Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post Reply
jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

eu com a minha no estado em que ainda está, também tenho esse problema. se travar mais a fundo, ela vira bastante para um dos lados....está todo lixado.
Mas acaba por passar, depois de alguns km's....

mas é verdade que, depois disto tudo, vou ficar a perceber um pouco de como é que estas carrinhas são, uma vez que antes disto, não percebia nada....era um valente 0.

Em relação ao restauro de raíz, como sabes, isto tudo começou muito rápido, pois foi um "pegar ou largar". O restauro de chapa foi oferecido pelo meu sogro. antes de se mudarem em definitivo para Tondela, por isso, não ía desperdiçar a oportunidade. Não deu tempo para pensar....

A partir daí, tive que desenrascar.....
Mas aprendi (e estou a aprender) que é uma experiência a não repetir...pelo menos, não assim :wink:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Jnar

A muito que não via o teu tópico.

Admiro muito a tua precistência e teimosia, e gosto muito de ler os teus relatos minuciosos das dificuldades por que vais passando.

Se fosse a ti neste momento agarava nas bombas e nos sangradores e levava tudo a um torneiro par te ajudar a resolver o problema e tentava estar lá presente para ver como é (manias de produtores...)

Bom penso que estas no bom caminho e o que alviterei no inicio que olhando para as bombas as punha no lixo agora digo-te o contrario fizeste muito bem em as recuperares ainda para mais se conseguiste arranjar os embolos novos.

Só te falta esse pequeno passo que é os sangradores mas acho que ai é mesmo melhor ires ter com quem sabe.

Um abraço e continuação do bom trabalho.

Ricardo Serpa
VW ar para amar Mercedes para andar
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

obrigado ricardo.

Estupidamente entrei numa espiral descendente e não sei bem quando é que me vou safar....mas assim que isto der uma volta (por cima, entenda-se), meto novidades...

Estou à espera de uma encomenda (para dizer a verdade, são duas) que já tinha feito e que chegarão um dia destes...depois mostro-as....

Até lá (e também por causa deste tempo da treta), todo o processo está a hibernar....

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

jnar: li algures neste tópico que decapaste a carrinha toda por baixo. Inclusivé não o aconselhavas por ser um trabalho tramado. Mas eu estou a pensar fazer o mesmo à minha, desmontar tudo e decapar tudo por baixo. quanto tempo levaste até deixar tudo em chapa nua? que ferramentas usaste (além do decapante e berbequim com escova)?

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

bom...a minha aventura ainda não acabou. Tenho já mais de 80% decapado mas ainda me falta bastante, pois o resto está atrás das suspensões e chegar lá, sem as demonstar, não é fácil.
Eu meti-me a fazer este trabalho, pois tinha este problema ao longo de toda a carrinha (e para além disso, o "já agora" é tramado :twisted: ):

Image

Image

Image

e muito mais, aqui:
viewtopic.php?t=21&postdays=0&postorder=asc&start=465

mas como quero usar desta tinta, que é cara mas ao que parece vale a pena, achei que o melhor era raspar tudo.

Image

fica assim:

Image

Se fosse aplicar algo por cima do que lá está, o mais certo era começar a cair outra vez, passado algum tempo.

Eu estou a raspar isto com um conjunto de formões. O disco dá algum jeito nas zonas maiores, mas o problema é que o piso da carrinha é feito de chapa ondulada. Para além disso, a posição é uma treta....
Para ser feito de maneira a não levar ninguém à loucura, aconselho um jacto de areia (ou de outra coisa qualquer) que arranque esta trampa destes anti-gravilha.
O resto que me falta, vai ter que ser mesmo a jacto, até porque não quero perder mais tempo, pois ainda me falta muito para fazer na carrinha e não posso queimar mais fins-de-semana com esta maluqueira.

Não te metas a fazer isto à mão....é de doidos!

christopher

Post by christopher »

Por acaso tava com ideias de fazer isso a mão,mas ja vi que nao é boa opção...

