Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post Reply
HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

:shock: Realmente era muita coisa e muito peso para o 1600cc...
Mas é como o Miguel diz e com razão, antigamente passeava-se... não era a correria de hoje em dia para chegar 5 minutos mais cedo... :?

Stress para quê? Não tenho €€€ para isso... Tenho é nervos de vez em quando! :lol:
O pessoal devia andar mais de VW a AR realmente...

E os barcos JNAR, ainda existem?
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

pois..é verdade.
Nesta altura não havia planos....por vezes, à sexta-feira, quando os meus pais chegavam a casa, diziam para nos prepararmos e arrancávamos para a Lagoa de Albufeira, Vila Nova ou Montargil.
Ou então, acordavam-nos cedo no Sabado e quando descia já estavam a preparar a carrinha.....eram bons tempos, sem dúvida :roll:

Ainda cheguei a fazer isso em alguns fins-de-semana, nos dois anos em que andei com a carrinha antes de iniciar esta saga....mas nessa altura, os fins-de-semana livres também não eram muitos.

Hugo, em relação aos barcos, só existe o côco (o que se separa) e um de fibra a motor, que veio substituir o catamaran.
O côco está aqui, já arranjado e com uma 2ª vida (o de fibra, está à espera):

Image

O catamaran era muito gande e por ter sido feito em contraplacado marítimo, era muito pesado. Demorava muito tempo para o preparar para levar para algum lado e com o passar dos anos, o próprio material começou a estragar-se. Para além disso, da última vez que foi à água e já éramos bastante mais velhos, o mastro partiu-se pela base e quase que ía acertando numa das minhas irmãs que estava comigo e com o meu pai a "matar saudades" do bicho. Se lhe tivesse acertado em cheio, teria sido muito complicado :? .
Desde aí, nunca mais navegou e acabou por ser desmantelado no príncípio dos anos 90. Para o meu pai, foi um desgosto :roll:

Agora, deixem-me contar aqui mais uma história (mais uma off-topic, desculpem).
Neste catamaran e antes de eu nascer, os meus pais montavam uma tenda castanha na plataforma e que servia para dormirem lá dentro, os quatro, quando se metiam a subir barragens e rios....
Certo dia de manhã, a minha irmâ do meio (devia ter uns 4 anos) ainda a sonhar, saíu pelo lado errado da tenda, acabando por cair à àgua. Felizmente que desde pequenos, fomos ensinados a nadar e nada aconteceu. Acordou com o choque da entrada na água, nadou um bocado e subiu para o barco.
A malta agora ri-se da história e gozamos com ela, mas na altura podia ter sido trágico :?
Apartir daí, a minha mãe ganhou algum receio com os ataques de sonambulismo da minha irmã e como é óbvio o meu pai também.
Por causa dessa queda, o meu pai começou a ponderar outras formas de passar a noite "on the road" ou "on the beach" ....

E apareceu a VW......
Last edited by jnar on 20 Feb 2008 16:08, edited 1 time in total.
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Realmente são história muitos giras! Nota-se nas tuas palavras a nostalgia desses tempos... :)
Imagino que estejas desejoso de fazer o mesmo com o teu herdeiro! :wink:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

sim estou.... tenho que acabar isto e depressa.

Ainda não foi hoje que terminei. O pouco tempo que lá fui, não deu para acabar. De qualquer forma, aqui ficam algumas imagens:

Valter, o pedaço está assim. Temos que combinar para o enviar para ti. Vale a pena ir pelos CTT?

Image

Image

Gugas, o pedaço para ti:

Image

Image

Ainda te faz falta?

Hugo Boss, a borracha finalmente saíu, mas teve que ser com a rebarbadora. Derreteu ligeiramente de um lado e no outro, já existia um corte que não foi feito por mim. O estado em que ela está é bastante aceitável. Diria 90%, penso eu:

Image

Image

e convém meterem algo atrás ou fazer uma vistoria de vez em quando,

Image

Image

a quantidade de ferrugem que veio agarrada,

Image

Image

Bom, como queres fazer a entrega?...Deixo no Júlio, fala-se com o Berto?
Isto não dá para dobrar, pelo que tem que ser transportado numa caixa comprida e resistente....

De resto, o que restava da carrinha estava assim,

Image

Neste modelo já existem as ligações à chapa para facilitar os contactos eléctricos. Muitos dos problemas de luzes, são de facto, provocados pela falta destes contactos. Na de 68 tive que fazer os meus, porque quando montei as luzes traseiras depois de ter a carrinha pintada, verifiquei que a intensidade não era a ideal. Com um contacto directo à chapa, resolvi o problema.

Image

Depois de mais uns cortes de de ter (finalmente) desmanchado a suspensão que faltava, fiquei com a base do meu reboque:

Image

Agora é só cortar um pouco mais, para retirar o resto da chapa que não interessa, ver se algo fará falta na de 68 e limpar a jacto e metalizar.

