Como rebaixar um VW ar? Vamos lá a debater...

fan
Site Admin

Post by fan »

Penso que entendi o que querias dizer, so queria esclarecer uma coisa, quando tu dizes aliviar a tensão estas a referir alterar a posição do conjunto de laminas de cima ou de baixo com o Sway a way?

Ja andei a "navegar" na posição das laminas para retirar o andar aos saltinhos, que detesto, mas tive que subir um bocado a suspensão, porque estava no limite dos amortecedores e das rotulas. Então optei por, em vez de investir nesse material todo para carros rebaixado, comprei as mangas de eixo.

Depois do BBQ já estudo o assunto 8)

F:A:N:

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Tanto podes aliviar ou comprimir com o de cima como com o de baixo, tudo depende do que o "swayaway" te permitir ou se pretendes subir ligeiramente ou rebaixar, tanto faz.
Plastic cars sucks!

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Hoje estive finalmente a acertar por completo as barras de torção e ja sinto o terreno da mesma maneira que com a suspensão em posição original e a curvar passou a não adornar para o lado, bastou volta e meia para dentro na barra superior e ficou impek.

Fan, ja agora gostava que aqui comentasses como ficou a tua, caso ja o tenhas feito.
Plastic cars sucks!

fan
Site Admin

Post by fan »

boas

Ainda não o fiz, ainda me falta acabar as pinças de travão.

sergiob

Re: Como rebaixar um VW ar? Vamos lá a debater...

Post by sergiob »

boas, preciso de uma ajuda.

o meu karmann ghia veio para a minha mão com a suspensão a roçar nos "batentes", que fica com aspecto muito giro mas não consigo andar com ele sem roçar com o escape em todo o lado e outras coisas mais, tudo roça.

tem um kit sway a way e mangas eixo rebaixadas, mas não consigo levanta-lo nem por nada.

No ar, afino os "parafusos do sway a way" "kit central", ou seja, os braços suspensão para baixo mas assim que baixo o carro, o afinadores ao meio do eixo ficam quietos, mas o carro fica nos batentes do amortecedor outra vez.

alguma coisa está mal, será que por ter o eixo sway a way e simultaneamente as mangas eixo rebaixadas estou no max da altura (então imaginem o que será o minimo...) ou tenho o feixe molas sem "pressão"?
ou tenho o kit partido a meio das molas que não as consiga fixar e por fora os afinadores não mexem e por dentro as molas continuem soltas?

Aqui fica umas fotos para tentar exemplificar:

como está

Image

no ar com afinadores ao max:

Image

afinadores no max.

Image

mangas eixo rebaixadas

Image

deem lá uma ajuda...

nezz
★★

Post by nezz »

o teu KG está lindo 8)
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Pirata
✘✘

Post by Pirata »

Pôe a mangas de eixo de origem (digo eu), e se essas deram para o carocha vende-me que eu fico com elas. :lol:
VW 1302. A FAZER FAÍSCA DESDE 1972

Blog pessoal VOLKS-AR

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Não estou a perceber isto: "o afinadores ao meio do eixo ficam quietos". Queres dizer que desapertados, e apesar de o braço descer, os parafusos que bloqueiam as laminas estão sempre no mesmo sitio. A querer descer mais, podes alguma coisa?
Assim sem ver, faria pensar que a posição do sway a way é de estar soldar de tal modo que o mais ato possível é a tua altura actual (fora os -6cm das dropped spindles), seja podes descer mais em relação a tua "altura" actual? Consegues ver se tens ainda folga da racha para subir ou o parafuso esta a bater?
Atrás, só mesmo colocar um 1/2 dente, ou 1 dente para subir um pouco
Now I have a machine gun HO-HO-HO

sergiob

Post by sergiob »

