1300 de 1967

User avatar
superalex
✘✘✘✘
Posts: 3393
Joined: 04 Apr 2008 00:53
Location: tavira - algarve

Re: 1300 de 1967

Post by superalex »

arranjas um fio que não seja elástico e ais tirando medidas de um lado e do outro para comparar, por exemplo: esticas o fio do centro da roda esquerda da frente para o centro da roda esquerda de trás. depois pegas no fio e comparas se do centro da roda direita da frente atá ao centro da roda direita de trás tem a mesma medida.
alexandre vicente

User avatar
Sintesi
✘✘
Posts: 1210
Joined: 10 Dec 2010 19:21
Location: Santarém

Re: 1300 de 1967

Post by Sintesi »

De facto a moça que aparece no túnel, não é de 'origem' foi pancada que levou, resta saber se em sequência de um acidente e daí terem 'decapitado' o carro ou foi acidentalmente com uma marreta por ex., como já foi referido deverás verificar se a medida de centro a centro das rodas é igual dos 2 lados, ou inclusivé medires a distância com uma fita métrica. no livrete encontras a medida entre eixos e comparas de ambos os lados.

Bons trabalhos :mrgreen:
Na subida paciência, na descida, dá licença! (ô\_!_/ô)

Ricardo Dias
✘✘
Posts: 1133
Joined: 24 Jan 2007 22:34
Location: Odivelas

Re: 1300 de 1967

Post by Ricardo Dias »

Eu já no outro tópico que abriste dei-te a minha opinião, e mantém-se... :roll:

De qualquer forma, se tens todo esse entusiasmo à que seguir em frente com ele e desejar-te as melhores felicidades na recuperação do carro, agora não elimines é todas as opiniões que te dão e vais ouvindo!

Bom trabalho com isso :)

Lusi
Posts: 35
Joined: 19 Jan 2012 22:11

Re: 1300 de 1967

Post by Lusi »

Sintesi wrote:De facto a moça que aparece no túnel, não é de 'origem' foi pancada que levou, resta saber se em sequência de um acidente e daí terem 'decapitado' o carro ou foi acidentalmente com uma marreta por ex., como já foi referido deverás verificar se a medida de centro a centro das rodas é igual dos 2 lados, ou inclusivé medires a distância com uma fita métrica. no livrete encontras a medida entre eixos e comparas de ambos os lados.

Bons trabalhos :mrgreen:
As medidas estão tiradas, e não são do meu agrado :? tenho menos 11mm entre eixos do lado em que encontrei a moça.

User avatar
Sintesi
✘✘
Posts: 1210
Joined: 10 Dec 2010 19:21
Location: Santarém

Re: 1300 de 1967

Post by Sintesi »

Lusi wrote:As medidas estão tiradas, e não são do meu agrado :? tenho menos 11mm entre eixos do lado em que encontrei a moça.

Então muito provávelmente foi acidente que o carro sofreu e nessa altura, como a carroçaria deve ter ficado muito afectada, acharam por 'mal' cortar a fazer um cabrio, mas esqueceram-se do chassis agora aí está o problema, não sendo da 'arte' mas provávelmente só em um banco de ensaio vais conseguir resolver essa diferença de medidas.

Bom trabalho de recuperação.
Na subida paciência, na descida, dá licença! (ô\_!_/ô)

Lusi
Posts: 35
Joined: 19 Jan 2012 22:11

Re: 1300 de 1967

Post by Lusi »

Este fim de semana serviu para retirar os fundos e analizar melhor o problema do chassis.

No Sábado retirei o resto dos fundos; no Domingo foi dia de tirar o aparelho de soldar da caixa e treinar um pouco a soldadura nos fundos estragados que retirei do carocha.
depois de algumas de soldaduras nos restos dos fundos e mesmo sem me sentir muito confiante decidi arriscar e tentar endireitar o tunel.

Soldei a cabeça de um parafuso M12 na zona deformada do tunel, de seguida coloquei por cima uma barra com apróximadamente um metro de comprimento e apróximadamente 50x20 mm com várias furações de uma alfaia agricula do meu Pai, ficando o parafuso dentro de uma das furações.

Coloquei a porca na extremidade do parafuso e de seguida coloquei pequenas tábuas de madeira entre a barra perfurada e o chassis até encher os espaços.

Depois foi apertar a porca para puxar a zona deformada do tunel para fora.

Não ficou perfeito, mas ficou melhor do que estava.

Para finalizar retirei toda a ferrugem com lixa e catrabucha de cobre da zona onde vái assentar o fundo e coloquei por cima spray de zinco para evitar que oxide.

No final tirei novamente várias medias e encontrei algumas melhorias, a diferênça da distância entre eixos de ambos os lados passou de 11mm, para 7 mm.

Tenho até ao próximo fim de semana para pensar numa forma de melhorar ainda mais.

Ficam entretanto aqui algumas fotos dos trabalhos realizados.

Chassis sem os fundos e com o spray de zinco.

Image

Na peça que se encontra soldada no topo do tunel existia uma pequena fissura, foi feito um cordão de soldadura em cima da fissura, lixada a solda que estava a mais e colocado spray de zindo por cima.