Image

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Obrigado JNAR... Isso não enrola como as borrachas dos carochas? Estará muito tesa pela idade? Se puderes fazer o favor de entregar no Júlio, agradecia-te imenso. :wink:

Depois falo com ele... :wink:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

valter valente

Post by valter valente »

hello

jnar, espectacular vais dar imenso jeito. ehhh :)

Vou tratar de dar os dados para enviares por ctt.

muito obrigado por teres feito esse favor.

abraço

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Jnar vais cortar e substituir a parte de trás da tua carrinha de 68?

João

gugas

re

Post by gugas »

Este homem é realmente um espéctaculo!!!!!!!!
Claro que ainda quero essa pecinha e agradeço-te o facto de te teres lembrado, és o MAIOR!!!
Ainda 3f tive no Julio a chatea-lo pkausa dessa maldita pecinha...
Image
Quando é que posso ir ter ctg?

Abraços

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

@ jcse: se vou realmente em frente com a troca de motores, quero que as coisas sejam feitas o melhor possível.
Não vou trocar uma traseira pela outra, mas queria trocar as chapas que estão soldadas às longarinas "desta" pelas que estão na de 68, para que as chapas do motor encaixem na perfeição. Queria que no fim, as pessoas ficassem sem saber se estão perante uma carrinha pós 72 à qual trocaram a traseira exterior, se uma pré 72 à qual trocaram a baía do motor....

@ gugas: tss tss..chatear o júlio é muito feio!! :lol:
Então, não te tinha dito que isto era teu?...Só estava à espera de ter uns dias para o fazer e que parasse de chover....e ainda bem que o fiz agora nestes dias, pois parece que a chuva vem aí outra vez.
É quando quiseres....telefona-me para combinarmos.

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

realmente, bem que podemos andar a tentar "limpar" a ferrugem a um carro, que existem sítios onde não chegamos sem cortar algo e que estão a enferrujar à grande....

Aqui ficam mais umas fotos da carrinha amarela:

Image

Image

esta então é a pior,

Image

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

depois de uma batalha de dois dias de volta da suspensão da Westfalia, lá a consegui desmanchar quase na totalidade.
O objectivo é desmontar tudo até ao mínimo pormenor e voltar a montar, tal com o 51reutter está a fazer ao seu carocha.

a suspensão já às peças:

Image

as lâminas de baixo estão ainda montadas, pois o parafuso que as mantem no sítio está demasiadamente corroído:

Image

mas a corrosão nesta peça, é geral (infelizmente):

Image

Uma das razões para este post é esta:

Image

e as restantes imagens, estão neste tópico:
viewtopic.php?t=1835

A segunda razão para este post, é esta compra no Lidl, por 20€....
Essencial numa auto-caravana:

um alarme a 12V para gases narcóticos,

Image

Image

Image

Image

Image

Image
Last edited by jnar on 25 Feb 2008 21:38, edited 1 time in total.

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

:evil: A trampa do carregador do portátil foi ao ar e agora estou no fixo... Não consigo ver as fotos... :evil:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Já as vi! :)
Boa opcção a do alarme! :wink:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

já contei esta história atrás. mas repito-a:

não ter um alarme deste género, foi uma das razões para a carrinha nunca ter um frigorífico lá dentro. A minha mãe tinha um medo de morte, das fugas de gás durante a noite....
Era por isso que quem viajava frequentemente em auto-caravanas, transportava um canário lá dentro....se o bicho morresse, era sinal para fugir.
Claro que o bicho podia morrer enquanto os ocupantes dormiam.... :roll:
Ainda aconteceram umas quantas mortes por essa Europa fora que vinham relatadas numa revista francesa que o meu pai comprava na altura e que ainda existe: camping car magazine.

É um equipamento essencial para qualquer auto-caravana, mas ainda o é mais nestas carrinhas já mais antigas, com as tubagens e ligações originais....

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

a experiência DIY com a electrólise está terminada.
Agora é chegada a altura de começar a aplicar na prática os resultados.
Para começar, vou preparar todas peças por cá, para depois montar em Viseu. Mas vou fazer parte e o que não puder, mando fazer fora....é da maneira que deixo (mais) do meu sangue, suór e lágrimas no resultado final.

Para desmontar, limpar, restaurar e voltar a montar:

Image

Image

Image

e relativamente a esta peça, tenho que ler para me informar para que serve e como adaptar, caso seja realmente necessária.

Image

Image

Mas tive que cortar os parafusos de suporte e deixei este "reservatório" num "banho" de WD-40 pois tenho receio que os parafusos, que unem as duas partes numa peça só, estejam iguais aos que cortei :roll:
Embora por fora estejam com bom aspecto, depois de electrólise, por dentro estavam uma verdadeira desgraça:

Image

Estas já estão bem limpas, depois de uma passagem pelo ácido muriático:

Image

Image

Image

Image

mas as que mais me preocupam são estas, que estão num estado terrível:

Image

Image

Image

Image

Image

Image
Last edited by jnar on 04 Mar 2008 01:47, edited 2 times in total.

Post Reply