Carcoon Car Cover - Estufa Climatizada
Posted: 10 Nov 2007 01:02
Carcoon Car Cover - Estufa Climatizada
A pedido de diversos intervenientes, aqui ficam detalhes do funcionamento do carcoon.
Este modelo de Carcoon Car Cover apenas se aplica em espaços interiores, pelo que vamos utilizá-lo dentro da garagem. Existe um outro modelo, que pode ser utilizado ao ar livre, desde que não haja excesso de vento.
Observamos ao centro, a tela plástica cinzenta com remate vermelho, que formará a base da estufa protectora.
Estendemos agora a base do Carcoon sobre a superfície da garagem.
Conduzimos cuidadosamente o carro para o centro da tela. Convém deixar os vidros entreabertos, e todos os sistemas eléctricos desligados.
Como o sistema Carcoon apenas funciona para 12V, encomendei ao Eng.º Mario Tomhensen na Alemanha, um carregador permanente a funcionar para 6V. Este sistema compõe-se de um transformador, sistema digital integrado e pinças de ligação à bateria.
Ligamos as pinças à bateria. É necessário ligar primeiro o positivo vermelho e só depois o negativo neutro preto. Ao desligar segue-se a ordem inversa: primeiro solta-se o negativo preto, depois o positivo vermelho.
Reparem que a bateria, da Autosil, não tem autocolante exterior com quaisquer referências, tendo sido assim pedida na linha de montagem, de onde saiu directa para o meu carro, na fábrica de oeiras.
Após a ligação das pinças, procedemos à ligação do transformador à corrente geral de 220V por meio de uma extensão com luz de aviso de corrente activa.
Seguidamente prepara-se a activação de um sistema de alarme periférico de controle volumétrico, que por razões óbvias, não posso divulgar aqui.
De seguida, aqui podemos observar a cobertura que está enrolada por forma a poder ser estendida sobre o carro.
Podemos observar uma das duas ventoinhas responsáveis pela insuflação do sistema.
Fezemos o percurso em torno do carro fechando o zip de ligação da cobertura à base plástica.
Neste momento o carro está completamente fechado dentro da capa. É o momento de ligar as ventoinhas de insuflação.
As duas ventoinhas estão protegidas por dois filtros de poeiras laváveis e reutilizáveis, que filtram todo o ar a entrar na estufa, o que evita poeiras abrasivas.
Neste momento as ventoinhas procedem ao início do enchimento, que não deve demorar mais do que 10 minutos na sua totalidade.
Eis o sistema em funcionamento pleno. A capa insuflada reduz também a probabilidade de acidentes por aproximação inadvertida ao veículo.
A opção tomada por uma capa transparente permite usufruir da visão do veículo guardado. É também possível obter uma capa opaca, capaz de ocultar o modelo (e a forma!) do carro, útil no caso de ser usado numa garagem com visitantes, para maior privacidade.
Resta ligar o alarme/radar e pronto! Tudo ligado.
O karmann-ghia está numa estufa climatizada com o gestor de baterias alemão de 6V.
Neste momento, e porque dá obviamente algum trabalho desligar de novo isto tudo...
O melhor é usar a bicicleta que está em primeiro plano...
Não gasta gasolina, não precisa de bateria, e ainda permite fazer exercício e manter a linha!...
A pedido de diversos intervenientes, aqui ficam detalhes do funcionamento do carcoon.
Este modelo de Carcoon Car Cover apenas se aplica em espaços interiores, pelo que vamos utilizá-lo dentro da garagem. Existe um outro modelo, que pode ser utilizado ao ar livre, desde que não haja excesso de vento.
Observamos ao centro, a tela plástica cinzenta com remate vermelho, que formará a base da estufa protectora.
Estendemos agora a base do Carcoon sobre a superfície da garagem.
Conduzimos cuidadosamente o carro para o centro da tela. Convém deixar os vidros entreabertos, e todos os sistemas eléctricos desligados.
Como o sistema Carcoon apenas funciona para 12V, encomendei ao Eng.º Mario Tomhensen na Alemanha, um carregador permanente a funcionar para 6V. Este sistema compõe-se de um transformador, sistema digital integrado e pinças de ligação à bateria.
Ligamos as pinças à bateria. É necessário ligar primeiro o positivo vermelho e só depois o negativo neutro preto. Ao desligar segue-se a ordem inversa: primeiro solta-se o negativo preto, depois o positivo vermelho.
Reparem que a bateria, da Autosil, não tem autocolante exterior com quaisquer referências, tendo sido assim pedida na linha de montagem, de onde saiu directa para o meu carro, na fábrica de oeiras.
Após a ligação das pinças, procedemos à ligação do transformador à corrente geral de 220V por meio de uma extensão com luz de aviso de corrente activa.
Seguidamente prepara-se a activação de um sistema de alarme periférico de controle volumétrico, que por razões óbvias, não posso divulgar aqui.
De seguida, aqui podemos observar a cobertura que está enrolada por forma a poder ser estendida sobre o carro.
Podemos observar uma das duas ventoinhas responsáveis pela insuflação do sistema.
Fezemos o percurso em torno do carro fechando o zip de ligação da cobertura à base plástica.
Neste momento o carro está completamente fechado dentro da capa. É o momento de ligar as ventoinhas de insuflação.
As duas ventoinhas estão protegidas por dois filtros de poeiras laváveis e reutilizáveis, que filtram todo o ar a entrar na estufa, o que evita poeiras abrasivas.
Neste momento as ventoinhas procedem ao início do enchimento, que não deve demorar mais do que 10 minutos na sua totalidade.
Eis o sistema em funcionamento pleno. A capa insuflada reduz também a probabilidade de acidentes por aproximação inadvertida ao veículo.
A opção tomada por uma capa transparente permite usufruir da visão do veículo guardado. É também possível obter uma capa opaca, capaz de ocultar o modelo (e a forma!) do carro, útil no caso de ser usado numa garagem com visitantes, para maior privacidade.
Resta ligar o alarme/radar e pronto! Tudo ligado.
O karmann-ghia está numa estufa climatizada com o gestor de baterias alemão de 6V.
Neste momento, e porque dá obviamente algum trabalho desligar de novo isto tudo...
O melhor é usar a bicicleta que está em primeiro plano...
Não gasta gasolina, não precisa de bateria, e ainda permite fazer exercício e manter a linha!...