peças e começar a montar no chassis, enquanto aguardo pela retificação do motor.

Mas passo a passo vamos lá ;)

Album completo de fotoreport: https://flic.kr/ps/27Mrqu" onclick="window.open(this.href);return false;
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Grande obra!!! :D
O carro está muito bom de chapa. O chassi não tem um único podre, só uns riscos e mossas.
O teu motor deve ser um AB.
O motor do meu também tinha pistões iguais . Já não se conseguem arranjar novos. Davam mais compressão por causa da forma.
No meu, os segmentos partiram e deram cabo dos pistões e as camisas também estavam cheias de calo.
Acabei por mudar tudo.

João
VW 1302 Jubilee

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

jcse wrote:Grande obra!!! :D
O carro está muito bom de chapa. O chassi não tem um único podre, só uns riscos e mossas.
O teu motor deve ser um AB.
O motor do meu também tinha pistões iguais . Já não se conseguem arranjar novos. Davam mais compressão por causa da forma.
No meu, os segmentos partiram e deram cabo dos pistões e as camisas também estavam cheias de calo.
Acabei por mudar tudo.

João
Boas, caro jcse.

Em termos de chapa, o local que está pior e que mais me preocupa é na zona inferior das colunas das portas. Está em mau estado, mas nada que não dê para reparar.
Nas fotos não dá para ver bem, mas tem um buraco de cada lado da coluna da porta. Mas creio que seja um trabalho relativamente simples de fazer (espero eu). Mas como ainda vou na primeira fase do projeto (o chassis), só quando o terminar de montar e colocar o motor a funcionar é que passo à segunda fase, a chapa.

Vou hoje à oficina de retificação, onde tenho as camisas, os pistões, válvulas e cabeças a retificar, espero não ter nenhuma surpresa desagradável, mas ao que tudo indica está tudo OK para usar de novo ;) vamos lá ver...

Obrigado pelo comentário e pela força para o projeto. Tenho novidades todos os dias/semanas, dependendo do tempo livre para colocar novidades.
Fiquem atentos... :D
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Entretanto ontem foi dia de começar a montar peças, nomeadamente os tubos do sistema de travagem no chassis e terminar de limpar e montar os balancins. Tal como referi, esta semana será um pouco mais "pobre" em termos de avanços, pois vai ser limpar e montar peças que estão a aguardar serem colocadas no chassis.
Espero até ao final da semana ter o chassis um pouco mais perto de poder receber o motor.

Vamos às fotos:

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Mais para breve... :)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Mais alguns avanços no branquinho...

Ontem foi dia de mais umas montagens no chassis e limpeza de algumas peças do motor, para preparar para a pintura este fim‑de‑semana.

Mais para vir...

Image
Image
Image
Image

Cabeças já retificadas e com os balancins limpos e colocados...

Image
Image
Image

Peças para limpar e pintar este fim‑de‑semana...

Image
Image
Image
Image

E por hoje é tudo :D
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

hfigueira_1 wrote:
rmoreira wrote:Também tenho um 1300 de 71 e a minha matrícula é IE-77-75, portanto é um irmão do teu 8)
Quero ver fotos dessa máquina, rmoreira :D
Espreita aqui o meu tópico 8)
viewtopic.php?f=24&t=8346" onclick="window.open(this.href);return false;

O teu está a ficar excelente. Continuação de bom trabalho!!!!!! 8) 8) 8)

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Mais um fim‑de‑semana, mais uns avanços...

Este fim‑de‑semana foi dedicado a lixar e pintar as chapas pretas do motor, isto porque espero não faltar muito para ter tudo o que preciso para voltar a colocar o motor como deveria, montado e a funcionar.

Foram algumas horas de preparação, desde o lixar e desamolgar algumas das chapas, mas o resultado final acho que ficou muito bom.

Deixo algumas fotos do trabalho realizado, ainda sem o resultado final (pois só hoje vou tirar essas fotos, pois algumas peças ainda estavam a secar).

Para um rapaz de 22 anos que pouca experiência tem nestas andanças, até acho que não me estou a safar mal... :D

Vamos às fotos:

ANTES

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

DEPOIS

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Last edited by hfigueira_1 on 25 Nov 2014 13:07, edited 1 time in total.
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

Ficou bem sim senhor!
É incrível a quantidade de lixo que eles transportam ao longo do tempo.
Assim limpinho até vai fazer melhores consumos :mrgreen: . Está mais leve!

Abraço, e continuação de bons trabalhos.

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Perfeito. melhor não se pode pedir, levou um aparelho antes da tinta?
deves de ter tirado muita caca do nariz.

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Parabéns, no meu rato na garagem tirei 2 baldes negros das obras, de terra só da parte da frente.
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Boas, caríssimos.

Obrigado pelo apoio, é bom saber que estamos no bom caminho ;)

No caso tirei muita "porcaria" do nariz, cabelo, roupa e da garagem, que este pó entranha-se em tudo o que é sítio.

Não sei se foi boa a escolha, mas dado que gostei do Hammerite e me disseram que para o efeito serviria, acabei por usar nestas peças também, dado que não necessita de primário, é brilhante e tem uma ação protetora sobre a ferrugem, pode ser que me safe dela durante uns anos.

Espero ter sido uma boa escolha...

Vamos ver agora o resto ;)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

Post Reply