Diário de Bordo - VW Karmann-Ghia coupe de 68

Gomes.Miguel

Re: Diário de Bordo - VW Karmann-Ghia coupe de 68

Post by Gomes.Miguel »

Dia 20 de Maio de 2015

Turim - Chambéry (Alps)

240 km no meio de neve e frio típico das regiões montanhosas.

É capaz de ter sido a etapa que mais gozo me deu fazer a viagem toda, porque foi a prova que o carro consegue chegar a qualquer lado, desde que saibamos compreender o que ele quer.

Saímos do hotel sem stress nenhum (como podem ver nos primeiros momentos do filme), mas fiquei logo fora de mim com o transito citadino da cidade de Túrim. Cortei o som do vídeo porque se não era só asneirada.

Depois de Sair de Turim, começamos logo a ver grandes montanhas, sabia que ia atravessar os Alpes mas não sabia bem por onde, por isso decidi que o GPS tomasse as decisões por nós.

Acabamos por estradas planas e relativamente boas (comparado com o resto de Itália) antes de entrar nas auto-estradas. Foi numa dessas estradas que fiz as fotos com o nosso Ghia e os Alpes (monte branco) em fundo. Foi também algures nestes terrenos que encontramos um coelho a ser devorado por corvos (do tamanho de Galinhas) no meio da estrada.

Foi já nas auto-estradas (que variavam entre túneis gigantes e zonas com vento que mais parecia um tornado) a subir, que o carro começou a mostrar as suas limitações. O óleo aqueceu o suficiente que acendeu a sonda de temperatura (que significa mais de 110 graus no óleo). Esse momento está bem retratado no filme do dia. É o limite do carro, confesso que cheguei a ter medo de avariar algo, mas assim que a temperatura a sonda acusou, encostei no túnel (que acho que foi a razão principal) a mais de 3000m de altitude, num túnel (quente e abafado) que o carro disse: "já chega, estou cansado".

Assim foi. Encostei e esperei 20-30 minutos e feliz de nós, aquele era o ultimo túnel antes da grande descida para Chambéry.

Essa descida demorou umas valentes 3 horas as ser feita, este trajecto incluiu a portagem mais cara da minha vida (40 e tal euros), para passar o túnel que liga Itália a França (íngreme, perigoso, cheio de transportes pesados). Foi durante este percurso (no meio de montanhas cheias de neve) que vi a temperatura do carro em sentido oposto, a roçar os 30 graus... incrível como um carro arrefecido a ar funciona tão bem e tão "expressivo" sobre o que se passa lá por dentro.

Adorei o dia, como disse em cima, foi dos que mais nos marcou (depois do deserto do centro/interior de Espanha, costa mediterrânea, glamour do Mónaco e confusão citadina de Génova e Turim, chegaram as paisagens deliciosas de neve dos Alpes).

Espero que gostem das fotos (onde mostro o local exacto no video do dia). A ultima foto foi feita de dentro do hotel, com uma vista fantástica sobre o alpe d'huez, tirando as fotos do Ghia e a do corvo no final, foram todas feitas pela minha mulher.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

nuty

Post by nuty »

Que fotos e viagem brutal :)
Image

Gomes.Miguel

Post by Gomes.Miguel »

nuty wrote:Que fotos e viagem brutal :)
e tu ajudaste ;)

Chambéry - Clermont-Ferrand

330 km com tempo ameno

Uma das maiores, se não a maior etapa da aventura. Mas foi relativamente calma.

O principal problema foi a luz do dínamo acesa grande parte da viagem, o que significava que a bateria não estava a ser carregada. A boa noticia é que eu já sabia o que estava a causar o problema. O regulador de voltagem. Esse regulador de 12V estava a bloquear a energia de passar entre o dínamo e a bateria, apenas funcionava se eu fosse lá atrás e mandasse uma martelada no objecto... assim ficava a funcionar durante mais uns km's.

Assim o fizemos... fomos parando e mandando marteladas no regulador de voltagem para que a bateria (uma bateria de grande capacidade, em GEL que me salvou de ficar a pé, mas já acusava a falta de carga), fosse carregando aos poucos.

O dia foi, literalmente, pelo interior francês, por serras e planícies verdes, onde pastavam grandes manadas de vacas e várias aldeias típicas daquela zona. Gostei do ambiente... parecia que era um S. Miguel/Açores sem fim e sem água. Até o cheiro era parecido.

