Melhoria 1300F

Post Reply
CdF'66
Posts: 11
Joined: 15 Dec 2014 17:39

Melhoria 1300F

Post by CdF'66 »

Olá a todos,

Sou o feliz proprietário de um carocha de 1966 com um 1300F, ou seja de admissão simples, que é o original (comprovado) do carro. Por esse motivo quero claro manter esse motor, mas queria torná-lo um pouco mais “apimentado” e divertido de conduzir.

Gostaria de saber o que é possível fazer sem ir para caminhos mais radicais como aumento da cilindrada para 1600cc.

Passar para 2 carburadores por exemplo já teria algum efeito, ou apenas por si só não chega? Um par de Weber 34? Trocar o escape?
Estou aberto a sugestões e conselhos :)

Obrigado

User avatar
toiga
Site Admin
Posts: 3351
Joined: 23 Jan 2007 23:30
Location: Lisboa
Contact:

Re: Melhoria 1300F

Post by toiga »

Boas,

Sem abrir o motor, podes alterar a carburação para um central maior, um 34 pict, por exemplo e tambem mudar o escape. Podes é também mudar os balanceiros das cabeças para melhorar o respirar do motor. não altera o tempo de abertura das valvulas mas como envia a valvula mais para dentro da camara de combustão, o motor respira melhor.

Boas sorte!

CdF'66
Posts: 11
Joined: 15 Dec 2014 17:39

Re: Melhoria 1300F

Post by CdF'66 »

toiga wrote:
01 Aug 2023 16:10
Boas,

Sem abrir o motor, podes alterar a carburação para um central maior, um 34 pict, por exemplo e tambem mudar o escape. Podes é também mudar os balanceiros das cabeças para melhorar o respirar do motor. não altera o tempo de abertura das valvulas mas como envia a valvula mais para dentro da camara de combustão, o motor respira melhor.

Boas sorte!
Obrigado toiga!
Para um motor de origem aconselharias o carburado central 34pict ou um kit duplo tipo weber ict?

User avatar
toiga
Site Admin
Posts: 3351
Joined: 23 Jan 2007 23:30
Location: Lisboa
Contact:

Re: Melhoria 1300F

Post by toiga »

Boas,

O 34pict é o máximo para um motor 1300. Mesmo com balanceiros 1:25 ou 1.50, há sempre alguma coisa a limitar o fluxo. Neste caso são as cabeças, nomeadamente as entradas e saídas de admissão. Até podes pôr os dois ict mas as cabeças não vão deixar entrar muito mais ar nem deixar entrar mais depressa. Se quiseres tenho algures os giglers e os tubos a meter num par de idf 36 para trabalharem num 1200 mas preparado. Sem abrir o motor há mesmo pouca coisa a fazer. Um bom escape é essencial para começar, depois muda os platinados para ignição electrónica, bons cabos de velas e velas em bom estado e depois é que metes os balanceiros e o 34pict afinado ao teu motor. Eu tenho um 30pic no meu 1200 mas foi trabalhado para isso.

Post Reply