já agora, deixa-me dizer-te que isto é uma tarefa lixada, se uma pessoa for perfeccionista. E isto porquê? Porque quando estás a raspar num painel, ou seja, quando estás numa das partes de chapa ondulada entre longarinas, sacar o maior é fácil pois vês progressos rápidos (rápidos, salvo seja

).....e mesmo com um fomão dos maiores. Mas depois metes-te a olhar para o painel que "terminaste" e começas a pensar que te faltou aqui, e ali...e mais acolá...e um pouco aqui...e pronto, 'tás feito! A seguir olhas mais abertamente para os restantes que tinhas feito e começas a ver bocaditos, ainda persistentemente agarrados, onde não os tinhas visto antes...
e depois pensas: "é melhor tirar aqueles também, ou então para o ano que vem, tenho a carrinha a descascar outra vez, cheia de ferrugem e lá tenho que fazer isto de novo....nãããã...nem pensar. É melhor limpar bem..."
É doentio........
E estes paineis maiores, são a parte mais fácil...os paineis e as longarinas , excepto nos cantos, onde a mão não chege e deixas de ter acesso com o formão....mas vês que o anti-gravilha velho está lá e tentas desesperadamente, sacar de qualquer maneira...trocas de formão, por um mais pequeno, vais buscar uma chave de fendas, torces a mão e os dedos para caberem e mesmo assim, não consegues...ou então, raspas pequenos sulcos de cada vez e entras em paranoia, pois os progressos para essas minúsculas áreas são mínimos...e tens tantas minúsculas áreas, espalhadas pela carrinha toda. Vais perder horas, dias nisto....
Depois somos levados a pensar que o berbequim e uma escova é melhor...mas estamos enganados.
Se for muito devagar, só fazemos cócegas ao anti-gravilha e se for muito depressa, o berbequim salta que nem um doido, como um boi num ródeo....mesmo nesses espaços mais pequenos, não dá....é desatinante.
Jacto, é sem dúvida alguma, a única maneira eficiente de se fazer isto...e se não temos acesso a esse sistema, bom, temos que ter acesso a esse sistema...é simples. Caso contrário, é melhor fazer como o Miguel brito e os seus ventiladores do carocha....ou seja, nem olhar para baixo, fazer de conta que nem existe e andar depressa, para que a ferrrugem não nos apanhe....