Importar Autocaravana

: Outro Veiculos & Projectos : Vendas : Procuras :
Carlos Baptista
✘✘✘✘✘
Posts: 5404
Joined: 19 Sep 2007 19:28
Location: Concelho de Torres Vedras

Re: Importar Autocaravana

Post by Carlos Baptista »

Essa do novo acordo ortográfico, é a nova desculpa para quem não sabe escrever!
Em meu entender, acho que se trata de um apelido e não de um nome próprio. Logo, não deverá sofrer alteração. Digo eu! Se se tratasse de Vitor (Victor) por exemplo, seria diferente.
Vejo aqui muito sabichão da trêta, portador de canudo e outros quejandos que não sabe diferenciar o verbo "ter" do verbo "estar", o passado do presente, o verbo "ver" com o verbo "vir" e por aí adeante!
Depois virão os tais, doutores e engenheiros, dizer que isto não é uma aula de português. Está certo!
Há quem seja burro e tenha muito prazer em sê-lo!
Só de pensar que daqui por 20 anos (se ainda cá andar) estou a ser governado por esta gente, dá-me arrepios!
Fogo à peça!

Tio Baptista
Image

User avatar
SplitBusFan
✘✘✘✘
Posts: 3477
Joined: 08 Feb 2008 00:17
Location: Santarém

Re: Importar Autocaravana

Post by SplitBusFan »

Carlos Baptista wrote:Poderia ter sido na fonte do fastio, na serra do gerês!
Local aprazível e de uma paisagem soberba, onde se respira a plenos pulmões. Recomendo! :D
Não tenho em meu poder o diploma legal, para que possa alicerçar esta tese. Há alguns anos que deixei de (por razões profissionais) ler diáriamente o diário da republica.
No entanto, há-de haver algo escrito em qualquer lado, uma vez que, uma e outra categorias,(auto-caravana e autovivenda) têm tratamentos diferentes.
O documento unico da minha diz: "AUTOVIVENDA". Agora, falas com um amigo que tenha uma autocaravana e pedes-lhe que te mostre o livrete ou documento unico e vês o que lá vem escrito.
Se existem as duas categorias, é porque isso tem que estar escrito num qualquer diploma.
Talvez o clube portugues de autocaravanas possa informar qualquer coisa. Mas eu não quero nada com eles! :(
Só te digo que, existem cidades da europa em que é vedada a circulação de autocaravanas e de autovivendas, não!
Percebeste? :D
Fogo à peça

Aquele abraço
Tio Baptista
Bom, a minha curiosidade está em perceber exactamente qual a diferença entre uma autocaravana e autovivenda. Já fiz essa pesquisa, mas não achei nada de esclarecedor, apenas no Código do Imposto sobre veículos de 2007 tem uma definição mais ou menos clara do que é uma autocaravana.

Sei que existem os dois tipos de veículo (não preciso de pedir livretes emprestados para confirmar isso), e na práctica ambos pagam os mesmos impostos, vão à inspecção com a mesma periodicidade, e exigem o mesmo tipo de carta de condução.

Até aqui conhecia duas versões da explicação possivel para a diferença entre autovivenda e autocaravana:

1ª: autovivenda não tem comunicação interior da zona habitável com o a cabine, autocaravana tem esta comunicação;

2ª autovivenda é uma transformação resultante da aplicação de uma roullote sobre um chassis, independentemente de ter ou não comunicação interior com a cabine, sendo assim a autocaravana um veiculo carroçado de raiz a partir de um chassis com apenas cabine e mecânica;

A hipótede que o Carlos Baptista apresentou aqui é nova, eu pelo menos não conhecia. Resta saber qual delas está correcta.

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘
Posts: 5404
Joined: 19 Sep 2007 19:28
Location: Concelho de Torres Vedras

Re: Importar Autocaravana

Post by Carlos Baptista »

Pois!
A minha é auto vivenda (furgão Mercedes, ex-ambulância, transformada) e tem comunicação interior.
No caso das nossas meninas, embora sejam todas auto-vivendas,creio que temos as duas versões: com passagem interior e sem a mesma.
A razão pela qual o imtt as diferencia é que eu desconheço, em concreto.
A explicação que me foi dada (verbalmente) foi a que eu aqui coloquei anteriormente.
Penso que, quem tem uma autocaravana, é injustamente penalizado por algumas autarquias portuguesas e por alguns países, uma vez que proibem a circulação e/ou o estacionamento em determinadas horas ou circunstâncias.
Fogo à peça

Tio Baptista
Image

User avatar
nezz
★★
Posts: 11456
Joined: 24 Jan 2007 17:11
Location: A long time ago, in a galaxy far, far away...

Re: Importar Autocaravana

Post by nezz »

a Janota é autovivenda e não tem comunicação interior (vulgo walkthrough), quer dizer, para mim tem, é mais jumpthrough :mrgreen:
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘
Posts: 5404
Joined: 19 Sep 2007 19:28
Location: Concelho de Torres Vedras

Re: Importar Autocaravana

Post by Carlos Baptista »

Mas comigo o JUMP já não dá! :D
Image

jcse
✘✘✘
Posts: 2372
Joined: 24 Jan 2007 14:39
Location: Leiria

Re: Importar Autocaravana

Post by jcse »

Pois a minha é autovivenda e é uma verdadeira máquina. É rápida e agora estou a instalar um AC para a tornar mais confortável.
A min parece-me que as autovivenda são furgões transformado, mas não tenho a certeza. Da minha não paguei qualquer tipo de imposto, quando a importei. Agora não sei como estão os impostos sobres as autovivenda/autocaravanas.

Paguei inspecção tipo B, as papelada para a legalizar mais os custos do solicitador. (600 Euros mais coisa menos coisa)

João
VW 1302 Jubilee

Post Reply