Alteração da potência do motor 1600

RDF

Post by RDF »

A ar

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Se compras a água, vamos ter que te expulsar do forum :lol:

João

PS: também não ía ser fácil, encontares um espaço para colocar o radiador
Last edited by jcse on 04 Sep 2007 14:20, edited 1 time in total.

RDF

Post by RDF »

O radiador era o mais facil de ser colocado

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Sem alterar o aspecto exterior da carrinha?

João

RDF

Post by RDF »

sim

nafteiro

Post by nafteiro »

tsch
Last edited by nafteiro on 28 Nov 2007 19:41, edited 1 time in total.

Luis Plácido

Post by Luis Plácido »

há problemas em meter o 2000 a GPL?

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Tens aqui um bom topico sobre este assunto, posto por mim há algum tempo, talvez te dessipe algumas duvidas e algumas repetições ao pessoal do forum:

viewtopic.php?t=910&start=0
Plastic cars sucks!

josé alves da silva

Post by josé alves da silva »

Olá Luis Plácido

Mesmo podendo não ser exactamente o que pretendes, eis um artigo interessante, para aumentares a potência do teu 1.600 sem grandes alterações:

http://www.flat4ever.com/showthread.php?t=38262

Abraço

Miguel K.R.

Post by Miguel K.R. »

Só agora olhei para este tópico.
O objectivo é ganhar alguma potência, e há 2 comentários a propor o motor 1600 de simples admissão...
Ora a carrinha é de 1970, pelo que trazia de origem precisamente esse motor... Fico sem perceber...
Voltei a ler e apercebi-me de que os argumentos eram fiabilidade e simplicidade na manutenção... Quanto a fiabilidade, e seguindo essa lógica, um 1500 até seria mais fiável pois tem o mesmo bloco, mas submetido a menos esforços do que o 1600 (pois o menor diâmetro dos pistons implica menores esforços aplicados nas bielas, cambota, e bloco).
Quanto à simplicidade na manutenção, fiquei a pensar que raio é que têm os motores de dupla admissão que seja problemático... Será que há mais alguma coisa a substituir para além das borrachas que ligam o tubo de admissão aos colectores ?

Esta de não gostarem dos motores de dupla admissão, é uma surpresa para mim.
Então os engenheiros da VW fartaram-se de trabalhar para introduzir uma quantidade de melhorias, e há entusiastas de VWs que não as apreciam ?
Posso estar a esquecer-me de algumas melhorias, mas aí vão algumas de que me lembro (espero não estar a dizer muitas asneiras, porque eu ligo mais aos motores tipo-4):
- Melhoraram a liga do bloco.
- Introduziram pernos das cabeças com menor diâmetro, para estes extenderem mais fácilmente quando os cilindros e cabeças dilatam, e assim reduziram os esforços de tracção aplicados pelos pernos sobre o bloco.
- Introduziram um novo circuito de óleo com 2 válvulas de descarga em vez de uma, para assegurar uma lubrificação mais eficiente.
- Reposicionaram o radiador de óleo numa "casota de cão" para não obstruir tanto a passagem de ar para o 3º cilindro que sobreaquecia muito nos motores de admissão simples.
- Aplicaram uma turbina de maior diâmetro, e gastaram milhares de horas em ensaios a optimisar os deflectores dentro do carter de turbina, para homogeneisar a refrigeração dos cilindros.
- Introduziram cabeças e colectores de admissão muito mais eficientes, com dupla admissão.

Só me consigo lembrar de um defeito que possam ter introduzido:
Obtiveram mais uns cavalos de potência, mantendo a cilindrada de 1584cc. Com o motor a debitar mais potência a pressão média por cilindro aumentou e então aumentaram os esforços aplicados nos pistons, bielas, cambota, etc.
Bom, mas se alguem estiver tão preocupado com isso, basta colocar um taco por baixo do acelerador, de forma a limitar a potência e assim obter a mesma que teria com um motor de admissão simples. E por todas as melhorias descritas, parece-me que teria mais fiabilidade do que o motor de simples admissão.

É que tenho uma carrinha e tinha 2 motores disponiveis para lhe montar. Escolhi o de dupla admissão sem hesitar, e vendi o de admissão simples, mas agora fico-me a perguntar se fiz asneira.
Expliquem lá os problemas dos motores de dupla admissão, para eu ficar a saber se fiz uma grande asneira.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

As cabeças de admissão dupla racham com uma facilidade impresionnante. Raras são essas que não tem esta falha quase cronica, o que valeu a alteração de 14mm para 12 mm para as velas, e mesmo assim
E, relação ao 1600 estas a faslar do facto ser a maior cilindrada disponivel na VW de origem.
O 1600 é um exclente motor, mas sem algumas adaptaçoes ele cheque rapidemente aos seus limites quando se mete pé dentro.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

A questão esta precisamente no que o miguel falou. A VW alterou tanta coisa para melhor mas esqueceu-se ae reforçar os apoios da cambota e assim assegurar um menor desgaste da mesma e do carter, por consequência uma maior vida do motor, ou quando muito, a mesma vida dos motores 1200.

È o problema que surgue a quem quer pôr mais ccm no motor, rapidamente se chega a uma exaustão!

Seria uma politica de mercado? Ou sintoma de conceito acabado? Teria o Nordoff razão? 1200 é que é?

Conclusao: Tipo 4
Plastic cars sucks!

Loyo

Post by Loyo »

Por experiência, ainda á poucos anos andava diariamente com um VW 1300 de 1968, era carro do dia a dia e das viagens, por ano fazia entre 30 a 40 mil km, e isto durante 10 anos, sujeitei o VW a viagens de Lisboa / Viseu sempre a tirar o máximo dos motores com grandes períodos na velocidade máxima e ás vezes sem parar, durante este período utilizei 4 motores no VW, e o resultado foi: 1º motor era o de origem de admissão simples, partiu uma viela e abriu um buraco no Piston do 3º cilindro perto Leiria saindo de Lisboa, 2º motor 1300 admissão simples partiu uma viela furou o piston do 3º cilindro saindo de Lisboa parou perto de Penacova, 3º Motor 1600 admissão simples vindo de uma tipo2 carburador 34Pict-3 bom rendimento mas tive de o tirar ao fim de uns 20 000 km devido a alcançar altas temperaturas, 4º Motor de um 1303 com dupla admissão cilindrada elevada para 1600 com 009 com dois carburadores solex velocidade máxima comprovada 155 km/h com 3 pessoas a bordo, ainda está óptimo dá um gozo enorme de conduzir nas nacionais uma fiabilidade a toda a prova consumos menores do que os 1300 e do 1600 da tipo2, todos os motores foram sempre cuidados e com manutenção rigorosa.
Conclusão na minha opinião pessoal os motores mais recentes possuem muito mais qualidade e os materiais empregues na sua concepção têm uma resistência muito superior aos anteriores. Actualmente se tiver de comprar um Motor tipo1 só procuro 1302 ou 1303, (S).
Cumprimentos

nafteiro

Post by nafteiro »

boas isso porque a facto de teres 2 caburadores, as cabeças trabalham mais frias. a admissão dupla respira mais ar que é igual a mais potencia.
os blocos aguentam bastante, agora se alguem se lembra-se de equilibrar estatica e dinamica os componentes dos motores existia menos vibração harmonica e mais resistencia.

alem disso a 1600cc e 1600cc , e mais 1600cc não é tudo igual a exepção
da cilindrada.

tsch

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

desarmonicas
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Post Reply