Vw Fuscão 1500 - 1975 - Inspecção Dez 2011

Post Reply
HUGO bOSS
Site Admin

Re: Fuscão1500... Peço desculpa aos noivos... Pag.5

Post by HUGO bOSS »

Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

ricardoliveira

Post by ricardoliveira »

Hugo... o meu fuscao e a unica coisa que herdei dos meus avos... nao vou dizer que so por cima do meu cadaver ou do genero porque nao sabemos a volta que a vida pode dar, mas vender patrimonio nao e o lema de casa... se pudesse e nao tivesse que comprar uma casa maior, ainda comprava esse para a minha patroa... mas ela quer e um karman ghia... elas sabem bem o que e bom, e como ja temos o fusquinha, o karman fica bem ao lado ;o)
Vw Fuscão 1500 - www.mygarage.tk

serie123

Post by serie123 »

Grandes histórias e belíssimo carro.

Já tive oportunidade de conduzir um 1500 e parece-me o melhor motor a ar da VW... com um excelente binário a baixa rotação.

Parabéns e boa sorte,

Pedro

ricardoliveira

Post by ricardoliveira »

Ontem fui a um encontro, o incrivel é que passou-se dentro da minha garagem !!!

Por acaso ia a passar e disse... "Eh pá, um encontro Refrigerados a Ar... vou sacar umas fotos !"

"A mota mais mediática do mundo"... e "o carro mais mediático do mundo"... ambos refrigerados a ar... e o melhor, ambos são meus, e ambos estão operacionais na minha garagem !

Como disse, ia a passar... parei, saquei a foto e disse "que se lixe... já não andas à 3 meses (ao fds chove e chove e chove)"... entrei no carro, dei à chave, pegou à 3ª, sem insistir muito... e deixei-o uns minutos a descomprimir... saudades que tinha de ouvir aquele ronco, e ainda por cima na garagem (entoava)...

Dia 14 Fev já lhe vou tirar o pó... mas antes vou trocas as lampadas, aquilo são velas ;o) e eu quero andar, mas andar com alguma segurança !

Fotos do encontro na garagem...

Image

Recriação do encontro no quarto... lol... escala 1:18...

Image

ricardoliveira

Re: Fuscão 1500... Mini encontro AR 31.01.2010 Pag. 6

Post by ricardoliveira »

tinha esta foto para aqui no meu arquivo... Agosto de 2008 !

Só Power ! Tracção traseira é para meninos...

O primeiro M3 da direita já tem currículo ;o)

http://www.youtube.com/watch?v=ozbGfsEK ... re=related

Image

ricardoliveira

Re: Fuscão 1500... Mini encontro Vs M3 Vs M3, Pag. 6

Post by ricardoliveira »

Dia 14.02... casamento em Gondomar...

Queria tirar o pó ao Fuscão, como tal tinha que arranjar garagem para o ter cá no Porto... não o ia trazer e deixar na rua, impensável para mim visto que o carro tem um valor estimativo muito grande.

Dia 12.02, preocupação em conseguir albergar o Fuscão na Invicta (não tenho garagem)... Tinha 2 hipóteses, ou colocava a pagar numa garagem de recolha ou pedia à Sra Isabel autorização para usar um lugar de garagem visto que a loja tem disponíveis para os clientes. Arrisquei, um email simples à Sra. Isabel onde expliquei a situação... a Sra. Isabel, além de disponibilizar de imediato a garagem, informou-me que o Fuscão podia ficar ao lado do Porsche dela, um fabuloso Cayman... Bom gosto, sem dúvida. Muito Obrigado à Empatias, foram 5*.

Dia 13.02, ala para vale de cambra com o golf... entrar na quinta e preparar o carocha para trazer para a Invicta...
Entrei na quinta e comecei a ouvir dos pais preocupados: Não leves isso, leva antes a carrinha nova (Focus de 2009)... ainda vais ficar a pé ! Blá Blá Blá...

Eles não me percebem, a única que já está entende a minha carochite aguda é a minha esposa e garante que a minha doença não tem cura ;o)

Abrigo garantido... faltava resolver as luzes e a sofagem do fuscão... ia andar de noite e as luzes estavam muito fracas, retirei o cabeçote das ópticas, comprei umas H4 bluevision e luzes resolvidas...
A sofagem, o Fuscão é o Carocha brasileiro, ora bem, no Brasil calor não falta, o Fuscão não tem sofagem... solução, manta para a mala !

