Volkswagen Thing (Type 181)

Post Reply
Matz23

Volkswagen Thing (Type 181)

Post by Matz23 »

Olá, GaragemVW!

Venho então apresentar o clássico cá de casa: Volkswagen Thing ou Type 181 de 1974, foi sempre civil.

O meu pai é que o comprou, bem antes de eu ter nascido, ora há mais de 22 anos. Lembro-me de andar nele em criança, mas já está parado há 12 anos e à espera de voltar à estrada, coisa que já esteve para acontecer várias vezes.

Passando às fotografias então:

Image

Image

Em 2013 saiu da garagem, rebocado pelo Patrol, para ir a uma exposição.

Image

Gostaria de começar finalmente a juntar esforços para que ele voltasse à estrada pelo seu pé, mas não sei bem por onde começar pois nunca fiz restauros nem nada do género, pelo que todas as ajudas, sugestões e dicas do pessoal são muito bem vindas!

HUGO bOSS
Site Admin

Re: Volkswagen Thing (Type 181)

Post by HUGO bOSS »

:D Olha uma "coisa"!
Bem vindo antes demais...
Este será o segundo 181 em restauro por cá... e o primeiro civil! :D

Pelos stops e piscas à frente parece-me um modelo para o mercado americano. Os farois da frente deverão ser ampolas seladas, típico para esse mercado, o que explica os mínimos brancos (parece-me do Mini) para fazerem de mínimos.

Quanto ao carro em si... está com bom aspecto. No entanto as laterais por baixo das portas deveriam ter duas nervuras, em vez de serem lisas... isso poderá indicar alguma intervenção devido à ferrugem no passado... Os estribos também deverão terem sido feitos à mão para lá... existiam uns como acessórios, mas não tinham esse formato...
Os retrovisores deverão ser idênticos aos das carrinhas, as baywindow, mas com umas extensões. Esses parecem duma hilux ou algo assim.
As jantes são de 14 polegadas? Normalmente seriam, mas com umas aberturas... não sei se para os EUA eram lisas como essas...

Na traseira realmente existem diferenças do modelo militar... para além dos faróis, o capot é todo liso e o sistema de prender as dobradiças nesse é com 4 parafusos... nunca tinha visto... para além de uns encaixes...

O carro parece-me estar bom para andares... Tens mais fotos do interior? Sabes algo mais da história dele antes do teu pai comprá-lo?
Eu pessoalmente arranjava uns faróis "normais" de carocha e trocava as ampolas e jogava esses piscas brancos... Tens mais fotos do interior?

Força nisso!

p.s. - não faças como um gajo daqui do forum que comprou um 181, andou 200 metros com ele e depois ia lavá-lo e aspirá-lo e agora tem o carro neste estado:
viewtopic.php?f=28&t=9882 :oops: :oops: :oops:

p.p.s.- mais um para a lista de 181s portugueses! :D
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Matz23

Post by Matz23 »

Hehe, obrigado! :D

Vou tentar recuar o máximo que sei, mas se eu falar com o meu pai, talvez ele me conte mais um bom bocado.
Ora bem, este carro veio da Alemanhã para cá para a base das Lajes pela mão de um militar americano, que o comprou por lá assim como está. Quanto a datas...não sei :(
Esse militar vendeu o carro a um amigo do meu pai, que tratou de o passar para matricula portuguesa, ainda no tempo que fazer isso era uma bacatela.
Dali a pouco tempo, o meu pai comprou o carro a esse amigo e está na família desde então.
Ora bem, ele comprou isto muito antes de se casar, o casamento com a minha mãe já tem 26 anos e eu tenho 22.

Quanto aos detalhes do carro...

Não estou a pensar em mudar quase nada na estética porque sempre conheci este carro assim e isto já adquiriu um certo valor sentimental, mas agora que falou nessa parte dos mínimos, fui procurar e não vi mais nenhum com aqueles minimos, estranho...

O carro já foi restaurado a fundo uma vez, já eu era nascido e a nível de chapa está impecável mesmo!
A minha ideia era "despir" tudo para pintar, motor fora para rever, vedantes novos e um ou outro pequeno detalhe que esteja a precisar ser substituido.
Os espelhos laterais sei que já não são daquele carro.

Eu depois confirmo a medida das jantes, pois agora não me lembro e posto mais algumas fotografias do interior :wink:

Hehe, no seu caso o aspirador avariou e a água faltou então resolveu ir tratando do resto :mrgreen:
Mas no fim vai valer bem a pena, já eu também mal posso esperar para ir passear no meu!!

Obrigado e um abraço dos Açores! :wink:

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Bem vindo e parabéns pelo carro.
Parece em muito bom estado e no teu caso andava com ele sem grandes investimentos.
Se fosse meu e resolvesse pintar voltava a colocar as duas nervuras e mudava os espelhos retrovisores de origem. :wink:

João
VW 1302 Jubilee

tirolifo
✘✘

Post by tirolifo »

Olha mais um!

Se está bom de chapa como dizes, corrige os pequenos erros que o carro tem (espelhos, luzes de mínimos) e desfruta do carro.

E vai pondo cá as fotos dos passeios para a malta se roer de inveja! :wink:

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

E então? Já sabes algo mais? :roll:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Post Reply