GPL

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Disseram-me que não homolgavão mais vwar a gás por causa dos permutadores de calor de escape vocês conhecem alguem que o faça?

saudações

Ricardo Serpa
VW ar para amar Mercedes para andar
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994

ajbbrito

GPL para frigorifico e gás

Post by ajbbrito »

Boas. Alguem sabe se é possivel aproveitar o gpl para uso do gás para os bicos de gás e mm para o frigorifico? Alguem tem já isso instalado? E como é para a legalizaçao?

Algum me elucida? É k quero aproveitar o verao, se decidir por a GPL, já a economizar!!!
Muito obg a todos!
É contigo que quero ficar, RN!!! Nunca me hei-de separar de ti! Acredita!
Obrigado Costa, Sr. Costa e grande Matos!

filipe_rm

Post by filipe_rm »

nunca mais me esqueço duma carrinha aqui em Aveiro que um amigo meu foi ver... estava alterada para AutoVivenda e a pessoa que a estava a vender fartava-se de gabar a carrinha... : "Ah e aqui depois de estares a andar rodas esta torneirinha e já está !!!! fica a trabalhar a gás.... e não há problema com as autoridades por causa da garrafa porque é para o fogão---"

Eu até tremí !!!

jcse
✘✘✘

Re: GPL para frigorifico e gás

Post by jcse »

ajbbrito wrote:Boas. Alguem sabe se é possivel aproveitar o gpl para uso do gás para os bicos de gás e mm para o frigorifico? Alguem tem já isso instalado? E como é para a legalizaçao?

Algum me elucida? É k quero aproveitar o verao, se decidir por a GPL, já a economizar!!!
Muito obg a todos!
Na minha carrinha tenho uma botija de "campingaz" para o fogão. A vantagem "campingaz" é que pode ser encontrado em todo o lado.
O frigorífico trabalha a 12v. Tenho duas baterias de gel de 80Ah e um painel solar. O motor também carrega as baterias. Não me agrada a ideia de ter um frigorifico a gás.
Outra coisa, a botija está dentro de um recipiente estanque com uma saída em baixo para a rua.

João

ajbbrito

Post by ajbbrito »

Ok, já descartei a ideia do frigorifico (mais do que dos bicos d gas) e dos bicos a gas com GPL... e qto ao carro a GPL? Há perigo? Eu tenho o meu carro de uso diário a GPL e nunca tive grande problema nisso, mas a minha VW de 1969 aguenta? Nao há perigo?

Obg
jcse wrote:
ajbbrito wrote:Boas. Alguem sabe se é possivel aproveitar o gpl para uso do gás para os bicos de gás e mm para o frigorifico? Alguem tem já isso instalado? E como é para a legalizaçao?

Muito obg a todos!
Na minha carrinha tenho uma botija de "campingaz" para o fogão. A vantagem "campingaz" é que pode ser encontrado em todo o lado.
O frigorífico trabalha a 12v. Tenho duas baterias de gel de 80Ah e um painel solar. O motor também carrega as baterias. Não me agrada a ideia de ter um frigorifico a gás.
Outra coisa, a botija está dentro de um recipiente estanque com uma saída em baixo para a rua.

João
É contigo que quero ficar, RN!!! Nunca me hei-de separar de ti! Acredita!
Obrigado Costa, Sr. Costa e grande Matos!

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Agentar agenta o problema é arranjar quem faça a homolgação disso.

Se descobrires avisa.

Procura aqui www.pai.pt

Um abraço

Ricardo Serpa
VW ar para amar Mercedes para andar
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

jcse wrote: Na minha carrinha tenho uma botija de "campingaz" para o fogão. A vantagem "campingaz" é que pode ser encontrado em todo o lado.

