Respiro depósito combustível

Alcino Santos

Re: Respiro depósito combustível

Post by Alcino Santos »

superalex wrote:já tive um problema parecido com o teu. quando o carro aquecia, o platinado colava e só descolava quando o carro arrefecia. no meu caso era o condensador pifado mas podes sempre verificar se tens o teu platinado colado quando ele parar

como já trocaste o platinado e o condensador e o problema persiste, só me lembra sugerir que poderá ser a bobina de ignição
A bobina de ignição também já foi trocada.
No passado ano de 2000, uma noite de viagem a caminho de Viseu, o motor apagou-se por terras da Batalha.
Solução: na manhã seguinte, uma bobina nova e segui viagem.

Continuo mais inclinado para uma espécie de "vácuo" gerado dentro do depósito de gasolina por falta de respiração.
Optei por substituir os tubos flexíveis do sistema de respiro cuja foto anexei atrás.
Falta-me testar.

Grato pela contribuição.

Alcino Santos

Post by Alcino Santos »

superalex wrote:lembrei-me agora também que poderá ser o gicler eléctrico do carburador que por alguma arte mágica tenha mau contacto e com o aquecimento sele feche
Esse gigleur eléctrico a que te referes será a "válvula de corte" que apenas abre a passagem de combustível quando tem corrente?
Acho que a válvula a que me refiro foi instalada a partir de certos modelos, com o objectivo de impedir que o motor continuasse o seu funcionamento (durante poucos instantes) após se ter desligado a chave, em virtude da existência de alguma gasolina no carburador.
Mas essa válvula faz um clique audível e facilmente perceptível quando se liga/desliga a chave da ignição.
Além disso, quando essa válvula corta a gasolina, o motor pára IMEDIATAMENTE.

No meu caso, quando vou a andar e começam os problemas... o sintoma é de falha gradual... leva um ou dois minutos até se desligar o motor.

Continuo a cismar com o raio do respiro.
Até porque desta última vez, quando lhe tirei o tampão do depósito o gajo pegou logo.

A ver vamos... tenho 15 minutos para o levar à inspecção :)

Grato pela ajuda.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Verifica se o tubo de gasolina dentro do chassis está entupido.
Desliga os tubos de gasolina nas extremidades e usa ar comprimido.
Também podes experimentar usar um jerrican com gasolina com um tubo ligado diretamente à bomba de gasolina.

João
VW 1302 Jubilee

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

jcse wrote:Verifica se o tubo de gasolina dentro do chassis está entupido.
Também podes experimentar usar um jerrican com gasolina com um tubo ligado diretamente à bomba de gasolina.

João

Pois, ia para dizer a mesma coisa, mas afinal já não é preciso!
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

Alcino Santos

Post by Alcino Santos »

rolando lima wrote:
jcse wrote:Verifica se o tubo de gasolina dentro do chassis está entupido.

João

Pois, ia para dizer a mesma coisa, mas afinal já não é preciso!
Obrigado jcse e Obrigado uma vez mais Rolando Lima!

Bom, a verdade é que a máquina foi à inspecção e portou-se lindamente.
Fui muito bem recebido pelo técnico que até me permitiu usar a máquina da verificação dos gases de escape para acertar as rotações e o CO.
Consegui pôr as rpm a 850 e o CO a 2.000. Acham estes valores correctos?

Acabei por verificar que preciso de dar uma volta aos travões (para corrigir pequenas diferenças à esquerda e direita).
Os amortecedores continuam com uma ligeira diferença de apenas 10% (Depois de terem sido substituídos há cerca de 20 anos, É OBRA!).

Mas quando vim embora, o raça da luz do óleo recomeçou a piscar no rallenti. (Rolando, já mudei a válvula da pressão do óleo). Apenas não mudei o óleo.

Amanhã vou dar as minhas voltas com ele para testar!
Bom fim de semana a todos! Abraço Rolando!

Alcino Santos

Post by Alcino Santos »

Más notícias de novo :(

Andei com o carro na sexta feira depois da inspecção durante uns 20/30 km, nas calmas e tudo bem.
Andei ontem, Sábado durante uns 40/50 km, nas calmas e tudo bem.
Já à noite, fiz um percurso de cerca de 15km no qual apertei um bocadinho mais com ele.
Mas nada de especial... 100 km/h durante uns 5 minutos na via rápida.

Exactamente a chegar á porta de casa... sintomas de querer falhar... a gasosa a não chegar ao carburador e foi-se abaixo mesmo à entrada da garagem.
Tirei logo o tampão do depósito, fiz várias tentativas para o ligar e ... NADA.
Enquanto está quente o motor, o gajo já não quer pegar mais!

