Mudança de Pneus, pneus novos 560x15

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Mudança de Pneus, pneus novos 560x15

Post by Miguel Brito »

Mudança de Pneus

Finalmente mudei de pneus! Os outros estavam mais que gastos. Os da frente tinham apenas vestígios de sulcos, com menos de 1mm de profundidade, enquanto que os traseiros tinham desaparecido por completo, ficando lisos e polidos.
Image

A última vez que tinha mudado pneus foi a 3 de outubro de 2003, no início de um ano lectivo, para melhor segurança nas idas a Coimbra. Aconteceu ao km 221706, custou 190,76 euros e demorou 1h52m, na Pneuvita do Alto do Cacém.

Hoje, 4 de Abril de 2007, cerca de três anos e meio depois, ao km 297426, ou seja 75720km depois, a mesma troca de pneus custou 225,65 euros, e demorou 2h15m.
Image
Ou seja, mais 34,89 euros. portanto um aumento de 15,46%em 42 meses, ou seja, inflação de 4,41%/ano. Estatisticamente posso também observar que fiz uma média de 1802km/mês. Garantidamente me parece que os pneus nos carros actuais não sobrevivam a tão elevada quilometragem. É como a publicidade antigamente referia “more miles per dollar”. Comparativamente aos carros actuais, o meu pneu é mais estreito sobrecarregando menos a direcção, gasta-se menos, pois o carro é mais leve (apenas 738kg, contra tonelada e meia dos actuais), a direcção não sobrecarrega o eixo motriz, a direcção assistida não “come borracha” ao estacionar, e em conclusão, o pneu dura mais... Defendendo assim melhor o dono. Na contabilidade global, os 190,76euros por 4 pneus para 42 meses deu 4,50 euros/mês para 4 pneus, ou seja 1,13 euros por pneu/mês. Agora façam as contas para um carro actual e venham-me dizer se é mais económico!...
Continuando a esmiuçar as contas, verifico ter pago agora 225,65 euros, mas cada pneu Camac 560x15 custar 46,00 euros, com um desconto de 20% oferta da Pneuvita, ao preço de 36,80 euros, pouco menos de 8 contos. Infelizmente a conta final não é apenas 36,80 x 4 = 147,20 euros... Há que pagar mais 78,45 euros. esse valor acrecido é 1 alinhamento ligeiro por 18,45 euros e 4 equilibragens ligeiras de roda por 17,64 euros (as 4), ambos os valores já com 10% de desconto Pneuvita, a montagem é gratuita, e paguei taxa de SGPU (dec.-lei 111/2001 de 6 de Abril) de 3,20 euros para queimar os pneus numa cimenteira.
Somando os valores e depois aplicando-lhe em cima com os 21% de IVA para financiar o usual desgoverno do estado, chega-se à soma final dos ditos 225,65 euros.
Esta é portanto a resposta a todos quanto perguntam quanto custam os pneus na medida original para carocha: os pneus existem, são Camac 560x15 nacionais, custam os 4 montados no carro 225,65 euros, o que dá valor médio de 56,41 euros por cada pneu montado, equilibrado e montado no carro, e dura entre 60000 e 75000 km. Dúvidas? Não há, nem pode haver...

O animal no ar a mudar os pneuzinhos:
Image

O estado lastimoso, mais que gasto, dos pneus que sairam:
Image
E os novos, maravilhosos, e a cheirar a borracha nova:
Image

O trabalho foi cuidadoso, com pistola pneumática para tirar as rodas, mas com chave dinamométrica para apertar os pernos na montagem.
Image
Mais demorado foi equilibrar as rodas, pois estes pneus fininhos vêm muito desiquilibrados de fábrica. O ideal é mandar equilibrar de novo e alinhar a direcção 10000km's depois, quando ganharem mais desgaste.
Image

E agora: resta fazer mais km's!

