Vw Fuscão 1500 - 1975 - Inspecção Dez 2011

Post Reply
ricardoliveira

ola

Post by ricardoliveira »

Pormenor engraçado... ambos, fiat e fuscão são de 1975... e as matriculas não têm nada a ver...

tem a ver sim com as zonas, antigamente eram outros tempos ;o)
Vw Fuscão 1500 - www.mygarage.tk

ricardoliveira

14.09.2008

Post by ricardoliveira »

Fotos recentes... ou antigas ? :lol:

Image

Image

Image

2 Grandes máquinas... só falta mesmo o golf II que não pode estar presente e iria estragar a foto dos anos 70...

E o video ? :lol: :lol: :lol:

http://www.youtube.com/watch?v=ZUEqr7WRG3M

ricardoliveira

Fiat Vs Fuscão Vs Golf

Post by ricardoliveira »

Dia 14.02.2009

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

ricardoliveira

30 anos... a chegar...

Post by ricardoliveira »

Tenho quase 30 anos !!!

E tenho o privilégio de poder conduzir um automóvel mais velho do que eu... Herdei-o do meu avô, espero que um dia um futuro descendente diga o mesmo.

Para o dia a dia, ando com um vintage, um golf II td de 1989, 1600 td que faz consumos médios de 5.5... 6 no máximo (e esta hein?), não tem electronica quase nenhuma e é vw... já teve 3 donos e no conta voltinhas marca 240mil, tudo dito ? lol... Faço tudo no carro e o que me deu mais problemas até hoje... CIRCUITO DA ÁGUA, radiador sofagem, termoestato, boia reservatorio... o que num carocha nem existe...

Image

20:00h Sai o fusquinha da garagem, sobe a calçada e está fora da quinta, passa os 70m de terra batida sempre no relentin e chega ao cruzamento com a estrada nacional. Meu pensamento... "Olá meu velho, saudades de rolar contigo"... Passa um tupperware ("carro" novo), deixai-o ir... o fuscão arranca e começa a descer para a vila... o motor aquece, os cromados nas curvas ainda refletem na sinalização da beira da estrada os últimos raios de sol ( peço desculpa aos condutores dos tupperwares que foram oFUSCAdos pelo caminho)... as primeiras rotundas são feitas nas calmas para o motor aquecer... chego à recta da avenida das pontes... olho em frente e vejo o tupperware novo do meu pai (Dez 2008), a passagem para 3ª é feita nas calmas, as mudanças entram como uma faca na manteiga derretida, o motor começa a cantar, encosto-me ao lado dele (2 faixas no mesmo sentido) e esboço um sorriso tipo malandro, penso "não trocava" ... acelero um pouco e passo nas calmas...

Centro... reduzo a velocidade, entro no modo desfile... nas calmas... dar a voltinha pelo centro, passar pelas esplanadas ao ar livre repletas de pessoal... alguns quase partem o pescoço ao ver passar o fusquinha... pensamento "o meu carro não anda na estrada, desfila"...

01:30h Regresso a minha casa... já com o motor novamente quente... estrada completamente deserta, sem viva alma... faço a avenida a 50... 60... chego à rotunda junto a casa, com um campo de visão impecável, nada na estrada, nada... deserto... pergunto... "alinhas ???" ele responde com um "Vrummm Vrummm de um ponto de embraiagem"... meto a 2ª a baixa rotação, torço o volante, acelero a fundo e... a tracção traseira entra ao serviço, o motor 1500 sobe a rotação, o meu coração começa a bombar, a traseira solta-se, os pneus colados ao chão e gritam... HIIIIIIIIIIIII HIIIIIIIIIIIIIIIIII :lol: ... estão agora completos os 180 graus da rotunda, largo o volante, a direcção alinha-se novamente, largo o acelerador, meto a 3ª e sigo novamente pela avenida nas calmas com o coração aos pulos... entro suavemente na garagem do prédio e ouço o cão da vizinha a ladrar... missão cumprida. Descansa velhinho... :wink:

É incrivel como um carro "velho" supera em inúmeros aspectos um "plástico"... então no prazer de condução aos 90 minutos o árbitro apita e resultado final:

VELHO 15 - 0 NOVO

Desculpem o desabafo... :wink:

Sou "novo", mas... carros novos... AO LONGE !!!

Os novos são estupidamente caros, estão estupidamente cheios de gadgets e electrónica que só servem para o estimulo da obesidade, estupidamente avariam sem razão aparente, as avarias são estupidamente caras, uma porcaria a meu ver, apenas ganham nos sistemas de segurança.

Não digo de cor, tenho aqui uma ovelha negra em casa, um clio dci de 2003, o carro da patroa...

Os novos, um dia serão velhos... os nossos serão HOJE, AMANHÃ E SEMPRE clássicos.

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Bonita descrição, Ricardo!

