Rebaixar VW 1302

Ricardo Dias
✘✘

Rebaixar VW 1302

Post by Ricardo Dias »

Boas minha gente

À conversa com o Rodrigo VWTT surgiu-me a ideia de rebaixar o meu carro,
gostava de saber como rebaixar o meu 1302 à frente e atrás!

Quais os cuidados a ter, dicas, etc? Coisas que voçês que lidam com isto todos os dias me possam explicar...

À frente basta cortar a 1ªvolta da mola? Atras é rodar a barra de torção um dente? Não tenho certeza disto que estou a dizer mas vá lá ensinem-me sff :D

Hoje já passei a tarde de volta dele com o meu pai e já tive mais ou menos uma ideia do trabalho... :roll: ou nao...

Se tiverem fotos também ajuda...
Obrigado a todos

Abraço
RD

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Na minha opinião as molas da frente não devem ser cortadas.

1- Se quiseres voltar a por como estava não podes :wink:
2- Compra umas mais curtas sempre não são assim tão caras

Para rebaixar a frente tens 3 soluções

1- colocas molas mais curtas mas podes ter problemas com os amortecedores, porque podem bater no fim do curso. Podes sempre tentar encontrar amortecedeores mais curtos e ficas com o problema resolvido.

2- Cortas o prato one apoia a molas e voltas a soldar mais abaixo. Esta solução é barata e não perdes curso de suspensão o que é muito bom porque o carro fica com as mesmas características. O problemas é encontar a pessoas que saiba fazer esse trabalho com qualidade.

3- A mais cara mas também a melhor é arranjares estruturas novas para a frente em que o prato onde apoia a mola pode ser regulado em altura e assim podes baixar a frente o que quiseram e quando quiseres.

João

PS: Rebaixar atrás já foi explicado

Ricardo Dias
✘✘

Post by Ricardo Dias »

Obrigado Jcse

Se eu tivesse visto que já tinha sido explicado para trás não tinha perguntado, mas de qualquer forma não encontro nada aqui no forum...

HKS se puderes ajudar também... :wink:

ab
RD

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Eu não sei de tudo! :roll: Mas cortar molas é que não.
Mas as soluçoes do joao são essas que se vé mais
- molas curtas
-Pratos de appoio mudados
-suspençoes regulaveis
Now I have a machine gun HO-HO-HO

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Rebaixar atrás.

Para baixar atrás tens:
1- Tens que tirar as rodas
2- Tiras o amortecedor
3- Marca a posição dos braços na peça onde entra a barra de torsão com um pouco de tinta para a carrinha não ficar a andar como os cães, antes de desapertares os 3 parafusos.
4- Desapertar os 4 parafusos que seguram a chapa que proteje a barra de torsão e que mantém as borrachas e a barra de torsão no sítio.
5- Marcar nas barras e na peça onde entra a barra de torsão, para mais tarde teres uma referência.
6-No teu caso como é um 1302 tens que desapertar um parafuso alen de 17 que segura o braço de suspensão do lado de dentro. Este parafuso leva uma martelada com um cinzel e por isso não é fácil de desapertar. É preciso força.
7-Tiras a peça onde entra a barra. Usa um macaco de 2T e uma chave de fendas forte para fazer de rampa. Levantas ligeiramente a peça onde entra a barra com o macaco metes a chave de fendas por baixo e baixas devagar. Esta peça está apoiada sobre um rebordo.

ATENÇÃO A PEÇA ESTÁ SOBRE GRANDE PRESSÃO E PODES ALEIJAR-TE

8- Colocas borrachas novas que compraste uns dias antes.
9- Voltas a colocar a peça onde entra a barra de torsão um dente para cima para baixar uns 2.5cm. Se rodares também o de fora em sentido contrário baixa 0.5cm
10- Voltas a montar tudo como antes. Usas uns parafusos mais compridos para conseguires meter a tampa no sítio. Apertas na diagonal até consegires meter novamente os parafusos curtos de origem.
11- O resto é o inverso

Acho que não me esqueci de nada.

João

Ricardo Dias
✘✘

Post by Ricardo Dias »

Obrigado jcse afinal não estava muito enganado em relação aos passos que tinha de fazer...

Só não fiz tudo no fim-de-semana porque faltava-me a chave 17 e agora só para o próximo e que vou continuar, ou para o outro ainda não sei...

