Peso volante de motor
-
miguel_f
Peso volante de motor
Tenho um carocha com caixa de velocidade 8x33 e motor 1600 com carburadores da brasilia e ando com ideias de tirar um pouco de peso ao meu volante de motor, desta forma venho pedir conselho para quanto peso devo de tirar para dar um pouco mais de vida ao motor sem perder a fiabilidade?
-
turbolento
Re: Peso volante de motor
boas atenção porque não é só tirar peso é presiso faser outras coisas
disem que num motor 1600 podem tirar 1.600kg
-
pedro silva
kg ?? não querias dizer 1.600 gramas ??turbolento wrote:boas atenção porque não é só tirar peso é presiso faser outras coisas
cumps
-
miguel_f
Já ouvi falar entre 500gr e 750gr para um motor original é verdade?
-
f_valentim
- ✘✘
turbolento wrote:boas atenção porque não é só tirar peso é presiso faser outras coisas
ficamos muito ilucidados.
Existem volantes de motor aligeirados. este fim de semana vi um com varios furos entre a base e os dentes. Pareceu-me uma soluçao em termos. Vamos ver se as brocas resistem.
Esses carburadores trazem uns 145. Aumentado e martelos 1:25, dá logo outra vida. Vais gostar.
Powered by AMSOIL
Albarda-se o burro à vontade do dono.
-
miguel_f
Desculpa mas eu neste aspecto estou um pouco a leste...f_valentim wrote:
Esses carburadores trazem uns 145. Aumentado e martelos 1:25, dá logo outra vida. Vais gostar.
Pode explicar melhor
-
f_valentim
- ✘✘
Carburadores:
Gigler interno 145
Ideal para 1600 com martelos 1:25 155 a 160
Martelos 1:25:
Dao mais abertura as valvulas. Recomendo vivamente.
Qualquer duvida apita. O que tu tens tb ja eu tive e fui melhorando.
Gigler interno 145
Ideal para 1600 com martelos 1:25 155 a 160
Martelos 1:25:
Dao mais abertura as valvulas. Recomendo vivamente.
Qualquer duvida apita. O que tu tens tb ja eu tive e fui melhorando.
Powered by AMSOIL
-
miguel_f
-
f_valentim
- ✘✘
O que lá meteres dentro 
Vai depender mais da paciência para afinares.
Vai depender mais da paciência para afinares.
Powered by AMSOIL
-
motortipo4
- ✘✘
boas
em um motor 1500 tirei cerca de 1kg de peso no volante..atençao foi feito num torneiro rectificador.
nao numa xafarica qualquer..rolei cerca de tres anos sempre a abrir sem qualquer problema...esse motor
ainda esta para dar cartas..so o tirei por troca de um t4..agora de notar que fica mais rotativo mas perde
um pouco de força numa bay desaconselho,apenas aconselho a fazer num torneiro em condiçoes, e para um carocha
por ser bem mais leve e nao se notar tanto a quebra de força
em um motor 1500 tirei cerca de 1kg de peso no volante..atençao foi feito num torneiro rectificador.
nao numa xafarica qualquer..rolei cerca de tres anos sempre a abrir sem qualquer problema...esse motor
ainda esta para dar cartas..so o tirei por troca de um t4..agora de notar que fica mais rotativo mas perde
um pouco de força numa bay desaconselho,apenas aconselho a fazer num torneiro em condiçoes, e para um carocha
por ser bem mais leve e nao se notar tanto a quebra de força
Foge quero passar
-
miguel_f
-
PAVIK
- ✘
Atenção os volantes de motor são equilibrados...
Quando se tira peso de um volante de motor é necessàrio a seguir equilibrar o mesmo;
O ideal é equilibrar a cambota em conjunto com volante, prensa de embraiagem e a poli.
Se não for equilibrado vai produzir vibrações como uma roda quando não està equilibrada que transmite as vibrações para todo o carro...
Se não for feito o equilibrio os carteres de motor vão ficar batidos ao fim de alguns Kilometros...
Eu retiro peso dos volantes para motores com cilindradas maiores mas num 1600 não devemos tirar muito porque perde força, ou melhor dizendo binàrio a baixos regimes.
Boas preparações...
Quando se tira peso de um volante de motor é necessàrio a seguir equilibrar o mesmo;
O ideal é equilibrar a cambota em conjunto com volante, prensa de embraiagem e a poli.
Se não for equilibrado vai produzir vibrações como uma roda quando não està equilibrada que transmite as vibrações para todo o carro...
Se não for feito o equilibrio os carteres de motor vão ficar batidos ao fim de alguns Kilometros...
Eu retiro peso dos volantes para motores com cilindradas maiores mas num 1600 não devemos tirar muito porque perde força, ou melhor dizendo binàrio a baixos regimes.
Boas preparações...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER
YOU GET THE POWER
-
speedup
Bom dia,
Tirar peso no volante motor de um motor de origem não tem interesse, pelo contrário, só vai prejudicar.
Vou explicar. O objectivo é ganhar peso mas tambem equilibrar, mas não só o volante motor. Têm de ser o conjunto das peças em movimento, num só objectivo : ganhar rotações sem danificar ou o menos possivel o bloco e a cambota que se torse nas altas rotações (+de 5000).
Ao tirar peso no volante motor sem mexer no resto, o ralenti vai ficar instavel, e sem ganhar rotações de maneira significativa. Ou não se mexe em nada, ou então mexe se em tudo : bielas aligeiradas e equilibradas, se por preciso pistons equilibrados, volante motor aligeirado ( média de 1,5 kg). Depois equilibrar cambota, volante motor separadamente e depois em conjunto com o mecanismo de embraiagem.
Depois falta substituir a poli de cambota original por uma poli de contra balanço (em média 2,5kg). Isso para compensar a perca de peso no volante motor. Sem isso o ralenti ficaria instavel.
Esta é a configuração correcta para se ganhar rotações (por volta de 1000 em média num motor com dois carburadores e miminamente preparado)
Se não estás disposto a fazer isto tudo mais vale não mexer no volante, só ficaria pior.
Cumprimentos a todos
Tirar peso no volante motor de um motor de origem não tem interesse, pelo contrário, só vai prejudicar.
Vou explicar. O objectivo é ganhar peso mas tambem equilibrar, mas não só o volante motor. Têm de ser o conjunto das peças em movimento, num só objectivo : ganhar rotações sem danificar ou o menos possivel o bloco e a cambota que se torse nas altas rotações (+de 5000).
Ao tirar peso no volante motor sem mexer no resto, o ralenti vai ficar instavel, e sem ganhar rotações de maneira significativa. Ou não se mexe em nada, ou então mexe se em tudo : bielas aligeiradas e equilibradas, se por preciso pistons equilibrados, volante motor aligeirado ( média de 1,5 kg). Depois equilibrar cambota, volante motor separadamente e depois em conjunto com o mecanismo de embraiagem.
Depois falta substituir a poli de cambota original por uma poli de contra balanço (em média 2,5kg). Isso para compensar a perca de peso no volante motor. Sem isso o ralenti ficaria instavel.
Esta é a configuração correcta para se ganhar rotações (por volta de 1000 em média num motor com dois carburadores e miminamente preparado)
Se não estás disposto a fazer isto tudo mais vale não mexer no volante, só ficaria pior.
Cumprimentos a todos
-
f_valentim
- ✘✘
O relantim fica instável a troco de quê?
Uma solução muito simples: usar volante de carrinha.
Uma solução muito simples: usar volante de carrinha.