Fotos da Squadra Alfa Romeo Madeira

: Outro Veiculos & Projectos : Vendas : Procuras :
MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Carlos Baptista wrote:Belo! Belo! Belíssimo!
Esse 58-63 parte-me todo. Sei qual é a sensação de conduzir um brinquedo desses. Dá gozo! :D

Na volta, na Madeira há mais Alfas que carochas!
Caro Carlos;

Sem dúvida, dá um gozo tremendo conduzir um GT pelas estradas sinuosas da Madeira, e ouvir a "música" sob o Capot dos Duplos Weber... :wink:

Mas, não existem em maior número que os VW carochas, quase impossível...

No máximo, e por números avançados por Alfistas de anos, deve andar pelos 40 Alfa Romeo clássicos ( até aos Giulia: spider, etc )

E caso todos estejam fora da garagem! :lol: :lol: :lol:

A maior parte deles veio do Ultramar, onde os Alfa Romeo e os BMW, na época tinham equipas de competição, e onde em Angola e em Moçambique os nossos viviam bem melhor do que em Portugal da altura...Como sabe bem melhor do que eu.

E cá haviam poucos, pois o seu preço em novo era proibitivo...

Abraço e até dia 7 dezembro! :wink:

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Na minha juventude, o Alfa era carro de gente fina.

Não era um qualquer pé rapado que tinha um Alfa.

Os médicos então, parece que combinaram todos uns com os outros.

Trabalhei numa oficina que, na época, (anos 60)era considerada uma das oficinas VIP de Lisboa.

Logo, era frequentada por quem podia pagar bem. Os ordenados do pessoal é que não eram directamente proporcionais ao custo da hora de mão de obra.

Um dos clientes da casa era o Eusébio que nessa altura tinha um Ford Mustang azul metalizado, com a matrícula GI-77-33 e que, quando entrava na oficina com a Flora, com aquela mini-saia que se usava na época!

Ah rapazes! Aquilo é que era tabaco! :D Um monumento!

Outros tempos!
Image

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Carlos Baptista wrote:Na minha juventude, o Alfa era carro de gente fina.

Não era um qualquer pé rapado que tinha um Alfa.

Os médicos então, parece que combinaram todos uns com os outros.

Trabalhei numa oficina que, na época, (anos 60)era considerada uma das oficinas VIP de Lisboa.

Logo, era frequentada por quem podia pagar bem. Os ordenados do pessoal é que não eram directamente proporcionais ao custo da hora de mão de obra.

Um dos clientes da casa era o Eusébio que nessa altura tinha um Ford Mustang azul metalizado, com a matrícula GI-77-33 e que, quando entrava na oficina com a Flora, com aquela mini-saia que se usava na época!

Ah rapazes! Aquilo é que era tabaco! :D Um monumento!

Outros tempos!

:lol: :lol: :lol:

Bem de mini-saia era quase cocaína! ao ver as curvinhas todas... :lol:

Mas sendo assim, na minha opinião o Carlos devia criar um tópico para contar-nos essas memórias de acontecimentos engraçados e não só vividos durante essa actividade de anos! Acho que a malta ia adorar decerto...Não concorda?

PS - Por acaso não teve um colega de oficina chamado Domingos, que tinha um Alfa Romeo Giulietta com matrícula LC-XX-XX e de cor vermelha? era cá uma coincidência se assim fosse...

abraço

Loyo

Post by Loyo »

MarcoVW61 wrote: E amigo Miguel Brito: Acredita! Depois de conduzir um Coupé Bertone não querias outra coisa! Não existe outro quadrúpede mecânico com 4 rodas que tenha o mesmo comportamento! Único...

Quem já passou por essa experiência VICIANTE sabe do que falo...

Acho que foi o Loyo que confirmou também, pois já teve um...

:
Boas Marco

Tinha e tenho, foi o meu primeiro, e nunca me vou separar dele, reconheço que é doentio. :D

Adoro clássicos, mas o meu 1750 GTV de 1969 da´1º série é insubstituível e não o trocava por nenhum automóvel, veio da Africa do Sul eu fui o 2º dono em 1984, actualmente está num restauro já um pouco prolongado mas brevemente estará no asfalto. :twisted:

Tem a particularidade de ter volante à direita, o que o torna muito mais raro, segundo os peritos devem haver entre uns 10 a 20 Bertones 1750 GTV da 1º série em Portugal continental, e com volante à direita uns 2 a 4. 8)

Aqui à uns 10 anos apareceu-me um Inglês que o queria levar para Inglaterra eu que fazia o preço, :? eu fiquei incrédulo :shock: como é que ele descobriu que eu tinha um com volante à direita :roll: blá blá blá era para participar em provas na Inglaterra eu dei-lhe logo a resposta :evil: “nunca”, durante uns tempos andei com pesadelos e embora o tivesse na garagem e bem trancado de vez em quando ia ver se lá estava.

