Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post Reply
jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Bom, hoje da parte da tarde avançou-se mais um bocado.
Para os mais conservadores o que vos vou mostrar a seguir pode ser considerado (+) um crime...
Para começar, os furo no tejadilho por cima da cabina para a bagageira de fibra (só espero que as medidas que tirei estejam certas)....

Image

e o corte do lado do condutor para os bancos novos,

Image

Image

Image

Image

e o corte pelo sítio definitivo,

Image

Image

depois de se ter descravado o pilar ficou a ver-se a chapa interior,

Image

não deixa de ser curioso ver que entre as chapas já havia ferrugem,

Image

Não há dúvida que é uma batalha perdida....

Amanhã, ficará perfeito....

Image

Image
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Bom, mais uma sessão de fotos do dia de hoje...
O tejadilho já está no sítio, embora seja apenas provisoriamente, uma vez que ainda falta ser restaurado, pintado, etc....
Para além disso, ainda falta (como é óbvio) pintar a carrinha...

Ontem o vlad, antes de sair, passou primário nos furos que foram feitos para os suportes da parte da bagageira,

Image

Image

Image

Image

e ainda ontem, depois de eu ter saído, cortou a parte da chapa que está atrás do banco do pendura,

Image

Image

O caos aumenta de dia para dia,

Image

restos mortais,

Image

de tanto raspar o tejadilho de fibra em cima da cabina (antes de eu ter metido as borrachas no rebordo), apareceram estas mazelas,

Image

Image

Para se avançar o trabalho, aplicaram-se os suportes para a parte da frente, utilizando um pouco de silicone por baixo para vedar ,

Image

Image

Image

Image

depos disto, soube muito bem ver que tudo ficou como deve ser,

Image

Image

Image

e por fim, foi só voltar a meter a parte de trás,

Image

Image

Image

Ficou no sitio devido, embora um pouco deslocado para a frente num dos lados, mas é só uma questão de ajuste,

Image

o que levou a que ficasse um pouco encavalitado na parte da frente,

Image

mas está com bom aspecto (esquecendo o facto de ser de outra cor :lol: ),

Image

Bom, Miguel, aqui está a parte qeu sobrou do tejadilho...não te deve servir para nada, por isso reciclagem, não?

Image

e com parte da "cama" ao lado,

Image
Last edited by jnar on 04 Feb 2008 18:51, edited 2 times in total.

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Bom, hoje acabámos de meter o tejadilho no sítio. Funciona a 95%...ainda faltam uns ajustes, mas está operacional. Não me vou preocupar mais, pois ainda tenho que o restaurar...ao tejadilho e às ferragens.

1º a colocação do suporte da frente, com umas chapas de metal no lado em que a fibra partiu,

Image

ops, mea culpa....tanto trabalho para nada. Estava ao contrário :oops:

Image

Image

a certa altura, enquanto trocávamos a posição da armação, este pedaço de madeira caíu-me em cima do pé, acertando directamente no meu dedo mindinho....que dores!! até fiquei sem forças na perna :cry: ...o Vlad ria-se que nem um perdido :evil:
-"Vês?? É por isso que eu uso botas com biqueira de aço!".....

Image

Bom, aqui a colocação do fecho central do tejadilho,

Image

e uma vista das armaçõe straseiras que tÊm que ser ligeiramente desempenadas,

Image

e mais fecho,

Image

Image

que exagero....5 parafusos. Estes gajos da Westfalia tinham por vezes algumas contradições inexplicáveis. Enfim,

Image

Está quase terminado....Agora só faltam os bancos e alguns pormenores na armação...
Last edited by jnar on 15 Apr 2009 23:39, edited 1 time in total.

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Já nem me lembrava jnar, ainda tens os tais pedaços das costas? :)

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

hoje não fizemos muito. Deu para começar a lixar a área onde demos o primário e lixei também parte do tejadilho até à calha de água,

Image

Image

Image

fiquei num lido estado...