Image

Aqui estão as imagens do tunel antes e após a soldadura do parafuso em várias zonas para puxar para fora a zona deformada.

Antes:

Image

Depois

Image

Image


A zona onde irão ficar fixos os novos fundos já depois de lixada e tratada com spray de zinco.

Image

User avatar
superalex
✘✘✘✘
Posts: 3393
Joined: 04 Apr 2008 00:53
Location: tavira - algarve

Re: 1300 de 1967

Post by superalex »

em vez de tirares as medidas entre centros de roda tira-as entre duas partes fixas
alexandre vicente

Lusi
Posts: 35
Joined: 19 Jan 2012 22:11

Re: 1300 de 1967

Post by Lusi »

superalex wrote:em vez de tirares as medidas entre centros de roda tira-as entre duas partes fixas
Foi isso que fiz, tirei as medidas entre o centro dos furos dos apoios que ligam o chassis á carroçaria que se encontram na cava das rodas traseiras e o centro do furo do chapéu de napoleão; entre esses dois pontos a diferença é de 5mm entre os dois lados.

Tirando as medidas entre os centros dos furos dos mesmos apoios e os parafusos de fixação dos amortecedores dianteiros a diferença sobe para 7mm.

A diferença não é muita mas já pensei numa forma de esticar o chassis desse lado, tenho de ver no próximo fim de semana se a prática prova a teoria.

A questão que me coloco agora é quais as medidas correctas entre os vários pontos de fixação á carroçaria, porque o ter a mesma medida de ambos os lados não significa que ambas estejam correctas.

Tenho de tentar encontrar algures as medidas das furações do chassis antes de tentar esticar o chassis e soldar os fundos novos.

User avatar
Sintesi
✘✘
Posts: 1210
Joined: 10 Dec 2010 19:21
Location: Santarém

Re: 1300 de 1967

Post by Sintesi »

Lusi wrote:
superalex wrote:em vez de tirares as medidas entre centros de roda tira-as entre duas partes fixas
Foi isso que fiz, tirei as medidas entre o centro dos furos dos apoios que ligam o chassis á carroçaria que se encontram na cava das rodas traseiras e o centro do furo do chapéu de napoleão; entre esses dois pontos a diferença é de 5mm entre os dois lados.

Tirando as medidas entre os centros dos furos dos mesmos apoios e os parafusos de fixação dos amortecedores dianteiros a diferença sobe para 7mm.

A diferença não é muita mas já pensei numa forma de esticar o chassis desse lado, tenho de ver no próximo fim de semana se a prática prova a teoria.

A questão que me coloco agora é quais as medidas correctas entre os vários pontos de fixação á carroçaria, porque o ter a mesma medida de ambos os lados não significa que ambas estejam correctas.

Tenho de tentar encontrar algures as medidas das furações do chassis antes de tentar esticar o chassis e soldar os fundos novos.

Essa diferença que existe de 7mm, medida ao centro dos eixos, poderá ser o cabeçote onde aperta o eixo dianteiro, ou mesmo o eixo dianteiro que tenha levado pancada e esteja torto. :!:
Na subida paciência, na descida, dá licença! (ô\_!_/ô)

Lusi
Posts: 35
Joined: 19 Jan 2012 22:11

Re: 1300 de 1967

Post by Lusi »

Sintesi wrote: Essa diferença que existe de 7mm, medida ao centro dos eixos, poderá ser o cabeçote onde aperta o eixo dianteiro, ou mesmo o eixo dianteiro que tenha levado pancada e esteja torto. :!:
Eu tambêm pensei nessa possibilidade, dai ter tirado as medidas em dois locais diferentes, mas se assim fosse a medida entre o suporte traseiro, e o chapéu de Napoleão seria igual de ambos os lados.

Como ai tenho uma diferença de 5mm penso que é mesmo o tunel torcido.

Lusi
Posts: 35
Joined: 19 Jan 2012 22:11

Re: 1300 de 1967

Post by Lusi »

Este fim de semana foi curto, tinha planeado ajustar as medidas do chassis e colocar os fundos novos, mas por falta de tempo apenas hoje á tarde tive possibilidade de avançar com mais alguns trabalhos.

Deu para alinhar os novos fundos, que infelizmente estavam com muitas falhas, o do lado direito depois de encostar ao suporte do chassis ficava a faltar-lhe cerca de 1cm até chegar ao tunel.

Image

No fundo do lado esquerdo aconteceu o inversso, depois de tocar no chassis ainda faltava ir para dentro mais 1 cm até ficar na posição correcta.

Image

Tambêm deu para ver que este fundos novos são muito mais fracos que os originais.

Depois de alinhados os dois ainda deu para soldar o fundo do lado esquerdo, infelizmente não me correu muito bem, na regulação mais fraca do aparelho de soldar 30A não conseguia uma boa aderência no chassis, tentei fazer como vi num forum de soldadura, começar no centro do furo e depois de encher contornar para ligar á chapa, mas os furos que fiz nos fundos enchiam e após contornar o furo apezar de aparentemente estar perfeito, com um pequeno esforço a chapa soltava do chassis.

