Ajuda no Restauro - Early Bay de Jan 1968

Surfer_Pt

Ajuda no Restauro - Early Bay de Jan 1968

Post by Surfer_Pt »

Boa noite a todos ..

O meu nome é Nuno e sou um novo utilizador no forum e em 1º lugar gostaria de vos dar os parabéns pelo forum que contém informação preciosa :)
Deixem me apresentar a "nova" aquisição da família (2 filhos) ... o nome dela é Mikas e foi aquirida no verão do ano passado.

A mikas teve apenas 1 dono que a utilizou (segundo informação que me deram) o 2º dono devido a problemas financeiros viu-se forçado a vender a "mikas" já com o restauro de chapa de toda a traseira e zona de fixação do motor.

Quando eu adquiri a "mikas" todos me diziam que eu era " louco" mas eu aceitei o desafio e aqui estou a solicitar-vos ajuda no restauro da carrinha de sonho da família.

Em 1º lugar vou colocar aqui as fotos que recebi dela antes de qualquer tipo de restauro :

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

As fotos do motor (o mostrador do conta quilômetros tem 35.000km e é tudo original ... ou fui enganado ? )

Image

Image

Em baixo as fotos da fase de reconstrução da traseira (mala + pontos de fixação do motor )

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

As fotos que vou colocar de seguida já foi o inicio do meu restauro (recuperação da saia frontal + lateral esquerda + chão de passageiro + chão de traseira + aplicação de painel lateral que estava em falta )

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Não sei qual a vossa opinião mas parece-me que estou a levar o restauro no bom caminho segundo o que tenho lido nos vários tópicos.

As minhas questões neste momento são :

O restauro ao nivel de chapeiro está finalizado.

Agora tenho de passar para a fase da pintura e tenho solicitado orçamentos para um primário em epoxy e tinta de 2 componentes ? que dizem sobre isto ? Moro a 50 metros da praia o que a ferrugem é o meu maior inimigo e após ter falado com um amigo meu que representa diversas marcas de tintas e diluentes para barcos e automoveis me sugeriu que assim fosse .

Outra questão que coloco é a seguinte : A pintura não vai avançar já pois ainda estou a recolher opiniões e a pesquisar sobre o melhor tratamentos a dar de forma a ter um bom trabalho... sugerem que faça algo de imediato ? tenho reparado que a chapa como ainda não levou primário ou aparelho tem aparecido alguns pontos de ferrugem ou indicio de tal ....

Toda a ajuda que me possam dar neste momento é muitissimo preciosa pois sou novato nestas andanças e tenho receio em fazer asneira .

Em breve coloco mais fotos detalhadas do trabalho de reparação no chão da mikas.

Aguardo os vossos comentários !!!

Forte abraço a todos e OBRIGADO pelo forum :)

Um forte abraço da Vila do Surf ...

nuty

Re: Ajuda no Restauro - Early Bay de Jan 1968

Post by nuty »

Primeiro que tudo bem vindo :)

mais uma carrinha a querer renascer :)

Janeiro de 1968, é uma das primeiras bay.

Faço uma pergunta, nas fotos da calha do vidro da frente (para-brisas) a chapa é soldada em cima de outra? e o canto (quando estas de frente para ela) do lado direito também?

Mas a perguntas que fazes de colocar já primario, sim deves limpar já toda a ferrugem e pelo menos dar um primario de chapa que te permita estar com a carrinha protegida para depois pintares (atenção, alguns primarios tem de levar logo tinta por cima, verifica com o pintor o melhor para poder estar em contacto com a chapa e a aguardar as varias ideias opiniões que possas querer analisar)

Não te esqueças é de colocar mais fotos.
Image

joao
✘✘✘✘

Post by joao »

Bons trabalhos que para aí vão!

venham mais :D

em relação ao primário, eu usei na minha epoxy de 2 componentes
[center]'73 1303 S daily driver | '69 Bay | '64 Splitscreen |
'62 Splitscreen pick up[/center]
[center]sex, vw van's and rock and roll[/center]

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Bem vindo mais essa bela maquina o caminho é sempre a direito não vale abrandar.

nezz
★★

Post by nezz »

oh yeah, mais uma família feliz Image
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Surfer_Pt

Post by Surfer_Pt »

Obrigado a todos pelas boas vindas :)

Em resposta @nuty :

Em ambas as partes a chapa foi colocada nova, após o chapeiro ter feito o molde através da antiga ... ou seja foi cortar a antiga e "cozer" a nova .... o canto foi totalmente novo assim como a lateral do painel frontal em baixo ... mesmo processo : molde, cortar a chapa podre e soldar a nova e martelada para moldar :) O chapeiro parece-me estar a fazer um bom trabalho .

Em relação à pintura/primário : Se for eu a fazer esse trabalho de lixar e aplicar o primário vou reduzir os custo na pintura ( a ser efectuada por um profissional) ? Quero ter a garantia que todos os cantos da carrinha e zonas de difícil acesso são bem tratadas em relação à prevenção de ferrugem ... onde moro levo com a salitra do mar e isso preocupa-me :(

Abraço :)

nuty wrote:Primeiro que tudo bem vindo :)

Faço uma pergunta, nas fotos da calha do vidro da frente (para-brisas) a chapa é soldada em cima de outra? e o canto (quando estas de frente para ela) do lado direito também?