Nota, apresento os valores para servir de comparação com outras lojas e casas da especialidade, pois não tenho aqui intuitos comerciais, meramente contar o meu caso, em que fui bem servido, e que responde à pergunta e dúvidas de muitos de nós, quando queremos saber quanto custa meter pneus fininhos de origem, de acordo com o livrete original. Neste caso, 225 euros.

Posso também adiantar que têm disponíveis câmaras de ar apropriadas, também Camac, para 155X15 e 165X15, que são medida certa para estes pneus, e custa 7 euros cada.

Na montagem dos pneus também tomam o cuidado de meter uma "gola" de plástico, pequena peça em torno da válvula, para que a jante não corte a câmara.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

jnar
✘✘✘✘✘

Re: Mudança de Pneus, pneus novos 560x15

Post by jnar »

Miguel Brito wrote: (...)
Nota, apresento os valores para servir de comparação com outras lojas e casas da especialidade, pois não tenho aqui intuitos comerciais, meramente contar o meu caso, em que fui bem servido, e que responde à pergunta e dúvidas de muitos de nós, quando queremos saber quanto custa meter pneus fininhos de origem, de acordo com o livrete original. Neste caso, 225 euros.
(...)
e fizeste tu muito bem!
:wink:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

surfistaprateado
✘✘✘

Post by surfistaprateado »

Comprei uns pneus na www.pneucity.com, entregaram-mos em casa ficaram por 43€ cada pneu!
medida 165 80/15 é muito aproximado ao original!!
Antes de "E" e de "I" NUNCA se usa "Ç" :-)

zef

Post by zef »

boas

o que e que fizeste aos pneus velhos?
presiso de 2 pneus para pôr na split... (só para andar com ela de um lado para o outro, detro da garagem)

cumps

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Nao andas com a mesma pressão nos pneus a frente e a traz? o_O Sei que andas com mais pressão do que aconselhado, mas não faz-se isto a frente e atras?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

pma

Post by pma »

Eu paguei 190€ certos com montagem por 4 camac 165 R15, não faço ideia se é caro ou barato

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Com esta chuva toda e tu andavas com os pneus nesse estado :shock:

João

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Os famosos "Slicks" :lol: Normal em carros de alta competição! :wink: :lol:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

surfista: de facto é parecido, mas um pouco mais largo, ou "gordo". O considerado equivalente ao original 560x15 é o 155/15.

zef: estavam tão velhos que nem tive coragem de os pedir. Foram para reciclar.

HKS: a pressão certa é um tópico em si mesmo. Deve existir sempre uma diferença de 2 unidades de pressão entre a frente e a traseira. A traseira tem que levar mais pressão que a dianteira. NUNCA usar a mesma pressão atrás e à frente!

O pneu sobresselente deve ser enchido com a pressão de maior valor usada em qualquer eixo. Esta recomendação é válida para qualquer modelo de carro, antigo ou moderno.

pma: eu considero normal, e correcto, face ao que eu paguei.

jcse: era o Terror... Com chuva, até já abanava em recta... E a arancar, em cima de areia ou gravilha solta, até patinava...

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Expliquei-me mal Miguel! Se andas com os 4 pneus com pressão a mais, e se eles tem a mesma quilometragem, não havia de ter os mesmos sinais de desgaste (embora menos marcados) a frente?

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Não... Por um lado, já não me lembro se mudei os de trás para a frente. Penso que não, mas mesmo assim: a geometria do alinhamento é diferente no eixo dianteiro e no traseiro, o eixo motriz gasta mais pneu, o peso maior na traseira também contribui para maior desgaste, e por isso os de trás gastam-se sempre mais depressa que os da frente (falando de carocha, claro).

Mas há mais exemplo assim, de outros carros: o honda S2000 gasta os de trás em metade do tempo que gasta os da frente, porque patina muito, com potência elevada às rodas traseiras e o peso do motor na frente.

berto53
✘✘

como sempre......

