Motor 1914 CC Low Budget

Post Reply
PAVIK

Post by PAVIK »

Boa noite a todos

Vou colocar aqui umas fotos de como alterar uma bomba de oleo para o sistema FULL FLOW... :wink:

Image

Image

Começamos por abrir rosca na lado de saida da bomba de oleo, neste caso ultilizei uma bomba SHADECK de 30mm, esta bomba é fabricada no Brasil mas com uma muito boa qualidade. Mesmo GENE BERG utilizava esta mesma bomba para o seu sistema FULL FLOW.

Image

Image

Depois é só enroscar um tampão com cola para que este não tenha fugas que originem percas de pressão de oleo.

Image

Nesta ultima foto podem ver o resultado no interior da bomba...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa noite

Aqui vão umas fotos de um bloco novo AS41 que eu recuperei em Portugal para um destes projectos...

Image

Image

Image

Neste momento este bloco já está pronto de todas as rectificações...

Agora é só limpar meticulosamente todas as galerias de lubrificação e começar a montar mais um 1915 ou 1955cc????

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa noite

Aqui vão umas fotos da primeira montagem da cambota no bloco...

As duas CAMBOTAS a contrapesos fui recupera-las esta manhã a oficina de rectificações. Nesta casa são equilibradas as cambotas de muitos motores de competição inclusive as dos motores de F1 da Renault. Não é necessário mais recomendações em relação ao prestigio desta casa... :D

Pois é logo de inicio constatei que a cambota não dá a volta dentro do bloco.

Image

Image

Image

Image

As bielas também não passam vou ter de retocar o bloco em vários sitios...

Como de habito as bielas nem sempre passam, as porcas das bielas também tocam no bloco na base dos cilindros.

Image

Image

Image

O bloco tive de retifica-lo em alguns lados para a cambota passar.

Mas tenho que vos dizer a verdade, esta cambota já não é uma 69mm mas sim uma CB 76mm e este motor vai ser um 1955cc... :twisted: :twisted:

Este projecto sofreu algumas alterações que eu vou vos contando com o avanço do projecto OK.
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

O motor 1915 comecei esta semana a preparar todas as peças.

Fiz uma primeira montagem para verificar medidas e ensaiar tudo.

A cambota estive a polir os moentes com uma lixa fina 1000 ou 800 com oleo WD 40.

Image

Image

Para isso corto uma tira de lixa um pouco menos da largura dos moentes. Que depopis faço escorregar em torno dos moentes para tornar estas superficies mais lisas.

Image

Image

Para finalizar limpo bem a cambota e lavo-a com spay para limpar travões que é um optimo desengorduranie.

Pois então posso começar a monta-la no bloco para os primeiros ensaios...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

Depois de montar a cambota no bloco e apartar este com o respectivo binário. Verifiquei que a cambota roda muito bem sem prisões.

Montei uma biela de cada lado do bloco e de seguinda montei um piston e respectivo cilindro. Isto tudo para calcular o DH e verificar medidas.

Image

Image

Para medir o DH (altura do topo do piston ao topo do cilindro) utilizei uma ferramenta para este efeito que é uma placa para apertar bem o cilindro no bloco e depois poder tirar medidas...

Podemos também verificar o ponto morto superior PMS... :D

Image

Image

Medi um DH de 3mm que é enorme como tal sou obrigado a rectificar os cilindros para obter um DH de 1,5mm...

Até breve.
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa noite a todos...

Hoje estive a avançar mais um pouco com o projecto 1915cc

Image

Image

Depois de preparar o bloco e modificar os bronzes passei a arvore de cames. Que necessita de um toques, como limar as arestas laterais de cada came e depois ajusta-la com os bronzes... :D

Image

Image

Esta arvore de cames é uma WEBCAM 86B que tem 300 graus sendo 260 o ângulo de abertura apartir de 1,25mm. Esta arvore de cames pode trabalhar com martelos de origem, com os quais as valvulas podem abrir até 10,72mm. Mas com uns martelos SCAT 1,4 as valvulas vão até 13,63mm.
No máximo podemos utilizar 1,5 que nos dá uma abertura de 14,60mm.