João
a utilização de gás no firgorífico é excelente quando tens o carro parado sem uma ligação 220v...desde que tudo esteja testado e devidamente ventilado não existe problema....terá também que estar nivelado, no caso de frigoríficos mais antigos...
Por outro lado, existem sistemas que cortam o fornecimento no caso da chama piloto se apagar.
Para além disso, podes comprar um detector de gás que te avisará em caso de fuga...
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Ricardo Serpa wrote:Disseram-me que não homolgavão mais vwar a gás por causa dos permutadores de calor de escape vocês conhecem alguem que o faça?

saudações

Ricardo Serpa
O aquecimento do gas do GPL pode ser feito sem o recurso do escape. Pode se usar o oleo derivado em full-flow para o detendor de gaz para evitar a congelação devido a expensão do gás GPL. É certo que tem de se arrancar a gasolina, mas apos uns minutos/ quilometros uma vez o oleo bem quente ja se pode bascular para o GPL.
Se é fiavel? Sim! O tipo 4 de 1,7l do Carlos ja tens dezenas de milhares de quilometros sem qualquer tipo de avaria, e em constante pesquiça para melhorar o rendimento a gas.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

jnar wrote:
a utilização de gás no firgorífico é excelente quando tens o carro parado sem uma ligação 220v...desde que tudo esteja testado e devidamente ventilado não existe problema....terá também que estar nivelado, no caso de frigoríficos mais antigos...
Por outro lado, existem sistemas que cortam o fornecimento no caso da chama piloto se apagar.
Para além disso, podes comprar um detector de gás que te avisará em caso de fuga...
O problema são os anos que este equipamentos têm. Quando tudo é novo e certificado é uma coisa. O problema é que são equipamentos usados de vez em quando. A manutenção é pouca. Esquecer de desligar antes de arrancar com o carro, acontece. O sistema avisar de uma fuga quando tu estás a fazer uma caminhada a 5km da carrinha...

Num mundo perfeito todos os sistemas são bons. :wink:

João

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

jcse wrote: O sistema avisar de uma fuga quando tu estás a fazer uma caminhada a 5km da carrinha...

Num mundo perfeito todos os sistemas são bons. :wink:

João
:oops: ....
nesse caso, ficarias com uma bela fogueira ...

woka

Post by woka »

Muito obg a todos!
Boas,

A minha Westfalia t3 (diesel) tem um depósito de gpl para o fogão e frigorífico, é um sistema impecável!

Só não sei se daria para utilizar o mesmo depósito para a alimentação do motor...

Em relação a segurança há aqui dois factos que contrariam a posição de alguns membros:

1) o meu depósito (homologado pela marca, se bem que há 25 anos atrás) está montado transversalmente ao eixos;

2) é possível utilizar o frigorífico com gás mesmo em circulação. O sistema até refrigera melhor (melhor circulação de gases de queima) e depois o próprio frigorífico tem um sistema de sensor de temperatura que corta o abastecimento caso o piloto se apague... 100% seguro

Cumps
VW T3 Westfalia - grande por dentro

Fernando Palmela
★★★

GPL

Post by Fernando Palmela »

Caros

Conheço um senhor perto de Rio de Mouro que trabalha em instalações de GPL e fez à pouco tempo uma instalação numa carrinha Pão de Forma não sei que modelo foi era verde e branca quando a vi lá na oficina dele perguntei como era ele disse-me que o dono tinha lá ido com ela para fazer a revisão e estava muito contente com os consumos de GPL.
Se precisarem coloco o contacto do senhor aqui ou por PM.
Foi o senhor que me colocou o meu teto de abrir do Carocha a funcionar é um obi dele fora das horas de serviço.
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

Luis Plácido

Post by Luis Plácido »

Quem tem contactos de oficinas que tenham colocado GPL em carrinhas?

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

só conheço a Autoecologia, que fica em Rio de Mouro...aliás, é a empresa a quem o Fernando Palmela estava a referiri-se.

Fernando, já agora: a carrinha verde é a que está nas fotos da primeira página (era verde e branca a meio, ou no tejadilho?)....

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

é estúpido, preparar um motor com algumas alterações para debitar mais cv's e consequentemente, ter mais força (ok, já não digo como as preparações que o Pavik apresenta :twisted: ), para depois o "alimentar" a GPL?

:oops:

Por exemplo, seria lógico fazer um 1775 ou um 1914 (?), logo, mais cv's e mais alguma velocidade e depois, meter o mesmo a GPL/gasolina?

:roll:
Last edited by jnar on 03 Feb 2009 19:25, edited 1 time in total.

Post Reply