Carochas nos Automóveis Antigos em Oeiras

Post Reply
Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Carochas nos Automóveis Antigos em Oeiras

Post by Miguel Brito »

Carochas no IV Passeio-Exposição de Automóveis Antigos em Oeiras

Automóveis Antigos, em Oeiras

O IV Passeio-Exposição de Automóveis Antigos terá lugar no próximo sábado, 12 de Maio, nos centros históricos de Paço de Arcos e de Oeiras.

Os centros históricos de Oeiras e Paço de Arcos, vão acolher mais um Passeio - Exposição de Automóveis Antigos, no dia 12 de Maio, em que se espera, participem mais de uma centena de veículos.

Os veículos desfilarão pelos centros históricos e ficarão em exposição, entre as 12h00 e as 17h00, no Largo 5 de Outubro, em Oeiras e junto à porta principal dos Paços do Concelho.

O início do desfile está marcada para as 11h00, com partida de Cascais, seguindo pela Av. Marginal até à Curva dos Pinheiros, onde faz inversão de marcha, para entrar no Centro Histórico de Paço de Arcos e dirige-se ao Largo 5 de Outubro, no Centro Histórico de Oeiras.

(Retirado de http://www.guiadacidade.pt/v3_index/not/15357/)

Saímos de casa já passava das 11h, pois estive a lavar a Gilda logo pela manhã, e isso implica o uso de escadote para chegar ao tejadilho, mangeira, etc, numa tarefa demorada.
Seguimos para a Marginal onde encontrámos logo alguns participantes a caminho de oeiras. Ao darmos a volta para aceder ao centro histórico encontrámos o Presidente Isaltino a cumprimentar os participantes e a sorrir imenso quando viu a gorda da Gilda azul e branca... Pouco depois seguia ele também no cortejo, ao volante de um Ford A (um daqueles carros antigos que tem a fiabilidade dos modernos, de tal modo que até a VW fez em tempos uma publicidade que mostrava lado a lado um ford A e um vw, comparando os dois). Entramos no local atrás de um americano:
Image
Claro que tivemos que ficar um bocado à espera, pois o americano bloqueou as mudanças... As tais muito boas, automáticas ao volante... Desde que não avariem. A solução foi engatar a marcha atrás, depois estacar, meter a primeira, que entrou a "murro" na manete do volante e aquilo lá saltou para a frente, entre rangidos e estalos de carretos.... Um susto. Cada vez que parava tinha que deixar espaço para ele ranger, trepidar e saltar num ruído como se fosse desfazer-se ali mesmo... Pois é, carros antigos = carros velhos.

Parámos longe da confusão, encontrei um amigo ao volante de uma Fiat múltipla, mas tem desculpa, pois também gosta de vw's, e seguimos para o Largo da Igreja, onde estavam imensos carros parados.
Image
E claro, no meio daquilo tudo, também havia maravilhosos vw.
E era isso que íamos ver, para além de termos de novo a confirmação de que temos a "escolha certa", carros que são mais que isso, são volkwagens clássicos.
Image
Image
Image
Um carocha a duas cores. Só não percebi o porquê das opções tomadas: sepintou a luz de matrícula de branco, então não seria de pintar também o suporte das luzes traseiras? E se pintou a tampa do portaluvas, não seria de pintar também as grelhas de altifalantes, e até a tampa do rádio?
Image
Image

Image
Este carro foi exportado para a América, depois regressou de lá. Daí os parachoques de "toalheiro" , mas desta vez com os correctos apoios especificos de reforço.
O detalhe "errado" é ter farolins europeus, com pisca laranja, em vez de totalmente vermelho. Mas claro que assim é mais seguro e natural.
Image
Image
Image
Os piscas dianteiros são brancos com ampola laranja, típico de modelo americano. Por isso se torna imperativo recomendar se queremos vidros europeus ou não, ao encomendar directamente dos USA, por exemplo da WCM-West Coast metrics. Senão dissermos nada, vem enganado... tudo em versão americana.
Image
Image
Image
Verde mais verde não há...
Image
Image

