Será que os nossos carros vão "levar a talhada"?

lmsilva

Será que os nossos carros vão "levar a talhada"?

Post by lmsilva »

Como podem ler neste Link: http://motores.sapo.pt/newsdetails.aspx ... 7561&s=&k= o estado prapara-se para alterar o imposto municipal sobre veículos. Já ouvi boatos em que alguem dizia que iriam alterar os critérios para a aplicação do imposto. Os carros anteriores a 1977 estavam isentos deste imposto, alguem sabe se vamos ficar sujeitos ao Imposto Único de Circulação?
Last edited by lmsilva on 08 Mar 2007 19:11, edited 1 time in total.

nelsonfelix

Post by nelsonfelix »

Era o que faltava, cambada de xulos, onde houver oportunidade de sacar guita ao contribuinte lá estão eles, mas progresso que é bom nada... :x :twisted:

Não acrescentei nada de novo, desculpem o desabafo.

estevo
✘✘✘

Re: Será que os nossos carros vão "levar a talhada"

Post by estevo »

lmsilva wrote: "...Os carros anteriores a 1974 estavam isentos deste imposto..."
Corrigindo: :roll:

Os carros anteriores a 1977 estavam isentos do IMV.
(o\ | /o)

lmsilva

Re: Será que os nossos carros vão "levar a talhada"

Post by lmsilva »

estevo wrote:
lmsilva wrote: "...Os carros anteriores a 1974 estavam isentos deste imposto..."
Corrigindo: :roll:

Os carros anteriores a 1977 estavam isentos do IMV.
Obrigado pela correcção estevo.
Penso que teria sido mais correcto dizer os carros com mais de 30 anos. :)

Já corrigi o post!

Pedro
✘✘

Post by Pedro »

nelsonfelix wrote:Era o que faltava, cambada de xulos, onde houver oportunidade de sacar guita ao contribuinte lá estão eles, mas progresso que é bom nada... :x :twisted:
já começa a ser um habito para eles... :evil: :evil:

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

eles sao loucos...nunca para carros antes de 77, mas por um lado estou de acordo com o imposto sobre propriedade. aqui em coimbra nem imaginam os carros parados/vandalizados/abandonados. esta lei vai fazer com que eles saem das estradas....

agora um pergunta coloco:
- como vao fazer os tipos dos stands que têm as declaracoes de venda?
o registo ainda esta no nome do antigo dono...ele é que vai pagar o imposto ao final do ano se o carro nao for vendido?

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Fica sempre um certo receio no ar...

Não quero falar demasiado nestas coisas, senão "levanta a lebre" e depois é que são elas...
Mas talvez não seja de ficarmos preocupados em demasia. Porquê? Pelo seguinte: se já fizeram declarações de IRS pela Net, hão-de ter o vosso código de acesso no site das finanças, onde tem um item que permite visualizar os bens em nosso nome, incluindo o património automóvel.
Ora, nessa situação, os meus carros antigos não aparecem, aparece apenas o carro da minha esposa, moderno e que paga imposto de circulação. Presumo que a venda do "selo" pelo correio visava um maior controlo por parte do Estado a quem tem carros, suas cilindradas e cálculo de imposto. Por isso dificilmente conseguirão controlar todos os carros antigos.

O meu conselho é sempre o mesmo: agrupem-se em clubes que ofereçam garantias de protecção, de salvaguarda do uso de carros antigos.
Na prática, é apenas o CPAA e o ACP-Clássicos, pois são os únicos autorizados a declararem o Certificado Histórico de carro Antigo, e um dia esse documento será essencial para circulação.
Esperemos que não seja tão cedo.
Relevante é também o Hacets, pelo elevado número de sócios, e no nosso caso o VW Ar Clube de Portugal, com sede em Viana do Castelo.
O resto, é tudo muito engraçado, mas apenas para pagar quotas e pagar inscrições de encontros: Avaac, CAC - Clube Automóvel do Centro, Escuderia de Castelo Branco, etc.

