Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post Reply
vwtt
✘✘

Re: Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de

Post by vwtt »

boas

gostei de conhecer esse método de limpeza da chapa, para partes da carroçaria e portas deve ser impecavel

mas para suspensões e partes de mecânica que não sejam de chapa fina valerá a pena??

aqui na oficina trabalhamos com uma empresa que passa por cá a recolher o material que nos faz jacto de areia, metalização e lacagem
mandei à pouco tempo as suspensões da frt e trás completas de uma t2 e não chegou a 200€ os 3 serviços

estava tudo cravado de ferrugem e foi assim que recebemos o material, vem como novo e tem um tratamento para o resto da vida

Image

Hugo
✘✘

Post by Hugo »

Acho que o João ta com uma grave doença segundo ouvi dizer..
Faço transporte de viaturas

Compro carros sinistrados/batidos em qualquer estado.

Vendo todo o tipo de peças auto usadas, guarda lamas, farolins, motores etc

Executo trabalhos de Bate-Chapas.

Preparaçao de carroçarias p/competiçao.

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

olá a todos.

Depois de alguns meses sem cá vir, aqui estou eu para partilhar mais umas imagens e experiências...
Em relação ao melaço... sim, funciona!

a primeira experiência que fiz e que já documentei com imagens na página anterior, de facto, não resultou bem, apesar de ter emergido as peças durante 5 semanas... mais 3 do que estava à espera (devido a uma gripe bastante forte que felizmente não passou disso e não se transformou em pneumonia). No entanto, no dia 23 de Dezembro, à revelia, meti-me no carro e fui tirar as peças de dentro da solução.... o que acabou por piorar a minha condição, levando-me a não poder aproveitar este tempo anormalmente seco e quente, para acabar de pintar a carrinha ...mas isso é outra história.
Como, estupidamente, não limpei as peças da gordura que tinham, nem mexi bem a diluição (basicamente, o melaço ficou no fundo da banheira :| ), o resultado final não foi muito animador. As peças tinham zonas em que de facto estavam limpas, mas tinham outras tantas em que a ferrugem se mantinha como se não tivessem sido submetidas a qualquer tipo de tratamento:

Image

Image

Image

Image

... finalmente, já no dia 24, acabei por conseguir meter tudo dentro do meu carro (uma sorte inacreditável, pois coube tudo mesmo à justa :mrgreen: ) e trouxe a "experiência" para LX.
Umas semanas mais tarde (basicamente, há duas semanas atrás) já recomposto, voltei a esta tarefa. Desta vez, limpei as peças todas com aguarrás, benzina, etc :mrgreen: e depois de devidamente desengorduradas e com o melaço convenientemente diluído, voltei a mergulhar as peças na solução. Apesar de ainda não ter imagens delas, já deu para ver que agora, desta vez, estão realmente limpas.
No entanto, ainda não estão todas mergulhadas, coisa que irei fazer neste próximo fim de semana (novo acordo ortográfico :mrgreen: em ação :mrgreen: ... embora nem sempre :mrgreen: ).
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

em relação à carrinha, neste último fim de semana, consegui finalmente ir até ao atelier do Mestre Hugo para terminar a saga dos produtos Por-15... bom, acabar não é bem a verdade... faltou-me uma zona bem pequena, junto à calha superior da porta de correr, porque entretanto escorreu cera de ocos e não consegui limpar atempadamente.. fica para a próxima visita.
Mas embora não seja totalmente verdade, posso dizer que a tarefa terminou. Agora só falta lixar o último primário que apliquei - Tie coat primer - de tom azulado, que passei no piso interior e em todo o exterior da carrinha. Continuo a dizer que não sei se estes produtos serão ou não verdadeiramente eficazes... espero sinceramente que sim e tudo o que pintei, continua com óptimo aspecto e ferrugem (até agora) 0... e existem zonas que já foram pintadas há uns anos.. como o tejadilho, por exemplo.
É esperar para ver o que vai acontecer.... mas espero sinceramente que não aconteça nada de mal :roll:
8)

Image

Image

Image

Image

Image

Image

... como escrevi atrás, agora é lixar e passar o resto para as mãos de um pintor profissional.. embora, por baixo, no chassis, vamos ver se não seremos mesmo nós a fazer a tarefa. Pode ser que sim....
:wink:

Até lá, beijos e abraços, e fiquem bem!