Limpeza a fundo, polidela, rever a pressão dos pneus, depósito cheio e siga para o Porto…

Viagem efectuada em 1hora, a velocidade 100… 110… 120kmh… sem qualquer problema.
Cheguei à invicta congelado… mas quem corre por gosto não cansa e fui logo tratar de mostrar ao Fuscão a bela Invicta !
Aliados…
Túnel de Ceuta… (só para ouvir o entoar do motor, lembrei-me do Jeremy Clarkson a ouvir o ronco do Merdedes SLR num túnel, de janela aberta)… fantástico, o Fuscão! (SLR há muitos)
Casa da Música para a photo session… “Cuidado, há um puto novo na Invicta… Fuscão !”

O local escolhido foi a casa da música porque é uma construção imponente, sólida, um monumento, um marco da história… exactamente igual ao carocha…
Image
Image
Image

Siga para casa, entrei na garagem, estacionei e pensei, como é que amanhã não vamos congelar ? Simples, tapei com um pano a entrada de ar para o habitáculo, frio já não entrava e o nosso calor humano ;o) iria aquecer o ambiente… e assim foi.

14.02 – Lá fomos, a casa do noivo, marginal do porto até ao freixo, muitos sorrisos ao verem passar o carocha… muitos devem pensar “que saudades do que tive” ou “já não se vêem muitos” “olha, cromados a sério… não são de plástico pintados”…

Viagem sem problemas… cheguei e lá estava um Tupperware novo com as fitas do noivo… ainda falei com o noivo e disse, “ainda estás a tempo… eu levo-te no carocha”… mas não o consegui convencer… pena…

Igreja... e lá se casaram…

Entra em acção a arma secreta do Fuscão, a buzina de 13 sons com telecomando à distância… com um clique consigo mete-lo a cantar vários sons de animais e vozes com sotaque, claro, brasileiro, não fosse um Fuscão a falar…
“Sai da Frentiiii”
“Vamos, ó gentiiii”
“Assobios”…
Foi a loucura dos miúdos e o sorriso dos graúdos… miúdos a perguntarem aos pais se o carro falava mesmo… he he he…

À noite, lá levei o noivo do carro dele do parque até ao salão…

Estacionei à frente do salão… se fosse um Tupperware ficava mal… mas um Carocha fica sempre bem na foto…
Image

Dei o comando com os sons para os miúdos e eles deliravam a ouvir os sons à distância… sorrisos dos funcionários da quinta, pois os miúdos esperavam que alguém fosse a passar ao lado do carro para accionar os diversos sons… o preferido era o “SAI DA FRENTIIIIII!”

Quando saímos para cortar o bolo, muitos presentes cá fora comentavam, “No fim devem ir embora no carocha”… e eu a pensar “Sim, vamos”... “Eles não sei”.

O bolo foi cortado ao som da cavalaria, tocada pelo… Fuscão (som nr. 4), com muitos sorrisos de todos…
O regresso a casa foi sereno, sem problemas… e a manta resultou !
Image

Aos noivos, Muitas Felicidades !

A recordação do dia… mais uma foto para a nossa História… do passado, do presente e com futuro.
Image

Ricardo Oliveira.

ricardoliveira

Re: Fuscão 1500... Arrasa corações no dia 14 Fev.

Post by ricardoliveira »

Ficha Técnica do meu Fuscão 1500.

Desde 1962, o Fusca liderava o mercado, com seu modesto motor 1200 refrigerado a ar. De 1967 em diante, ele já era mais potente, usando o motor 1300. Ao mesmo tempo, com as opções mais fortes rodando em Kombi, Karmann Ghia e "Zé do Caixão", era natural que o Fusca ganhasse mais fôlego. Enfim o Sedan 1500 foi lançado, em agosto de 1970. Basicamente, era uma junção de peças da prateleira da própria VW. O motor vinha da Kombi. As rodas de quatro furos e calotas achatadas eram as do "Zé", TL e Variant, assim como a medida da bitola, mais larga. Para frear, disco na frente era opcional. Além da bitola, colaborava para diminuir a tendência a sair de traseira a barra compensadora.

Em seu primeiro teste pela QUATRO RODAS, publicado na edição 123, de outubro de 1970, era alvo de elogios seu comportamento mais neutro. Porém, em parte devido à suspensão dianteira mais alta e reforçada, a tendência passava a ser de sair de frente, dificultando o contorno de curvas mais rápidas. O maior torque também fazia uma sonora diferença. Para a cidade, mostravase mais animado que o 1300, ainda que, na realidade, o desempenho geral não fosse assim tão além. Esteticamente, também se aproximava do equivalente alemão, que aposentava o motor 1500 naquele mesmo ano. Era a vez do pára-choque de lâmina única e novas lanternas, logo chamadas de "canoa". Internamente, contava com bancos semelhantes aos da Variant, mais anatômicos e de menor espessura.

