Continuação de boa sorte!!!
Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68
- Ninense
Re: Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68
É assim mm Jnar, dá-lhe com força
, mas não em demasia
-
Carlos Baptista
- ✘✘✘✘✘
Parafraseando o Estevo, acerca do facto de a corrosão naquele sítio não ser normal, veio-me uma coisa à ideia.
Quando eu usava a Fá Fá em força e dormia muitas noites dentro dela, devidamente acompanhado, notava uma forte condensação que até pingava e escorria para a calha interior do tejadilho.
Ora. segundo sei, a carrinha do Jnar, foi, durante muitos anos, o local onde dormia toda a família em grandes viagens pela Europa.
Portanto, se bem estou a pensar, cinco pessoas a dormir dentro de um espaço tão diminuto e durante tanto tempo, provoca bastante condensação.
Essas mesmas gotas de água, escorreram para a calha interior do tejadilho e aí se foram acumulando ao longo do tempo. Como a chapa não tem qualquer protecção nas superfícies de contacto, onde estão os pontos de soldadura, água e chapa não se dão.
Seria por isso?
Fogo à peça
Quando eu usava a Fá Fá em força e dormia muitas noites dentro dela, devidamente acompanhado, notava uma forte condensação que até pingava e escorria para a calha interior do tejadilho.
Ora. segundo sei, a carrinha do Jnar, foi, durante muitos anos, o local onde dormia toda a família em grandes viagens pela Europa.
Portanto, se bem estou a pensar, cinco pessoas a dormir dentro de um espaço tão diminuto e durante tanto tempo, provoca bastante condensação.
Essas mesmas gotas de água, escorreram para a calha interior do tejadilho e aí se foram acumulando ao longo do tempo. Como a chapa não tem qualquer protecção nas superfícies de contacto, onde estão os pontos de soldadura, água e chapa não se dão.
Seria por isso?
Fogo à peça

-
HUGO bOSS
- Site Admin
Carlos Baptista wrote:Parafraseando o Estevo, acerca do facto de a corrosão naquele sítio não ser normal, veio-me uma coisa à ideia.
Podia ser por isso...
Um abraço do meio do Atlântico
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
-
jnar
- ✘✘✘✘✘
sinceramente, não vos sei dizer....
realmente, sempre fomos 5 a dormir lá dentro. Mas também é verdade, que sempre tivemos uma claraboia em todos os tejadilhos que foram montados... e o próprio fole tinha umas pequenas aberturas. Mesmo quando se cozinhava lá dentro (o que acontecia todos os dias), as portas estavam sempre abertas e o tejadilho para cima...
Não sei... algo de facto aconteceu para o tejadilho ter ficado assim... e a água que entrou pelo canto traseiro do lado do pendura, não justifica tudo....

realmente, sempre fomos 5 a dormir lá dentro. Mas também é verdade, que sempre tivemos uma claraboia em todos os tejadilhos que foram montados... e o próprio fole tinha umas pequenas aberturas. Mesmo quando se cozinhava lá dentro (o que acontecia todos os dias), as portas estavam sempre abertas e o tejadilho para cima...
Não sei... algo de facto aconteceu para o tejadilho ter ficado assim... e a água que entrou pelo canto traseiro do lado do pendura, não justifica tudo....
-
jnar
- ✘✘✘✘✘
bom, continuando com a saga....
No dia seguinte, antes de ir ter com o hugo, passei numa loja onde fazem corte e quinagem de chapa, para dobrar umas chapas que vão substituir parte das chapas que vieram da Westfalia amarela:

Quando cheguei ao pé do Hugo, ele estava a tratar da travessa central que veio da mesma carrinha:

No dia seguinte, antes de ir ter com o hugo, passei numa loja onde fazem corte e quinagem de chapa, para dobrar umas chapas que vão substituir parte das chapas que vieram da Westfalia amarela:
Quando cheguei ao pé do Hugo, ele estava a tratar da travessa central que veio da mesma carrinha:
-
jnar
- ✘✘✘✘✘
Enquanto ele fazia isso, vi que a armação da Africana já estava toda soldada à carrinha

mas o dia já estava a acabar e não deu para fazer muito mais.
Acabei por sair da oficina do Hugo, para ir ao Andanças curtir uma de uxu kalhus
No caminho, em plena A24, via-se um coluna inacreditável de fumo....

