O meu primeiro VW - VW 21 Kastenwagen 1971

nezz
★★

Re: O meu primeiro VW - VW 21 Kastenwagen 1971

Post by nezz »

21, nas bay usualmente indica panelvan, independentemente do ano

http://www.thesamba.com/vw/archives/inf ... #1968-1979

o que diz na plaquinha de fábrica por trás do lugar do pendura? e os três primeiros nº de chassis?

quanto às cores, penso que o esquema de duas cores também se aplica às mistas
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

zeferreira

Post by zeferreira »

Não tirei fotos a nenhuma placa ainda. so mesmo da carrinha
devo la ir amanha e veja isso.

no livrete diz modelo 21, mas não é uma panelvan, tem vidros e lugares atrás, como podem ver nas fotos que aqui ja meti.
será por ser um modelo misto?
mas o modelo 21 ou 22 deveria ser em função da carroçaria de vidros ou fechada, não é?

usei o wd-40 nas ferramentas, não houve muitas melhorias. Vou deixar como está agora.
já agora, alguem sabe qual era a composição completa do kit? é que ja vi fotos onde apareciam uma chave de fendas e uma philips (que eu não tenho), mas nesse caso não apareciam outras que eu aqui tenho.

já agora nezz no teu livrete diz 21 ou 22?

Abraços a todos
"são 40 € de 95 e uma bilha de óleo"

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Grande amigo de mecânico que arranjaste.

Quer dizer: o homem no final, penso eu, deve debitar-te as horas ao mesmo preço dos outros clientes. Será?
Se assim é, por que é que ele está a relegar a carrinha para 2º plano?

Esse senhor trabalha essencialmente em vw ar, ou toca em tudo?
Tira mas é um curso de mecânica, senão tás feito.

Já não serias o primeiro que, depois de tanto tempo a carrinha num mecânico, acabavas por ter que a levar para outra oficina, porque ele não pegava nela.

Desgostos destes, estão aqui a aparecer de vez em quando. Mas eles não têm vergonha nenhuma.
Vai um , vem outro.
Há sempre quem caia. E então quando um gaijo nem sabe o que é uma porca, é uma desgraça.

Desejo-te boa sorte.
Image

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

Carlos Baptista wrote:Grande amigo de mecânico que arranjaste.

Já não serias o primeiro que, depois de tanto tempo a carrinha num mecânico, acabavas por ter que a levar para outra oficina, porque ele não pegava nela.

Desgostos destes, estão aqui a aparecer de vez em quando. Mas eles não têm vergonha nenhuma.
Vai um , vem outro.
Há sempre quem caia. E então quando um gaijo nem sabe o que é uma porca, é uma desgraça.

Desejo-te boa sorte.
Mas tambem, hà aqueles, que levam os carros às oficinas, os carros estão prontos, e o dono "esquece-se" de o ir buscar, e depois lá está o mecanico a "arrotar" com a despesa de pelo menos as peças.
infelizmente isso existe!
E eu, que o diga!!
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

nezz
★★

Post by nezz »

zeferreira wrote:já agora nezz no teu livrete diz 21 ou 22?
o meu livrete diz modelo kamperwagen :mrgreen: porque veio da Holanda já transformada para campismo. mas o nº de chassis começa por 23 por ser o modelo kombi
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Ó Rolando!

Mas esses não se esquecem de ir buscar os carros.
Eles são mas é como os gaijos do rat luk!

Não têm graveto para pagar a reparação e depois fazem-se esquecidos!
Neste mundo há de tudo.

Por exemplo:
Neste momento precisava de uma equipa de pedreiros, que fossem gente séria e capaz.
E onde é que eles estão?

Já apanhei cada escaldão. E à sexta-feira não querem o pagamento noutra modalidade que não seja em notinhas.
Image

Alf

Post by Alf »

Boa noite,

Sobre o 21 no livrete, tenho uma carrinha de 70 (da mesma cor) cujo livrete também indica 21. Fiquei na dúvida e expus a dúvida aqui no fórum e estou convencido que é um erro do livrete, porque a minha carrinha tem vidros e 8 lugares de fábrica. :wink:

Boa sorte, aparenta estar em melhor estado que a minha :wink:

type82e

Post by type82e »

Ouvi dizer, que a menina já andou, então quando é que vai para o bata chapas?

zeferreira

Post by zeferreira »

É verdade, a menina já andou.

Ontem passei a tarde a prepara-la para ir para o bate-chapas.
Não encontrei "tessourinhos" nenhuns, à excepção de um triângulo que parece ser o original, mas está muito muito enferrujado e já tem um reflector partido.

Arranquei-lhe aquele estrado de madeira que tinha no compartimento de carga e fiquei surpreendido com o estado do fundo, pouca ferrugem mas um bocado empenado. E com um cheiro ao ranço do azeite.

O tapete de borracha da frente está em boas condições (o fundo é que está em mau estado) e não devo ter que comprar um novo (não faço ideia de quanto deve custar um novo mas não deveria ser barato)

Entretanto também comprei um banco de rebater aqui a um membro do forum para substituir o que tirei ontem da carrinha.

Como ir lá ontem "despir" a carrinha foi uma decisão de ultima hora não levei máquina mas para semana volto lá e tiro umas fotos.

De referir também que ontem dei-lhe um bom banho (1º em 11 anos) tanto por dentro como por fora e agora já tem outro aspecto.