Ainda que tivesse batismo oficial, o que pegou foi o apelido: Fuscão, assim chamado já pelo pessoal do chão de fábrica e nome que a publicidade adotaria mais tarde. Mais bem-acabado e potente, a diferença de preço era mínima: 13 186 cruzeiros, ante os 12 671 cruzeiros do 1300, em 1970. Isso valeu o boato de que o fim do Fusca menos dotado estaria próximo. Fazia sentido. Respaldados pelo melhor custo-benefício, 4 444 carros foram produzidos já no mês de estréia. Em 1971, foram vendidos 3,7 VW 1500 para cada 1300. Para mantê-lo competitivo, a linha 1973 estreava novo desenho de pára-lama dianteiro, mais tampa traseira com 28 aberturas - 18 a mais. Também surgia uma versão básica, com a mesma estética do 1300, O motor 1500 foi herdado da Kombi mas que vendeu pouco. As mudanças não evitaram que o Fuscão sentisse os efeitos de uma concorrência mais moderna, que estreava Chevette e Dodge 1800, além de, dentro da própria casa, haver a Brasilia.

Ainda assim, em 1974, com leves alterações, seguia à frente dos rivais mais avançados, mas perdia em vendas para o 1300. A crise do petróleo não explica esse declínio, pois a Brasilia manteve vendas estáveis, apesar do preço maior que o do 1600S (Superfuscão) lançado naquele ano. Como reflexo disso, em 1975 o Fuscão entrava em seu último ano de vida. Um 1600 básico foi lançado como opção ao 1500. Consumo e desempenho melhoravam com o motor de dois carburadores. Com freios a disco de série e rodas aro 14 de seis furos, ele substituiu o Fuscão e o 1600S.

Mesmo fora de linha e sem qualquer status de colecionável, o VW 1500 faria história pela voz de Almir Rogério. Em 1981, a música Fuscão Preto era uma das responsáveis por mais de 1,5 milhão de discos vendidos. A rara cor de Fuscão também renderia umfilme no ano seguinte e, em 1994, a canção, já cult, seria traduzida para o inglês macarrônico de Falcão e renomeada Black People Car.

Depois de 419 433 unidades produzidas, o Fuscão volta a ser valorizado e os raros carros em perfeito estado passam a ter vaga garantida em exposições.

--------------------------------------------------------------------------------

Teste

Quatro Rodas
Janeiro de 1973

Aceleração 0 a 100 km/h 26,1 s
Velocidade máxima 128,57 km/h
Frenagem 80 km/h a 0: 29,1 metros
Consumo 7,1 km/l (cidade) 9,8 km/l (estrada)

Preço
DEZEMBRO 1972
CR$ 16 927 - 6738€

ATUALIZADO
R$ 38 675 - 15396€

--------------------------------------------------------------------------------

Ficha técnica
VW 1500
Motor: traseiro, 4 cilindros contrapostos, 1 493 cm3, refrigerado a ar, carburador de corpo único Solex H 30 PIC
Diâmetro x curso: 83 x 69 mm
Taxa de compressão: 6,8:1
Potência (SAE): 52 cv a 4 600 rpm
Torque máximo (SAE): 10,3 mkgf a 2 600 rpm
Câmbio: 4 marchas Carroceria: sedã, 2 portas, 5 lugares
Dimensões: comprimento, 402 cm; largura, 154 cm; altura, 150 cm; entreeixos, 240 cm; altura livre do solo, 15,2 cm Peso: 820 kg
Suspensão: Dianteira: independente com barras de torção transversais em feixe, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira: independente, semi-eixos oscilantes, barras de torção, amortecedores hidráulicos
Freios: tambor nas 4 rodas (disco dianteiro opcional)
Direção: setor e rosca sem-fim
Rodas e pneus: aço estampado, aro de 15 polegadas e tala de 4,5, pneus 5,6x15

AÇO ! (lol)

pardo

Post by pardo »

Desculpe a pergunta, mas por acaso o seu Carocha é brasileiro???

Pergunto isso porque reparei que ele não tem os vidros grandes como a maioria dos Carochas ai em Portugal mas também não tem os farois "olho de boi" característicos dos Fuscas brasileiros até 1972 e é isso que está me deixando confuso.

