Problemas com luzes

Post Reply
JESS

Problemas com luzes

Post by JESS »

Boa noite

Hoje fui dar uma volta com o meu carocha 1962 e ao chegar perto de casa levei uma buzinadela de alguém irritado. Ao chegar a casa fui tentar perceber se era problema com as luzes e deparei-me com uma grande confusão:
Primeiro os piscas não funcionavam quando as luzes estavam acesas.
Desmontei as luzes traseiras para verificar as lâmpadas e os cabos e a partir daí fiquei sem piscas traseiros em definitivo, o pisca dianteiro esquerdo dá luz muito fraca e não dá nada com as luzes acesas. O pisca direito dianteiro funciona sempre.
As luzes do travão também estão mortas.
Alguém tem alguma ideia que me possa esclarecer sobre a solução para isto?
Para além disto também reparei que com as luzes acesas a luz do dínamo não apaga seja qual for a rotação do motor.

Obrigado.
VW 1/11 Limousine Deluxe 1962

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Re: Problemas com luzes

Post by PAULOSIMOES »

Assim não é facil, tens de começar por algum lado limpa os contactos dos fusiveis aperta os contactos dos fusiveis e ve se estao todos bem nos farolins trazeiros ve se tens boa massa podes tentar com uma garra ou corcodilo entre o suporte das lampadas e uma chapa boa.
usa spray de contactos nas fichas da manete dos piscas e nas costas da caixa dos fusiveis.
deves de ter resolvido a coisa ou estas perto.

JESS

Post by JESS »

Obrigado pelas sugestões.
Acabei de vir da garagem onde resolvi por mãos à obra.
Se a coisa piorou depois de eu ter mexido nas luzes traseiras resolvi começar por aí: Logo que desliguei a luz traseira esquerda recuperei o pisca direito com e sem faróis. Desmontei tudo à esquerda e lixei bem os contactos que tinham muita ferrugem. Uma dose de spray e mais lixa. As luzes começaram a reanimar uma a uma. O pisca frontal esquerdo recuperou o brilho e todo o resto ficou a funcionar com e sem faróis ligados.
A luz de travão parece-me estar a funcionar também mas preciso cravar alguém amanhã para carregar no pedal e eu verificar o resultado.
Face à ferrugem que lá estava parece-me que se calhar a melhor solução para o futuro será comprar material novo.
Quanto à questão da luz do dínamo não apagar com os faróis acesos. Não sei bem como resolver. Há alguma forma de avaliar se o regulador de tensão do dínamo é o responsável por esta falta de carga?

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Quanto à questão da luz do dínamo não apagar com os faróis acesos. Não sei bem como resolver. Há alguma forma de avaliar se o regulador de tensão do dínamo é o responsável por esta falta de carga?

Quando aceleras apaga???????????
Tens um multímetro para medires nos bornes do regulador a voltagem correta??????
Pode ser o regulador, mal regulado ou as escovas do dínamo, podem também estar gastas e as molas já não estarem a fazer a pressão sobre elas e não existir carregamento correto.
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

JESS

Post by JESS »

Nuca apaga seja qual for a rotação do motor. Há poucos dias acabou mesmo por me descarregar a bateria.
Vou ter que verificar o que sugeriste. Caso o regulador não esteja bom há como o regular?
Será a primeira vez!! Vamos lá ver se consigo não fazer porcaria!! :-)

JESS

Post by JESS »

Só agora tive tempo para estudar as ligações do dínamo e regulador. Ao chegar a casa tive uma desagradável surpresa: o óleo dos travões numa enorme poça no chão :x
Quando comprei o carro os travões foram revistos e só não trocaram a bomba central porque estaria boa. O tubo do reservatório saltou fora da borracha da bomba e verteu todo o conteúdo. Coloquei no sítio mas não confio nada naquilo. Outro assunto para resolver nos próximos dias!
Voltando ao tópico, o meu dínamo é diferente de todos os que vi em videos e tutoriais na net. Tem um cabo composto por 2 fios que são o D+ e o DF que entram no dínamo pelo mesmo orifício. Não consigo identificar nenhum D-. Como estará a ser feita a terra? O regulador está montado na capa da ventoinha. Depois do outro lado lá seguem o 61 e o B+.
Não consigo perceber onde está aparafusado o cabo das escovas pelo que não sei como as retirar. Olhando para o interior o dínamo está bastante sujo pelo que parece-me que a única solução é desmontá-lo, limpá-lo e ver como estão as ligações feitas. Grande trabalheira!!
Alguém tem esquema deste tipo de dínamo?

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Se não mexeres nao aprendes
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.

JESS

Post by JESS »

Obrigado pelos esquemas.
De facto pelo que consegui ver o meu não tem mesmo nenhum D-. Se calhar quem lhe mexeu pela última vez tentou fazer o terra com a capa da ventoinha.
Isto é viável assim ou é melhor puxar fio da carcaça do regulador para a carcaça do dínamo? A carga é mesmo insuficiente. Reparei que basta travar para a luz do dínamo acender. Qualquer consumo adicional e há logo queixas de carga insuficiente.
No meu o 61 sai de um contacto sózinho para a frente do carro. No esquema o 61 está junto com o B+.
Em anexo fotos das ligações actuais.
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Ó Paulo, tens a furgoneta de assistência em casa pronta :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

JESS

Post by JESS »

Encontrei o esquema do ano do meu carro. Este sim está com as ligações semelhantes ao meu excepto no facto de não ter o regulador preso ao dínamo mas sim à capa da ventoinha.
Quanto ao dínamo já vi que é daqueles antigos em que as escovas não podem ser mudadas da forma habitual. Parece que terei que remover a polia e a capa traseira para aceder às escovas.
Quanto à assistência em casa, todos que venham por bem serão bem recebidos em minha casa!

Post Reply