.... e um bocado mais ià frente, já fora da A24 e em plena estrada nacional, a caminho de S. Pedro do Sul, o cenário era preocupante:

No Andanças, caíam cinzas como se estivessemos ao pé de um vulcão.

Quando saímos, o fogo descia a serra, umas centenas de metros atrás das casas na Vila/aldeia de Carvalhais (local onde se realiza o festival). Calculo que deve ter sido uma noite de pânico para a população.
Uns bons 15 Km's mais à frente, parei o carro, voltei-me para trás e tirei umas fotos. A qualidade é nenhuma, mas na serra em frente só se vê uns pontos luminosos que são a iluminação pública e as casas, não têm tamanho suficiente para se poderem distinguir do arvoredo circundante (nem durante o dia
)...
As chamas que fotografei, viam-se com toda a distinção.... não faço ideia qual seria o tamanho delas em altura, mas pela comparação entre uma coisa e a outra, deviam ter largas dezenas de metros....
Um terror:

Deve ter sido uma noite de inferno para as populações da zona e para os bombeiros....

mas o dia já estava a acabar e não deu para fazer muito mais.
Acabei por sair da oficina do Hugo, para ir ao Andanças curtir uma de uxu kalhus
No caminho, em plena A24, via-se um coluna inacreditável de fumo....
.... e um bocado mais ià frente, já fora da A24 e em plena estrada nacional, a caminho de S. Pedro do Sul, o cenário era preocupante:
No Andanças, caíam cinzas como se estivessemos ao pé de um vulcão.
Quando saímos, o fogo descia a serra, umas centenas de metros atrás das casas na Vila/aldeia de Carvalhais (local onde se realiza o festival). Calculo que deve ter sido uma noite de pânico para a população.
Uns bons 15 Km's mais à frente, parei o carro, voltei-me para trás e tirei umas fotos. A qualidade é nenhuma, mas na serra em frente só se vê uns pontos luminosos que são a iluminação pública e as casas, não têm tamanho suficiente para se poderem distinguir do arvoredo circundante (nem durante o dia
As chamas que fotografei, viam-se com toda a distinção.... não faço ideia qual seria o tamanho delas em altura, mas pela comparação entre uma coisa e a outra, deviam ter largas dezenas de metros....
Um terror:
Deve ter sido uma noite de inferno para as populações da zona e para os bombeiros....
-
jnar
- ✘✘✘✘✘
No dia seguinte, quando cheguei ao Hugo, pude ver que a travessa da frente já estava no sítio, travessa essa que eu tinha decapado no dia anterior e que foi a última coisa que fiz, antes de ir para o festival:

entretanto, o hugo já estava a tratar dos apoios para a central:

entretanto, o hugo já estava a tratar dos apoios para a central:
Last edited by jnar on 08 Aug 2010 02:56, edited 2 times in total.
-
jnar
- ✘✘✘✘✘
depois, durante a hora de almoço, enquanto uns enchem a barriguinha
, eu fui comer areia (vá lá...sempre comi qualquer coisa
) .... e decapei as peças que faltavam:

- a travessa central da Westfalia
- os reforços traseiros para os suportes do tejadilho de fibra
- os apoios da travessa central
Antes de aplicar a travessa no sítio, o Hugo resolveu fazer algumas ligeiras alterações:

Enquanto isto, o fogo do dia anterior em S. Pedro do Sul, continuava em força.
Era ver os helicópteros a voar por cima de nós, em auxílio aos homens no chão:

A nuvem já estava tão extensa, que a sentíamos em cima de nós e isto, estanto a mais de 50 Km's do local do incêndio....

