A Minha "ZIRITA" - BayWindow 1972

Post Reply
nuty

Re: A Minha "ZIRITA" - BayWindow 1972

Post by nuty »

ah... e espero apanhar te em breve ja na carrinha ...
com a minha claro... sinal que ja andam as duas :)
Image

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Quanto à frente, tapas os buracos dos piscas em cima e depois abres os de baixo... não há necessidade de trocar a frente toda...

De resto, muito trabalhinho já feito...
Aproveita e retira a tampa do depósito de combustível... :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Rogério Amorim

Post by Rogério Amorim »

Boas tardes,

Está na altura de comprar uns amortecedores para a Zirita, mas não sei quais eide escolher.

Estou indeciso entre estas marcas,e preciso da vossa ajuda na escolha:
:arrow: BOGE
:arrow: KYB (gas-a-just)
:arrow: Monroe

A seguir vai ser comprar a parte de chaparia, mas em 1º está a segurança da Zirita :mrgreen:, como diz o meu avô.

Ah!, é verdade, já mandei rectificar os discos da frente e as polis de trás, a ver se meto aqui fotos para verem como ficaram, todos janotas eheheheheh :D

Abraço.

Rogério Amorim

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

O Pinela aconselhou Koni!
E eu, logo que tenha t€mpo, é o que vai ser! :D
Image

Rogério Amorim

Post by Rogério Amorim »

Boas tardes,

Este projecto não está morto, nada disso... apenas á espera das peças necessárias para ir para o bate-chapas :D uma vez que está praticamente toda decapada.

vai haver noticias em breve, e fotos também! :mrgreen:

um abraço a todos,

Rogério Amorim

Rogério Amorim

Post by Rogério Amorim »

Caros amigos, já há noticias fresquinhas...

A minha Zirita já tem a mecânica praticamente feita, mostro-vos abaixo algumas fotos dos trabalhos que vão sendo realizados:

Image

Image

Image

Lubrificar o cubo de rota no qual foi posto um retentor novo porque o anterior estava todo migado.
Image

Image

O caixote das peças de chaparia do motor para ir para o pintor, para pintar a preto de alta-temperatura.
Image

:arrow: o meu projecto está necessitado agora é de um bate-chapas para começar a andar para a frente, uma vez que está praticamente toda decapada (tanta massa k'ela tinha), antes que comece a enferrujar.

Pintor em principio já tenho.

O que acham de no chassi dar um preparado que se vende por aí, que se dá no chassi ganha 3 cores :shock: , ou seja, transforma a ferrugem e fica preparado para pintar :) , ao invés de dar jacto de areia uma vez que já tenho tudo o que é borrachas montado nos locais, pois depois tenho lá uma tinta já com alguns anos, mas boa (preto de chassi) que lhe vou dar por cima desse preparado o que acham?

Quanto á cabeça de motor, vem do amigo Nezz, tenho que a ir buscar quando houver euros a Coimbra... e o motor também teve que levar um cilindro que tinha "uma dentada".

Quanto aos amortecedores da minha pergunta anterior vou colocar Saches.

Preciso de uma maxila, de travão de disco, para a frente, usada, se alguém tiver alguma coisa dessas, mande pm, pois já comprei o kit de reparação para os dois lados, mas tenho uma purga partida (foi o antigo dono :evil: ) e não dá para tirar, por isso é que ando á procura de uma.

O tubo da solfagem da Zirita, que passa no meio da carrinha no chassi, esta todo podre, serve qualquer tubo com o diâmetro de 70mm (ferro por exemplo) ou tem que ter algum isolamento especifico?

Fico a aguardar noticias vossas, as quais desde ja agradeco,

Com os melhores cumprimentos,

Rogério Amorim

nezz
★★

Post by nezz »

não seja por isso, se estiveres mesmo a precisar, vais lá buscar isso e quando puderes pagas :wink:

quanto ao tubo, vê no tópico da carrinha do jnar, numa das páginas (lá mais para o fim), ele também colocou esse tubo, que, pelo que me recordo, não tem que ser nada de especial, mas para segurança, será melhor levar um revestimento exterior (penso eu de que)
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Rogério Amorim wrote:(...)O que acham de no chassi dar um preparado que se vende por aí, que se dá no chassi ganha 3 cores :shock: , ou seja, transforma a ferrugem e fica preparado para pintar :) , ao invés de dar jacto de areia uma vez que já tenho tudo o que é borrachas montado nos locais, pois depois tenho lá uma tinta já com alguns anos, mas boa (preto de chassi) que lhe vou dar por cima desse preparado o que acham?(...)
Pessoalmente, acho péssimo!
É uma péssima ideia. Nada transforma a ferrugem em chapa sã... esses produtos são uma treta. Há sim, alguns removedores de ferrugem, mais ou menos eficazes.
Uma boa limpeza, só mesmo com o jacto de areia... esse sim, tira toda a ferrugem. Podes usar um escovilhão no berbequim, mas não é tão eficaz. Teres montado tudo em baixo e agora não poderes limpar por causa disso, é um tremendo erro....
Tinta com alguns anos? Eu não fazia isso.... não sabes se as propriedades químicas da tinta ainda são as mesmas....
Rogério Amorim wrote:(...)Preciso de uma maxila, de travão de disco, para a frente, usada, se alguém tiver alguma coisa dessas, mande pm, pois já comprei o kit de reparação para os dois lados, mas tenho uma purga partida (foi o antigo dono :evil: ) e não dá para tirar, por isso é que ando á procura de uma.
Uma purga partida?Penso que estejas a falar dos sangradores.
Eu explico-te como se faz: arranjas um berbequim e com uma broca muito fininha, alargas o que resta da peça em questão. Vais aumentando o tamanho da broca, até o resto da peça se soltar....
Podes depois, se necessário, pedir a um torneiro para encher o buraco e com um macho, voltar a abrir uma rosca.
É um processo simples.

Tens aqui fotos:

quando parti os meus, porque era impossível usar o método normal - viewtopic.php?f=26&t=21&start=705

e quando meti os novos - viewtopic.php?f=26&t=21&start=765
Rogério Amorim wrote:(...)O tubo da solfagem da Zirita, que passa no meio da carrinha no chassi, esta todo podre, serve qualquer tubo com o diâmetro de 70mm (ferro por exemplo) ou tem que ter algum isolamento especifico?
O tubo é um tubo qualquer, que se puderes, deves tratar por dentro e por fora, antes de alguém o soldar no sítio, para evitar a corrosão futura. O isolamento era feito por umas mantas de algo tipo amianto, revestidas a napa e que envolviam esse tubo, e os tubos da frente que vão para a cabina.
Podes fazer uma depois, à medida... não sei se isso se vende. Ainda não procurei.
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

Rogério Amorim

Post by Rogério Amorim »

Boa noite, caros amigos

Gostaria de saber se alguém tem para venda 2 portas da frente em bom estado.
Caso tenham mandem-me por favor PM, com o valor e fotos se possível :wink: . Estou mesmo a necessitar. :|

No fim de semana já ponho fotos dos trabalhos que andei a fazer no fim-de-semana passado. :mrgreen:

Que me dizem de pintar as chapas duma cor sem ser preto, uma cor clara? com tinta de alta-temperatura não é?

Fico a aguardar comentários / opiniões,

Abraços a todos,

Obrigado,

Rogério Costa

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

eu até te respondia, mas a ver pela reacção ao meu "post" anterior, escrito às 2 da manhã quando devia era estar a fazer algo mais proveitoso (cagaste completamente nele), já não vou perder mais tempo.
Pode ser que outro qualquer o faça, desta vez com "pancadinhas nas costas" a dizer que isso "está à maneira".... e que vais no bom caminho como mais alguns que andam no meio de nós.... e força nisso!

Eu, que em 6 anos já passei por uma desmontagem, um restauro de chapa, uma pintura integral, um montagem também integral (ou quase), vi o restauro começar a apodrecer, desmontei-a uma 2ª vez, levei-a à chapa, ou seja, retirei a pintura que tinha 2/3 anos (e desta vez, totalmente - o interior também está quase) e voltei a restaurar a carrinha de chapa, uma 2ª vez, mas agora, como deve ser e que me preparo para uma 3ª pintura (2ª integral), uma nova montagem integral, etc, etc, tirei um curso intensivo desta treta... e adivinho o que espera alguns dos felizes proprietários :roll: .
Já agora, caga também nos links que meti aí e gasta dinheiro a comprar uma maxila nova.
Last edited by jnar on 29 Oct 2010 00:03, edited 1 time in total.

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

Calma.... não é preciso incendiar os ânimos...

Rogério Amorim

Post by Rogério Amorim »

Boa Noite,

Antes de mais peço imensa desculpa se não agradeci a alguém o(s) comentário(s) que fez.