No mais é um belo Carocha que tens nas mãos. :) :) :) :)

Parabéns.

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

pardo wrote:Desculpe a pergunta, mas por acaso o seu Carocha é brasileiro???

Pergunto isso porque reparei que ele não tem os vidros grandes como a maioria dos Carochas ai em Portugal mas também não tem os farois "olho de boi" característicos dos Fuscas brasileiros até 1972 e é isso que está me deixando confuso.

Parabéns.
Os Fuscas Brasileiros só começaram a sua carreira comercial em Portugal no saudoso ano de 1975.
Esta importação do Brasil em 1975 deveu-se ao fim da produção do melhor VW de sempre, o mítico, o inigualável VW 1303. :mrgreen:
(o\ | /o)

pardo

Post by pardo »

estevo wrote:
pardo wrote:Desculpe a pergunta, mas por acaso o seu Carocha é brasileiro???

Parabéns.
Os Fuscas Brasileiros só começaram a sua carreira comercial em Portugal no saudoso ano de 1975.
Esta importação do Brasil em 1975 deveu-se ao fim da produção do melhor VW de sempre, o mítico, o inigualável VW 1303. :mrgreen:

Mas como eram feitas essas importações, por importadoras independentes ou a própria pessoa poderia importar o seu automóvel???

Não sabia que a partir de 1975 começaram a ir para Portugal muitos Fuscas daqui.

Obrigado pela informação :wink:

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

pardo wrote:
Mas como eram feitas essas importações, por importadoras independentes ou a própria pessoa poderia importar o seu automóvel???

Não sabia que a partir de 1975 começaram a ir para Portugal muitos Fuscas daqui.

Obrigado pela informação :wink:
Fuscas e Brasilias.
Vieram para Portugal através do importador oficial VW.
Esta importação do Brasil acabou por causar um atraso na vinda dos Golfs para Portugal. Penso que os primeiros Golfs só chegaram a Portugal em 79, quando deveriam ter chegado em 75. Provavelmente foi uma decisão comercial pelo facto do Golf ficar mais caro que a Brasilia.
O Golf chegou tarde, mas veio para ficar.
(o\ | /o)

ricardoliveira

Post by ricardoliveira »

Sim, o meu fuscão é de 1975... e sim, tb tivemos um Golf I de 1979, um Golf 1.6 LS... foi o único carro que deixei escapar... era do meu avô, um dia cheguei de fim de semana da faculdade e ele tinha-o despachado para a sucata... enfim... ideias... tenho e mantenho o meu golf II GTD (daily car) a rolar, vai amanhã dar entrada na oficina para substituir os tubos de água, rebentou 2... pode ser colassa ou passagem do bloco do motor... não vou arriscar, vai já para o mecânico...

Aqui vão as fotos de 12.04.2010... lá fomos nós passear... o motor é diabólico... ronca e puxa mesmo bem, dá gosto deslizar pelas curvas da montanha ao som do "motorzinho"...

Image

Image

Image

Image

Image

Até logo !

ricardoliveira

Re: Fuscão 1500... Power to the people !

Post by ricardoliveira »

1 videozinho.

feito com a minha nova micro camara...
http://www.youtube.com/watch?v=RKW3LQNkVlE

ricardoliveira

Re: Fuscão 1500... Videozinho na pagina 6.

Post by ricardoliveira »

Farto das avarias do meu H20 (golf II)... comprei um reboque, se alguém precisar ;o) é só avisar...

Image

Ontem lavei-o (sim, raramente o lavo, uma vez por ano, apenas passo um pano para tirar o pó...)... balde com shampoo, um paninho, todo lavado... depois um pano para secar... tenho uma cera poorboys wax, é tipo um sabão... passei por ele todo... depois outro pano e toca a polir...

Image

assim fica com a pintura com aspecto vivo e protege... não há nada que agarre e assim aguento mais uns tempos a necessidade de ir a fundo na chapa e pintura... vejo pelos outros, quando se e começa a escavacar é só despesa, e neste momento a prioridade é outra.

e está a andar 5*.

ricardoliveira

Re: Fuscão 1500... O Rebocador, pag 6.

Post by ricardoliveira »

21.03.2011 - a vida continua e o fuscão também...

Image

2 tractores :wink:

Image

Haja gasolina para manter este motorzinho a roncar... incrível, mesmo nas subidas mais duras, é a 3ª a pedir muitas vezes a 4ª...

Post Reply