(continua)
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Depois... bem, depois tivemos que fazer uma pausa, pois eram horas de almoçar. Logo ali ao lado, numa rua pedonal de Oeiras, um local agradável para se estar.
Image
Os pequenitos estavam histéricos com os carros, só se acalmaram um pouco durante o almoço. O Pedrinho, já completamente recuperado de saúde, queria... um microcarro Heinkel! Uma anedota com rodas, mas enfim. Já a Beatriz, queria um karmann-ghia cor de laranja... Mas já lá vamos. De sobremesa tivémos... nova visita aos automóveis estacionados. Eram tantos, mais que muitos!
Image
O local estava cheio por todo o lado. Os carros acumulavam-se me filas sucessivas, num caos multicolor que se tornava num jog de descobrir onde se escondiam os vw no meio daquela confusão.
Image
Descobri este 1200 com tecto de abrir. Finalmente fotografei e vi o carro ao pormenor, desde que o conheci há mais de um ano como participante no penúltimo Rallyes às Camélias de Sintra, onde ele entrou.
Image
Image
Repararam no sistema de "ar condicionado" para arrefecer as costas e o rabinho? É o método clássico...
Image
E viram a forra vermelha na lateral?
Image
Belo carro, sem dúvida. Depois vimos um karmann-ghia dos mais recentes, também versão americana, e uma cor muito seventies...
Image
Este é que a Beatriz gostou! "É como o do pai, mas a cor é mais gira!"
Image
Pois é, é muito laranja. Oh, sim, parece que já me estou a ver a guiar aquilo...
Image
O modelo distingue-se dos mais antigos, essencialmente por ter parachoques "de carril", jantes de 4 pernos com pneus radiais de série, piscas versão gigante para cegos, farolins traseiros esticados e enormes, fixação telescópica dos parachoques ao carro, e breguilha para abastecer gasolina: uma tampa exterior do género dos carros de plástico actuais, para quem tem vergonha de mostrar a desarrumação da mala dianteira ao abastecer, e que assim basta abrir a tampinha.
Image
Image
Mas este karmann-ghia já havia aparecido numa foto do ClassicClube numa prova desportiva com o número 157, em algum rallye. E aparece também numa fotografia do Hacets da Moita, a 20 de Março de 2005. Ao sair de Oeiras, o motor é que podia estar um pouco mais afinado...
Mas para quem gosta de karmann-ghias mais clássicos, que tal este de 1960:
Image
Para mim foi o favorito que lá estava, um aspecto excepcional.
Image
Image
O relógio não está certo, provavelmente avariado, como acontece tantas vezes.
Image
Image
Defeitos? Muito poucos. As cores são muito bem escolhidas, e diferentes de outros que por aí andam (ao contrário da escolha de um certo senhor do Norte... mas isso é outra história).
Faltava-lhe as chapas que cobrem os "T's" de fixação dos parachoques ao carro, e a borracha das buzinas ou estava desencaixada, ou estava danificada, pois não encaixava bem na abertura.
O mais estranho é obviamente o facto de usar matrículas cromadas, completamente ilegais na linha de inspecção. Mas como o carro é de 1960, talvez esteja abrangido pela lei que permite aos pré-60 escapar ao IPO anual, por ter certificação periódica emitida pelo CPAA, e aí, eventualmente aceitam estas chapas cromadas.

Depois encontrei ainda um "primo" dos nossos vw, este 356 do Comandante Guedes, que muito aprecio encontrar em rallyes históricos e que está já inscrito para a próxima maratona Bragança-Vilamoura, nas 500 Milhas ACP-C do fim do mês. Acrescentou uma placa "P" no capot, e é uma matrícula "IG" como o meu carocha, pelo que muitas vezes tem um numeração de porta próxima do meu. É um prazer revê-lo. Sempre uma condução muito ponderada, educado e correcto, e não alucinado como eu (para espremer os 34 cavalos...)
Image
Depois descobri a Xana a espreitar para um carro moderno que lá estava... Branco de capota, branco na pintura, branco nos estofos, parecia que vendia gelados Olá...
Image
Fugi logo dali, pois ela ainda começava a querer alguma modernice qualquer.
E assim se acabou o passeio, tendo nós regressado à Gilda para voltar a casa, antes dos participantes terem regressado do longo almoço (com discursos do Presidente Isaltino, havia de demorar...).

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Mais uma grande reportagem do nosso Guru! :D
Até parece que estive lá! 8)

Quanto ao KG, já sabes! Cortar o tecto e mudar a cor! :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

trukas
✘✘

Post by trukas »

excelente..

5 estrelas 8)

obrigado por partilhares..
type one addicted ...

BUS1971

Post by BUS1971 »

este homem devia escrever um livro...
adoro ler as foto-reportagens dele!
obrigado pela partilha...
abraço
a minha ex: BAYWINDOW 1971
Image

CL

Post by CL »

Caro Miguel, a sua reportagem está fantástica.

Um abraço.

CL

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

que cretino...mesmo aqui ao lado e não fui ver :twisted: :twisted:
resta-me ver e rever as tuas fotos....se não fosses tu, tinha ficado mais ignorante
Obrigado e parabéns pelas fotos, miguel.
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

obrigado pela partilha das fotos e pelos sempre bem humorados e acutilantes comentários.

cpts

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

Temos de começar a a fazer uma vaquinha para enviar o miguel ao encontros. Imaginem o Miguel no Bad Camberg ou no Vw super Nats? ui... isso sim era um livro.

Obrigado Miguel por mais um belo passeio que nos levaste com as tuas palavras e fotos.[/list]

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Infelizmente, não consigo estar em todo o lado...

(Mas a ideia do livro, ou melhor, livros, já anda no ar há algum tempo... Aguardemos por novidades.)

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Image

:lol: :lol:

Excelente caro Miguel Brito!

A meu ver só faltam mais fotos da Gilda.. :wink:
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

:oops: Para mim a Gilda já faz "parte da casa" e por vezes esqueço-me de a fotografar... Ficou só aquele americano "encalhado" visto através dos safaris.

berto53
✘✘

outro encontro a que não fui....

Post by berto53 »

lindas fotos sim senhor,...como é costume, estive fora os dias 12 e 13, perdi mais este encontro...:(
nem sabia sequer do mesmo...folgo em ver que o Pedrinho já está melhor, Miguel, nunca mais disseste nada...mas tudo bem.
boas fotos, obrigado !

Post Reply