Em resposta:
jnar wrote:eu até te respondia, mas a ver pela reacção ao meu "post" anterior, escrito às 2 da manhã quando devia era estar a fazer algo mais proveitoso (cagaste completamente nele), já não vou perder mais tempo.
Não costumo fazer isso com as pessoas, não faz parte do meu carácter, da minha pessoa. Lá por não publicar respostas acerca daquilo que me foi sugerido, não quer dizer que ignore, simplesmente estou á procura da melhor solução, mesmo assim agradeço os comentários construtivos ou destrutivos, ou como os queiram interpretar.

jnar wrote:Pode ser que outro qualquer o faça, desta vez com "pancadinhas nas costas" a dizer que isso "está à maneira".... e que vais no bom caminho como mais alguns que andam no meio de nós.... e força nisso!
Não quero que me dêem "pancadinhas nas costas" , simplesmente, por vezes, preciso que me dêem a vossa opinião honestamente, dizendo o que acham acerca do que vou realizando. Não obrigo ninguém a comentar, para apoiar ou contrariar as ideias que propus, e estou aberto a sugestões.
jnar wrote:Eu, que em 6 anos já passei por uma desmontagem, um restauro de chapa, uma pintura integral, um montagem também integral (ou quase), vi o restauro começar a apodrecer, desmontei-a uma 2ª vez, levei-a à chapa, ou seja, retirei a pintura que tinha 2/3 anos (e desta vez, totalmente - o interior também está quase) e voltei a restaurar a carrinha de chapa, uma 2ª vez, mas agora, como deve ser e que me preparo para uma 3ª pintura (2ª integral), uma nova montagem integral, etc, etc, tirei um curso intensivo desta treta... e adivinho o que espera alguns dos felizes proprietários :roll: .
Não tenho qualquer dúvida da experiência que tem, e desde já agradeço o seus concelhos e sugestões, que tem dado, mesmo que não esteja para perder mais tempo, com comentários ao restauro da minha carrinha.
jnar wrote:Já agora, caga também nos links que meti aí e gasta dinheiro a comprar uma maxila nova.
Não disse nada quanto a isto, porque quando fui tentar fazer o que aconselhou verifiquei que o canal onde entra uma das duas peças que seguram as pastilhas estava partido, portanto não há volta a dar, o mesmo aconteceu com o piston que estava corroído com ferrugem, portanto terei mesmo que compara uma maxila (nova ou recondicionada).

As minhas desculpas se feri alguém com as minhas palavras..

"Ajuda o teu semelhante a levantar a carga, mas não a levá-la" Autor: Pitágoras

O meu obrigado a todos os que já participaram / vão participar e contribuíram para que o projecto Zirita prossegui-se... :wink:

Sem mais nada a dizer acerca deste assunto :| :? ,

Obrigado.

Rogério Costa

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Rogério Amorim wrote:Caros amigos [...]
Caro amigo, para ti também....
Antes de mais e uma vez que pareces estar arrependido por não teres agradecido não sei o quê, a não sei quem e para te tirar esse gigantesco peso da consciência, quero-te dizer que relativamente ao(s) meu(s) post(s), não tens que agradecer... pois não foi para isso que o escrevi. No entanto, caro amigo, se o quiseres fazer, ninguém te proíbe e vais sempre a tempo de corrigir tamanha falta de chá.
Mas, se o agradecimento não era o objectivo, já um outro qualquer tipo de feedback mais pró-activo teria sido bem-vindo, como por exemplo, teres escrito na devida alura, o que acabaste por escrever mais tarde.
Para alguém que tem em tão boa conta o seu próprio carácter, a sua pessoa, uma singela resposta era o mínimo que se podia fazer, a um post que contendo alguma informação útil e um par de "opiniões honestas" foi, ainda por cima, escrito a horas tardias, com o intuito de elucidar/ajudar (não deixes para amanhã, o que podes ajudar hoje.... senão, esqueces-te).
De qualquer forma, como o que é escrito aqui não é só para o meu caro amigo, pois mais "navegadores" aportam a este tópico, quero-te dizer que essa parte partida, arranja-se com alguma facilidade.
As maxillas são peças de ferro fundido e se a levares a um bom torneiro/serralheiro, ele consegue fazer-te um acrescento nessa zona e abrir-te um buraco, igual ao que lá tinhas anteriormente....
E em relação ao êmbolo com ferrugem (ou pistão, não "piston"), também existem novos à venda, e podes mandar vir um .... ou dois... ou os que precisares. Convém dizer, que muitas das maxilas que se vendem por aí, são (como já sabes) recondicionadas. A ferrugem visível destas peças, não deve à partida, ser um impeditivo para um recondicionamento das mesmas.
Na minha honesta opinião, daquelas mesmo honestas que o meu caro amigo precisa, essas peças só são para deitar fora, se a cavidade onde trabalha o êmbolo (ou pistão), estiver bastante corroída.. com cavidades provocadas pela ferrugem (ou partida ao meio, claro).
Fora isso, com os problemas mais normais dessas peças (corrosão exterior, sangradores partidos, êmbolos com corrosão, etc), é reconstruir e reutilizar, uma vez que não são peças baratas e poupando uns €'s aqui, outros ali e mais uns acolá, no final, com as contas todas feitas, "ó" meu caro amigo, poderás constatar que é muito, muito dinheiro mesmo.... e claro, poupando uns euros aqui, outros ali e mais uns acolá, poderás aproveitar essa poupança, para comprares algo extra que, de outra forma, poderia ser mais difícil....
Mas também há os milionários...esses não precisam de fazer contas nenhumas.
Deitar fora sem procurar soluções viáveis, é deitar dinheiro à rua. É como achar que a carrinha está toda bem arranjadinha e pintar o chassi (e não só) com tinta velha, 3 em 1 (tipo champô), já com uns anitos (já adulterada quimicamente - mas que se lixe isso), que aparenta ser muit'a boa e que ao que parece, faz o milagre de transformar ferrugem em algum tipo de chapa maravilhosa, que durará para sempre. Isso também é deitar dinheiro e horas de trabalho para o lixo.