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

bom, depende de vários factores:

- do estado da carrinha (se tiveres muito para raspar, como eu tinha, então esquece :roll: )

- se a única coisa que se puder gastar é tempo, então força.

Não sei quanto é que teria que pagar, para me fazerem este serviço. Nem tão pouco, quem o faria...
Para se limpar a jacto numa posição eficiente, ou se mete a carrinha num elevador, ou se mete a carrinha a 90º em relação ao solo (ou seja, deitada de lado)...
Não faço ideia....estou a especular.

Só sei que para acabar isto, ou me meto a dar o jacto dentro do "fosso" e invento uma pseudo-cabina de jacto com uns bons metros de tela plastificada, para não sujar o resto da garagem/casa, ou venho para a rua e elevo a carrinha sobre um sistema marado, tipo macsoft para sacar o motor do carocha (quem leu, sabe do que estou a falar :wink: ) e meto-me lá por baixo, tipo minhoca.....

de qualquer forma, existem meios mais artesanais (entenda-se, mais económicos), de se aplicar um jacto de areia (ou outro material), num carro....resta saber, é se funciona.
:roll:

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

já agora, deixa-me dizer-te que isto é uma tarefa lixada, se uma pessoa for perfeccionista. E isto porquê? Porque quando estás a raspar num painel, ou seja, quando estás numa das partes de chapa ondulada entre longarinas, sacar o maior é fácil pois vês progressos rápidos (rápidos, salvo seja :roll: ).....e mesmo com um fomão dos maiores. Mas depois metes-te a olhar para o painel que "terminaste" e começas a pensar que te faltou aqui, e ali...e mais acolá...e um pouco aqui...e pronto, 'tás feito! A seguir olhas mais abertamente para os restantes que tinhas feito e começas a ver bocaditos, ainda persistentemente agarrados, onde não os tinhas visto antes...
e depois pensas: "é melhor tirar aqueles também, ou então para o ano que vem, tenho a carrinha a descascar outra vez, cheia de ferrugem e lá tenho que fazer isto de novo....nãããã...nem pensar. É melhor limpar bem..."

É doentio........
:lol:

E estes paineis maiores, são a parte mais fácil...os paineis e as longarinas , excepto nos cantos, onde a mão não chege e deixas de ter acesso com o formão....mas vês que o anti-gravilha velho está lá e tentas desesperadamente, sacar de qualquer maneira...trocas de formão, por um mais pequeno, vais buscar uma chave de fendas, torces a mão e os dedos para caberem e mesmo assim, não consegues...ou então, raspas pequenos sulcos de cada vez e entras em paranoia, pois os progressos para essas minúsculas áreas são mínimos...e tens tantas minúsculas áreas, espalhadas pela carrinha toda. Vais perder horas, dias nisto....
Depois somos levados a pensar que o berbequim e uma escova é melhor...mas estamos enganados.
Se for muito devagar, só fazemos cócegas ao anti-gravilha e se for muito depressa, o berbequim salta que nem um doido, como um boi num ródeo....mesmo nesses espaços mais pequenos, não dá....é desatinante.

Jacto, é sem dúvida alguma, a única maneira eficiente de se fazer isto...e se não temos acesso a esse sistema, bom, temos que ter acesso a esse sistema...é simples. Caso contrário, é melhor fazer como o Miguel brito e os seus ventiladores do carocha....ou seja, nem olhar para baixo, fazer de conta que nem existe e andar depressa, para que a ferrrugem não nos apanhe....

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

O que é preciso é coragem... :lol:

Quando se trata de um trabalho geral, para dar a volta à componente psicológica basta alternar entre partes fáceis (onde se vêm resultados rápidos) e partes difíceis.

Se mesmo assim for um martírio, nada melhor do que passar aos interiores, por exemplo o tejadilho para quem tem mais que 1.80m, numa posição que faz lembrar as danças "hula hula" inalando simultaneamente os vapores do decapante que se acumulam em dose suficiente para mesmo com mascara sair de lá a correr e passar uma hora anestesiado a raspar o exterior :twisted:
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

foi o que eu fiz, pois andei a saltar, embora sempre dentro do mesmo tema - o lixanço. Passei pelas peças de fibra, entretanto...para descomprimir.

