olá a todos.
Depois de alguns meses sem cá vir, aqui estou eu para partilhar mais umas imagens e experiências...
Em relação ao melaço... sim, funciona!
a primeira experiência que fiz e que já documentei com imagens na página anterior, de facto, não resultou bem, apesar de ter emergido as peças durante 5 semanas... mais 3 do que estava à espera (devido a uma gripe bastante forte que felizmente não passou disso e não se transformou em pneumonia). No entanto, no dia 23 de Dezembro, à revelia, meti-me no carro e fui tirar as peças de dentro da solução.... o que acabou por piorar a minha condição, levando-me a não poder aproveitar este tempo anormalmente seco e quente, para acabar de pintar a carrinha ...mas isso é outra história.
Como, estupidamente, não limpei as peças da gordura que tinham, nem mexi bem a diluição (basicamente, o melaço ficou no fundo da banheira

), o resultado final não foi muito animador. As peças tinham zonas em que de facto estavam limpas, mas tinham outras tantas em que a ferrugem se mantinha como se não tivessem sido submetidas a qualquer tipo de tratamento:
... finalmente, já no dia 24, acabei por conseguir meter tudo dentro do meu carro (uma sorte inacreditável, pois coube tudo mesmo à justa

) e trouxe a "experiência" para LX.
Umas semanas mais tarde (basicamente, há duas semanas atrás) já recomposto, voltei a esta tarefa. Desta vez, limpei as peças todas com aguarrás, benzina, etc

e depois de devidamente desengorduradas e com o melaço convenientemente diluído, voltei a mergulhar as peças na solução. Apesar de ainda não ter imagens delas, já deu para ver que agora, desta vez, estão realmente limpas.
No entanto, ainda não estão todas mergulhadas, coisa que irei fazer neste próximo fim de semana (novo acordo ortográfico

em ação

... embora nem sempre

).