Preparação MOTOR TIPO IV 2,4 L

PAVIK

Post by PAVIK »

Não se assustem com estado desta cabeça, eu utilisei-a para que os cilindros ficam estáveis sem mexer; enquanto eu monto os cilindros e pistons do outro lado 3 e 4...

Image

Image

Image

Os pistons são colocados dentro dos cilindros com a ajuda de uma cinta para fazer entrar os segmentos. Depois coloco cola na base do cilindro para fazer vedação contra o bloco e para finalizar monto umas cabeças para fixar os cilindros contra o bloco...:D

Image

Image

Tive a experimentar montar a turbina con a cinta em inox BAS... até parece que já está pronto...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

nafteiro

Post by nafteiro »

o xenhor eu que não percebo la muixo disso acho que se esqueceu de por algo que já devia esxar debaixo das carolas,

e que al um filxro um pouco maior... 1.9D da vw serve

cps

PAVIK

Post by PAVIK »

Bom dia a todos...

Monsieur Nafateiro os tubos das varetas no motor tipo 4 montam-se depois das cabeças; caso você não saiba as tuxes tambem se podem montar depois das cabeças apertadas... :D

Mas para continuar aqui vão mais fotos da montagem do motor...

Image

Image

Estas cabeças são as cabeças do motor do TO-ZE que precisei de lhe pedir que me emprestasse para poder acabar este motor. ( pois a oficina de rectificações não me acabou o trabalho sobre as outas cabeças a tempo).
Este motor tem que ficar pronto este mês não posso aceitar atrasos... :?

Image

Image

Nestas fotos podemos ver a diferença que existe entre os colectores de admissão e as entrdas das cabeças. Esta junta em Baquelite foi trabalhada em conjunto com as cabeças...

Os colectores foram alinhdos com as entradas das cabeças e o seu diametro passou a 38mm... :D

Image

Image

Image

Os colectores levaram um tratamento e todas as imperfeições e rebarbas da fundição foram lixadas... :D

Image

Image

Os tubos das varetas foram montados e de seguinda o colector de escape que entrou as mil maravilhas foi somente apertar as porcas especiais para este tipo de colector; Antes disto tudo montei as chapas de deflecção para o ar arrefecer bem os cilindros...

Neste momento o motor jà està pronto... :D

Mas as fotos da parte final vou colocar mais tarde; Vou mostar-vos como fazer a geometria da disribuição para um bom funcionamento dos martelos e cortar as varetas em cromoly SCAT com o cumprimento correcto para cada valvula... :D

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

Neste momento jà medi o levamtamento das valvulas de admissão, que é de 13,20mm como estas cabeças foram passadas aos banco de FLOW...

Volto a mostrar-vos o grafico:

Image

Deste gràfico podemos tirar as seguintes conclusões:

Para um levamtamento de 13mm temos um valor de 56 litros/segundo

se calcularmos 56X2,12=118,72
para termos o valor em CFM 118,72X1.68=199,44 CFM

Este valor de 199,4 da-nos o potêncial destas cabeças com esta configuração de motor podemos ter 200 cavalos... :D

Agora falta fazer uma boa rodagem para estes cavalos aparecerem...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

nafteiro

Post by nafteiro »

monsier PAVIC nem sempre... mesmo de origem

era as deflecoras, que nessa configuração eu usaria umas de alumineo...

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa noite a todos...

hoje o motor Tipo 4 já trabalhou, pegou a primeira...

Mas para isso antes é necessário antes fazer subir a pressão de oleo...

Antes de meter o motor a trabalhar desmontei as velas, retirei todas as varetas em cromoly para que a arvore de cames não toque nas Touches; enquanto o motor roda a baixa rotação movido pelo motor de arranque.

Depois de a pressão de oleo subir; então pode montar as varetas e afinar as folgas das valvulas a 0,05 sim eu escrevi bem 0,05mm.

Montei as velas, coloquei gasolina dentro das cubas dos caburadores, afinei o distribuidor e finalmente pode pegar o motor...

