Tenho alguma experiência em guiar " carros velhos" pela Europa, mais concretamente a caminho de Inglaterra.
Os franceses em termos de roubalheira, já parece a malta aí embaixo. Auto-estradas, é portagens de dez em dez quilómetros. Pode-se ir pela Nacional,mas passa-se pelo meio das terrinhas todas. Guiar em Auto-estrada em França, é chato como a potassa, e é o equivalente a estar a ver uma sessão do Parlamento depois de uma noitada. Sempre a direito, e sem nada para ver. Atravessar França, são sempre para cima de mil quilómetros,portanto, não é como ir ao Porto. Ir ao Porto,pode-se sempre parar nas áreas de serviço de 40 em 40 KM, e atirar pedras aos autocarros dos Super Dragões. Em França, só podemos bocejar e rezar que não acabe o "petróleo".
Àreas de serviço, são mais raras do que carros a preços decentes em Portugal, e quando as há, há que encher o depósito,porque não sabemos quando vai aparecer a próxima. E muitas apenas aceitam cartões Multibanco franceses...
Já que perguntam acerca da hipótese de alojamento " vadio", há muita malta que arma tendas nas áreas de serviço, e chega a dormir mesmo debaixo do telheiro do caixa. Não há cá "parece mal"...
Circular por França por estrada normal, é como circular em Portugal. Ultrapassagens a torto e a direito, lixo no chão. Rotundas e semáforos como cogumelos, apenas com a diferença de que as estradas, em vez de Mercedes e BMWs, estão atafulhadas de Citroens e Peugeots com música RAP francesa em altos berros. Mais ou menos 70 Euros em portagens, de Irun a Callais,via Paris. ( Cidade do Amor? Ora, sempre que lá vou é obras, engarrafamentos, acidentes a cortar auto-estradas e tudo caríssimo. Igual a LIsboa portanto...)
Em Espanha, também é sempre a direito e com algumas auto-estradas, e circular pela Nacional é um concurso para ver quem consegue circular sem ser abalroado por um camião. Os camiões fogem das Auto-estradas caríssimas e desnacessárias, porque praticamente a Nacional até França é PARALELA e com bom piso. É frutrante ir pela auto-estrada a pagar um balúrdio, à mesma velocidade que um TIR dos Transportes Lúis Simões na Nacional mesmo ao lado...
Parar para dormir, é boa ideia optar pelo País Basco, pois é cheio de Hoteis baratos , por estar numa zona de fronteira. Difícil escolher. Se colocarem a pesquisa no SATNAV (Chamado em Portugal incompreensívelmente de GPS), este debita nomes como se fosse uma lista telefónica. Em França, País habituado ao gamanço como em Portugal, a estadia já é mais cara.Por isso, Ó-Ó antes de passar para França.
Se tiver muitos " neons" por fora, pode ser vocacionado para uma "clientela" que as nossas esposas e namoradas pouco aprovarão. Mas para um viajante num Ford Fiesta velho, sozinho, pode ser uma experiência interessante. A exigir "Hotel California" em altos berros nos Headfones. ( Auto-rádio? Ora, isso é para ricos...)
Não é o caso, mas se forem a Inglaterra...As auto-estradas são gratuítas...
A inveja é uma homenagem que a mediocridade tributa ao mérito
gosto desta escrita do nosso "British"
pelo que vejo vontade não falta... com jeito também eu me via numa coisa destas...mas tenho receio de perder a Caravana e ir parar a Itália ! mas que fica um bichinho, isso fica,...lê-se nos vossos posts esse entusiasmo, e aquela máxima do "Sonho comanda a Vida"......o Futuro a Deus pertence, mas quem sabe!?!? o Berto!?!?,...eu!?!?....Tio!?
...há, em três períodos anuais.As próximas são 12 dias em Setembro...mas não dá para nada...e ainda tenho dois carros a restaurar, tão cedo não me posso meter em viagens...
já comprei no Funchal já esgotaram todas as revistas
parece que alguém quer fazer um filme desta aventura
o livro está escrito falta o guião para o filme atores os mesmos
nome do Filme "2013 REGRESSO A CASA 2"