Denota algo daquilo que se sente por estes carros e que é difícil descrever.

E, ao mesmo tempo, é difícil tambem, fazer com que os outros entendam que nós temos sentimentos em relação a estes carros.
Image

rotea

Post by rotea »

Belo Fuscão brasileiro em Portugal!
William (O\ | /O) (0 \=^=/0)
Carmelita - 1300 L 1975/76; Madruga - 1500 1970; Fê - Puma 1972

rotea

Post by rotea »

jcse wrote:
Hong Kong Syndicate wrote:Lindo, mas só reparei agora, nos fusção não saidas de aquecimento debaixo do banco de tras?
Os carros brasileiros não têm aquecimento :D Mesmo o Fiat Uno 45 que à 3 anos ainda era comercializado o aquecimento era opção :wink:

João
Até 1972 todos os Fuscas brasileiros tinham aquecimento.
A partir de 1973 passou a ser por opção.

PHILCOX
✘✘✘

Post by PHILCOX »

Parabens mais uma vez pelo teu fuscao Ricardo :wink: li o teu texto com um sorriso nos labios :lol: :lol: :lol: é exactamente como tu descreves....Os novos, um dia serão velhos... os nossos serão HOJE, AMANHÃ E SEMPRE clássicos.
(O\ | /O) (0 \=^=/0) FLAT 4 RIDE
Image

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Belas vivências! Gostei. :wink:

Antigos para sempre! Abraços, MBrito.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

1959

Post by 1959 »

bela fabula e um grito de guerra em nove dos velhinhos das estradas, yup yup urrrrrraaaaaaaa

ricardoliveira

Eu questiono...

Post by ricardoliveira »

Como é que um carro tão simples pode ser tão completo ?

O único inconveniente que vejo no fusca/carocha é mesmo o espaço... enquanto no golf enfio 2 bicicletas e malas de viagem, para o fusca teria de pensar em grades, mas nada que não se resolva.

e a segurança...
o facto de os bancos não terem bloqueio de rebatimento significa que uma eventual pancada frontal o banco irá trilhar os passageiros da frente contra o vidro... para "combater" ou diminuir este problema instalei os cintos atrás tentando ao máximo não comprometer a originalidade do carro, apenas para prevenir que caso tenha um acidente os passageiros de trás saiam disparados contra as minhas costas.
Mete medo... http://www.youtube.com/watch?v=2k7gbXLqur0

Mas... desde que o clio de 2003 passou numa tampa de saneamento com um desnivel de uns 3/4 cm e disparou os airbags do passageiro e do pendura de trás :shock: , teve que levar centralina dos airbags (sim, existe apenas uma centralina para os airbags), airbags, pretensores... e fui que fiz tudo... so levei no fim a maquina para verificar se ficou tudo correcto, ficou barato... uns 600€ :shock: ... e a renault diz que foi uma pancada, como não faço lá a manutenção, bla bla bla... enfim... um perigo... por acaso foi numa recta e a minha esposa não se assustou...
Isto e mais alguns problemas... lol... tudo relacionado com electronica e sensores... mas tudo fácil de r€solv€r.

Consumos é um mito nestes automóveis classicos... como tudo... se andarmos nas calmas ou se gostamos de tirar o pó ao motor... claro que deixa de ser económico para passar a ser um consumidor guloso, mas como disse um colega meu, não podes ter 2 paixões... ou o prazer de conduzir ou a preocupação de saber se vai a consumir 8 ou 15 litros... eu quero lá saber do que ele gasta, só ando com ele ao fds...

De resto as vantagens mais que conhecidas...
1 - Ausencia de circuito de água... (como já referi no golf foi onde tive mais problemas, incluindo sobreaquecimento, o que levou a colassa nova e etc... quase 1000€ despesa)
2 - Ausencia de correias... uma correia apenas, fácil de colocar...
3 - Manutenção quase inexistente... básica...
4 - Ausência quase total de electrónica e sensores, quase tudo é mecanico, com um alicate e um afinador (martelo) resolve-se 99% avarias :lol:
5 - direcção = assistida devido a nao ter peso na frente...
6 - nos dias de verão em que o calor aperta não é preciso ac, basta rodar os pequenos vidros de triangulo... depois chegamos a ter frio...
7 - o conforto dos assentos de molas conjugado com o ronquinho do motor a baixa rotação... é um consolo para os penduras... quando olho para o lado já vejo o pessoal de olhos fechados e boca aberta e a "flutuar" no banco ao gosto das curvas...

Há dinheiro que pague isto ???

:wink:

Haaaaaaa... e outra vantagem... peças usadas e em excelente estado a preço razoável... mais facil de achar do que para um carro novo... e a um preço que não tem nada, mesmo nada a ver...

ricardoliveira

Re: Fuscão1500... quase com 30 Anos... ele não, eu ;o) Foto.