Ao contrário do interior Português e Espanhol, em França existe um verde predominante e várias florestas ao longo do caminho. Foi numa destas florestas que fizemos as fotografias seguintes. Não tenho video do dia, a goPro não gravou nada, não percebi porquê.

Image

Image

Image

nuty

Post by nuty »

Ajudei? :D
Image

nezz
★★

Post by nezz »

nada como viagens a bordo dos nossos VW :D
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Gomes.Miguel

Post by Gomes.Miguel »

Uma "entrevista" para a RTP Madeira que dei este fim de semana no Madeira Classic Car Revival:

https://www.facebook.com/xenupy/videos/ ... 750410994/

nuty

Post by nuty »

Gomes.Miguel wrote:Uma "entrevista" para a RTP Madeira que dei este fim de semana no Madeira Classic Car Revival:

https://www.facebook.com/xenupy/videos/ ... 750410994/
:mrgreen:
Image

Gomes.Miguel

Post by Gomes.Miguel »

Dia 22 de Maio de 2015

Clermont-Ferrand - Perigueux

300 km com tempo ameno, algumas nuvens mas nada de chuva.

Deixo aqui o relato da altura:

A aventura continua... Ainda bem que comprei uma super bateria que me foi aguentando... o dia, começou com o raio da luz vermelha do dínamo acesa, mas desta vez apagava só por alguns km depois das típicas marteladas para funcionar...
E os mais de 400km foram abreviados para 300 devido ao pára-arranca constante para tentar resolver o problema, está no video do dia as minhas várias paragens... No meio disto a bateria já estava a descarregar e necessitava das luzes acesas devido ao mau tempo. A meio da viagem encontrei uma pequena cidade chamada de Périgueux, onde decidimos ficar (eram prai 5 e meia). Como também precisávamos de lavar roupa, procuramos uma lavandaria.

No meio da confusão lá encontrei um buraco para estacionar (em frente a um portão) enquanto a minha mulher ia lavar roupa numa daquelas "laveries auto".

Aproveitei para ir ao motor limpar os contactos e esperar por um milagre para resolver o problema. Foi no meio disto tudo que fui abordado por senhor que tinha o seu VW estacionado ao pé do meu, era um carocha dos novos (mesmo novo), o rapaz, mais ou menos da minha idade não arranhava nada de inglês, mas consegui perceber que era um aficionado da marca.

E qual o meu espanto quando ele disse para entrar dentro da garagem dele (ONDE EU ESTAVA ESTACIONADO) e vejo lá dentro vários golf's karmann dos anos 80 (uns completamente alterados para stance, outros Cabrio, outros normais), vejo um Porsche 911 e um 356, e claro.. Um karmann ghia de 63. Impressionante mesmo, estar a arranjar o meu em frente a esta esplendorosa garagem. Fiquei a pensar porque é que ele conduzia aquele charuto redondinho.

Entre arranhar na conversa, a minha mulher a servir de interprete, lá lhe expliquei a nossa aventura, e o problema no regulador de voltagem. Ele então disse-me algo muito engraçado...

Se vais para Bordéus, tens uma loja/oficina onde trabalha o meu "BOYFRIEND".

Pensei logo para mim "a conduzires esse carro, com tantas maquinas a escolha, com essa gravata curtinha dentro da camisa as riscas e calças apertadas, nunca me enganaste"

De qualquer maneira o hipster era extremamente simpático e abriu a porta (nao foi a dos fundos) para nós. Melhor que isso, deu-me o contacto da empresa/oficina do namorado especializada em arrefecidos a ar, a pouco mais de 70km de onde estávamos.

Amanhã conto o resto.

Deixo aqui a unica foto que tirei durante este dia:
Image

Video da etapa:

https://www.youtube.com/watch?v=ObBp36jNnxw
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=ObBp36jNnxw[/youtube]

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Estou curioso, boyfriend com massa consistente na unha, vai ser a primeira vez.
Já estou sentadinho a espera

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

PAULOSIMOES wrote:Estou curioso, boyfriend com massa consistente na unha, vai ser a primeira vez.
Já estou sentadinho a espera
:lol: :lol: :lol: :lol:

Venha o relato! :mrgreen:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Gomes.Miguel

Post by Gomes.Miguel »

Dia 23 de Maio de 2015

Perigueux - Bordeux

Pouco mais de 100 km em clima ameno.

