Mecanismo de mudanças, splitscreen 66

Post Reply
Speed

Mecanismo de mudanças, splitscreen 66

Post by Speed »

As ligações do veio de mudanças da minha carrinha não estão bem.

A primeira estava difícil de engatar, a segunda entrava bem - excepto em reduções, onde era fácil entrar a marcha-atrás -, a terceira e quarta um espectáculo... mas não tinha praticamente batente e a alavanca de mudanças ia dar a "volta ao mundo"...

Mecanismo:
Image

Depois de ver que várias peças nesse sistema estavam um pouco 'adulteradas', decidi pôr mãos-à-obra.

Quando a Gaia esteve no SPA da OSGA, verificámos que a bengala (front shift rod) estava soldado e com algumas diferenças, causa possível para os problemas.
Encontrei uma aqui à venda na Garagem, e pu-la nas preguiças.

Após o tempo necessário para descobrir como é que se desmontava o sistema :mrgreen: , verificámos que a experiência conta muito... esqueci-me do casquilho que liga na frente do tubo, pois uma vez instalado este não se consegue tirar... só por isso, a operação estava destinada ao fracasso :|

Mas deu ainda para ver que as uniões (esqueci-me do nome/termo) entre as várias barras do sistema estavam soldadas, e como isso mais tarde ou mais cedo falha (duas soldaduras já apresentavam roturas), aproveitei para encomendar todas as peças necessárias: no diagrama cima, H, K, L, S, 3xM (M e T são iguais, e são necessários 3 parafusos). Consegui encontrar tudo, no dia seguinte e sem encomendar, no HugoPeças 8)
nota - o preço do casquilho é um absurdo, ainda que original VW, mas perto de 5 euros?! :shock:

Acabou o primeiro round, com a carrinha a ganhar, pois voltam todas as peças a serem instaladas.
No entanto, considero um empate técnico, pois ao instalar um kit quick-shift, a folga desapareceu e as mudanças entravam todas bem :?: :twisted: :D

Para evitar leis de Murphy, decidi que ia de qualquer forma instalar as peças correctas e tirar as peças soldadas, e foi o que fiz ontem, munido de tudo o necessário.

No entanto, foi uma vitória por knock-out para a carrinha... Tentasse o que tentasse (e bem que me deu luta), não consigo pôr mudanças com a bengala nova - bate na chapa dianteira, na frente do perno, e fica muito difícil engatar marcha-atrás e segunda (curiosamente, engatava 4ª sem problemas).
A primeira não entrava, e a "volta ao mundo" agora era do lado esquerdo, quando engatava marcha-atrás...

Depois de tudo desmontado novamente, verifiquei que existe uma diferença em duas das peças, relativamente às peças instaladas:

- a união traseira ("S"), tem uma diferença de 2mm entre os dois furos do parafuso;
- a bengala nova é mais comprida, e os furos estão mais distantes do copo (não medi, mas cerca de 5mm,+-).

Já para encaixar a bengala foi muito difícil (tive que usar uma pseudo-dremel-chinoca para desgastar uns 2, 3mm de aço), e eu acho que é essa bengala a razão da maior dificuldade... mas não tenho a certeza.

Fiquei das 5 à meia noite de volta daquilo, e desisti... tive que instalar (NOVAMENTE!!!) o material velho... :oops:

Curiosamente, agora as mudanças estão um pouco piores do que depois da primeira instalação do quick-shift (mas diga-se que já tinha reparado que ele estava a piorar um pouco, antes de ter ido mexer de novo)... mas o mais estranho, foi que sinto que o ponto das mudanças se deslocou uns 2 centímetros para a esquerda (onde antes engatava 3ª agora è a primeira, e a terceira está mais para a direita)... Isto faz algum sentido?!

Estou tentado a pensar que há mais defeitos no sistema do que os que se consegue ver (nomeadamente, a barra que está por dentro da chapa)... ou então é uma coisa simples, mas que não tenho referências confiáveis para ter a certeza, pois as peças que vêm na carrinha estão adulteradas. :roll:

Alguém tem alguma dica?! :idea: :?: :!:
Image Image Image
Sócio, por favor, estou concentradíssimo!!!

SplitBusFan
✘✘✘✘

Re: Mecanismo de mudanças, splitscreen 66

Post by SplitBusFan »

também ja tive essa luta na minha carrinha, mas acabei por não me aventurar muito. nas reduções de 3ª para 2ª, custa um bocado a entrar, e mesmo por vezes a 1ª também, as mudanças estão um bocado imprecisas, mas nada de inguiável. provavelmente o problema está só no casquilho de nylon no tirante que vai para a caixa, mas como ao tentar abordar o problema também saí vencido, resolvi deixar estar, não funciona perfeitamente mas também não está mal, e de resto também não tenho certeza que não esteja já algo de errado que ajude a isto dentro da caixa. A meu ver antes de procurar soluções nos tirantes das mudanças é preciso ter a certeza absoluta que a caixa está rigorosamente em ordem.

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

O diagrama acima está errado na indicação das datas das peças "front shift rod" com letras J e K.

Existem 4 versões dessa peça para as split's:
Image

211 711 155- até Setembro 1959
214 711 155 - de Setembro 1959 até Setembro 1961
211 711 155B - de Setembro 1961 até Setembro 1965
211 711 155C - de Setembro 1965 até 1967

Na minha reserva de peças NOS tenho o 211 711 155 e o 211 711 155B, são muito diferentes no formato da curva e comprimento.
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

Speed

Post by Speed »

Nirvana:

Esse é um problema nesta peça, dado que a existente (da WW) indica que funciona entre 1962 e 1967; especialmente para as pessoas com carrinhas anteriores a 65...

No entanto, pelo que vi no TSmb, para a minha é o indicado... apesar de ser diferente do que tenho (que, dado o seu estado, não serve como referência).

Alguém tem uma carrinha de Setembro 1965 até 1967, com uma bengala dessas original, que eu possa comparar?! :? :wink:
Image Image Image
Sócio, por favor, estou concentradíssimo!!!

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Estive a ver melhor na tralha e afinal também tenho o 211 711 155C para splits de Setembro 1965 até 1967, e o 211 711 155E para bay, já tiro algumas fotos e medidas para referência. :wink:
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Aqui ficam as fotos do 211 711 155C:

Comprimento total = 82,3 cm:
Image

Image
Image

Image
Image