Madalena -A "Guarda-Fatos" de 76-VW Bus Automatic

Post Reply
HUGO bOSS
Site Admin

Madalena -A "Guarda-Fatos" de 76-VW Bus Automatic

Post by HUGO bOSS »

Bem, como já foi falado nas conversas, comprei uma Baywindow a meias com o meu sogro! :D

Este nem fotos dela viu antes da aquisição! :D Confiou na minha análise!

Após vários meses de "gestação", na segunda feira (dia 17 de Setembro de 2007) encontrei-a!
Image

Após andar a pesquisar uma possível aquisição no continente (não é no hiper, é em Portugal Continental :D ), quer com a ajuda do Pedrosplit, quer por minha conta, estive quase a comprar uma. No entanto, a distância física, o facto de ainda ter algum trabalho de chapa e pintura, fora a revisão mecânica, fez-me pensar em continuar à procura por cá... apesar da raridade que as carrinhas "sofrem" na Madeira. Isto tudo sem contar com o frete marítimo... :?
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Na minha pesquisa, ajudado pelo Andrade, encontramos 4 bays.
A 1ª nem a vimos, pois o dono dizia para deixar metade do dinheiro e três meses depois, iria tirá-la do terreno para a levarmos. :shock: :shock: :shock: É melhor não contar mais nada...

As outras duas estavam numa garagem... uma de direcçâo à esquerda, com muito trabalho a fazer (chapa, pintura total, estofamento e não fazia a mínima de como estaria a mecânica) e um preço exagerado para o seu estado. A outra, em muito bom estado, era de condução á direita. Uma grande desvantagem, logo a seguir ao seu estrondoso preço.

Escusado será dizer que nada foi comprado neste sábado. :?

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Parabéns uma vez mais Hugo! ;)

Estou a ver que trocaste por um "cesto de fruta"! ;)

Boa compra!

Abraço

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

A Madalena foi descoberta por um amigo do Andrade. Era pertença dum familiar da esposa, e foi-lhe dito que estava numa garagem há já uns bons anos.

Pormenores não haviam muitos, só o facto de ter vindo do estrangeiro, muito possívelmente da África do Sul, ter caixa automática e servir de guarda fato e a esposa do dono não querer vendê-la.

Metemo-nos a caminho, e ao chegar à costa norte da ilha, deparei-me com a "Madalena", na sua "casa", já com a porta aberta... à nossa espera... :D

Image

Aqui, vi realmente a sua função nos últimos tempos... era mesmo um guarda fatos... e na foto já não estão os lençois que iam até ao tecto! :lol:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Logo à entrada, ao ver a porta lateral no lado direito, fiquei com duas impressões: ou era um modelo raríssimo com duas portas laterais, ou era de condução à esquerda... isto em fracções de segundo, pois logo ao mesmo tempo reparei nos castelos do pára choques e nas luzes laterais de presença... :roll: O Andrade cá já estava à frente e dizia: "-Ah! O volante é à esquerda!"...

Tinha de ser minha! Pensei logo! :D

Image
Logo na tampa da mala confirmava-se o tipo de caixa de velocidades...

E começava a verificar os reflexos da tinta ao longo da carroçaria, para detectar imperfeições...
Image

Apenas tinta ligeiramente queimada e um ou outro escorrido pequeno, nuns retoques que foram feitos cá na Madeira...

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Voltando uns aninhos atrás, mais precisamente a 1976, o Sr Fernando resolveu entregar a sua "velhinha" Split da Westafalia, equipada com cozinha, tecto elevatório e tenda lateral, de sua cor vermelha e branca, para levantar uma carrinha nova! :shock:

Image

Esta foi a frente que ele viu e gostou. Já com o pneu montado à frente de fábrica, o stand da Volkswagen em São José, Califórnia, Bob Lewis.
Image

As matrículas de origem ainda existem e serão trazidas com a carrinha e respectivo aro cromado do stand... :shock:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

bom Hugo, agora é assim:

1º desmontas a carrinha toda,
2º pintas a carrinha toda de outra cor,
3º compras as borrachas todas novas,
4º voltas a montar a carrinha toda
5º como queres ir acampar para o outro lado da ilha, resolves montar um tecto "camper",
6º depois, como estragaste um pouco a pintura, voltas a pintar uma segunda vez,
7º perdes um bocado de tempo a restaurar os pára-choques,
8º e mais um tempo a montar os mesmos
9º como acabas por reparar que por baixo a carrinha está uma miséria
9.1 - desmontas a carrinha toda outra vez, incluindo motor, caixa, suspensão e tudo o mais que estiver por baixo,
9.2 - raspas todo o chassis
9.3 - e preparas-te para a pintura do mesmo (mesmo tendo pouca experiência em pintura - para não dizer nenhuma)...

e o resto é....bom, é ir inventando... :roll:

Agora a sério...grande compra...
Muitos parabéns.
Parece estar impecável.
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

