Alargar jantes

jcse
✘✘✘

Re: Alargar jantes

Post by jcse »

rolando lima wrote: Pode não trabalhar para o IMTT, mas são mentalidades como a sua e má interpretação de leitura, e desconhecimento da diferença de produtos que fazem com que sejamos o resquiço da europa e do 3º mundo. As pessoas não evoluem.
´

:lol:

João
VW 1302 Jubilee

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

esse texto não diz nada

1º porque não sabemos a data da publicação para poder encaixar as tecnologias de pneus da época

2º é a leitura que faço do texto que é a seguinte:
o vw já pode montar pneus radias tubeless devido às jantes de série serem de "segurança" (como é designado no texto)

se eu fiz esta interpretação, o joão fez outra e o rolando ainda outra não é mais senão prova que o texto não esclarece, pelo contrário, levanta dúvidas
alexandre vicente

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Esta folha faz parte do manual do 1303 de 1974.

Image

Eu interpreto que podemos colocar pneus radiais 155 R 15 em jantes de aro normal.

Para complementar:
Jante aro normal (4,5Jx15) do 1303 de 1974

Image

Jante aro desportivo (5,5Jx15) do 1303 de 1974

Image
(o\ | /o)

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

pessoal, os manuais não são muito claros em alguns aspectos, mas vocês estão a fazer uma salada russa de conceitos sobre pneus e jantes!

vocês estão partir do principio que pneus radiais são todos tubeless, mas não são, há pneus radiais tubetype e também pneus diagonais tubetype e julgo que também tubeless, embora destes não me lembre de ter visto alguma vez.

uma coisa é o tipo de estrutura do pneu outra é a necessidade ou não de terem câmara de ar, sendo que o mais comum de se encontrar são os radiais tubeless.

outra coisa são as caracteristicas das jantes para pneus com ou sem câmara, para pneus diagonais ou radiais as jantes são as mesmas.

uma jante com o rebordo em J está apta a receber pneus tubeless, bem como os modernos pneus runflat. todas as jantes modernas são com rebordo em J. Se procurarem em manuais de carros dos anos 40 ou 50 vão ver que não encontram referência a jantes desse tipo, salvo algumas excepções, pois já nos anos 50 alguns fabricantes adoptaram esse design.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Até que enfim que aparece alguém que sabe do assunto. :D
O rebordo de segurança é do lado de dentro da jante.
É necessário desmontar o pneu para ver esse rebordo em forma de J existe na jante.
Havia pneus radiais para uso com câmara e sem câmara.
Os radiais que eu tinha montados nas jantes de origem tinham câmara e no flanco do pneu estava escrito que tinham que ser usados com câmara. Quando comprei pneus radias sem câmara, comprei também as jantes com o rebordo de segurança.
O que eu queria disser no meu primeiro comentário, pode ser mais barato e seguro comprar umas jantes apropriadas do que alterar as de origem.
Não sei se os 1303 já traziam de origem jantes com o rebordo em J o meu 1302 não trazia.
Não quero estar aqui a criar desentendimentos mas eu não me consigo explicar melhor.

João
VW 1302 Jubilee

split4ever
✘✘✘✘

Post by split4ever »

O que é que os Eng. são para aqui chamados?
Há gente com muitos recalcamentos. Será que se tiverem um filho Eng., também vão pensar da mesma maneira?
Realmente, são pensamentos de 3º mundo.
Vendo material para vw's antigos. Visitem os meus anúncios.
Quando me fizerem alguma compra, votem imparcialmente no meu feedback.

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Mais uma pág. do manual do 1303 de 74.

Como podem ler, todos os pneus utilizados nos tipo 1, 2 e 4 (o tipo 3 já não era fabricado), são sem camara de ar.

Image
(o\ | /o)

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Com está explicado no manual do estevo (obrigado estevo) em 1974 a VW já equipava os carros com o perfil de segurança.
Como não faz referência ao tipo de pneus podiam ser montados pneus radiais ou diagonais.
Por isso no manual aparecem as medidas de pneus radiais e diagonais. No meu manual só aparecem as medidas para pneus diagonais.
Não sei se o meu 1302 teve pneus diagonais sem câmara. Era muito jovem para me lembrar.

http://www.toyojapan.com/tire-technology/wheel-rim/

G) Hump: It is bump what was put on the bead seat for the bead to prevent the tire from sliding off the rim while the vehicle is moving.

João
VW 1302 Jubilee

camali

Post by camali »

Viva,
para alargar jantes sem cortar e voltar a soldar
é possivel utilizando jantes de ferro do mercedes classe A
retirar o centro e soldar o centro da jante original vw
com a possibilidade de colocar o ET que quiser
o trabalho tem que ser feito por um torneiro de confiança.
fiquem bem!

Sintesi
✘✘

Post by Sintesi »

Tanta confusão para dizer que nas jantes com 'J' podem ser montados pneus tutype ou tubless Diagonais ou radias, nas jantes sem 'J' não pode, os VW desde '68 vêm equipados com jantes 'J', os que não têm 'J', podem montar pneus diagonais ou radiais desde que não sejam tubless, pois existem pneus diagonais tubless, a Camac tem os famosos 5.60x15.

Penso que a na minha modesta ignorância sobre o assunto tenha esclarecido a confusão que aqui foi feita. :wink:
Na subida paciência, na descida, dá licença! (ô\_!_/ô)

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

não pode ou não deve?

é que eu já há muitos anos que uso pneus tubeless em jantes antigas
alexandre vicente

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Não se deve fazer :roll: , mas tudo pode ser feito até aquilo que é proibido desde que consigas.
Se assim não fosse não havia ladrões, assassinos, não podias passar dos 120km/h num carocha, etc.

João
VW 1302 Jubilee

luisgaspar

Post by luisgaspar »

boas malta! epa voces sao do caraças!!! ate se comem aqui pa. ahahahah. bem, eu tambem quero alargar as minhas jantes do meu latinhas de 1959. 5 furos. e nao sei quanto devo alargar sem que roce ou traga problemas em bater em alguma parte da direccao.

alguem me pode dar umas luzes sobre a quantidade a alargar?

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Tens por cá o Jorge ARC de Azeitão que tem umas jantes já alargadas e o Rocha que acho que tem umas para vender, para mais rapido teres algumas luzes.

Jorge ARC

Post by Jorge ARC »

Epá eu até te ajudava mas eu tenho um buggy por isso não sei até que ponto podes alargar para caberem dentro dos guarda lamas, o maximo que eu posso faser é vires cá ter comigo e montamos as jantes no teu latinhas para teres uma ideia
Desenrasca que ele anda...

Post Reply