Turim - Chambéry (Alps)
240 km no meio de neve e frio típico das regiões montanhosas.
É capaz de ter sido a etapa que mais gozo me deu fazer a viagem toda, porque foi a prova que o carro consegue chegar a qualquer lado, desde que saibamos compreender o que ele quer.
Saímos do hotel sem stress nenhum (como podem ver nos primeiros momentos do filme), mas fiquei logo fora de mim com o transito citadino da cidade de Túrim. Cortei o som do vídeo porque se não era só asneirada.
Depois de Sair de Turim, começamos logo a ver grandes montanhas, sabia que ia atravessar os Alpes mas não sabia bem por onde, por isso decidi que o GPS tomasse as decisões por nós.
Acabamos por estradas planas e relativamente boas (comparado com o resto de Itália) antes de entrar nas auto-estradas. Foi numa dessas estradas que fiz as fotos com o nosso Ghia e os Alpes (monte branco) em fundo. Foi também algures nestes terrenos que encontramos um coelho a ser devorado por corvos (do tamanho de Galinhas) no meio da estrada.
Foi já nas auto-estradas (que variavam entre túneis gigantes e zonas com vento que mais parecia um tornado) a subir, que o carro começou a mostrar as suas limitações. O óleo aqueceu o suficiente que acendeu a sonda de temperatura (que significa mais de 110 graus no óleo). Esse momento está bem retratado no filme do dia. É o limite do carro, confesso que cheguei a ter medo de avariar algo, mas assim que a temperatura a sonda acusou, encostei no túnel (que acho que foi a razão principal) a mais de 3000m de altitude, num túnel (quente e abafado) que o carro disse: "já chega, estou cansado".
Assim foi. Encostei e esperei 20-30 minutos e feliz de nós, aquele era o ultimo túnel antes da grande descida para Chambéry.
Essa descida demorou umas valentes 3 horas as ser feita, este trajecto incluiu a portagem mais cara da minha vida (40 e tal euros), para passar o túnel que liga Itália a França (íngreme, perigoso, cheio de transportes pesados). Foi durante este percurso (no meio de montanhas cheias de neve) que vi a temperatura do carro em sentido oposto, a roçar os 30 graus... incrível como um carro arrefecido a ar funciona tão bem e tão "expressivo" sobre o que se passa lá por dentro.
Adorei o dia, como disse em cima, foi dos que mais nos marcou (depois do deserto do centro/interior de Espanha, costa mediterrânea, glamour do Mónaco e confusão citadina de Génova e Turim, chegaram as paisagens deliciosas de neve dos Alpes).
Espero que gostem das fotos (onde mostro o local exacto no video do dia). A ultima foto foi feita de dentro do hotel, com uma vista fantástica sobre o alpe d'huez, tirando as fotos do Ghia e a do corvo no final, foram todas feitas pela minha mulher.

[/center]