motor 1641cc

sergiob

Re: motor 1641cc

Post by sergiob »

bem, mais uma ajuda, o motor 1641cc está ainda no carocha "rat" e penso que vá ficar por lá, pois apesar de eu pensar não ser o meu estilo, "curti" ehehehe e vai passar a ser...

Agora, o motor é impecável, só que chega ás 4500rpm e não dá mais... sabe a pouco...(quer dizer parece-me que em 4ª dá mais, mas acreditem que um rat com folga nas portas, vidros a fechar mal e com grade no tecto e malas de cartão em cima, 130kmh é uma aventura e o tempo tb não tem ajudado a experiências.

em baixas, tem bastante força, de meter o 1600cc a um canto, mas chega ali as 4000, 4500, no max e já vai a partir e até corta.

tem a ver com afinação ou os carburadores são limitados e preciso de outros?

ou será que o conta rotação mede mal eheheh?

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

sergiob wrote: ...Agora, o motor é impecável, só que chega ás 4500rpm e não dá mais... sabe a pouco...

tem a ver com afinação ou os carburadores são limitados e preciso de outros?
Para teres mais rotações tens que eliminar peso no volante do motor (+- 2,5Kg). O ideal seria
substituir também a cambota por outra com contrapesos.
(o\ | /o)

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Motor 1641cc

Post by Hong Kong Syndicate »

A tirar peso ao volante não vais ganhar rotações, mas sim chegar ao topo das rpm disponíveis mais rapidamente porque o volante terá menos inercia, e logo oferece menos resistência em rotações.

Qual a ficha tecnica do teu 1641?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

sergiob

Re: Motor 1641cc

Post by sergiob »

Hong Kong Syndicate wrote:A tirar peso ao volante não vais ganhar rotações, mas sim chegar ao topo das rpm disponíveis mais rapidamente porque o volante terá menos inercia, e logo oferece menos resistência em rotações.

Qual a ficha tecnica do teu 1641?
pois, o problema é esse, a quem o comprei não sabe bem o que tinha pois já o tinha comprado assim.

os unicos dados que tenho é que tem twin solex by scat, engle cams e escape bug pack, o resto não me soube explicar.

Agora, há maneira de ver o que tem o motor sem o desarmar?

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

motor 1641cc

Post by Hong Kong Syndicate »

E possível saber qual é o diagrama de abertura, fecho e duração da árvore de excêntricos sem abrir o bloco ao meio mas requer pelo menos de desmontar uma cabeça e o conjunto pistões/ cilindros de um lado.
Com sorte a simplesmente desmontar e sacar a bomba do óleo podes ler a identificação da árvore de excêntricos. Agora se tem uma preparação mesmo básica, o mais provável é teres uma Engle 100, ou 110, se é que tem mesmo uma árvore de excêntricos "perfo"
Now I have a machine gun HO-HO-HO

PAVIK

Post by PAVIK »

Boas

Para saber o diagrama de distribuicão é possivel sem abrir um motor, basta somente desmontar as duas tampas das cabeças.
Para lermos os valores dos ângulos precisamos de uma poli graduada e para medir as aberturas das valvulas é necessário um comparador. A operação é a mesma como fazer o "Timing" da arvore de cames.
Quando adquirimos uma arvore de cames exite um folha com o diagrama de distribuição que é fornecido com a respectiva arvore de cames.
Com este diagrama podemos comparar as medidas lidas neste diagrama com as medidas reais que obtemos com o comparador.
Num diagrama de uma arvore de cames temos o ângulo total de abertura 310 graus e temos também o ângulo para uma abertura de 0,050 Pulgadas que equivale a um levantamento das valvulas de 1,27mm é este ultimo valor que nos interessa mais o valor maximo de lentameto das valvulas.
Então temos:
-Avanço a abertura admissão 28º antes do ponto morto superior (TDC).
-Atraso ao fecho admissão 64º depois do ponto morto inferior (BDC).
Isto dá-nos um ângulo de abertura de 272º para a admissão.
-Avanço a abertura de escape 64º antes do ponto morto inferior (BDC).
-Atraso ao fecho de escape 28º depois do ponto morto superior (TDC).
Sendo a ângulo de abertura de escape igual ao da admissão.

Com estes valores todos fazemos o timing da arvore de cames ou o inverso tiramos os valores para conhecer a nossa arvore de cames

Depois posso mostrar-vos como se faz esta operação.
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

cerelak

Post by cerelak »

Hong Kong Syndicate wrote:Sim é não.

A vantagem do 1641 é poder fazer subir um pouco a taxa de compressão sem qualquer outro tipo de trabalho que de colocar o kit no seu sitio e sem qualquer outro de maquinação, pequena subida da taxa o que permite tirar mais proveito da instalação de uma árvore de excêntricos perfomance, nesta óptica a configuração igual o 1641 terá um pouco mais de potencia do que um 1600. Mas é um facto, a minha preferência vai a um 1600 no qual posso meter pé dentro sem muitos receios. E por um pouco mais consegue-se montar um 1776cm3 ou mesmo um 1835cm3 (a maquinação é a mesma) com mais potencia e uma boa fiabilidade quando ficamos na relação de 60cv/ litros sem ter de comprar material muito exótico (e logo caro) e como diz um amigo meu, não ter oa obrigação de ter uma chave de 13 como porta chaves.

Reverso da medalha, se um 1641 num tipo 1 ou num KG tem excelentes resultados com uma boa longevidade apesar das suas camisas fina (existe mais fino ainda, o 1679 cm3 -88x69- é mesmo para fugir em slip-in) é uma desgraça num tipo 3 ou pior numa carrinha, o aquecimento das camisas é tal devido ao esforço que as fugas e perdas de compressão aparecem rapidamente

Boa tarde,

Estou a restaurar um VW 1600 tl fastback (tipo 3), e estava a pensar por la um 1641. Ele traz de origem um 1600 mas esta arrasado.

Podes me explicar ou alguem me pode dizer o porque deste motor ser um desastre nos tipo 3?

Cumprimentos

mr_fonzie
✘✘

Post by mr_fonzie »

Epá o zé eu já te disse que com o T3 não podes ir a fundo para Lisboa, queres andar a fundo com aquilo e depois a gasosa como é?
Pessoal aproveito a questão do meu irmão para acrescentar isto, tenho cá um bloco AS41 de um tipo 1, pelo que estive a ver as alterações necessárias para o passar a tipo 3 é tapar o bocal onde fica a rosca do sensor de óleo, tapar o buraco da vareta e por um perno maior onde aperta o radiador, de resto parece-me igual em tudo o bloco.
Este bloco é melhorzito que o de origem não?
Image

Image

Post Reply