Começou logo a roncar, trabalhou durante um minuto, pois já era tarde e não queria fazer muito barulho...

Amanhã vou fazer a rodagem da arvore de cames e vai tabalhar mais uns minutos e depois retiro-lhe o oleo todo...

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Loyo

Post by Loyo »

Simplesmente um Tópico espectacular :shock:
Estou a apreciar imenso este trabalho
Uma boa continuação :wink:

Cumprimentos
Loyo

a.s

Post by a.s »

Um videozinho é que era :D ..com os vizinhos a berrar ao longe :lol:
André Silvino

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

dessa, dos vizinhos reclamarem, tambem eu me queixo. até nas finanças, o meu nome já foi parar, a acusarem-me. :cry:
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Tubo envelope retrátil!

Maravilha.

Por que é que não fazes um livro de mecânica, só destes motores?

Tinhas público.
Image

Loyo

Post by Loyo »

O motor T4 é complicado, não à muitos que falem Português mas se fosse T1 as potêncialidades são outras o Brasil tem muitos Fuscas, e eles adoram envenenar as mecânicas :wink:

PAVIK

Post by PAVIK »

Bom dia Loyo...

O tipo 4 não é mais complicado do que o tipo 1... :D

Uma preparação de grande nivel sobre um tipo 1 tem muitos segredos, um enorme control a fazer sobre vàrias tolerancias e medidas.
Toda a preparação das cabeças e geometria da distribuição são bastante trabalhosas; para tirar 200 cavalos dum tipo 1 não é fàcil... :cry:

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

É como tudo a os pro e os contras do tipo 1 e do tipo 4
O tipo 1 tem por ele o preço das peças performance baixo em relação ao tipo 4. E alguma facilidade para encontrar as peças. E um motor leve (bloco em magnésio) extremamente vivo e brincalhão, e leve Desvantagem, para fazer uma preparação é necessário comprar quase tudo, abrir passagem prar contrapesos da cambota a partir dos 76 em combo com bielas de origem, etc...

O tipo 4 tem contra ele: peças perfo muitas caras, e alguma dificuldade de encontrar peças comparado ao tipo 1, o que por a sua vez não permite um desenvolvimento do mercado e mantém preços altos devido a pouca saída das peças que origem a produção de peças em pequenas serie, logo custos superiores. Um motor pesado (bloco em alumínio) e um pouco lento (peso das peças em movimento mais elevado. Avantajes: precisa de pouca coisa em termos de peças para sair potencias fenomenal, e resiste a quase tudo, muito muito resistente mesmo, tem tudo sobre dimensionado e a fiabilidade esta presente logo a base com um filtro de oleo com cartouche, radiador em alumínio, e um sistema de arrefecimento eficiente mesmo em caso de ruptura de correia, etc... A propria manutenção é ao meu ver mais simples. O tipo 4 é uma evolução logica do tipo 1
Now I have a machine gun HO-HO-HO

PAVIK

Post by PAVIK »

Obrigado HKS estou de acordo contigo

São essas as principais diferenças entre o tipo 4 e o tipo 1

Depois é uma questão de escolha ou gastas dinheiro uma vez e monta um tipo 4, ou gastas dinheiro varias vezes e brincas com o tipo 1... :D

Treceira hipotese: se tens dinheiros e fazes um de cada... :lol:

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Loyo

Post by Loyo »

Loyo wrote:O motor T4 é complicado, não à muitos que falem Português mas se fosse T1 as potêncialidades são outras o Brasil tem muitos Fuscas, e eles adoram envenenar as mecânicas :wink:
Boas PAVIK, não me expliquei bem eu referia-me a fazer um livro sobre transformação de motores tipo 4 possivelmente não teria clientela suficiente, enquanto para a transformação do motor tipo 1 era possivelmente viável devido aos possuidores deste tipo de motor falando a lingua portuguesa, a nível de complexibilidade acho que qualquer que seja o motor tem muitos segredos quando se transforma.

Cumprimentos

Post Reply