Vá-se lá perceber uma coisa destas...

Alcino Santos

Post by Alcino Santos »

Mais uma voltinha de 15 Km, mais uma subida em 3ª bem puxadinha e ao chegar a casa, mais uma desligadela.
Nem sinal de gasolina a chegar à bomba... ligo então a entrada da bomba de gasolina directamente a um jerrican e BINGO!
A gasolina a jorrar normalmente e o motor a pegar imediatamente.
A conclusão a que chego é que há alguma coisa no circuito que SOMENTE QUANDO AQUECE impede a passagem da gasosa.
É possível, por exemplo, que o tubo metálico que transporta a gasolina junto ao motor e que me parece que está a tocar no colector de admissão, possa aquecer bastante e impedir o seu fluxo?

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Se o tubo que estiver demasiado quente, a gasolina pode ficar no estado gasoso impedindo a bomba de ferrar, mas sinceramente não acredito que possa ser isso. Acredito mais que haja um entupimento ou na saída do depósito ou no tubo até à bomba.
Tira o depósito limpa-o e faz o mesmo ao tubo de gasolina. Aproveita para trocar todos os tubos que são de borracha.

João
VW 1302 Jubilee

Alcino Santos

Post by Alcino Santos »

jcse wrote:Se o tubo que estiver demasiado quente, a gasolina pode ficar no estado gasoso impedindo a bomba de ferrar, mas sinceramente não acredito que possa ser isso. Acredito mais que haja um entupimento ou na saída do depósito ou no tubo até à bomba.
Tira o depósito limpa-o e faz o mesmo ao tubo de gasolina. Aproveita para trocar todos os tubos que são de borracha.

João
Isso já eu havia feito.
No entanto, esta semana, após um resultado que me deixou algumas dúvidas após a inspecção, resolvi pôr o carro no elevador e verificar o sistema de travagem.
Resultado (em relação aos travões):
- Polias rectificadas;
- Discos rectificados;
- Tubos flexíveis substituídos;
- Bombas de trás novas;
- Maxilas novas;
- Pastilhas novas;
- Óleo novo;
Ainda não acamou bem, mas espero que fique com uns travões em bom estado.

Quanto à interrupção no fluxo de gasolina:
- Depósito novamente fora;
- O depósito novo que comprei há 4 ou 5 anos é ligeiramente diferente do original. Em vez dum simples tubo de saída da gasolina, apresenta 2 muito próximos. O ângulo de saída desses 2 tubos não é igual ao original que baixava a 90º.
Estes 2 apresentam um ângulo de queda de cerca de 30º em relação à vertical.
O que me parece: O tubo que utilizei à saída do depósito, em virtude de não descer logo na vertical direitinho ao orifício no chassis, ficava em curva (eventualmente estrangulado)...
Alarguei o orifício com um limatão para facilitar a passagem do tubo.
Já dei uma voltinha de cerca de 20 km e ainda não parou. A ver vamos...

Mais uma vez um abraço ao Rolando Lima... esse homem é uma enciclopédia !

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Alcino Santos wrote:
- O depósito novo que comprei há 4 ou 5 anos é ligeiramente diferente do original. Em vez dum simples tubo de saída da gasolina, apresenta 2 muito próximos. O ângulo de saída desses 2 tubos não é igual ao original que baixava a 90º.
O que me parece: O tubo que utilizei à saída do depósito, em virtude de não descer logo na vertical direitinho ao orifício no chassis, ficava em curva (eventualmente estrangulado)...
Esse depósito é para um carro a injecção. Um tubo é para a saída de gasolina e o outro é para o retorno.
(o\ | /o)

Alcino Santos

Post by Alcino Santos »

estevo wrote:
Alcino Santos wrote:
Esse depósito é para um carro a injecção. Um tubo é para a saída de gasolina e o outro é para o retorno.
Mas isso pode fazer com que não funcione bem?
Eu tapei um dos tubos e liguei apenas o outro.
Acontece que continuo a achar que entra ar num sítio qualquer.

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Alcino Santos wrote:

Mas isso pode fazer com que não funcione bem?
Eu tapei um dos tubos e liguei apenas o outro.
Acontece que continuo a achar que entra ar num sítio qualquer.
O meu post foi só um esclarecimento para justificar as 2 saídas. Não sei se é indiferente ou não escolher uma ou outra.
Para mim o problema tem a ver com a respiração do depósito que deve estar obstruída fazendo assim vácuo no sistema.
(o\ | /o)

Alcino Santos

Post by Alcino Santos »

Pois,

Estevo, estou tentado a concordar consigo.

Obrigado.

Post Reply