Post by berto53 »

Miguel, é sempre um prazer ler estas tuas crónicas cibernéticas, és de um detalhe meticuloso, sim senhor !

eu tenho estado no mecânico, o meu Berto chumbou na inspecção, a roda traseira direita travava apenas 10% !
imagine-se,....e tinha um teor de CO mais elevado que o permitido...o CO está tratado, e novos retentores da VW/AUDI/PASSAT para subsitutir os anteriores, que diga-se de passagem...enfim,...
tentámos ajustar o desequilibrio do carro, tirou-se tudo, e rodou-se a barra de torsão, 4 dentes no sentido dos ponteiros...ficou na mesma!?!? ... :oops: :oops: :oops: :cry:

agora vou ver se o Hugo me arranja as ditas Barras de Torsão, que me parecem ter outro nome, quero meter as duas na traseira do carro, e na frente...
tenho o carro tipo California Look, todo caído do lado esquerdo....:(
parece tudo tão simples, mas nunca fica nada como eu espero....:(

enfim,....
abraços,

rc

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Com 4 dentes e entao com a barra a fazer mais de mola, digamos "mais esticado" e esta na mesma? O_o! A barra esta bem entaga ao meio? E que 4 dentes deve ter dado luta para colocar de novo...borrachas novas?

Montyparts

Post by Montyparts »

JÁ VISTE AS LAMINAS SUP. E INF. DO EIXO DA FRENTE?

berto53
✘✘

...

Post by berto53 »

imprimi aquele texto que aqui guardei há uns tempos, e fizemos como ali estava...o sr. lá tirou a dita, rodou aquilo no sentido dos ponteiros, meteu-se a lâmina ou braço da suspenção no sítio, baixou-se o carro, e...ficou pior ! :cry:

A frente agora baixou consideravelmente, do lado esquerdo...é de gritos, ou não tenho sorte com o carro, ou com o mecânico...que até foi da guérin,...tem os manuais todos, etc,...já me avisou que é um petisco ir mudar as barras da suspensão da frente, que aquilo leva imenso tempo a meter,etc,...não sei que faça....são 170 euros daqui, 100 dali, etc,...

perguntei ao Hugo pelas ditas barras de torção, que acho ser este o seu nome, e ele ficou de conversar melhor comigo...aqui existe uma confusão qq...ou eu não me sei explicar ou ele não me entendeu...ou nada

tive um problema com o dínamo do Berto,que foi depois substituído, e vinha com um regulador,...a luz vermelha continuava acesa no odómetro, fui a um electricista e ele disse-me ser do regulador...o Hugo lá me ficou com ele, e paguei a diferença por outro, da Bosch (brasileira!)
a luz apagou-se quando instalei o regulador do outro carro, ....
agora tenho aqui este novo para meter....

...enfim, tudo me correu mal hoje,...ao subirem o carro no elevador, bateram com ele no topo, fiquei com uma ligeira amolgadela no tejadilho... :cry: :cry:
Mas como é para levar o tecto da Golde no Vlad, que se licse...:(

.pelo menos os travões parecem estar melhor, a poli esquerda estava cheia de Valvolina, aquilo até assustava...pudera, como ia o carro travar naquele estado!?
a ver se passa amanhã na re-inspecção....
meu pobre Berto...soubesse eu mais, e tivesse um espaço onde trabalhar, era eu que dava as calinadas todas,...pelo menos não pagava....
enfim....foi um dia longo, estou cansado, desapontado, e logo se vê amanhã...

alguém me sabe dizer já agora as medidas exactas das Barras de Torsão para a traseira dum Carocha 1200 de 1963!?
e se não as encontrar no Hugo, o sr. Monteiro tem para venda!?
senão mando vir de fora, pois já as vi á venda na net e em revistas,...
é tudo tão dificil....será assim tb convosco e com os vossos carochas!?!?

obrigado e desculpem o desabafo.......

Post Reply