Mas a perguntas que fazes de colocar já primario, sim deves limpar já toda a ferrugem e pelo menos dar um primario de chapa que te permita estar com a carrinha protegida para depois pintares (atenção, alguns primarios tem de levar logo tinta por cima, verifica com o pintor o melhor para poder estar em contacto com a chapa e a aguardar as varias ideias opiniões que possas querer analisar)

nuty

Post by nuty »

Surfer_Pt wrote:Obrigado a todos pelas boas vindas :)

Em resposta @nuty :

Em ambas as partes a chapa foi colocada nova, após o chapeiro ter feito o molde através da antiga ... ou seja foi cortar a antiga e "cozer" a nova .... o canto foi totalmente novo assim como a lateral do painel frontal em baixo ... mesmo processo : molde, cortar a chapa podre e soldar a nova e martelada para moldar :) O chapeiro parece-me estar a fazer um bom trabalho .

Em relação à pintura/primário : Se for eu a fazer esse trabalho de lixar e aplicar o primário vou reduzir os custo na pintura ( a ser efectuada por um profissional) ? Quero ter a garantia que todos os cantos da carrinha e zonas de difícil acesso são bem tratadas em relação à prevenção de ferrugem ... onde moro levo com a salitra do mar e isso preocupa-me :(

Abraço :)

nuty wrote:Primeiro que tudo bem vindo :)

:)
Image

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Bem vindo! Rico projecto.

Muito trabalho aí feito... mesmo assim não parecia muito má... Gostei de ver o mestre a trabalhar sem máscara... :twisted: No entanto, parece-me que fez um excelente trabalho.

Quanto á pintura, como já te foi dito, trata logo de aplicar primário nisso, senão terás em breve chapa a enferrujar e soldaduras também. Claro que se fizeres o trabalho de lixar será uma certeza para ti de que chegaste a todo o lado. Arranjar um compressor nem que seja de 25 litros e vai pintando um painel cada dia... :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Parabéns pela carrinha.
já levaste o restauro de chapa até ao fim? como é que ficou esse tejadilho? É que a ver pelas tuas fotos, isso estava com um aspecto "complicado"....

Image

Image
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

Surfer_Pt

Post by Surfer_Pt »

O tejadilho de opinião do chapeiro estava bom ... coloco as fotos mais tarde para opinarem :)

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Surfer_Pt wrote:O tejadilho de opinião do chapeiro estava bom ... coloco as fotos mais tarde para opinarem :)
Por acaso não tinha reparado nesse detalhe... mas olha que aparentemente parece uma coisa e por dentro está outra... Já deste uma olhadela ao tópico da carrinha do JNAR? Ele fala por experiência própria... :roll:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

estava bom?? à grande homem.... :lol:

Essa parte é só a mais complicada para se mexer. Compreendo que não lhe queiram sequer tocar, mas é dificil aceitar que um profissional diga que isso está bom... é que a ver por essas fotos, isso está tudo podre por baixo.
Pintar por cima disso, é pedir para daqui a um par de anos, estar a fazer tudo outra vez....

Tal como o Hugo referiu, escrevo isto por experiência própria.

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

sem querer ser pessimista, vejo aí imagens que não auguram nada de bom. O método que aparentemente foi usado (e, como é óbvio, posso estar enganado - e para ti, é bom que esteja), de aquecer a chapa com maçarico, bater até ficar com uma forma aproximada e depois, rebarbar até ficar liso, faz com que a chapa fique fina e quebradiça. É curioso ver estas fotos, pois parece-me exactamente o que me foi feito em 2005. Posso-te dizer que passados uns anos (2?), estava a fazer tudo outra vez, mas bem feito.
:roll:

Resta-me desejar-te que eu esteja enganado nestes comentários... :roll:

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

e novidades?

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Então e novidades?

Só espero que esta ausência, não se deva aos meus comentários :roll: .
Pediste comentários e eu dei-te o meu, mas eu sou apenas um no meio de 2500 registados.
Lamento se não foi o que estavas à espera, mais uma pancadinha nas costas com o típico "isso está a ficar porreiro". :roll:
Custou-me um bocado ver-te a falar em tintas e primários, e ver isso nesse estado.
Vais, sem perceber, no triste caminho que te leva a gastares dinheiro numa pintura que não te vai durar um ano :roll:

Queres um exemplo?

quando foi feito o meu 1º(?) "restauro":

Image

... e cerca de um ano depois:
jnar wrote: (...)
Entretanto, uma vez que já tinha outro problema (mais um :cry: ) que apareceu há algum tempo, o Vlad decidiu resolve-lo já.
Primeiro uma foto do problema,

Image

Depos de tudo lixado até à chapa,

Image

Image
mais um:

Image

uns anos depois:

Image

... e posso continuar, se quiseres.
portanto, não desanimes. Não és caso único.

Já agora:
Surfer_Pt wrote:(...)
Em baixo as fotos da fase de reconstrução da traseira (mala + pontos de fixação do motor )

Image

Image
Nestas fotos, as dobradiças estão ao contrário.
Last edited by jnar on 04 Apr 2014 17:33, edited 1 time in total.

Post Reply