Page 1 of 2

Importar Autocaravana

Posted: 09 Mar 2011 23:14
by Quaresma
Boas

Quem é que me sabe dizer como se processa a legalização de uma autocaravana importada da união europeia?

Paga-se imposto?
Tem a ver com ano de fabrico ou com peso bruto ou cilindrada?

E se for só um furgão comercial depois dá para legalizar cá e fazer a transformação homemade em autocaravana?

Paga-se imposto?
Como se faz a legalização da trnsformação em autocaravana?


Obrigado.

Re: Importar Autocaravana

Posted: 09 Mar 2011 23:39
by nuty
Concelho... fica muito mais barato lá fora que cá, fica muito mais barato vir logo caravana, legalização passa por
1-taxas de valor de compra (convem trazer uma factura com o menor valor possivel)
2-+ taxas de cilindrada que reduz conforme a idade
3- inspecção B
4- matriculação

toca a andar.

Re: Importar Autocaravana

Posted: 10 Mar 2011 23:23
by SplitBusFan
Quaresma wrote:Boas

Quem é que me sabe dizer como se processa a legalização de uma autocaravana importada da união europeia?

Paga-se imposto?
Tem a ver com ano de fabrico ou com peso bruto ou cilindrada?

E se for só um furgão comercial depois dá para legalizar cá e fazer a transformação homemade em autocaravana?

Paga-se imposto?
Como se faz a legalização da trnsformação em autocaravana?


Obrigado.
podes ver mais sobre esse assunto no site da DGAIEC, ontem tem informação com casos práticos. uma vista de olhos no Código do Imposto sobre veículos é também muito proveitoso.

Agora se compensa ir lá fora buscar uma auto-caravana ou mesmo um furgão para depois transformar... já tenho as minhas dúvidas, acho que é preferível pegar num carro já matriculado cá (não importado de preferência) por meia dúzia de centenas de euros e fazer a transformação ou restauro. Digo isto porque a partir de 2007 com a reforma do imposto qualquer coisita paga uma batelada de imposto, seja na atribuição de matricula seja depois no imposto anual de circulação, e com sorte, procurando bem, arranjas um furgão que seja isento de imposto ou pague um muito baixo.

No final da obra comparando o custo da opção importação ou compra nacional, deve haver pouca diferença, mas depois no uso futuro um carro matriculado nos anos 70, 80 ou 90 fica muito mais barato. O meu novo 1200 plástico que comprei o ano passado paga 121 euros por ano, o 1300 que tinha antes de 89 pagava 10 :evil:

Re: Importar Autocaravana

Posted: 17 Mar 2011 14:52
by Speed
Só vale a pena se for Auto-Caravana (AC), e registada como tal.


Agora com o novo orçamento não sei como é, mas no ano passado estava a pensar nisso e as AC só pagam 10% do imposto devido (são considerados carros de lazer de uso esporádico), pelo que se tornam possíveis de importar.
Os outros carros, mesmo clássicos, pagam valores muito superiores, mesmo proibitivos.


Atenção, que como referi, a AC tem que vir registada nos documentos como tal, senão tens que pagar a legalização como carro normal, pagando como carro normal, e depois tens que pagar os custos da transformação em AC... e mesmo que seja usando peças de AC clássicas (tipo westfalia, etc), tens que ter um projecto de alteração e conforme com as regras actuais.





Não esquecer que depois pagas imposto de circulação com base nas análises aquando da importação, e não como veículo clássico. ....se for esse o caso.

Re: Importar Autocaravana

Posted: 24 Mar 2011 20:11
by Carlos Baptista
Opta antes por auto-vivenda!
As auto-caravanas têm algumas limitações de circulação em certos países.
Não caias na asneira (como eu caí) de mandar equipar um furgão. Pagas um balurdio e corres o risco de apanhar um desgosto.
Compra uma coisa já feita e portuguesa. Esta altura é boa para comprar e no OLX e outros deve haver muita coisa.
Só da papelada da minha (e era portuguesa) paguei 700.00 €.
Fogo à peça

Tio Baptista

Re: Importar Autocaravana

Posted: 24 Mar 2011 23:12
by Quaresma
Não me leves a mal mas não gosto muito da tua, além disso quero gastar menos...

