água no motor ou no sistema de combustão???

Post Reply
papajuju

água no motor ou no sistema de combustão???

Post by papajuju »

Olá a todos! Tenho uma vw lt38 dos anos 80 com um motor de 5 cilindros muito idêntico aos que também se usavam nos volvos-
á 2 meses passei por cima de uma poça muito funda durante uma grande chuvada e sem saber o que causaria reduzi a velocidade tendo como resultado a sucção de água a partir do tubo de escape.o motor foi logo abaixo mas consegui voltar a ligar.
A carrinha andou mais 2km a fumegar branco tipo fábrica e decidi encosta-la. Troquei lhe o filtro de ar que estava tipo esponja de lavar loiça, embebidissimo em água e de seguida andei com ela uns 10km mas mas o fumo continuou a sair agora com intervalos de 4 seg acompanhado de um ligeiro tremor. A carrinha pegava á 1ª ,não consumia óleo praticamente nenhum e a vareta do niv. De óleo não apresentava sinais de água, deduzi então que para dentro do motor não tinha entrado nada. Decidi falar com um mecânico que me aconselhou lubrificar os injectores o que não resolveu nada pois o motor continuava a fumegar com intervalos de 4 seg. Em velocidades cruzeiro em 2º ,ª3 e 4ª sempre acompanhado de um tremor.
De seguida trocou se o filtro do gasoleo mas continuo na mesma.
Actualmente sem se saber ao certo o que é, o próximo passo vai ser analisar a bomba de gasóleo o que já é um procedimento que em mão de obra custa bastante. Lanço então as seguintes questões:
-será que é sistema de admissão ou motor????
-qual a melhor maneira de sabe-lo? -se for motor porque é que não vejo água na vareta de oleo?
...... Tenho mesmo de consertar este problema pois a inspecção da viatura é já em maio e assim não vou conseguir passar de certeza...não gostaria nada de ter que passar as férias de verão de novo numa tenda com a minha família (mulher e 3 filhos)
ajudem me com o vosso conhecimento. Obrigado

split4ever
✘✘✘✘

Re: água no motor ou no sistema de combustão???

Post by split4ever »

Eu não sou mecânico nem muito entendido, mas normalmente quando acontece entradas de água, a malta tira as velas e dá à chave, para que a água possa sair pelos orifícios das velas.
A água é pouco compressível e pode empenar bielas.
Sempre ouvi dizer que quando a coisa acontece, parar o motor e não insistir. De seguida, tirar as velas para tirar a água da camara de combustão.

Os mais entendidos que me corrijam...
Vendo material para vw's antigos. Visitem os meus anúncios.
Quando me fizerem alguma compra, votem imparcialmente no meu feedback.

papajuju

Post by papajuju »

Este motor é a diesel!

split4ever
✘✘✘✘

Post by split4ever »

papajuju wrote:Este motor é a diesel!
E não tem velas??? Eu percebi que é a diesel lol

papajuju

Post by papajuju »

Perdoem me a minha mega ignorância mas sempre pensei que carros a diesel não tinham velas o que não faz absolutamente sentido nenhum senão não haveria explosão.Mais uma vez as minhas sinceras e humildes desculpas.
Eu já andei pelo mesmo uns 500km com a carrinha desde o sucedido por isso penso que já não se aplica essa solução a este caso.

Corrijam me se estiver errado!

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

de facto, os motores diesel não tem velas. têm é umas resistências de aquecimento para ajudar o arranque a frio que são comummente chamadas de velas
alexandre vicente

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

A água nunca pode entra pelo tubo de escape com o motor a trabalhar. É simplesmente impossível. A água entro pela admissão e p0or isso tens o filtro ensopado em água.
Faz um teste de compressão ao motor.
Fumo brando é sinal de gasóleo sem ser queimado.

João
VW 1302 Jubilee

split4ever
✘✘✘✘

Post by split4ever »

superalex wrote:de facto, os motores diesel não tem velas. têm é umas resistências de aquecimento para ajudar o arranque a frio que são comummente chamadas de velas
Sempre ouvi dizer que são velas de incandescência.
Talvez não seja o nome tecnicamente mais correto, mas é o vulgarmente usado.
Claro que não deitam faísca...

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

exacto
alexandre vicente

Post Reply