Hong Kong Syndicate wrote:Não estou a perceber isto: "o afinadores ao meio do eixo ficam quietos". Queres dizer que desapertados, e apesar de o braço descer, os parafusos que bloqueiam as laminas estão sempre no mesmo sitio. A querer descer mais, podes alguma coisa?
Assim sem ver, faria pensar que a posição do sway a way é de estar soldar de tal modo que o mais ato possível é a tua altura actual (fora os -6cm das dropped spindles), seja podes descer mais em relação a tua "altura" actual? Consegues ver se tens ainda folga da racha para subir ou o parafuso esta a bater?
Atrás, só mesmo colocar um 1/2 dente, ou 1 dente para subir um pouco
Não, desapertados, o braço desce e sobe e os parafususos mexem.
Aperto tudo na posição da suspensão mais alta, com o eixo cá fora e com um ferro faço pressão e tudo ok.
Ponho no carro e com o peso ele baixa até aos batentes dos amortecedores. dá a ideia que está soldado numa posição em que o mínimo é aquela altura, mas depois de ver bem, é impossível que o feixe de molas dobre tanto, ou seja, com tudo apertado é possivel que no ar tenha a altura da foto 2 e no chão a altura da foto 1?, dá ideia que ou as molas não tem pressão ou os parafusos centrais deixam escapar a mola com o peso do carro. acho que vou ter que comprar um eixo no ferro velho e testar o eixo original só com as mangas eixo rebaixadas...

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Se tiveres uma ou mais laminas partidas/ sem força, ou laminas a menos (isto fazias para rebaixar ainda mais nos anos 80, e até 90) é possível o pacote de de lamina não ter resistência suficiente a flexão. De qualquer modo, desmontar
Aparte: tens ainda os batente? (pino e borracha)

sergiob

Post by sergiob »

Hong Kong Syndicate wrote:Se tiveres uma ou mais laminas partidas/ sem força, ou laminas a menos (isto fazias para rebaixar ainda mais nos anos 80, e até 90) é possível o pacote de de lamina não ter resistência suficiente a flexão. De qualquer modo, desmontar
Aparte: tens ainda os batente? (pino e borracha)
nope, o batente já não existe, deve ter sido cortado à rebarbadora...

desarmei tudo, e as laminas não estão partidas, têm é muito pouca resistência.

entretanto em conversa com o julio Montyparts ele disse-me que o sway a way mais mangas eixo rebaixadas dá um rebaixamento "estupido", para experimentar outras mangas ou outro eixo, mas outro eixo era o melhor, pois mantinha o conforto.

Arranjei outro eixo e não há duvida que as laminas tem muito mais pressão...

Amanhã vamos às montagens, e depois logo se vai tirar a duvida... mas com as mangas de eixo que tenho vai ficar baixinho na mesma, a não ser que as laminas sejam muito resistentes.

vwtt
✘✘

Post by vwtt »

boas

se as laminas não estão partidas só pode ser o kit estar soldado numa posição errada porque se o carro tem mangas de eixo de rebaixo o kit tem que ser soldado com outra posição se não acontece isso, quando afinas a suspensão para a posição normal as mangas de eixo fazem com q o carro fique no chão, monta umas mangas de eixo normais e deixa só o kit para poderes ter afinação

isto digo eu sem ver o carro só com as tuas palavras a descrever, pode n ser nada disto

já rebaixei varios eixos de cavilhas com o kit sway-way e sempre sem nenhum problema e as suspensões trabalham bem sem ficarem rijas

vwtt
✘✘

Post by vwtt »

uma coisa que reparei na foto, o parafuso de cima tem que estar praticamanete todo enroscado, se o desapertas-te muito pode ter-se soltado do interior

Image

sergiob

Post by sergiob »

vwtt wrote:uma coisa que reparei na foto, o parafuso de cima tem que estar praticamanete todo enroscado, se o desapertas-te muito pode ter-se soltado do interior

Image
o parafuso já não é o de origem, esse tava moido e substituiu-se.

já montei o eixo origem com mangas eixo rebaixadas e mm assim tá muito baixo, mas já amortece bem, pois antes parecia pedra..

acho que o kit noutra posição, qd levanto as rodas no elevador, batem na carroçaria, além dos braços ficarem muito inclinados.

o problema é que as mangas eixo são muito rebaixadas (3polegadas?), mas para já vou subi-lo atrás e por pneus barra maior atrás pois tem 195/50 o que ajuda a que o escape esteja sempre no chão...

depois há que testar a entrar na garagem, se entrar sem roçar, tá aprovado..

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Para a frente, pode ter a ver com o facto que se juntares, muito rebaixado, com jantes alargadas(com os pneus) e via alargada pelo uso das mangas de eixo da CB, ter logo os pneus a roçar e bater. Podes usar a manga de eixo com o sway a way e as mangas de eixo -6cm, mas tens se calhar corrigir a combo jantes/ pneumáticos se quiseres manter a altura
Quais os tamanho jantes/ pneumáticos?

Post Reply