Continuando a história que começei ontem, deixo aqui a citação da altura que retrata bem o que aconteceu.

Chama-se bugs-are-us.

http://www.bugs-are-us.net

Depois de uma bela refeição em Périgueux, o GPS levou-me direitinho lá, já hoje de manhã.

A loja era o que vocês podem imaginar, um monte de carrinhas T3, um monte de carochas de todos os tipos, tipo sucata a entrada, a meio dois grandes pavilhões, de um lado oficina de restauro do outro armazém de peças, souvenirs e exposição. Tinha lá de tudo desde Porsches a sambas, passando por Ghias, semelhante ao meu...

Eu nao tive tempo para andar a devorar o que lá tinha, mas a minha mulher tirou algumas fotos. Tinham lá vários bugs alterados para trial e Bajas.

Como estava em missão, lá arranhamos umas palavras em francês para explicar o problema, fomos ter com o namorado do outro (pareceu-me), e ele lá encontrou numa das milhares caixas um regulador de tensão, "hecho in México"... Por 32,5€.

Pareceu-me um bom negócio, porque estava enrrascado e era novo, stock antigo.

Depois de o ter a peça na mão, o mecânico perguntou-me se queria que o montasse ou eu fazia o serviço, ele disse que o fazia de borla e lá fomos nos os dois trabalhar. Foi fácil, tira o velho limpa e aperta as fichas, poe o novo, dar a chave, sem sinal de luz do dínamo... Tudo perfeito, acabei por comprar também o centro do volante (meia lua), onde esta a buzina, o meu esta a parecer muito mal e o centro, que o meu esta partido... Acabei por comprar tudo por 40€. Monto depois em Portugal.

Fotos tiradas com o telemóvel pela minha mulher...

Image

Image
Image
Image

Depois de tudo feito, lá viemos, calmamente para Bordéus... Onde estou agora (mesmo no meio da cidade) a mamar panaches a 7€... Deve ser a cidade com pessoas mais esquisitas que já vi. Hipsters e afins... Deve estar na moda ser esquisito... Se em Génova e em Barcelona achava que estava rodeado de Italianos e Espanhóis, em Bordéus não consigo definir os franceses.

Image

Image

Image

Amanhã continuo para Espanha, devo ir fazer o norte muito calmamente, pois imagino que deva ser fantástico.

nezz
★★

Post by nezz »

o norte de Espanha é fantástico para irmos nas calmas a observar a paisagem!
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Gomes.Miguel

Post by Gomes.Miguel »

Bordeux - Bayonne

330 km com tempo ameno

Se os Alpes foi uma das etapas mais marcantes esta deve ter sido a mais curiosa e memorável.

Íamos nós a caminho de Espanha quando a minha mulher viu um anuncio de uma exposição de clássicos que estava a acontecer perto de onde estavamos a passar (perto da costa atlântica na região dos Landes). Sentido de Biarritz.

O engraçado é que decidimos ir ver, e a medida que nos íamos aproximando da exposição, iam-nos abrindo as portas (provavelmente pensavam que íamos participar).

Depois de nos terem aberto as portas e retirado as grades todas, sem nos pedir qualquer explicação, lá nos disseram onde devia-mos estacionar, bem no meio de todas aquelas máquinas que lá estavam.

Não podia ter corrido melhor. Esteve o Ghia exposto cheio de tralha no banco de trás, todo sujo devido aos muitos dias de viagem, bem no meio de todas aquelas beldades, Francesas, Italianas, Americanas etc...

3 horas passaram e depois de visitar todas as "tasquinhas" e ver todos os carros, decidimos ir embora, pela calada, para ir almoçar mesmo à beira do mar, em La-Teste-De-Buch.

Já perto de Espanha (depois de Biscarrosse), enquanto tirava uma foto do carro perto de mais uma igreja, reparei que tinha um pneu em baixo... O primeiro e único furo da viagem toda. Lá troquei a roda (que custou imenso) e seguimos viagem para Bayonne, perto da fronteira com Espanha.

Foi mais um dia inesquecível.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

:? :? :? :? não vejo as fotos.................. 8) 8) 8) 8)
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

Stuka
✘✘

Post by Stuka »

Fernando Palmela wrote::? :? :? :? não vejo as fotos.................. 8) 8) 8) 8)
eu também não

Post Reply