Post by ricardoliveira »

Um mimo novo... para além do porta chaves que já tenho com o simbolo VW a prata, agora ofereceram-me este... vindo do brasil, fica a matar no meu "fusquinha"... pormenor de origem, fusca brasileiro, o verdadeiro porta chaves...

Image

Image

ricardoliveira

Re: Fuscão1500... quase com 30 Anos... ele não, eu ;o) Foto.

Post by ricardoliveira »

As minhas desculpas aos noivos...

Lembram-se de eu ter dito no dia em que me deram o convite "Ja teem carro para vos levar ao altar ?" Eu avisei e disponibilizei o meu Fusquinha...

Pois é, atraí as atenções, no meio dos plásticos, o único carro a sério era o nosso... desculpem... não queria dar nas vistas... apesar de terem os noivos ido de porsche, um era um 944 (porsche = motor à frente ??? Para mim, não, obrigado !), o outro um carrera S cabrio...
Image
ora bem... vi um a arrancar a fundo aqui no porto à uns 15 dias... qq puto que saiba mudar de velocidade o conduz... acelerou a fundo...e... silenciosamente desapareceu. Ok, tem força e anda... mas o que é feito dos pneus tatuados no chão ? Da traseira a querer desafiar o piloto ? Dos pneus a chiar tipo fim do mundo em cuecas... nada... o meu clio fazia exactamente o mesmo, só não desaparecia tão depressa... o meu Fusca fazia o mesmo, mas ia deixar os 185 marcados no chão, eu nem tentaria tal proeza numa estrada identica a que presenciei pois a traseira ia soltar-se e haveria o risco de lamber 1 ou 2 carros, e toda a gente ia sair das lojas ou torcer o pescoço quando os pneus guinchassem colados contra o alcatrão... isso sim, é um arranque...

Vieram ter comigo 2 ou 3 curiosos, "de que ano é" "bebe muito?" e as demais perguntas da praxe e que "o meu pai já teve um"... eu todo orgulhoso... o fato quase rebentava de tanto orgulho...

Sinceramente e apesar de ser novo, espero que um dia um herdeiro ou herdeira consiga sentir o mesmo...

Aqui vão as fotos... do único carro a sério...

Image

Image

As minhas desculpas !!! LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

ricardoliveira

Re: Fuscão1500... Peço desculpa aos noivos... Pag.5

Post by ricardoliveira »

Regresso a casa...

No meio do monte, no meio de nenhures, para casa, as 2h da manha arranco atrás do C5 do meu cunhado...

Façam as apostas...

Iluminação publica, Zero... estradas em alcatrão estreitas, sem protecção lateral, penhascos era o que não faltava, curva contra curva...

C5 arranca a frente... eu atrás... as curvas... loucura, o c5 sempre a ganhar distancia... eu a ver-me lixado para controlar a traseira nos ganchos... depois de ir "buscar" o carro à faixa esquerda em 2 ganchos desisto de o tentar acompanhar... e vou devarinho, com as 2 velas que o fusca tem à frente... eu em máximos, é o c5 nos mínimos ;o)

Se fosse de dia, a história era outra... mas tinha que deixar a Maria em casa, senão o certo era ter que limpar o carro a meio do caminho...

Bem, lá desisti... nas calmas, chego a um ponto em que tenho que optar esquerda ou direita... Parei.

E agora o truque...

Saco do nokia n95, a melhor invenção a seguir ao canivete do macgyver, ligo o tom tom, meto rota para vale de Cambra, caminho mais rápido...

Diz ele: "PF vire à direita" e eu "Bingo, alguém que sabe o caminho"...

Siga !!!

Lá fomos... agora a história era outra... "curva à direita"..."a 200m vire a esquerda"...

O Fusca ganhava nova dinâmica... a potência aliada à nova tecnologia...

Entro finalmente uns bons 10 km depois na estrada principal e zero... sigo sempre... onde estará o c5 ???

Bem, seguimos, uns minutos depois toca o tlm... ouço a minha co piloto "Não, nos estamos a passar o lidl em Sever" "está tudo bem"...

Resumindo, era a equipa do C5 a perguntar se estávamos muito para trás, se tudo estava bem... eles optaram pela esquerda, eu pelo gps, fui pela direita, com isso ganhei uns 3, 4 kms...

Lá abrandei, apanharam-me já a chegar à sra da saúde, o c5 atrás, com os médios ligados, eu a frente... a ver a sombra do fusca perfeitamente na estrada, ou seja, o c5 iluminava por mim e por ele ;o)

Quem entrou primeiro em vale de Cambra ?

O Fusca !!!

Já é velho o ditado... Devagar, se vai ao longe... é a historia do coelho e da tartaruga...

rotea

Re: Fuscão1500... Peço desculpa aos noivos... Pag.5

Post by rotea »

Bela história! Ri muito aqui...

Post Reply