Resumindo é possivel alterar a potência desta motor aumentando a abertura das valvulas e por consequência a carburação... :twisted: :twisted:

Depois montei todo para fazer uma primeira montagem para verificar se todas as peças, funcionam bem em conjunto sem prisões...

Image

Image

Antes de montar tudo ainda tive de ajustar a folga lateral da arvore de cames, para isso é necessário limar o bronze para obter a folga de 0,10.

Image

Image

Agora basta somente fechar o bloco e nesta primeira fase podemos concluir se passamos a fase seguinte ou se é necessário retificar ulguma coisa...

Fiquei contente pois está tudo a correr bem, como tal posso fechar o bloco definitivamente... :D
Last edited by PAVIK on 16 Jun 2009 22:14, edited 1 time in total.
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Estes projectos dão uma vontade enorme de mexer em porcas e parafusos. :lol:

João

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

o acabamento das cames é mesmo assim ou vai levai ainda uma polidela?

PAVIK

Post by PAVIK »

Superalex as arvores de cames novas vem com este tratamento...

Depois da rodagem da arvore de cames e respectivas tuches é que as cames ficam com um aspecto polido...

Por vezes eu utilizo arvores de cames que já utilizei noutros motores e que depois de um bom control volto a utilisar-las noutro projecto. A vantagem neste caso é que posso começar a andar com o motor sem estar preocupado com a rodagem da arvore de cames; que é feita logo nos primeiros 20 minutos de vida dum motor...

A duas semanas comprei uma arvore de cames com as respectivas tuches em que o motor tinha apenas 2000Km, o meu amigo Eric decidiu de trocar de arvore de cames e eu aproveitei a oportunidade pois esta estava em optimo estado...

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

ok, gracias

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa noite a todos...

Mais umas fotos do motor 1915, neste momento o bloco já esta fechado...

Image

Image

Image

Image

Depois montei as bielas que já tinham sido trabalhadas e equilibradas...

Image

Image

Está tudo a correr bem, depois de apertar tudo com a chave dinamometro pode confirmar que a cambota roda bem livre, está tudo a funcionar muito bem, vai ser um grande motor... :D
Last edited by PAVIK on 01 Jul 2009 14:15, edited 1 time in total.
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

Passamos a outra fase que será a seguinte:

-Preparação das cabeças, que chegaram esta semana.

São umas 041 que chegam nuas dentro das caixas em cartão... :D

Estas cabeças vêm com sedes para valvulas 40X35,5mm, mas como podem ver elas chegam em bruto é necessário trabalha-las para obter um bom potêncial...

Image

Image

Image

Image

Image

As valvulas foram compradas á parte e são em INOX 40mm na admissão e 35.5mm para o escape, assim como as molas duplas BUGPACK Hiperf.

Image

Pois penso que este motor merece umas boas cabeças, entre as 044 e as 041 eu optei por estas ultimas por terem um maior arrefecimento devido ao maior número de alhetas para dessipação do calor.

Sendo mais baratas que as 044 podemos tiram ou mesmo potêncial, mas com mais fiabilidade devido a sua maior dessipação...

Comecei por trabalhar as admissôes e alinhar os colectores com as cabeças.

Image

Image

Image

Já podem ver a diferença entre as duas admissões... :twisted: :twisted:

Vamos tentar tirar uns cavalinhos deste motor... :D

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Ai, ai, ai....

Mna, a sério, obrigado pela partilha! O que uma pessoa aprende ao ver-te(ler-te) é fantástico.

trukas
✘✘

Post by trukas »

é mesmo..

estes são dos melhores tópicos que aqui já se criaram..
type one addicted ...

PAVIK

Post by PAVIK »

Bom dia a todos.

Aqui vão mais umas fotos da preparação das cabeças, na foto seguinte podem ver como ficam as saidas de escape...

Image

Ainda falta um toque final mas o trabalho principal já está feito. A junta de escape foi retocada para aumentar o diametro sabendo que o colector de escape faz 35mm de diametro interior... :D

Image

Nesta foto podem ver as admissões quase terminadas...

Image

Os colectores de admissão estão alinhados com as cabeças, agora falta-me trabalhar as camaras de combustão e acertar os volumes...

Fiz uma montagem não definitiva somente para exprimentar as peças...

Image

Image

Image

Image

Por hoje é tudo até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Post Reply