"Grão a grão, enche a galinha o papo" - antigo ditado popular

No fim, tentando recondicionar o máximo de peças possível, também ficas a saber como é que as peças funcionam, como montar/desmontar, etc, etc...

"O saber nunca ocupa lugar" - ditado popular
.... e pode-te dar jeito, em caso de avaria num sítio qualquer.

Embolos novos: viewtopic.php?f=26&t=21&start=780

Bom, resta-me desejar-te uma boa continuação de fim-de-semana, meu caro amigo.

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Rapaziada o tempo lá fora está mau, mas não precisam de exagerar nesta "tempestade" pois podem ambos continuar a divertir-se nas garagens, até porque nem um nem outro tem a carrinha a circular...... agora que me lembro, nem eu! :D
Oh Jnar não quero estar por perto quando não seguir à risca um conselho teu... :twisted: :mrgreen:

Agora mais a sério. É de louvar a disponibilidade que o Jnar sempre teve para ajudar e partilhar minuciosamente todos os passos do restauro da carrinha dele, não só pelas partes muito bem executadas mas também por não omitir os erros, os problemas, e as experiências menos boas com que se foi deparando ao longo dos anos.
Nisso está a grande diferença para muitos que nos fóruns apenas partilham as fotos do resultado final, mas fora as felicitações não se cria nenhuma informação útil para outros restauros, nem se sabe se por baixo de uma bonita camada de tinta estão dois restauros consecutivos porque o primeiro foi mal executado, ou se foi simplesmente mal executado... o tempo acaba sempre por trazer as mazelas ao de cima.

Concordo que não se devem "fazer ouvidos de mercador" nem "fazer orelhas moucas" a este tipo de conselhos, pois apesar da rabugice do adiantado da hora em frente ao computador (sei bem o que isso é :mrgreen:), são dados com a melhor das intenções. :wink:

Rogério, sou mais um a achar que agora que estás com as mãos na massa, deves limpar os fundos convenientemente com jacto de areia.
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

Rogério Amorim

Post by Rogério Amorim »

Boa Tarde,
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
@Jnar:

Não respondi antes porque não tive net no fim de semana.

Vou experimentar essa situação que me aconselhou, já estive a ver o tópico do restauro das maxilas e ficaram impecáveis, parecem novas :wink:

Depois quanto tratar das minhas maxilas e se precisar de ajuda depois digo alguma coisa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
@ Nirvana:

Sim já estive a pensar nessa situação e vou mesmo dar jacto de areia no chassi da carrinha.

Precisava de saber se alguém me pode informar como é que eu posso deitar a minha carrinha para dar jacto de areia no chassi?, pode levar os eixos montados?, isolando todo o que é borrachas e coisas que a areia possa ferir?

A minha carrinha no chassi tem terra por todos os lados e alguma dela está calsinada, antes de a mandar para o jacto de areia, dou-lhe um banho com a máquina de pressão de água, ou levo-a a uma área de serviço, e eles põe-na no elevador e dão-lhe uma lavagem a sério? como fazem com os carros modernos.

Gostaria de saber se alguém tem para venda 2 portas da frente em bom estado.
Caso tenham mandem-me por favor PM, com o valor e fotos se possível :wink: . Estou mesmo a necessitar. :|

Que me dizem de pintar a chaparia do motor duma cor sem ser preto, uma cor clara? tem alguma influência a cor?

A ver se esta semana ponho fotos, de alguns trabalhos realizados... tem sido mesmo impossível!

Desde já agradeço os vossos comentários, e fico a aguardar noticias,

Um abraço a todos,

Rogério Amorim

Post Reply