No ponto de regulação a seguir, 60A assim que o fio começava a aproximar da chapa furava e não conseguia ligar o ponto á chapa.

Acabei por ter de fazer os furos mais largos, inicialmente estavam a 5,5mm, e depois passei para 7 mm, pensei que assim na amperagem mais baixa, 30A, iria conseguir que a solda ficasse bem presa ao chassis tendo mais tempo para aquecer antes de chegar á chapa, no entanto voltou a acontecer o mesmo.

Por fim acabei por desistir e ir mesmo para a soldadura a 60A, começar a soldar no centro do furo e depois tentando apróximar o minimo possivel o fio da chapa até ligar há mesma, mas mesmo assim furei a chapa por várias vezes.

Depois tive nessas zonas de encher os furos com o aparelhoa 30A.

Uma cag*******.

Aqui ficam as fotos

Image

Image

Depois de acabar o fio que vinha com o aparelho e ter colocado uma bobine nova a soldadura começou a ficar bem melhor, não sei se seria problema do fio, se fui eu que lhe comecei a apanhar o jeito ou ambas as coisas.

Image

Reparei tambem que apezar de ter soldado primeiro no topo do chapeu de napoleao, no tunel, e no suporte do chassis para evitar que o fundo se deslocasse, tendo ficado com cerca de 2 mm de distância entre a chapa e o tunel, e cerca de 1mm entre a chapa e o chapeu de napoleao, tendo eu começado a soldar de trás para a frente a chapa parece ter esticado, acabando por terminar totalmente encostada ao tunel e ao chapeu de napoleado.

Para o próximo fundo tenho de deixar uma folga maior.

HUGO bOSS
Site Admin
Posts: 25808
Joined: 24 Jan 2007 19:17
Location: FUNCHAL - MADEIRA - PORTUGAL

Re: 1300 de 1967

Post by HUGO bOSS »

Parabéns pelo trabalho já feito...
Vai com calma com o fio também... também tens de ajustar a sua velocidade, para não ficares com uns grandes "cagalhões"... senão mais solda para rebarbar terás depois! :wink:

Vamos fazendo e aprendendo... ainda estou a aprender... e sozinho...
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira



"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Lusi
Posts: 35
Joined: 19 Jan 2012 22:11

Re: 1300 de 1967

Post by Lusi »

Após uma pequena paragem forçada devido ás más condições atmosféricas este fim de semana voltei a por as mãos á obra.

Coloquei o fundo do lado direito, tendo mais uma vez alguma dificuldade nas soldaduras, onde tive por vezes de voltar a furar e soldar novamente pois ao forçar a soldadura soltava, não sei ainda se o motivo é a falta de prática ou o facto de estar a usar fio fluxado para evitar o aluguer da garrafa de gás.

No entanto ao final de algumas horas ambos os fundos estavam devidamente soldados, apezar do mau aspecto de algumas soldaduras o martelo diz que estão suficientemente fortes.

Image
Image
Image
Image

De seguida aproveitei para tirar o motor, e colocar bastante anti-ferrugem nos parafusos que é necessário tirar para poder retirar a caixa e as barras de torção da frente do chassis.

Image
Image
Image

Vi que ambos os foles da transmissão estavam rotos e aproveitei para retirar, tendo encontrado bastante lixo no interior.

Image
Image

No tempo que ainda sobrou tirei mais alguma tinta, ferrugem e lixo de algumas zonas do chassis.

Após dois dias parece que pouco ou nada foi feito, mas julgo que a pouco e pouco tudo seguirá o seu caminho.

nelsonfelix
Posts: 983
Joined: 07 Mar 2007 11:47
Location: Mafra - Ferreira Zêzere

Re: 1300 de 1967

Post by nelsonfelix »

É preciso é calma, há fases num restauro onde os dias semanas e por vezes meses que o trabalho mal se vê, mas chega o tempo em que será o inverso 8)

Continuação de bom trabalho
Abraço
Nelson Félix

1300 1967, REDTROLLEY 1303S "Cabrio"1974, SIS-Sachs V5 1979, Macal M70 Sport 1978, Vespa 50S 1976, Pasteleira anos 40

Lusi
Posts: 35
Joined: 19 Jan 2012 22:11

Re: 1300 de 1967

Post by Lusi »

Como o último fim de semana não rendeu, aproveitei e tirei uns dias de férias que ainda tinha do ano passado e aproveitei para avançar um pouco o projecto, depois de retirado o motor pensei que conseguiria limpar o chassis em condições para pintar mas bastou pouco tempo para ver que era impossivel se realmente pretendesse um trabalho bem feito, acabei por tirar tudo e deixar apenas o chassis.

Apezar de me estar a dar imenso trabalho a limpeza do chassis para o pintar, e já levar dois dias inteiros só em limpeza os resultados começam a aparecer.

Aqui ficam as fotos do chassis com a parte de cima praticamente limpa, falta limpar em algumas zonas mais inacessiveis e depois virar para fazer o mesmo no fundo, que acredito levará bem menos tempo por ser praticamente limpo.

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Post Reply