Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post Reply
Fernando Palmela
★★★

Re: Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de

Post by Fernando Palmela »

............à prontos, eu sei que não és dos tais do parafuso...............mas quando decidires na cor, coloca por aqui à votação, já sabes que esta carrinha, há-de ir para a cova com a benção de todos................. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: JJJJJJJJJJJJJJÀÀÀ FUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII................................
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

nuty

Post by nuty »

Ja falta muito pouco e não é preciso desanimar agora.
cor se é para ficar identica fica muio bem e bonita
Image

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

A parte mais complicada e desmotivante já está. Agora já não há nada para desmontar cortar, etc. Neste momento o cabo das tormentas já foi dobrado :wink: Agora é a pintura e montagem. Não dá menos trabalho ou despesa mas é mais motivante. :D

João
VW 1302 Jubilee

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

relativamente à cor, quando chegar a altura eu decido.... até lá, tenho tempo.

jcse: sim... a parte da montagem será mais motivante. Vamos ver como corre.

Ainda me faltam alguns passos na preparação para a pintura, mas agora com este tempo, não posso fazer nada do que quero. Paciência. Até lá, faço outras coisas....e o Hugo, despachará as portas...

As outras coisas são, por exemplo, a montagem.... e aí sim, já dei os primeiros passos. Comecei pelo que tinha mais à mão e também, pelo que precisava mais urgentemente de uma intervenção... ou seja, isto:

Image

e para isso, como o estado das peças já não era o indicado (uma vez que o jacto de areia já tinha sido dado há um bom par de anos), resolvi usar o método apresentado ao fórum pelo Speed neste tópico. Para isso e depois de muito procurar, lembrei-me que à distância de um telefonema, tinha, afinal, a solução 8) . Assim, numa sexta-feira, estava às 8 horas da manhã em Setubal para adquirir ums meros 60L de uma solução de melaço altamente concentrada.
Devido ao processo de transporte e armazenamento, a única solução para encher um quantidade tão pequena de melaço é recorrendo às torneiras de um camião cisterna... e assim foi:

Image

Image
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Este melaço é importado por via marítima e descarregada directamente nas instalações onde eu estive....

Image

.... e armazenado nestes silos gigantes...

Image

... de onde, por sua vez, é carregado em camiões cisterna...

Image

... e que são posteriormente pesados. Cada bicho destes leva em média 26 Toneladas... coisa pouca :mrgreen:

Image

Estes camiões destinam-se a fábricas de rações e de fermento... fermento esse, que terei que experimentar na máquina de jacto :mrgreen: (agora já sei onde o poderei comprar me grandes quantidades :wink: ).

Bom, com o melaço já carregado no carro e com este devidamente pesado....

Image

...dirigi-me para tondela, para por fim, dar início a esta tarefa de limpeza... convém dizer que 60L desta solução, pesam qualquer coisa como 90/100 kg's.... :roll:

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

No fim de semana, depois de mais umas coisas feitas na carrinha, fui tratar de arranjar uma forma de meter as peças das suspensões dentro do banho de melaço. Primeiro arranjámos um depósito de plástico do Hugo e que leva cerca de 1000L... mas para o poder usar, teriamos que o cortar e achei que seria um desperdício estragá-lo. Depois, lembrámo-nos que numa outra casa, existia uma banheira antiga de esmalte, óptima para o que precisávamos. Sendo assim, metêmo-nos a caminho e fomos lá buscá-la:

Image

Image

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Já de volta à base da carrinha, foi altura de procurar um pedaço de cortiça que servisse de válvula, uma vez que a banheira não tinha nenhuma. Enquanto isso, fui colher kiwi's para trazer para LX... já sei que quando a economia tal como a conhecemos agora, rebentar de vez e voltarmos ao sistema de troca por troca, eu, nesta altura do ano, tenho toneladas de kiw's... alguém quer? :mrgreen: ~

Image

Bom, continuando com o que realmente interessa... depois de devidamente tapada, foi altura de proteger o esmalte e para isso, nada melhor que a primeira lona da carrinha.... e que não será mais usada... peça artesanal com uns bons 30 anos:

Image

Depois de retirar alguns litros de um dos bidões (que comprei no Coisas.pt por 5€'s cada :mrgreen: )....

Image

...verti para dentro da banheira e adicionei água, tal como descrito nos vídeos do tópico do Speed:

Image

Image

... e finalmente deixei as peças de molho. Daqui a uns dias irei tirá-las lá de dentro para ver o resultado...
Antes de terminar, deixo-vos um vídeo do aspecto real desta solução. Por aqui, dá para ver a sua densidade (e daí, os 60L serem quase 100kg's):

Por agora termino. Até um dia destes 8) .
Beijos e abraços.... e fiquem bem!

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

- Txxii, isso é preto!
- Hmm, hmm!

Belos kiwis :mrgreen:

Fico a aguardar o teu feedback sobre os resultados da aplicação de melaço nessas peças maiores.

Aproveito para agradecer pela enésima vez a informação que colocas ao dispor de todos neste teu tópico (bíblia).
Quem quiser saber os prós e contras de trabalhos de pintura, chaparia, jacto de areia, POR-15, etc, etc, etc, "só" tem que percorrer estas 122 páginas... :wink:
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Realmente JNAR, és a persistência em pessoa.
Sobre o melaço, também estou curioso para ver o resultado...
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Sintesi
✘✘

Post by Sintesi »

Olá, também estou curioso com o resultado desse melaço sobre as peças metálicas, ele 'come' a ferrugem :?: :?:

Abraço
Na subida paciência, na descida, dá licença! (ô\_!_/ô)

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Se não resultar, é levar umas malassadas... :mrgreen:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

vocês têm a certeza que depois de resolverem o problema da ferrrugem, não criam outro chamado formigas? no meio de um parque de campismo... :mrgreen:

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

:lol: :lol: :lol:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

nuty

Post by nuty »

SplitBusFan wrote:vocês têm a certeza que depois de resolverem o problema da ferrrugem, não criam outro chamado formigas? no meio de um parque de campismo... :mrgreen:

:mrgreen: :mrgreen:

ja ha resultado?
Image

christopher

Post by christopher »

O trabalho que do Hugo esta a fazer na tua carrinha esta fantástico,acho que em termos de chapa não te vais preocupar mais nem tu nem os herdeiros seguintes dela...
A minha também entrou agora para um chapeiro vamos la ver o que vai sair dali,em breve meto fotos...

Post Reply