Já agora entretanto já adquiri mais duas 1750 Berlinas uma da 1º série e outra da 2º no entanto são as duas de 1970.

Parabéns pelas fotos espectaculares. A Madeira está bem servida. :wink:

Quanto a esse 1750 GTAM é original?

Também concordo quando o amigo Miguel Brito conduzir uma Italiana :oops: vai ficar completamente enfeitiçado :shock:

Cumprimentos
Loyo

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Loyo wrote:
(...)

Quanto a esse 1750 GTAM é original?

Também concordo quando o amigo Miguel Brito conduzir uma Italiana :oops: vai ficar completamente enfeitiçado:shock:

Cumprimentos
Loyo
Loyo;

Uma vez mais parabéns pelo bertone considerado mais equilibrado sob todos os aspectos, e o mais valioso ( mais que o 2000GTV ) o 1750 GTV! E de volante à dta raridade...

Já verificaste nas listas FUSI? Pelo VIN do teu, encontrarás resposta.

Temos um na Madeira, da primeirissima serie 1968:
Image

( existe mais um branco para restauro, e um outro que sxistia, desmontá-mo-lo, e serei eu talvez a ficar com o motor...)

Loyo;

Aconselho-te a efectuares o registo ( como fiz...) no ALFA vintage Register :

http://spreadsheets.google.com/pub?key= ... RxSA&gid=0

Em relação ao GTAm, é uma réplica feita ao pormenor e é um GTAm 2000cc. Esta a ser ultimado na ALFAmania em Lisboa.

este GTAm:

GTAm = Grande Turismo Aligerato modificato - Pois a carroçaria é alumínio e o motor entre outras alterações tem 2 velas por cilindro, por exemplo...Isto voa!

Adiciono umas fotos da Bella Madeirense! :shock: :D
Image

Pormenores da Bella em top-less...

Image
Image
Image
Abraço
Last edited by MarcoVW61 on 16 Nov 2008 13:15, edited 2 times in total.

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Marco!

Eu trabalhei já no fim da minha carreira de aprendiz, na Garagem Escape, que fica na Rua Castilho em Lisboa.

Não me recordo de ter algum colega com um alfa, ou com o nome de Domingos

O único Domingos que lá havia, era o Domingos Sá Nogueira que era o engº da oficina e tinha um Cooper S de volante à direita e matrícula inglesa e que eu curtia à brava dar uma voltinha, com ele a conduzir,é claro e quando ele pisava a tábua até os cabelos do charlie uniforme batiam palmas.
Image

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Carlos Baptista wrote: O único Domingos que lá havia, era o Domingos Sá Nogueira que era o engº da oficina e tinha um Cooper S de volante à direita e matrícula inglesa e que eu curtia à brava dar uma voltinha, com ele a conduzir,é claro e quando ele pisava a tábua até os cabelos do charlie uniforme batiam palmas.
Essa do "Charlie" !:lol: :lol: :lol:

Cooper S 1a serie...Humm

E logo do clã Sá Nogueira, com grandes pilotos, incluindo Alfa Romeo...

Como este Austin 850 Cooper S - que tivemos no II Clássicos do Sol. Curioso que este Cooper S tem grande palmarés desportivo, pois realizou entr outros rallyes, o Rali de Portugal nos anos 60.

Image

Image

Image

Veio para a Madeira, pelo actual dono.

Curioso que o anterior dono/piloto chegou a viajar até cá para tentar comprar o seu antigo Cooper S , que tantas e boas memórias deixou-lhe...

Mas...

O actual dono que é um verdadeiro " PetrolHead" de uma forma simpática foi dizendo que não vende de modo algum, mas que estivesse à vontade para andar com ele pela ilha, para matar saudades, mas antes do pôr-do-sol ( tal como antes se fazia e recomendava às filhas adolescentes...) deveria o seu Cooper estar já "nas palhinhas" na garagem... :lol: :lol: :lol:

E lá o homem teve que regressar de bagagem vazia, mas com a alma recomposta em parte...

Será o mesmo Cooper??

Um caso de amor... :wink:

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Mais fotos da Squadra Alfa Romeo Madeira no seu Blog Oficial:

http://squadraalfaromeomadeira.blogspot.com

Alfa Romeo e bonitas paisagens da Madeira...

:wink:

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Continuando o " Alfa Romeo Classic Day " :wink:

Image
Image
Image
Image
Image
Last edited by MarcoVW61 on 30 Dec 2008 23:42, edited 2 times in total.