A malta do Estado, habituados a sentarem-se no banco de trás de um passat preto, nem acreditam que ainda andam aí carros com 50, 40 e mesmo 30 anos. Acham que o país é feito só dos carros que eles vêem a cento e muitos na correria das autoestradas e IP's com portagem. Julgam que um carro antigo é um carro velho, e que por vezes chega a ter 12 e 15 anos... No condomínio onde só há BMW's novos, Mercedes cinzentos e outros gasóleos, ignoram por completo que no país real se restauram Minis, que os Renault 4L ainda mexem, que os Fiat 124 continuam a andar, e que os carochas são em grande quantidade no quotidiano das pessoas reais.
Fechados a fazerem leis dentro de Lisboa, não percebem nada da vida, e nada vêem a alta velocidade nas vias rápidas, e por isso, espero eu, façam as leis para os modernos e para os carros velhos, os tais que eles acham muito poluidores porque são de 1982-96, e deixem-me sossegado a guiar carros a sério, volkswagens clássicos.

Desculpem lá, mas tive que desabafar.
Modernos para a prensa, antigos para restauro!
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Kastenwa

Post by Kastenwa »

Bem, o Miguel Brito esclareceu tudo sobre este assunto.
Subscrevo absolutamente.

Na Alemanha, a partir deste mês de Março, os carros com catalisador da norma Euro 1, já não podem circular.
Isto significa que os proprietários de Golf e Scirocco até ao ano de 89, ou gastam cerca de 400,00 EUR para alterar o catalisador para a Norma Euro 2, ou então mandam-nos abater.

Como quase sempre copiam os maus exemplos, temos de estar atentos.

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Imposto!

Post by Eduardo Pinela »

Outro dia estive na repartição de finanças a comprar o selo para o meu infame Chrysler e perguntei por isso. Fui informado dessa realidade: Os carros dantes deixavam de pagar imposto após completarem os 25 anos, agora só não pagam os anteriores a 77. A minha carrinha é de 77 e PAGA!! Fica a informação

Skymaze

Post by Skymaze »

Ok... então só para esclarecer uma coisa:
- Todos os carros anteriores a 1977 não pagam imposto?
hum... desconhecia isso! :oops:

Já agora, alguém consegue facultar essa legislação? :roll:

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Ano após ano, saía um decreto que dizia que os carros que faziam 25 anos de idade naquele ano ficavam isentos de imposto de circulação (vulgo selo).
Em 1999 deixou de ser publicado, o que obriga que os veículos desde 1977 continuem a pagar este imposto. Os outros anteriores estão todos isentos.
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

paulomartins

Post by paulomartins »

Voltando a este assunto,

Hoje fui a uma repartição de finanças e disseram-me que a partir de 1 de Janeiro de 2008, todos os carros posteriores a 77 teriam de pagar imposto de circulação, e os anteriores a esse ano teriam de ter uma declaração da ACP, a dizer que o carro e de colecção ou e uma peça de museu, ou outra história qualquer., MAS nao podem fazer mais de 500Km :roll: ANUAIS senão terão de pagar na mesma o dito imposto.

Não sei se alguem tem conhecimento disto, mas foi o que me disseram...

Cumprimentos
Paulo Martins

BERMORAIS

Post by BERMORAIS »

bem,sendo verdade,é de muito mau gosto :?

é quase uma obrigaçao de todos os clássicos estarem inscritos no acp

FDP

paulomartins

Post by paulomartins »

:lol:
E mesmo assim so podes fazes 500 km por ano :x , ou entao teremos de pagar na mesma...

Eu na minha carrinha so fiz cerca de 500 metros :? , mas pro ano ja faço conta de fazer mais do que isso 8)

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Bua ha ha ha, Porreiro, vamos voltar a aprender como adulterar os contas :) Ou passar a desliguar a bicha ou ter dois contas, não estou nada preocupado
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Post Reply