Image

e mais uma vez, feito burro, sem luvas...doiem-me os dedos até quando escrevo aqui no teclado.... :oops:

Image

Os bancos ficam porreiros....espero eu,

Image

Image

as calhas destes bancos são um pouco mais estreitas do que as dos originais . Por isso, vai ser preciso soldar uma chapa que atravesse esta parte da carrinha para que as calhas se sustentem como deve ser,

Image

Bom, depois disto tudo ainda ficam a faltar alguns cortes nas laterais para um par destas grelhas,

Image

ou estas,

Image

sendo que as primeiras são substancialmente mais pequenas,

Image

outro acessório que para mim é importante é este:

Image

Image

Óptimo para ver tudo e mais alguma coisa....dá para controlar perfeitamente os putos no banco de trás e todos os angulos estranhos que existam à nossa volta. O tom azulado que ele tem é excelente.
Para além disso, uma luz de nevoeiro para qualquer eventualidade (uma vez que já tinha outra anteriormente)....

Image

Image

Para todos os que têm seguido este tópico, um Feliz Natal....
Para os outros, também!

João Nuno Ribeiro
Last edited by jnar on 15 Apr 2009 23:41, edited 1 time in total.

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Hoje fez-se mais qualquer coisa....
Como as calhas dos bancos novos são ligeiramente mais estreitas que as dos originais, optou-se por fazer uma base para as mesmas utilizando uma chapa para cada lado. Depois de limpa e pintada com primário, vão-se soldar as calhas para posteriormente ser soldada à carrinha. Mas primeiro, cortaram-se as calhas originas ou o que restava delas.

as chapas,

Image

a limpeza,

Image

as calhas ou o que restava delas,

Image

Image

Image

Image

O espaço limpo,

Image

e já com primário,

Image

entretanto, eu estive a passar primário nas chapas e a lixar o que faltava desta zona toda. Amanhã mais uma passagem de primário e nova lixadela....

Image

Entretanto, Gugas, aqui está a bola de reboque. Vê lá se te interessa,

Image

Image

e estevo, o pára-choques....

Image

Image

Image

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

HUGO bOSS wrote:Já nem me lembrava jnar, ainda tens os tais pedaços das costas? :)
tenho sim hugo...
amanhã tiro fotos sem falta....

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Ainda não foi hoje que o banco ficou no sítio....pelo menos o do condutor, uma vez que ainda me faltam as calhas para o do "pendura", mas já está tudo preparado para o colocar no sítio.

Primeiro, marcou-se o local exacto,

Image

depois, umas pequenas depressões para se poder soldar,

Image

o que restou das chapas antigas,

Image

e os suportes do banco do pendura,

Image

Depois de feitas as marcações com o banco no sítio, tirou-se tudo para fora da carrinha e começou-se a soldar as calhas no sítio,

Image

Image

uns ajustes com o banco montado....é à homem!!

Image
(felizmente não pegou fogo.... 8) )

e sem o banco (outra vez),

Image

Image

enquanto isso, eu acabava este canto e preparava-o para pintar,

Image

Image
(huitmil, fica assim....agora posso pôr um pouco de betume, uma vez que sei o que está por baixo...)

As calhas já soldadas e depois um pouco mais de primário por baixo,

Image

e no sítio, pronta para ser soldada à carrinha,

Image

e parte do trabalho feito,

Image

Depois, primário para terminar....sei que a tinta vai saltar das calhas, mas pelo menos, ficará lá alguma...o resto estará coberto com massa consistente ou algo do género. Falta o branco,

Image

Image

O resto do que eu estava a fazer ficou também pronto. Depois da lixadela de ontem e hoje, uma nova passagem de primário,

Image

Image

Image

Bom...até ao final do ano, já não se deve fazer mais nada. Por isso aproveito para desejar umas óptimas entradas e um bom ano para todos....
8) fiquem bem!

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

hoje (ou melhor, ontem visto que este já é um post fora de horas) voltei ao ataque na carrinha. Peimeira coisa a fazer foi metê-la cá fora para poder fazer (mais) pó à vontade. Tinha ficado a faltar lixar a segunda passagem de primário. Aproveitei e conduzi com o banco no lugar pela primeira vez...