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Image
Image
Image
Image
Image
Last edited by MarcoVW61 on 30 Dec 2008 23:43, edited 2 times in total.

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Last edited by MarcoVW61 on 30 Dec 2008 23:45, edited 2 times in total.

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Image
Image
Last edited by MarcoVW61 on 30 Dec 2008 23:46, edited 1 time in total.

Loyo

Post by Loyo »

MarcoVW61 wrote:
Já verificaste nas listas FUSI? Pelo VIN do teu, encontrarás resposta.

Loyo;

Aconselho-te a efectuares o registo ( como fiz...) no ALFA vintage Register :

http://spreadsheets.google.com/pub?key= ... RxSA&gid=0
Olá Marco.

Obrigado pelas dicas :wink:

Já mandei os dados para fazer o registo no ALFA vintage register.

Uma particularidade interessante o GTV é Type 105.45, a origem é Moçambique, e circulou tambem na Africa do Sul :D
As Berlinas uma é continental e outra de Angola. Ambas são type 105.48

Quanto ás listas FUSI, não sei como fazer?

Abraço
Loyo

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

850 Cooper S não pode ser! :D

Correndo o risco de estar a dizer uma blasfêmea, o Cooper S teria 1275 cm3 de cilindrada e, quando eles começaram a ter a frente quadrada (tipo clubmen) passaram a chamar-se 1275 GT.

Que me corrijam ou confirmem, porque o 1275 GT apareceu depois de eu ter deixado a ferrugem.

No entanto havia Cooper S com transformações speedwell que englobavam um conjunto de substituição de peças, ao nível de cabeça (recordo-me que era amarelinha)carburadores, bobina, escape, etc e que aquilo ao ralenti parecia um monte de latas a rebolar dentro de um bidon, mas........ah rapazes! quando se lhe pisava o rabo, aquilo emitia uma música espectacular, qual pavaroti (paz à sua alma) a roncar no circuito de Montes Claros, na Granja do Marquês, etc. Na Rampa da Pena, uma vez em que eu estive lá a dar assistência, o Né Né (Ernesto Neves) fez média de 90 Kms/hora, com um Cooper S vermelhinho.

Nos Alfas, havia um senhor a correr com um 2000, vermelho e branco, de seu nome Carlos Gaspar que tambem deu cartas.

Isto tudo, no tempo em que não havia controle de tracção, ABS, ESP e o CQosF.

Havia tambem a moda de equipar os Anglia Fascinante e os Ford Cortina GT com motores Lotus.

Uma vez, para aí em 1968/69 deu lá entrada na oficina, um Cortina GT, de volante à direita que tinha vindo de Moçambique para equipar com motor Lotus e depois voltar para lá.
Quando o carro estava pronto de mecânica, foram-lhe montados 4 pneus Dunlop Racing, à estreia e, está claro cheios daquela goma que trazem quando são novos.
Sem citar nomes, houve um senhor que foi experimentar o carro.
A bomba roncava que se fartava! Aqueles Weber a chupar à força toda e eis que o carro sai da oficina.
Sobe aquele bocadinho da Rua Castilho até ao cruzamento com a Joaquim António de Aguiar e, pára do lado esquerdo da pianha do polícia sinaleiro, aguardando que este o mandasse avançar.
Aguardou. Mas aquele pé direito não parava quieto no acelerador, vruuuuuummm vruuuuummmmm vruuuuuuummmmmmm, até que o polícia o manda avançar.
Arrancou à força toda, mesmo com muita força, direito às galerias do Ritz que foi um espectáculo. Deu uma choriçada do caraças numa boca de incêndio que estava no passeio que a arrancou e a partir daí parecia a fonte luminosa. A montra foi pó galheiro e o ex Cortina GT que havia sido promovido a Cortina Lotus, num ápice foi despromovido, passando a ser sucata.
Não sei o que foi feito do carro, porque foi para outra oficina, uma vez que não tínhamos secção de chapa e pintura.
Hoje, quando vejo desfilar estas relíquias, vem-me cá uma saudade! :D
E quando vejo às vezes na televisão algum piloto desse tempo, penso assim: "é pá! Estás mesmo velho"!
É que eu, nessa época era um puto e eles já eram uns homens feitos!
Image

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Este como pode ver pelo exterior ainda é um 850, dos primeiros...

o 1275 GT surge muiiiiito mais tarde...

Amigo Carlos; este cooper como pode ver ainda é " Austin Cooper" e salvo erro é o 1100 de cilindrada o mais raro dos cooper, e dos primeiros.

Tenho que confirmar junto dos Amigos dos MInis.

Abraço

Post Reply