Já agora, alguém sabe em quanto fica um fundo novo para a frente de uma bay?

Abraço a todos

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Eu punha só nos fundos e arranjava de chapa o mais grave e estrada com ela. Como pelos vistos os invernos vão acabar a medio prazo poderias andar com ela sem a molhar por muitas vezes!!!

Fora de brincadeiras, se o livrete disser 8 lugares seria uma VW23, desenganem-me os entendidos.

Um chao da frente fica-te penso por uns 90 € e os arcos das rodas ainda arranjas genuinos por 140 € cada mas é melhor te informares em revendedores.
Plastic cars sucks!

zeferreira

Post by zeferreira »

Bom dia

Isso do fundo da frente a 90€ é mais barato do que eu estava à espera. Mas se calhar vale a pena pagar mais um bocadinho e meter um bom. Agora os arcos das rodas é que pensava que eram mais baratos.

tenho de falar 1º com o bate-chapas para ele me dizer o que é que vale a pena comprar novo e o que é que se pode arranjar sem grande trabalho.
Há algum kit preparado para as calhas dos vidros? alguém me sabe dizer? Porque é o que está em pior estado.

Em relação aos códigos das carrinhas acho que o código 23 correspondia às que eram preparadas para campismo com tectos de fibra de levantar. E o código 24 seria para a versão "deluxe".

Abraço a todos

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

O que está certo é os dois primeiros digistos do chassis. Não liguem ao que diz o livrete, porque parece que a Guerin só fez homologação para as tipo 21 e portanto levaram todas pela mesma tabela.

Existe uma genuina tipo 22 de 1970 de 8 lugares aqui em Ourém, portanto deveria dizer VW 22 Microbus, e no entanto diz VW 21 Kastenwagen.

Se o chassis começa por 23 será obviamente uma VW 23 kombiwagen, independetemente do nº de lugares.

21 = furgão (kastenwagen)
22 = Microbus
23 = Kombi
24 = Microbus (até 74)
26 = Pick-Up
27 = Ambulancia
(o\ | /o)

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Só para se desenganarem, o facto de me fascinar o não restaurar tem a ver com o facto de se andar num veiculo carregado de historia, o caso desta carrinha, e quem ja guiou carros assim, por restaurar sabe o que eu digo: o cheiro do interior, por ex perde-se com o trocar das forras dos bancos, todas as pequenas alterações e ajustes feitos pelos proprietarios fazem parte disso. È um carro verdadeiramente original. Um carro restaurado é sempre uma replica de certa maneira...

Desculpem vir falar aqui disto, não esta no lugar certo. Mas não resisti
Plastic cars sucks!

zeferreira

Post by zeferreira »

Sim, apanhar uma carrinha imaculada com tudo de origem era um sonho.

E eu considero-me com sorte já que a minha carrinha, graças ao antigo dono, está em muito bom estado de conservação.
Mas por exemplo, a minha carrinha ao longo dos anos foi tendo um desgaste natural e o antigo dono foi intervindo: o banco do condutor já teve de ser estofado e por isso não corresponde com o do pendura que ainda é original; o banco de trás mesmo que não fosse para substituir teria de ser completamente restaurado porque aquilo é um aglomerado de ninhos de rato que mete um bocado de nojo.

Contudo, as forras das portas da frente e a forra do tejadilho (que é só à frente) estão com bom aspecto e faço intenção de as (re)utilizar. O tablier não tem uma racha e pretendo não intervir mais que uma simples limpeza.As forras da zona de carga é que estavam todas podres e serão substituídas por outras iguais, com menos 38 anos.

Agora é minha intenção manter a imagem que a carrinha tinha quando era utilizada para carregar garrafões de azeite no tejadilho e cereais no compartimento de carga, no dia-a-dia de trabalho, como o grafismo que apresentava a tara, peso bruto e lotação, e todos os outros pormenores possíveis de manter.

Disse uma vez aqui no forum que, quando tivesse uma carrinha a pintaria de amarelo, contudo esta carrinha tem qualquer coisa que apela a não ser mudado.
Não vou mudar a cor para uma que poderia ser mais "férias de verão", porque este cinzento é a realidade dela, e merece ser respeitado. Aposto que há 40 anos quando estas carrinhas eram carros novos sem restauros, este cinzento era das corres mais utilizadas. E hoje em dia não se vêm muitas que após um restauro não tenham já uma cor mais "chocante". Estas carrinhas não precisam de cores chocantes para se distinguirem, as próprias carrinhas são a verdadeira "curte" ao serem conduzidas.

Não quero dizer que as carrinhas amarelas e verdes vivos e azul bébés e cor-de-rosa não tenham piada. Apenas decidi manter a minha carrinha como era em 1971.

A próxima pinto-a em amarelo.

Abraços a todos
Last edited by zeferreira on 30 Oct 2009 12:12, edited 1 time in total.

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Concordo absolutamente contigo. Ainda há cerca de um ano estava aqui em Sintra uma Ford Transit das primeiras há venda em estado imaculadso, mesmo muito melhor que a tua e era cinzenta. O esperto do individuo que a queria vender foi a pintar de vermelho e branco, uma pintura do genero verão...estragou tudo, perdeu todo o carisme e impacto de carro de época. Uma burrice!
Plastic cars sucks!

Post Reply