toiga wrote:E esquecendo a mudança do filtro por agora?

Quero mesmo mudar o óleo para ver como está...
Mudar o óleo e o filtro dá mais ou menos o mesmo trabalho...não sejas preguiçoso.
1- desapertas o parafuso do meio. O óleo pode estar morno, e deixa escorrer durante meia hora. O carro tem que estar direito.
2- desapertas os outros 6 parafusos de vagar e tiras a rede. A porcaria fica no prato por debaixo da rede. Se não tiras a rede vais fazer "merda"
Porque
1- O óleo antigo tem pouco detergente (aditivos) e a porcaria vai ficando depositada nesse prato por debaixo da rede. Por isso este motores não devem andar com um óleo com muito "detergente" para a porcaria acentar. Não têm filtro para agarrar a porcaria que fica no óleo, por isso o óleo tem que ser mudado muitas vezes
2- usas um óleo novo com mais "detergente" vai agarrar nas borras que estão nesse prato e vai espalhar por todo o motor. É como abanares uma garrafa de vinho velho antes de a abrir

Podes usar um 20W50. Eu uso um sae30 mas eu não sou exemplo.
O kit da rede (poder ser lavada) mais as anilhas deve custar uns 5 euros. Deves usar anilhas novas de cobre porque assim não precisas de apertar muitos os parafusos. Se os apertares mais que o necessário, vais moer a rosca do bloco, porque o bloco é feito de uma liga de alumínio e magnésio
TENS que tirar o filtro de ar e lava-lo bem e colocar óleo novo. Se andou em caminhos de pó deve estar imundo.
NUNCA limpar com uma peça metálica os cantos do filtro, porque riscas a tinta e vai apodrecer. A humidade do ar fica presa dentro do filtro e se encontrar um pedaço de chapa sem tinta vai transformá-lo em óxido de ferro
João