HUGO bOSS wrote:(...)e nas luzes laterais de presença... (...)
essas "luzes" não são meros reflectores?
:oops:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Ao longo da sua vida, a Madalena fez algumas viagens até à beira mar, mantendo a tradição de campismo da família. Apenas com uma filha, o casal tirava o banco do meio e fazia uma cama no chão.
Para isso forraram-no, por causa do frio.
Por baixo disso, adivinhem o que está? :roll:
Image

A sua filha, dormia atravessada em cima da chapa do motor... local onde a minha filha dormirá! :D Ao dizer-lhes isto e ao verem-na, as lágrimas vieram aos olhos da esposa do Sr Fernando...
A minha cara metade e a minha sogra quiseram ir ver a carrinha, e a minha filhota bem que gostou! :D
Image
Aqui está ao colo da minha sogra, que até sem perceber muito de "carros velhos", como ela chama carinhosamente aos VWs..., estava surpreendida pela positiva com a Madalena...

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

jnar wrote:bom Hugo, agora é assim:

5º como queres ir acampar para o outro lado da ilha, resolves montar um tecto "camper",
9.1 - desmontas a carrinha toda outra vez, incluindo motor, caixa, suspensão e tudo o mais que estiver por baixo,
9.3 - e preparas-te para a pintura do mesmo (mesmo tendo pouca experiência em pintura - para não dizer nenhuma)...

Muitos parabéns.
Parece estar impecável.

:lol: :lol: :lol: Boa jnar! Mas não te esqueças que já li o teu tópico de fio a pavio! :lol: :wink:

Quanto às luzes, penso que têm uma lâmpada além do reflector... depois vou confirmar! :wink:

Obrigado pelos elogios!

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

scastro

Post by scastro »

jnar wrote:bom Hugo, agora é assim:

Muitos parabéns.
Parece estar impecável.

calma jnar ... calma... toma a pastilha q isso passa ... :lol:

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Em tempos, ainda nos States, a carrinha levou uma pedrada no pára brisas e roubaram um vidro dum farol traseiro.
Foi feita a participação ao seguro e ambos foram repostos. No entanto, o suposto vidro roubado estava por baixo da carrinha no chão! :shock: :lol:

Voltou ao sítio, sendo ambos os originais da Hella e o tal NOS um SWF, também de origem alemã.

A Madalena veio para a Madeira aquando a reforma dos seus donos, e com pouco mais de 90.000 milhas, fez confusão em 1988 aos homens das estações de serviço, quando o seu dono exigia-lhe gasolina sem chumbo! :lol:

Após andar muito pouco com ela (para aí umas 5.000 milhas), o Sr Fernando resolveu comprar um carro nipónico (a idade...) e colocar a Madalena na garagem... onde começou a ter uma nova função...
Image

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

A carrinha tem alguns elementos que nunca vi num modelo europeu.
Image

não é muito perceptível na foto, mas o tablier é forrado com um material idêntico aos tabliers aplicados nos carochas modelos L e nos 1302S! :shock: Nunca tinha visto, nem em revistas! Desconhecia por completo.
O rádio, é o de origem e já vi um igual num livro que comprei agora em Wolfsburg. Estou a fazer figas para que funcione! :)

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Hugo;

Após ver as fotos que adicionaste:

Essa "Pão de Forma" está NOVA!

Boa compra.

Sai mais barato por vezes comprar assim, que comprar uma numa miséria para restaurar...Sem Dúvida. E tens menos chatices, mesmo contando, eventualmente com pequenos pormenores que terás que acertar.

Parabéns!

E o Andrade provou uma vez mais o Grande amigo e pessoa sincera que é! Um "óscar de Amizade" para o amigo Andrade! Pessoas assim já não se fazem!

P.S. - ( Para o Andrade) - Estou a dever-te 5 litros de gasolina e mais uns trocos, da última vez que o amigo Andrade veio em meu auxílio, dado o platinado não querer colaborar! :wink: Assim tenho testemunhas em todo o país! :wink: :wink:

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

O autocolante ao lado do interruptor da ignição fala na gasolina.
Os paneis da frente estão lá e em bom estado, bem como o tapete.
Acreditem-me que só ontem, ao voltarmos para confirmar a compra, é que conseguimos ver os bancos traseiros, pois já tinham tirado alguma roupa! :lol:

Image

Aqui, o Padrinho da Madalena, o meu grande amigo Andrade, olhava pasmado o estado interior dela.
Tirando as cortinas "home made", o forro do tecto é o de origem, com apenas um rasgão de 2 centímetros provocado por um espeto de carne aquando um pic-nic.
Os estofos estão novos, pois estiveram sempre forrados. Têm cintos de segurança em todos os lugares, com o símbolo da VW, e os bancos da frente são com encosto para a cabeça...
As forras laterais também estão impecáveis, bem como os tapetes "escondidos"... uma lavagem a tudo...

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Post Reply