- a travessa central da Westfalia
- os reforços traseiros para os suportes do tejadilho de fibra
- os apoios da travessa central
Antes de aplicar a travessa no sítio, o Hugo resolveu fazer algumas ligeiras alterações:
Enquanto isto, o fogo do dia anterior em S. Pedro do Sul, continuava em força.
Era ver os helicópteros a voar por cima de nós, em auxílio aos homens no chão:
A nuvem já estava tão extensa, que a sentíamos em cima de nós e isto, estanto a mais de 50 Km's do local do incêndio....
-
jnar
- ✘✘✘✘✘
No "atelier" do mestre, iam-se fazendo grandes progressos.
Já com a travessa central no sítio, começámos a colocar um dos reforços laterais do tejadilho, no seu sítio:

e depois, foi começar a soldar a travessa à carrinha... e lá vamos nós para a 2ª volta!

Já com a travessa central no sítio, começámos a colocar um dos reforços laterais do tejadilho, no seu sítio:
e depois, foi começar a soldar a travessa à carrinha... e lá vamos nós para a 2ª volta!
Last edited by jnar on 08 Aug 2010 02:46, edited 1 time in total.
-
jnar
- ✘✘✘✘✘
uns 325.642 pontos depois, a travessa ficou quase toda presa à carrinha...
Mas já era bastante tarde e tanto as máquinas como o mestre, precisavam de arrefecer e de descansar .... mas não é para admirar, com a temperatura que se fazia sentir às 21.30
mais desenvolvimentos para breve.
Como dizia o Sousa Veloso: "Até lá, despeço-me com amizade.... " e até aos próximos post's
-
jnar
- ✘✘✘✘✘
Carlos, são muitos anos a virar frangosCarlos Baptista wrote:Oh!
Ele até a dormir mete fotos aqui!
Eu, nem bem acordado!
-
Carlos Baptista
- ✘✘✘✘✘
Queres abrir uma churrasqueira à sociedade?

-
HUGO bOSS
- Site Admin
A T-shirt do Hugo é um must... ainda tenho as minhas três a que tive direito em 1999... muitos litros de suor elas ensoparam...
Quanto ao trabalho... não há palavras que descrevam semelhante empenho... espero bem que tudo esteja terminado em breve de chaparia... já é altura de vermos este tópico com fotos dum carro a andar sem ser de reboque ou a ser empurrado!
E para mais, fizeste uma promessa quase à 3 anos, JNAR...
Quanto ao trabalho... não há palavras que descrevam semelhante empenho... espero bem que tudo esteja terminado em breve de chaparia... já é altura de vermos este tópico com fotos dum carro a andar sem ser de reboque ou a ser empurrado!
Um abraço do meio do Atlântico
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
-
Hugo
- ✘✘
[quote="HUGO bOSS"]A T-shirt do Hugo é um must... ainda tenho as minhas três a que tive direito em 1999... muitos litros de suor elas ensoparam...
Tenho la uma duzia a vontade delas...
Tive em mafra e dp na academia militar e trouxe algumas so usadas uma vez pelos palop que iam depois po lixo...
4ºturno de 2000

Tenho la uma duzia a vontade delas...
Tive em mafra e dp na academia militar e trouxe algumas so usadas uma vez pelos palop que iam depois po lixo...
4ºturno de 2000
Faço transporte de viaturas
Compro carros sinistrados/batidos em qualquer estado.
Vendo todo o tipo de peças auto usadas, guarda lamas, farolins, motores etc
Executo trabalhos de Bate-Chapas.
Preparaçao de carroçarias p/competiçao.
Compro carros sinistrados/batidos em qualquer estado.
Vendo todo o tipo de peças auto usadas, guarda lamas, farolins, motores etc
Executo trabalhos de Bate-Chapas.
Preparaçao de carroçarias p/competiçao.
-
Carlos Baptista
- ✘✘✘✘✘