Faz hoje exactamente 2 anos, estava a relatar isto:
Hola tios.
Desde que falei pela última vez já me aconteceram uns quantos episódios. O mais grave foi a vir de Valência para Cambrills (perto de Reus e terragona).
Numa longa subida de autoestrada, com o carro bem quente, começa a falhar de uma forma muito estranha, parece que estava com menos um cilindro, mas não era constante... quando acelerava a fundo, ele andava melhor, tinha menos falhas... assumi o pior, encostei na via rápida, meti o triângulo, o colete, saímos do carro e esperamos que arrefecese o óleo (o sensor externo estava a uma temperatura aceitável, mas o sensor de temperatura de óleo estava muito alto, quase a acender a luz). Depois de uma boa hora ao sol, lá decidimos continuar e sair na primeira saída que encontrasse (foram 9 km em autoestrada, com o carro constantemente a falhar, tipo soluços...) Depois de sair voltei a encostar, agora já mais tranquilamente comecei a pensar no que poderá ter o carro... como estava difícil aguentar o relantim, mesmo depois de estar a uma temperatura normal, percebi que não tinha todos os cilindros a funcionar... mas sempre que eu acelerava a fundo e puxava por ele, os 4 cilindros trabalhavam (como eu já sei como o carro fica com menos um cilindro, era fácil perceber que não tinha colado nenhum cilindro e que a temperatura alta, mas nunca excessiva, não podia ter causado nada mecanicamente fatal). Como já estava numa nacional, perto Vinaroz, decidimos procurar ajuda de um mecânico. A minha mulher lá viu uma garagem/mecanico com uma VW Pão de forma desenhado na Porta. Nem pensei muito, arranjei maneira de dar a volta e ir lá pedir ajuda. O velhote, que tinha uns bons 15 carros para arranjar (só tinha um Citroën 2 cavalos lá dentro, que vale a pena mencionar). Disse-lhe logo, com uma entrada a pé juntos... tenho um problema no sistema de ignição do carro... ele ficou a olhar para mim, para o carro, e disse-me que não tinha tempo para me ajudar. Disse-me: volta para trás e vai a Bosh Car Service que eles é que tratam de problemas eléctricos.
Sem muito para dizer, lá fui eu para trás a procura da tal oficina. Era perto... e com o carro preso por arames lá cheguei... procurei falar com o mecânico que me disse para aguardar e foi falar ao telemóvel... durante 45 minutos (eram umas boas 5 da tarde, já estava a desesperar porque não tardava muito iam todos para casa e eu fiquava a ali a espera no meio de nada).
Foi durante essa altura e incentivado pela minha mulher que comecei a deitar mãos à obra... Se eu achava que o problema estava no sistema de ignição, abri o distribuidor e comecei a ver se tinha faíscas nas velas... estavam lá mas parecia que estava qualquer coisa de errada... porque depois de andar a mexer, o carro ficou mesmo muito pior, é parecia que estava a trabalhar apenas com 2 cilindros. Quando já estava para deitar a toalha ao chão e chamar o reboque para ir para casa o mecânico da Bosh veio ter comigo e disse: "-Lá ver, puena en marcha" e durante uns bons 30 segundos esteve a olhar para o motor como um burro para um palácio... Depois disse-me que não tinha tempo para me ajudar, nem sabia o que fazer... Mas conhecia um mecânico, no centro de Vinaroz que me podia ajudar, porque já tinha restaurado duas "cucarachas" e conhecia o carro de cima a baixo.
Sem muito a fazer antes de fechar o distribuidor, e com o carro cada vez pior, mandei uma marteladazinha com o cabo da chave de fendas nos platinados a espera de um milagre... que curiosamente... aconteceu... O carro começou a trabalhar mais normalmente (ainda falhava, mas com menos cadência)... Depois das indicações do gajo da bosh, lá fui eu para o centro da cidade, ou vila, e só quando cheguei ao local é que reparei que era uma oficina oficial da BMW, e que o senhor (chamado casanova) era o dono e estava num escritório. A boa notícia é que a entrada de uma oficina da BMW, tinha lá os dois belos carocha na montra...
espanhóis...
Quando cheguei lá, pedi para falar com o tal casanova, expliquei a situação ao que ele me disse para meter o carro lá dentro.
Depois de alguns testes de faísca e de carburacao, ele disse-me logo que embora tenha faísca, estava muito fraquinha e que os platinados estavamas MUITO sujos. Fácil... 30 minutos depois e 30 euros de custo (ele deu a desculpa por ter que colocar o facto de macaco e por saber onde estava o problema), muitos sorrisos dos mecânicos, eu todo embasbacado por quase ter ido para casa por platinados sujos, já tinha tinha o carro a funcionar melhor que nunca (ele colocou-o no ponto de uma maneira "estranha", mas perfeita, vou estudar melhor a estratégia que ele usou e depois coloco-a online).
No meio da conversa de despedida, lá lhe confessei que eu sabia que o problema estava ali, mas não sabia que os platinados causavam aquele efeito na ignição... quando ele ouviu ignição, começou a rir e disse que não sabia o que era isso... depois de lhe explicar ele disse que em Espanha chama-se de "incendido"... acho que essa foi a razão do olhar de estúpido do primeiro mecânico, quando lhe disse que tinha um problema de ignição...
Depois destes episodeos, lá fiz os restantes 10 km sempre na boa, com o carro perfeito, melhor que nunca...
Descansei o dia seguinte (ontem) num bangalow de Madeira junto à praia, tenho umas quantas fotos bonitas de ontem, num passeio nocturno que fiz mais a minha mulher, andei a brincar com medusas no Mediterrâneo sem saber, conheci a zona balnear de cambrills, dei uns belos mergulhos e descansei, hoje fiz os 130 km até Barcelona que faltavam e já estou no hotel... com o carro fechado em parque privado... amanhã visito a cidade naqueles autocarros turísticos....
Tirei estas fotos hoje antes de vir para Barcelona.
Se repararem, a faixa branca da roda traseira já saiu algures na autoestrada...
Tenho atrás do banco o edredam de campismo e booster, no banco a roupa e a comida, debaixo do banco sapatos e coisas... na parte da frente ferramentas e material de campismo. .. a ideia é ter o carro mais equilibrado possível, com o mais pesado a frente possível.
O óleo vai ser trocado de 3 mil em 3 mil... Esta quase a primeira muda (trouxe óleo comigo).
Abraço a todos