Vou ver agora neste fim-de-semana como é que o carro vai ficar com os 185 e ver aquilo que posso rebaixar, quanto é que me aconselham??

ab
RD

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Pronto, está visto: já que o carro não tem a homologação de originalidade, aí vai começar as alterações... Agora é só rebaixar, depois pneus 185, depois umas jantes "especiais", depois bacquets, cintos de competição, motor mais potente, etc, etc...

Será? :twisted:
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Não baixes muito senão tens que cortar os limitadores de borracha. Quando passas num resalto a suspensão fica sem curso e bate. O carro tem que parecer horizontal. Não baixes atrás antes de baixar a frente, para teres uma ideia. Detesto ver carros de frente levantada :shock:

Quando tirares as barras cuidado não as risques, porque senão vão partir.
Também vais ter que tirar uns quatro ou cinco parafusos dos guarda-lamas e desapertar outros tantos.

Nos carros com suspensão IRS, 1302, 1303 e automáticos não conseguimos pinta uma referência as barras. Depois de estarem na posição de descanso e horizontais, tira uma medida até ao chão ou outra referência, para futura orientação

João

Ricardo Dias
✘✘

Post by Ricardo Dias »

Obrigado mais uma vez Jcse... impecável!

Em resposta ao meu amigo Miguel, bem, na verdade não vai ser isso que vai aconteçer, o carro não vai ter esse propósito, aquilo que lhe faço não é para o por diferente do que vem de orgiem mas sim pô-lo a meu gosto sem que estrague a estética... rebaixamento nos VW's é o pão nosso de cada dia! :wink:

Se fosse esse o meu objectivo aquando do arranjo do meu motor tinha logo posto mais potência nele e obtei por não...

Nâo se assuste amigo Miguel, este não é para ficar como muitos que se veêm por aí!

Abraço
RD

bluepitbull

Post by bluepitbull »

se cortares crotares as molas depois vais ter arrepender,vais te fartar de andar aos saltinhos no carro!!!
prensar as molas tambem nao te aconcelho , vale mais a pena mandares vir de fora as molas ja curtas!!!

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Já estou mais descansado. É que depois de começar... Nunca mais se pára, as modificações e confusões aumentam, o dono acaba a desesperar, e no fim... volta a pôr tudo de origem.

Abraços :wink:

pma

Post by pma »

Miguel Brito wrote:Pronto, está visto: já que o carro não tem a homologação de originalidade, aí vai começar as alterações... Agora é só rebaixar, depois pneus 185, depois umas jantes "especiais", depois bacquets, cintos de competição, motor mais potente, etc, etc...

Será? :twisted:
Eu gostava de por umas jantes no meu, ainda que da época, e manter a mesma cor d origem mas com um tratamento para ficar mais brilhante, e a suspenção regulavel, mas pelo que diz deixa de ser original.

É isso?

bluepitbull

Post by bluepitbull »

Pois porque so o facto de o carro ser repintado perde o valor devido a nao ser de origem,segundo os coleccionadores!!!!o Meu carocha é vermelho vivo de origem,mas o ex dono pintou por cima de vermelho escuro e eu o actual dono como nao gosto de ver o carocha daquela cor quero pita-lo de um laranja especial!!!

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

repintado perde o valoe porque a tinta nova pode estar a esconder muito betume. Se a pintura for de origem, o que está é o que se vê.

João

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

pma: não consigo dar uma resposta 100% conclusiva. Depende muito do caso em análise.

Por exemplo, o vw 1500 do Jorge Lourenço (da Confraria do Carocha), usa por vezes as jantes desportivas de época, outras vezes as comuns standard. Nem num caso nem em outro está fora do valor de originalidade. Agora jantes aftermarket made in Ásia, de design "inventado", poderá ser considerado fora de "origem" e motivo de reprovação em certificados de originalidade e conformidade à época.

De um modo geral, penso que podemos considerar que quanto mais recente é o carro menor aceitação haverá de desvios à origem, enquanto que em carros muito antigos será inevitável haver itens menos próprios, por manifesta impossibilidade de obtenção do elemento correcto original.

No entanto, o passar do tempo tem revelado muito mais aparecimento de novas peças, refabricação de acordo com padrões originais, e maior acessibilidade a peças e tudo o mais necessário para um restauro completo e original de qualidade.

É hoje mais fácil de restaurar um carocha que no fim dos anos oitenta, sem internet, sem compras fáceis internacionais, e sem fornecedores e lojas nacionais dedicadas aos modelos antigos da marca. E nem tudo hoje é mais caro que em anos passados, o que é excelente.

Post Reply