Image

(estou com saudades.... :oops: )

Image
:P

enquanto eu estava a lixar a carrinha pela segunda vez, o Vlad e o Nuno (que já tinha aparecido em posts anteriores) começaram a arranjar a baywindow que pertence a este último...
Têm muito trabalho pela frente....

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

entretanto, eu "acabei" de lixar o primário que tinha metido e estava a preparar-me para a minha primeira aplicação de betume em alguns sítios.
Tenho jeito para a escultura em barro...e pode ser que me safe embora nunca tenha trabalhado com este tipo de material...mas há sempre uma primeira vez!

Já com a carrinha dentro da oficina, comecei a preparar-me então para a aventura.

Image

ora então, o começo,

Image

e o resultado final antes de lixar,

Image
aqui exagerei um bocado porque queria ver se conseguia recuperar um pouco da inclinação original....uma vez que foi feito sem ter o "canto" realmente marcado. Como agora sei o que está por baixo, não me importo.

Image

Image

Image

Image

Image

Smile van...a tua base ainda está por restaurar...ainda não foi hoje, mas não passa de amanhã... :oops:

Image

Bom, amanhã verei se dou ou não conta do betume que meti...

8)

...'tá-se bem!

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Bom, hoje o dia de trabalho em volta da carrinha começou bem, mas terminou mal... :cry:

Primeiro, algumas fotos do que o Vlad anda a fazer,

Image

Image

Image

Image

Image

e esta carrinha já tinha sofrido mais um belo "restauro"....

Image

Image
"Olha a bela da fibra!" :evil:

Entretanto, eu meti mãos à obra e comecei a lixar o betume que tinha posto. E até que nem ficou mal,

Image

Image

Image

Image

Realmente, faz pó com'ó caraças...ainda bem que tenho uma boa máscara (penso eu) senão fico outra vez na merda por causa da asma...

e no canto atrás, até que estava a atingir o fim pretendido,

Image

Image

Tudo bem até ter aparecido o pintor....
Concluindo, a mistura do betume+endurecedor deve ter sido mal feita, pois o betume não secou por completo, ou seja, tem zonas em que secou e noutras não. Portanto, ou seca para amanhã (o que não me parece, pois já teve mais que tempo para secar por completo) ou arranco tudo o que meti e faço tudo de novo......
Lá está...fui imbecil!!

:cry:
:evil:

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Mais um dia, mais umas surpresas, mais uns passos para a frente e outros para a trás :?

Para começar mais umas imagens do betume/lixagem e da má mistura. Aqui vê-se perfeitamente que as partes que nunca vão secar são as que ficaram com um tom verde ligeiramente mais escuro, em contraste com as verdes claras que acabaram por secar...Convém não fazer confusão com as verdes mais escuras que é o primário que foi usado na 1ª pintura...sim eu sei, são muitos verdes 8)

Image
Nesta foto, as partes que não secaram são os três buracos que se formaram depois de ter lixado...Para além disso, depois de raspar com a unha vê-se que fica por baixo o tal tom mais escuro, que é o betume ainda húmido.... :roll:

Image

Image

Image

e aqui, estava quase perfeito....

Image

Image

Image

Image

Bom, mas seguindo os conselhos de um pintor profissional, tudo teve que sair,

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Depois de tudo retirado outra vez e de uma limpeza geral, tirei a carrinha para a rua e para uma nova passagem de primário, uma vez que ao retirar o betume,parte do que tinha posto antes foi retirado também...

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Enquanto eu andava nisto, o Vlad continuava na saga da outra carrinha,

Image

Image

Image

está num estado incrível,

Image

Image

Image

Image

Image

Entretanto, uma vez que já tinha outro problema (mais um :cry: ) que apareceu há algum tempo, o Vlad decidiu resolve-lo já.
Primeiro uma foto do problema,

Image

Depos de tudo lixado até à chapa,

Image

Image

Para resolver a questão, o Vlad resolver fundir o problema e encher com vários pontos de soldadura sobrepostos....deixo que seja ele a explicar o seu método....
Por um lado, como os pontos são ultra resistentes até para furar, parece-me ser um método eficaz para estes pequenos apontamentos...

