Finalmente mudei de pneus! Os outros estavam mais que gastos. Os da frente tinham apenas vestígios de sulcos, com menos de 1mm de profundidade, enquanto que os traseiros tinham desaparecido por completo, ficando lisos e polidos.

A última vez que tinha mudado pneus foi a 3 de outubro de 2003, no início de um ano lectivo, para melhor segurança nas idas a Coimbra. Aconteceu ao km 221706, custou 190,76 euros e demorou 1h52m, na Pneuvita do Alto do Cacém.
Hoje, 4 de Abril de 2007, cerca de três anos e meio depois, ao km 297426, ou seja 75720km depois, a mesma troca de pneus custou 225,65 euros, e demorou 2h15m.

Ou seja, mais 34,89 euros. portanto um aumento de 15,46%em 42 meses, ou seja, inflação de 4,41%/ano. Estatisticamente posso também observar que fiz uma média de 1802km/mês. Garantidamente me parece que os pneus nos carros actuais não sobrevivam a tão elevada quilometragem. É como a publicidade antigamente referia “more miles per dollar”. Comparativamente aos carros actuais, o meu pneu é mais estreito sobrecarregando menos a direcção, gasta-se menos, pois o carro é mais leve (apenas 738kg, contra tonelada e meia dos actuais), a direcção não sobrecarrega o eixo motriz, a direcção assistida não “come borracha” ao estacionar, e em conclusão, o pneu dura mais... Defendendo assim melhor o dono. Na contabilidade global, os 190,76euros por 4 pneus para 42 meses deu 4,50 euros/mês para 4 pneus, ou seja 1,13 euros por pneu/mês. Agora façam as contas para um carro actual e venham-me dizer se é mais económico!...
Continuando a esmiuçar as contas, verifico ter pago agora 225,65 euros, mas cada pneu Camac 560x15 custar 46,00 euros, com um desconto de 20% oferta da Pneuvita, ao preço de 36,80 euros, pouco menos de 8 contos. Infelizmente a conta final não é apenas 36,80 x 4 = 147,20 euros... Há que pagar mais 78,45 euros. esse valor acrecido é 1 alinhamento ligeiro por 18,45 euros e 4 equilibragens ligeiras de roda por 17,64 euros (as 4), ambos os valores já com 10% de desconto Pneuvita, a montagem é gratuita, e paguei taxa de SGPU (dec.-lei 111/2001 de 6 de Abril) de 3,20 euros para queimar os pneus numa cimenteira.
Somando os valores e depois aplicando-lhe em cima com os 21% de IVA para financiar o usual desgoverno do estado, chega-se à soma final dos ditos 225,65 euros.
Esta é portanto a resposta a todos quanto perguntam quanto custam os pneus na medida original para carocha: os pneus existem, são Camac 560x15 nacionais, custam os 4 montados no carro 225,65 euros, o que dá valor médio de 56,41 euros por cada pneu montado, equilibrado e montado no carro, e dura entre 60000 e 75000 km. Dúvidas? Não há, nem pode haver...
O animal no ar a mudar os pneuzinhos:

O estado lastimoso, mais que gasto, dos pneus que sairam:

E os novos, maravilhosos, e a cheirar a borracha nova:

O trabalho foi cuidadoso, com pistola pneumática para tirar as rodas, mas com chave dinamométrica para apertar os pernos na montagem.

Mais demorado foi equilibrar as rodas, pois estes pneus fininhos vêm muito desiquilibrados de fábrica. O ideal é mandar equilibrar de novo e alinhar a direcção 10000km's depois, quando ganharem mais desgaste.

E agora: resta fazer mais km's!
Nota, apresento os valores para servir de comparação com outras lojas e casas da especialidade, pois não tenho aqui intuitos comerciais, meramente contar o meu caso, em que fui bem servido, e que responde à pergunta e dúvidas de muitos de nós, quando queremos saber quanto custa meter pneus fininhos de origem, de acordo com o livrete original. Neste caso, 225 euros.
Posso também adiantar que têm disponíveis câmaras de ar apropriadas, também Camac, para 155X15 e 165X15, que são medida certa para estes pneus, e custa 7 euros cada.
Na montagem dos pneus também tomam o cuidado de meter uma "gola" de plástico, pequena peça em torno da válvula, para que a jante não corte a câmara.