Re: Importar Autocaravana

Posted: 27 Mar 2011 22:06
by VW1303s
Tenho uma vaga ideia, mas acho que é pouco dinheiro. Ve aqui Quaresma:

http://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dga ... SV2011.jsp

Abraço,

Re: Importar Autocaravana

Posted: 27 Mar 2011 22:28
by Quaresma
Aina me deu 703 euros...

Obrigado pela dica e link. :wink:

Re: Importar Autocaravana

Posted: 30 Mar 2011 21:49
by Carlos Baptista
Se estás à procura de uma autocaravana, é evidente que a minha não serve!
A minha é auto-vivenda.

Re: Importar Autocaravana

Posted: 30 Mar 2011 22:29
by Quaresma
Muito sucintamente qual é a diferença entre uma coisa e outra?

Explica-me como se eu tivesse 5 anos...

Re: Importar Autocaravana

Posted: 03 Apr 2011 23:12
by Carlos Baptista
Uma autocaravana é um veículo que foi concebido originalmente para esse efeito, sendo-lhe aplicado um contentor muito bonito.
Esse mesmo contentor pode ter várias configurações, as quais normalmente resultam de estudos aerodinâmicos, sendo que, os mesmos, são feitos de madeira de caixotes de transporte de peças, reaproveitadas para o efeito. Levam tambem umas peças de plástico a enfeitar.
Depois são revestidas com uma folha de alumínio e são-lhe aplicadas cores apelativas, sendo tambem colocada a marca da carroça, em letras enormes, para se ver à distância. (por exemplo: HIMER, RIMOR,etc).
Uma autovivenda é um simples furgão, de qualquer marca, cujo interior está equipado com as mesmas paneleirices da autocaravana. Mas, como é um veículo não transformado na sua linha, tem essa denominação em termos de atribuição de categoria. Não sei pormenores, porque nunca aí me desloquei; mas, segundo me disseram, há países na europa em que a circulação de "autocaravanas" tem limitações.
Naquele encontro em que participámos, todas as viaturas intervenientes eram autovivendas. Incluindo a tua!
Aquele abraço

Fogo à peça

Tio Baptista

Re: Importar Autocaravana

Posted: 03 Apr 2011 23:51
by SplitBusFan
interessante a explicação. qual é a fonte?

Re: Importar Autocaravana

Posted: 06 Apr 2011 22:31
by Quaresma
Deve ser a fonte da sapiência :!:

mas que está bem visto lá isso está, seja inventado ou recolhido.

:)

Re: Importar Autocaravana

Posted: 06 Apr 2011 22:56
by Carlos Baptista
Poderia ter sido na fonte do fastio, na serra do gerês!
Local aprazível e de uma paisagem soberba, onde se respira a plenos pulmões. Recomendo! :D
Não tenho em meu poder o diploma legal, para que possa alicerçar esta tese. Há alguns anos que deixei de (por razões profissionais) ler diáriamente o diário da republica.
No entanto, há-de haver algo escrito em qualquer lado, uma vez que, uma e outra categorias,(auto-caravana e autovivenda) têm tratamentos diferentes.
O documento unico da minha diz: "AUTOVIVENDA". Agora, falas com um amigo que tenha uma autocaravana e pedes-lhe que te mostre o livrete ou documento unico e vês o que lá vem escrito.
Se existem as duas categorias, é porque isso tem que estar escrito num qualquer diploma.
Talvez o clube portugues de autocaravanas possa informar qualquer coisa. Mas eu não quero nada com eles! :(
Só te digo que, existem cidades da europa em que é vedada a circulação de autocaravanas e de autovivendas, não!
Percebeste? :D
Fogo à peça

Aquele abraço

Tio Baptista

Re: Importar Autocaravana

Posted: 07 Apr 2011 12:02
by Fernando Palmela
Desculpem lá mas o Carlos Batista (novo acordo ortográfico) foi colega de curso do outro que enviou o teste de inglês num dado fim de semana. O Carlos é tu cá tu lá com ele., esta explicação foi dada numa aula de trabalhos manuais porra, voçês também não desculpam nada, à mas entretanto jágora fecharam a tal dita universidade eram só gajos a fabricar autovivendas e autocaravanas :shock: :shock: :shock: :mrgreen: :mrgreen: de noite e vendiam-nas de dia à beira da estrada nacional IC2, não tinham licença de vendedores ambulantes foi tudo dentro.......................já fui...............