Mas olha que o decapante, aplicado por baixo da carrinha, também cria uma atmosfera deveras interessante.
Para além disso, também fazes um jogo "porreiro", que é tentares aplicar à trincha sem deixar que a gravidade o traga para baixo e consequentemente, acontecam duas coisas giras:

a primeira e menos importante, é desperdiçar um bocado de decapante em que a lata de 2,5L custa uma pipa de massa e que a lata que compraste, terá que dar para a carrinha toda, sabendo à partida que isso é quase impossível....

e a segunda, é que te caia em cima enquanto andas por baixo da carrinha a aplicar ou a raspar...com a agravante de te cair na cara, ou cabeça, o que torna tudo muito mais interessante :twisted:

Acontece por vezes, começares a sentir um ardor no pescoço ou nos braços e teres que sair de baixo da carrinha a correr, tirar as luvas que tens, e esfregar a zona que está a arder, com muita água e sabão.....
Mais giro ainda, é quando não vês onde é que o dacapante te está a decapar a pele e tens que pedir ajuda a alguém.... e depois, vês que estás sozinho.

Ah....que experiência inesquecível!

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

:lol:

A cabeça é o menos...no verão não conseguía usar luvas por causa da transpiração, o fato de trabalho consistia em tshirt, calções, e chinelo de dedo (mascara e óculos só para o interior).
Quando me esticava para chegar a uma zona difícil, acabava sempre por apoiar uma parte do corpo mais exposta na carrinha. A mistura pastosa de tinta velha e decapante caia directamente para o meio dos dedos dos pés (zona extremamente sensível).

A trincha mostrou-se pouco prática, comecei a usar uma pistola de ar comprimido própria para o efeito :wink:

É complicado.. algo que todos devemos fazer pelo menos uma vez na vida, para nos lembrarmos de nunca mais voltar a fazer :lol: :twisted:
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Ai que porra JNAR: parece que me estou a ver a fazer o mesmo nas tuas descrições.

Até doi tanta dificuldade, só de ler, e relembrar as minhas tentativas de fazer o mesmo e achar que estava a perder o meu rico tempinho

Amigo, aposto que depois desta experiência deveras mortificante até pagavas a repintura de toda a carrinha...

A decapagem por projecção é orçamentada ao m2 pelo que sei entre os 13€ e os 15€. e parece-me que no teu caso merecia-a só que esse trabalho implicava a decapagem de toda a carrinha e a sua consequente repintura.

Perante todo o esforço que estas a fazer lamento dizer-te mas mais uma vez estas a fazer trabalho inglorio.

Um abraço e desculpa as más noticias

Ricardo Serpa
VW ar para amar Mercedes para andar
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Eu já lhe tinha dito há mais de um ano, que ele está a restaurar a carrinha pela ordem inversa. :?

João

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

pois, eu sei....é o que dá a falta de experiência e as coisas feitas à pressa.
:oops:

Agora, "temos pena"...mas vai assim até ao fim.

e há-de resultar....

De qualquer forma, tenho algumas novidades.

A 1ª:

finalmente consegui comprar um. Funciona perfeitamente embora tivesse sido comprado avariado.

Image

Image

Image

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

esta é a 2ª:

Image

Image

finalmente estão no sítio.
Para retirar os pedaços dos sangradores, foi preciso furar com uma broca de 7mm (que é a largura dos novos sangradores, que são ligeiramente mais largos). Ao furar (ou ao alargar), os pedaços acabaram por se soltar et voilá. Tinha os pedaços comigo, mas foram para o lixo....e infelizmente não vos posso mostrar.

Agora, falta-me passar uma última vez com uma escova de arame, para preparar para a pintura.
Os embolos já estiveram aqui na zona, mas como existem duas ruas com o mesmo nome, os tipos da entrega não deram com o meu número da porta (e nem tinham o meu número de telemóvel) e mandaram de novo para trás....

Post Reply