Rato - sob nova gerência "Li"

Post Reply
Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Toiga, se achas que o problema é o choke, aquela parte dentro do plástico branco, do lado direito do carburador, então "tranca" a coisa em aberto, de modo a estar sempre para a posição de motor quente.
Alivias os parafusos do plástico, e rodas a posição do terminal para ficar em aberto. Convém confirmar tirando o filtro para ver melhor a coisa.
Pode ficar dificil manter o ralenti ao ligar, mas depois deixa de ter problemas. Já andei assim uns tempos, e prefiro.

Carburadores perfeitos = não existem...
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

O rato, hoje de manhã, voltou a pregar-me uma partida. junto a casa pegou na boa sem problemas mas não se aguentava ao ralenti. Realmente tenho o choke electrico estragado. Mas isso é o menos. Sai de Alpalhão com a minha cachopa atrás no carro dela. Noto que ao fazer curvas para a esquerda na rotunda a buzina toca. Deve ter sido resultado da ligação directa que o mestre joca fez. Mas isto é o menos e nem 1KM já na IP3 o Rato morre. Liga bem mas não se aguenta. Vai logo abaixo. Tinha de andar a bombear gasolina para se aguentar mais um pouco. Viro o carro e tento empurrá-lo para casa. Enquanto foi a descer tava-se bem mas numa subida para depois sair da IP3 tá quieta que era muito pesado. Resolvo ver o que se passa com o carro. Penso que o problema é no carburador. Vou mexer no parafuso da mistura e testando para ver se aguenta. Consigo encontrar um ponto onde ainda tenho de bombear o pedal para o motor não morrer mas sempre dá para ir avançando com toques de embraiagem. De repente Sinto um baque e o carro ganha vida com não houvesse nada com ele. O ralenti está aceleradíssimo mas consigo chegar a casa. Parado em casa, lido o Contarotações ao motor e tento afinar o ralenti do carbuurador e mistura. neste momento consigo ter o ralenti às 850 e não morre nem se engasga. do ralenti às 1200 engasga-se um pouco mas de resto está bom.

Conclusão: eu suponho que fosse o carburador entupido. O que acham?

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Varias possibilidades
Ralenti que não se aguenta a frio: choke electrico ou avariado, não ligado, ou mal afinado. Entradas de ar a mais (fugas no eixo da borboleta, na junta em baixo ou nos collectores), ignição mal affinada, afinação das velas ou muitas frias

Motor que vai abaixo a quente e tens de bombear gasolina para se aguentar (mesmo sem sendo ao ralenti?) seja ralenti a quente "HS"(enfim eu vejo isto assim como um ralenti a quente manhoso):
Pensei uns segundos num vapor lock, mas só num quilometro?! O tens o gigleur de ralenti muito pequeno ou cheio de merdas, ou distribuidor mal afinado/ nas lonas (pontos)

Difficulades a subir...a morrer:
Gigleur muito pequeno, distribuidor que não aguente a carga.... ja é a 3vez que ele esta a ser chamada a atenção... :?
Vé la com ele esta, se os pontos estão corecto, muda o condensador pelo sim pelo não, o estado da cabeça (suja por dentro, rachada, etc...)

Buzina: fio decascado algures e nas curvas com a inercia ele toca a massa e fecha o circuita: buzina!
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Toiga, eu experimentava começar por limpar o carburador:

Desarmar tudo para cima de uma bandeja ou mesa limpa. Aplicar spray de limpeza de travões da Berner, para limpar tudo, come a porcaria toda. Com pistola de ar comprimido limpar todas as cavidades, e gigleurs. Limpar tudo bem com papel de cozinha do Lidl. Verificar o estado da junta da cuba do carburador e estado das molas diversas. Se a mola lateral estreita e na horizontal estiver estragada, não tem ralenti. Nesse caso retirar uma mola de dentro de uma esferográfica Parker e aplicar ali. Remontar tudo, atenção à junta de papel: se estiver esticada, forçada, ou danificada, mesmo ligeiramente, trocar, comprando um kit de reparação do carburador ao Hugo Peças, ele sabe quel o kit certo para o modelo de carburador, (cerca de 15 euros). Depois de remontar tudo, apertar o parafuso da mistura até ao fim e desapertar 1 volta e meia. Começar a afinar com o motor ligado a partir desse ponto.

Boa sorte! :wink:

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

já andei um bom bocado: tal como ir a espanha buscar mais gasolina. Uma volta de 55kms e sem um suspiro.

a ver como se comporta amanhã.

zef

Post by zef »

boas

uma fuga no eixo da borboleta tem reparaçao ou é um carburador novo para remediar?

cumps

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Fuga por folga no eixo já me aconteceu... E limitei-me a trocar por outro.

Teoricamente, tem solução (tudo tem solução, menos a Morte :roll: ), mas ainda não tentei. Parece que se trata de ir a uma serralharia de precisão, encher o eixo, abrir nova guia calibrada e enfiar o eixo sem folgas. Está nos planos próximos tentar essa aventura com um carburador "marado" que tenho.

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

já não tem a fuga de gasolina pelo veio. Também como tem pregado tão bem logo à primeira, a bomba de gasolina não enche o carburador até ao ponto de forçar a fuga pelo veio.

mas vou estar atento a mais alterações.

Só notei uma pequena fuga de oleo pela valvula de pressão de óleo.

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Sabes que o carburador Solex deve de ter um nivel de gasolina não superior a 14mm de distância do rebordo da cuba. Podes regular isso através da valvula de agulha, instalando uma ou mais anilhas que normalmente veem com os kits de reparação. Só uma ideia...

BERMORAIS

Post by BERMORAIS »

e hoje?portou-se bem?

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

parece um relogio. tá com um trabalhar muito certo agora. A buzina não voltou a aparecer e os pingos do carburador igual

BERMORAIS

Post by BERMORAIS »

era da ressaca :lol:

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

Aventuras dos ultimos dias: Fazer 100kms com um penus a desfazer e sem macaco para trocar de pneu. Foi, no minimo, interessante.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Então tu andas com os pneus nesse estado...O Rat-Look não inclui os pneus :D

João

toiga
Site Admin

Post by toiga »

hehehehe

Eu sei. Os pneus da frente era uns que estavam no carro. Só os de trás é que são novos.

Agora apareceu outro problema, desta vez, electrico. Os piscas deixaram de funcionar e a buzina. No entanto acende-se a luz indicadora de piscas em qualquer um dos casos.

Post Reply