8)

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Hum... resulta...
Está com bom aspecto a rapariga...
Quanto à parte de baixo... andas sempre à espreita para te jogares para o chão... :mrgreen:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

nezz
★★

Post by nezz »

parece que resulta sim, melhor! esperamos por mais novidades
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

ora bem, então tal como tinha escrito atrás, cá estou eu para partilhar esta minha experiência... e de facto, o speed foi excelente ao partilhar este método com os restantes utilizadores deste fórum. Estou de facto impressionado com a eficácia de algo tão simples.
Depois da primeira experiência falhada, como podem ver pelas fotos, devido aos erros que já relatei, agora com as peças bem limpas e com a diluição bem feita, as peças ficaram assim:

... as peças quando saiem da diluição, vêm com um aspecto miserável....

Image

Image

Image

... mas depois de lavadas e esfregadas, ficam excepcionais....

Image

Image

Image

... e por fim, depois de limpas com Marine Clean e após terem sido submetidas ao tratamento com Metal Ready e prontas para serem pintadas:

Image

Como desmontar e voltar a montar toda a suspensão não é nada de muito complicado, vou usar aos produtos que já tinha e não vou metalizar mais nada... estas peças vão servir como cobaias para ver a duração de um tratamento com os produtos da POR-15. A pintura estará para breve mas antes, vou submeter as peças que faltam a este tratamento.
Até lá, beijos e abraços.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Realmente o aspecto das peças depois de tratadas é incrível. :D
Queres pintar por baixo para poderes montar a mecânica pela última vez e ser mais fácil de transportar até á pintura final?
Hoje em dia, o problema das pinturas é as tintas serem à base de água e ser necessária uma estufa. Outra coisa importante que me têm dito é que temos de deixar a pintura curar durante algumas semanas antes de começar a montagem. A tinta à base de água demora algum tempo a curar e risca muito facilmente até com um pano. Isto foi-me dito por um pintor profissional.

João
VW 1302 Jubilee

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

joão, tenho uma lata de tinta que sobrou da primeira pintura e que (em princípio, se estiver em condições) vamos usar para pintar por baixo. Ter a hipótese de rodar a carrinha, é excelente e não queria desperdiçar isso para a pintar nessa zona... por isso (e consoante o que o Hugo decidir), queria aproveitar e pintar lá... depois então, montar tudo e levar para pintar por dentro e por fora....

Vamos ver o que se vai decidir. Para já, aproveito par limpar e pintar as peças da suspensão, enquanto o Hugo, quando puder, trata das portas...

sem stresse
:mrgreen:

nuty

Post by nuty »

Boas João, parabens pela bela maquina.
pela coragem e por nos mostrares tudo devidamente e como se deve fazer.
obrigado
Image

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

ora cá estamos outra vez.... :mrgreen:

a peça que me faltava limpar, a canga, depois de eu ter limpo a maior parte da massa consistente com folhas de jornal e depois de ter limpo com aguarás e Marine Clean, ainda tinha alguma para limpar e sendo assim, peguei na peça e às 6 da manhã a um Domingo, meti-a no carro e levei-a a um Elefante Azul onde limpei o que faltava. No fim, o aspecto era este:

Image

Image

nesta última foto, vê-se bem o estado a que a peça chegou, por estar sem qualquer tratamento... ganhou bastante ferrugem e já tinha estado dentro do melaço, embora sem limpar tudo.
Depois de ter estado uma semana dentro do melaço, a peça ficou limpa... é de facto um método "maravilha"... 8)
Depois de estarem dentro da solução de melaço, as peças largam uma sujidade preta, tipo "fuligem"...

Image

... e têm este aspecto, meio sujo...

Image

.... mas depois de limpas, bem escovadas, desengorduradas....

Image

ficam assim:

Image

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

e depois do Metal Ready, este é o aspecto:

Image

Image

Mas, depois disto tudo, cheguei à conclusão que as rótulas precisavam de ser trocadas. Isso deu-me algum trabalho, uma vez que não tinha uma ferramenta própria... e por isso, precisei de pedir ajuda a um amigo... o Afonso:

Image

... e lá se conseguiu retirar as rótulas originais.... o que me permitiu pintar as peças neste fim de semana que passou:

Image

Image

... o aspecto é excelente... mas ainda me faltam uns passos para terminar.
Até lá, beijos e abraços.

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

serviço rápido e eficaz.... Obrigado Loyd...
Questão resolvida em dois dias :mrgreen:

Image

... e assim vou espalhando o mal por todas as aldeias 8)

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

neste fim de semana que passou, fiz mais qualquer coisa.... pouco é certo, mas vai evoluindo.
Com a ajuda do Hugo, retirei uma parte da canga da Westfalia amarela...

Image

Image

... que depois de limpa com jacto de areia ....

Image

Image

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

... foi soldada aqui:

Image

Image

Image

Entretanto, já me meti a pintar mais umas partes... aos poucos, vai-se fazendo as coisas :mrgreen:

Image

Image

Beijos e abraços...
até à próxima!
8)

Post Reply