Image

Image

Image

e o resultado,

Image

Depois, rebarbar o excesso,

Image

e o resultado da utilização da rebarbadora,

Image

Para terminar,mais uns pontos de soldadura,

Image

e por fim,

Image

...para depois ser retirado o excesso outra vez,

Image

e uma limpeza final,

Image

e o resultado final,

Image

Image

Para terminar uma passagem do mesmo primário que se tem vindo a usar,

Image

As cavas das rodas são um problema que eu ainda tenho que resolver, como se pode ver neste ângulo,

Image

Primeiro tenho que retirar todo este anti-gravilha que já se está a soltar...
Amanhã, lixagem e betume....

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Relato dos avanços do fim-de-semana e de hoje (Segunda)....

No Sabado, trouxe-a para casa para poder trabalhar nela durante o fim-de-semana. Mas como só cheguei por volta das 16.00 horas, já não fiz grande coisa...

Image

e como tinha trazido por empréstimo o macaco hidráulico do Vlad, aproveitei para levantar a westfalia amarela, afim de começar a sacar o motor....

Image

mas não é tão fácil como se possa pensar à primeira vista, uma vez que os parafusos e porcas estão num estado lastimável....

Image

Image

Image

Entretanto, Domingo e hoje, foi um dia para lixar a nova passagem de primário (que tinha dado na sexta) e de colocar nova camada de betume,

Image

Image

Image

Image

agora já sei que a mistura ficou bem feita e pude começar a lixar de novo,

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Agora a mistura solidifica....como a primeira que fiz e que solidificou enquanto falava com um distribuidor da SEUR....

Image

:oops:

Quando chegei a casa, a minha companheira tinha uma prenda de aniversário para eu experimentar. Embora falte mais de um mês, queria saber se me servia ou se devia trocar por outro número.
Está linda!
:lol:

Image

Image

Image

Vou ficar todo janota!! :wink:
Last edited by jnar on 16 Apr 2009 00:04, edited 1 time in total.

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Obrigado pela atenção! :wink:

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Finalmente consegui tirar o motor cá para fora da westfalia amarela.
O hong kong syndicate (joao maria) esteve aqui comigo na sexta-feira passada. Estivemos a ver e parece que está emmelhor estado do que se dizia: não está agarrado e tem boa compressão.
Não sei porque parou, mas não foi pela razão que me disseram...

Image

Image

Image

para o conseguir tirar, tive que cortar estas peças que também estavam num estado lastimável,

Image

Image

entretanto acabei estas partes todas. Agora só faltam as calhas do banco do pendura e está pronto para uma pintura,

Image

Image

Image

por dentro , um caos....

Image

Image

outro problema foi conseguir retirar a caixa e distribuição com as poucas ferramentas que tenho em casa. Tive que pedir ajuda a dois mecânicos conhecidos....vieram cá num Sabado e saíu...

Image

Image

Image

Image

Image

Image

entretanto comecei a desmontar o eixo da frente..já está tudo solto.

Image

entretanto deixo aqui fotos de uma carrinha de um colega meu. Está preparada para GPL. Faz uma média equivalente a 7 litros de gasolina dentro da cidade o que é óptimo...
Vou pensar seraimente em fazer o mesmo,

Image

Image

O depósito está por baixo do banco de trás. E a entrada é pelo lado do condutor

Image

Tenmho que combinar com ele um dia para ver tudo melhor. Por agora deixo aqui umas fotos do que consegui tirar,

Image

Image

Image

Só por curiosidade, deixo também aqui umas de uma carrinha que estava a 20 metros desta,

Image

Image

Image

e a botija do campingaz mesmo à mão (ou ao pé)....

Image
Last edited by jnar on 25 Jan 2007 02:35, edited 2 times in total.

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

obrigado jnar. parece que está tudo :)

Toiga relativamente a este topico reparei que as paginas sao muito compridas. não da para fazer paginas mais pequenas?
assim para ver uma pagina temos de esperar pelas fotos todas.
na garagem 1.0 era mais facil andar para tras e para a frente

abraço

Post Reply